MiniPreço
Ponto de Venda

Minipreço Online duplica quota de mercado

O Minipreço Online, que completou dois anos de atividade no início de junho deste ano, já é uma referência no panorama da distribuição alimentar online, tendo duplicado a sua quota […]

Ana Rita Almeida
MiniPreço
Ponto de Venda

Minipreço Online duplica quota de mercado

O Minipreço Online, que completou dois anos de atividade no início de junho deste ano, já é uma referência no panorama da distribuição alimentar online, tendo duplicado a sua quota […]

Sobre o autor
Ana Rita Almeida
Artigos relacionados
Encomendas esquecidas transformam-se em oportunidade de consumo consciente no Ferrara Plaza
Retalho
Aldi abre primeira loja em Felgueiras na estreia da insígnia no formato de retail park
Retalho
ViniPortugal leva 80 produtores ao Rio e a São Paulo
Bebidas
Payshop lança funcionalidade inovadora para facilitar pagamentos no comércio
Retalho
Mercadona volta a juntar-se à campanha solidária organizada pelo Banco Alimentar Contra a Fome
Retalho
Leroy Merlin reforça presença no Algarve com um investimento global de 9,3M€
Retalho
Face aos desafios estratégicos é urgente renovar os modelos de liderança
ESG
Panificadora Costa & Ferreira comemora 35 anos com nova identidade
Alimentar
Delta Espresso abre três novas lojas
Bebidas
Riberalves inicia celebrações dos 40 anos presente nos lares portugueses 
Alimentar
PUB

O Minipreço Online, que completou dois anos de atividade no início de junho deste ano, já é uma referência no panorama da distribuição alimentar online, tendo duplicado a sua quota de mercado para os 2,8%, de acordo com o estudo da Nielsen Homescan S12, confirmando todas as premissas subjacentes ao seu lançamento, como um complemento indispensável à compra nas lojas físicas da insígnia.

Lançada em plena pandemia, em julho de 2020, a plataforma de comércio eletrónico do Minipreço não tardou muito a ser um ponto de atração para todos os clientes que têm no e-commerce o seu principal eixo de compra.

PUB

No final de 2020 já tinha superado todas as expectativas relativamente a crescimento e hoje, passados dois anos do seu lançamento, já é o ponto de partida de milhares de clientes que utilizam comodamente o Minipreço Online, beneficiando de uma vasta seleção de produtos aos melhores preços, campanhas exclusivas e um compromisso de entrega de até 2 horas para todas as compras efetuadas na plataforma.

Para Pedro Devesa, Membro do Conselho de Administração da DIA Portugal, “os números agora apresentados neste estudo da NielsenIQ vêm confirmar a firme aposta que estamos a fazer na complementaridade da nossa oferta no físico e no online, sabendo que para muitos dos nossos clientes, o comércio online constitui uma linha avançada da conveniência do processo integrado de compra”.

“O desafio que transpusemos para a nossa plataforma online foi o de garantir a mesma premissa de proximidade da loja física. Será sempre isso que distinguirá o Minipreço e os nossos clientes do online reconhecem a excelência do serviço e do atendimento como fatores que muito contribuem para a fidelização ao serviço. Para além de duplicar a sua quota total, o Minipreço Online foi a única insígnia a ganhar quota de lares e a aumentar a sua penetração. São dados extremamente animadores e que confirmam e validam o caminho que estamos a seguir nesta área” acrescenta.

