Sical inova e introduz tecnologia Blockchain que mostra todo o processo de produção desde a origem até à chávena
É uma inovação apresentada pela marca de cafés portuguesa Sical®, pertencente ao grupo Nestlé: a primeira edição limitada Sical® Blockchain. Esta edição, Brasil Single Origin, inclui esta tecnologia que permite a rastreabilidade […]

Ana Rita Almeida
Vinhos de Portugal 2025 reúne 1300 referências na disputa pelo título de melhor do ano
Clube de Ténis do Porto recebe Torneio CTP Torrié Coffee 2025
Centromarca manifesta preocupação com tarifas e lembra: “Força e integridade do mercado único da UE nunca foram tão essenciais”
Expocosmética regressa este mês à Exponor
Inovação portuguesa cria o primeiro arroz 100% nacional
Sport Zone reinaugura segunda maior loja do país no CascaiShopping
Salutem volta a apoiar a Corrida Sempre Mulher
Entregas não domiciliárias da InPost premiadas como ‘Melhor Serviço do Ano’
Quatro portugueses são finalistas dos World Food Photography Awards
Loja Continente GaiaShopping transformada para uma experiência de compra “cada vez mais positiva e inclusiva”
É uma inovação apresentada pela marca de cafés portuguesa Sical®, pertencente ao grupo Nestlé: a primeira edição limitada Sical® Blockchain. Esta edição, Brasil Single Origin, inclui esta tecnologia que permite a rastreabilidade do grão de café desde a sua origem até à chávena, dando pela primeira vez visibilidade ao consumidor de todo o processo, desde a cafeicultura ao transporte, torrefação e embalamento, para que o consumidor se sinta seguro com a sua escolha de café.
“É com orgulho que, com Sical®, somos a primeira marca de café a trazer para o mercado português um café cuja cadeia de valor está totalmente transparente, desde o agricultor até ao consumidor final. Os consumidores de hoje procuram produtos de origem e produção responsáveis, que demonstrem respeito pelos seres humanos e pelo planeta – querem sentir-se seguros com o café que estão a beber.”, indica Tânia Jorge, Brand Manager da Sical® no Retalho.
“Para Sical® é importante responder a estas preocupações, e por isso a marca decidiu lançar esta inovação única em Portugal – a primeira Edição Limitada Sical® Blockchain”, sublinha ainda Tânia Jorge.
Através do QR Code presente na embalagem, o consumidor será transportado para uma página no website da marca, onde terá acesso a informações não só sobre a plantação e o agricultor, mas também o local e as datas de quando o café foi plantado, colhido e lavado, quando e para onde foi transportado, e finalmente, quando foi torrado e embalado na fábrica da Nestlé Portugal no Porto, especializada em cafés.
Toda esta viagem é auditada e certificada pela Rainforest Alliance e pela IBM Food Trust, onde os consumidores podem encontrar disponíveis os relatórios de auditoria realizados e os respetivos certificados. Com o objetivo de permitir aos amantes de café rastrearem os seus grãos de café desde a origem e dar visibilidade de toda a cadeia de valor deste café, este projeto tem também a capacidade de permitir a partilha de dados entre os agricultores, de forma a apoiar a tomada de decisões, a capacidade de identificar riscos da cadeia de produção e como consequência a melhoria de todos os processos de produção e distribuição de café.
Sical® Blockchain Edição Limitada, Brasil Single Origin, é um café originário do Brasil, “caracterizado por um corpo médio e equilibrado, com agradáveis notas torradas e noz” e já pode ser encontrado nos principais super e hipermercados.