O Minipreço online continua a sua expansão para todo o território nacional, prevendo rapidamente cobrir 60% da população nacional diretamente através da plataforma online em minipreço.pt e, muito brevemente, com uma cobertura de 100% através dos parceiros de delivery Glovo, Uber Eats e 360hyper.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Artigos relacionados
Encomendas esquecidas transformam-se em oportunidade de consumo consciente no Ferrara Plaza
Retalho
Aldi abre primeira loja em Felgueiras na estreia da insígnia no formato de retail park
Retalho
ViniPortugal leva 80 produtores ao Rio e a São Paulo
Bebidas
Payshop lança funcionalidade inovadora para facilitar pagamentos no comércio
Retalho
Mercadona volta a juntar-se à campanha solidária organizada pelo Banco Alimentar Contra a Fome
Retalho
Leroy Merlin reforça presença no Algarve com um investimento global de 9,3M€
Retalho
Face aos desafios estratégicos é urgente renovar os modelos de liderança
ESG
Panificadora Costa & Ferreira comemora 35 anos com nova identidade
Alimentar
Delta Espresso abre três novas lojas
Bebidas
Riberalves inicia celebrações dos 40 anos presente nos lares portugueses 
Alimentar
Retalho

Aldi abre primeira loja em Felgueiras na estreia da insígnia no formato de retail park

A Aldi Portugal inaugura esta quinta-feira, 5 de junho, a sua primeira loja no concelho de Felgueiras, assinalando também a estreia da insígnia no formato de retail park em território nacional.

O novo espaço, situado no Nova Terra Felgueiras Retail Park, na Avenida Dr. Ribeiro de Magalhães, reforça a estratégia de crescimento da marca e consolida a sua presença na região Norte do país.

João Braz Teixeira, managing director expansion and Real Estate da ALDI Portugal, sublinha que “esta abertura é um marco importante na nossa estratégia de crescimento e reforça a nossa missão de responder às tendências de consumo atuais, proporcionando aos nossos clientes uma experiência de compra com a máxima conveniência possível. Ao garantirmos a exclusividade na área do retalho alimentar, aproximamo-nos ainda mais da comunidade local, oferecendo produtos de qualidade e sempre frescos, a preços baixos.”.

Rosely Vaz, diretora executiva do projeto Nova Terra Felgueiras Retail Park, destaca que “é com enorme satisfação que recebemos a ALDI como âncora alimentar no nosso espaço. Esta parceria valoriza não só a oferta do retail park, como contribui para o aumento da atratividade comercial da zona e para o desenvolvimento económico e social da região”.

Com uma área de vendas de 1.000 m², a nova loja tem estacionamento partilhado com as restantes lojas do retail park, com 282 lugares, incluindo seis lugares reservados a pessoas com mobilidade reduzida, suportes para bicicletas e uma zona de dog parking. Estão ainda previstas soluções sustentáveis como pontos de carregamento para veículos elétricos e a instalação de painéis fotovoltaicos na cobertura da loja.

“Ao garantirmos a exclusividade na área do retalho alimentar, aproximamo-nos ainda mais da comunidade local, oferecendo produtos de qualidade e sempre frescos, a preços baixos”, afirma João Braz Teixeira, managing director expansion and real estate da ALDI Portugal. O responsável sublinha ainda que “esta abertura é um marco importante na nossa estratégia de crescimento e reforça a nossa missão de responder às tendências de consumo atuais, proporcionando aos nossos clientes uma experiência de compra com a máxima conveniência possível”.

A nova unidade irá criar cerca de 20 postos de trabalho, com preferência pelo recrutamento local, sublinha a Aldi em comunicado. No âmbito da sua política de responsabilidade social, a Aldi irá ainda doar os excedentes alimentares desta loja à Associação para o Desenvolvimento e Progresso de Várzea, entidade que apoia dezenas de pessoas no concelho através de serviços como apoio domiciliário e creche.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Payshop lança funcionalidade inovadora para facilitar pagamentos no comércio

A Payshop, marca de pagamentos do Grupo CTT, acaba de lançar o POP by Link, uma nova funcionalidade que promete transformar a forma como os comerciantes aceitam pagamentos à distância, dispensando websites ou terminais físicos.

Esta solução digital permite gerar um link de pagamento através do backoffice POP, que pode ser enviado por sms, e-mail ou redes sociais. O cliente, por sua vez, realiza o pagamento de forma cómoda e segura com MB WAY, cartões Visa ou Mastercard, Google Pay, Apple Pay, referência Multibanco ou Payshop.

Segundo a Payshop, o POP by Link dirige-se sobretudo a pequenos comerciantes, lojistas ou vendedores que operam em redes sociais e que não dispõem de infraestruturas tecnológicas avançadas. A adesão ao serviço é gratuita, sem custos fixos ou mensalidades, sendo apenas cobrada uma comissão por transação concluída. A ativação é imediata e não exige qualquer integração técnica ou equipamento adicional.

Com esta iniciativa, a Payshop visa simplificar os processos de pagamento, melhorar a experiência de compra e impulsionar as vendas dos seus parceiros comerciais.

A Payshop, regulada pelo Banco de Portugal, integra na totalidade o Grupo CTT e opera a maior rede nacional de pagamentos presenciais, com mais de 7.000 pontos físicos, entre agentes e lojas CTT. Anualmente, processa cerca de 50 milhões de transações.

Este lançamento reforça a aposta dos CTT na inovação digital e nos serviços financeiros, num contexto em que o grupo, com presença ibérica e mais de 13.500 colaboradores, registou em 2024 rendimentos operacionais de 1.107,3 milhões de euros. A área de Expresso e Encomendas representou já 43% do volume de negócios, refletindo a crescente relevância do comércio eletrónico.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

default
Retalho

Leroy Merlin reforça presença no Algarve com um investimento global de 9,3M€

O investimento nestas duas lojas integradas no Nova Vila Retail Park, em Portimão, vem consolidar a aposta da marca no Barlavento Algarvio e responde ao crescimento sustentado da região.

Hipersuper

A Leroy Merlin acaba de reforçar a presença na região do Algarves com a abertura de duas lojas integradas no Nova Vila Retail Park, em Portimão.

Com 9.000 metros quadrados, a nova loja Leroy Merlin substitui a anterior unidade em Portimão com uma dimensão triplicada e um portefólio disperso por áreas dedicadas à renovação, construção, decoração, jardim e energias renováveis.

Já a nova loja Naterial conta com 1.000 metros quadrados de área totalmente dedicada ao mobiliário de exterior, reforçando a aposta da marca no lifestyle ao ar livre e na personalização dos espaços exteriores. Esta unidade é a terceira da marca em Portugal, depois de Alcantarilha e Loulé.

O investimento global de cerca de 9,3 milhões de euros vem consolidar a aposta da marca no Barlavento Algarvio e responde ao crescimento sustentado da região.

Com uma equipa de 115 trabalhadores, entre novas contratações e colaboradores provenientes de outras lojas da marca, esta nova loja visa servir os concelhos de Portimão, Lagoa, Lagos, Albufeira, Silves, Monchique, Aljezur e Vila do Bispo.

A loja Naterial de Portimão é totalmente dedicada ao mobiliário de exterior e representa a terceira abertura em Portugal, depois de Alcantarilha e Loulé.

“Com uma loja Leroy Merlin mais ampla, moderna e orientada para o projeto, e com um espaço Naterial inteiramente dedicado ao conforto e estilo no exterior da casa, estamos a responder de forma concreta às expectativas dos nossos clientes, sejam particulares, profissionais ou apaixonados pela melhoria do lar”, destaca Jorge Neves, Diretor Regional Zona Sul e Ilhas da Leroy Merlin Portugal.

As novas lojas em Portimão no Nova Vila Retail Park, situado junto à EN125 e à A22,  estão abertas ao público com horários diversos. A loja Leroy Merlin funciona das 08h às 21h, o espaço de materiais de construção abre às 07h30 e encerra igualmente às 21h, enquanto a loja Naterial estará aberta das 9 às 21 horas, todos os dias.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Bebidas

Havendo Tempo chega em edição limitada para celebrar a Adega de Borba

Com edições limitadas em versões tinto e branco, Havendo Tempo  assinala os 70 anos da Adega de Borba e presta homenagem “ao tempo investido em cada garrafa, ao longo de sete décadas de história”.

Hipersuper

No ano em que celebra sete décadas de dedicação à vitivinicultura, a Adega de Borba lança ‘Havendo Tempo’, um vinho comemorativo “que simboliza o valor da paciência, da tradição e do tempo como ingrediente essencial para alcançar a excelência”, destaca num comunicado.

Disponível nas versões Tinto 2021 e Branco 2023, esta edição especial foi produzida a partir de castas tradicionais da região. Os vinhos tiveram estágios prolongados em barrica e garrafa e foram pensados para ser degustados com tempo.

“Este vinho nasce do tempo que se respeita e do tempo que se guarda”, afirma Óscar Gato, enólogo da Adega de Borba. “Cada garrafa encerra o saber acumulado de décadas e a atenção que dedicamos a cada detalhe, desde a vinha até à cave. É um vinho pensado para quem sabe esperar”, prossegue, explicando que esta edição especial “carrega em si o tempo, não só no processo de criação, mas no próprio conceito que a inspira”.

Havendo Tempo Branco 2023 foi criado a partir das castas Roupeiro, Rabo de Ovelha e Arinto. Após fermentação, estagiou seis meses em barricas de carvalho francês, americano e castanho, seguido de afinamento em inox e garrafa em cave escura. Ideal para acompanhar pratos de peixe gordo, entradas de vinagrete ou queijos de aroma intenso.

Elaborado a partir das castas Alicante Bouschet, Trincadeira e Alfrocheiro, Havendo Tempo Tinto 2021 provém de vinhas antigas de Borba. Estagiou 18 meses em barricas e tonéis de carvalho francês e americano, com afinamento em garrafa, conferindo-lhe estrutura e longevidade. Ideal para pratos regionais de borrego, cabrito ou caça de pelo.

Os Havendo Tempo Tinto 2021 e Branco 2023 serão comercializados exclusivamente em caixas de madeira, nas seguintes apresentações 750ml (Havendo Tempo Branco), 750ml, 1,5l e 3l (Havendo Tempo Tinto) e pack de duas garrafas (1 branco e 1 tinto).

“Mais do que uma marca comemorativa, Havendo Tempo é um vinho com uma identidade, alma e profundidade que são, em si, uma expressão da essência do nosso percurso coletivo e da forma como a Adega evoluiu ao longo destes 70 anos: com raízes profundas na terra, encarando o futuro de olhos abertos, mas de pés assentes no Terroir, com visão coletiva e um compromisso constante com o tempo, com a qualidade e com a comunidade,” afirma Nuno Brito, diretor geral da Adega de Borba.

Fundada em 1955, a Adega de Borba reúne atualmente 230 viticultores associados que cultivam cerca de 2.200 hectares de vinha distribuídos por 75% de castas tintas e 25% de castas brancas. A par da produção vinícola, que abarca ainda uma seleção de vinhos licorosos e aguardentes, e de uma crescente diversificação do negócio sob a sua marca, que se estende a produtos como o azeite, vinagre, a Adega de Borba tem expandido a sua atividade para outras áreas, como o enoturismo, com visitas guiadas à adega, onde os visitantes podem aprender sobre os processos de cultivo, colheita e vinificação da uva, bem como degustar alguns dos seus melhores vinhos e produtos locais.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

I&D

Tecnologia de cacifos inteligentes capta 28M€ para a Bloq.it

O investimento será usado na expansão da equipa, na presença em novos mercados europeus e no crescimento do negócio através de fusões e aquisições.

Hipersuper

A portuguesa Bloq.it captou uma ronda de investimento, no valor de 28 milhões de euros, que afirma ser “a maior Série B alguma vez alcançada por uma empresa de logística fora de casa na Europa, e uma das mais rápidas e eficientes em termos de capital na área da tecnologia em Portugal”.

Este valor permitirá à empresa fundada em 2019, que desenvolveu uma tecnologia de cacifos inteligentes, acelerar o seu crescimento e impulsionar a consolidação do setor. Entre as principais prioridades, estão a expansão da equipa e a presença em novos mercados europeus, bem como o reforço do crescimento do negócio através de fusões e aquisições.

Os cacifos e sistemas da Bloq.it foram desenvolvidos para se integrarem facilmente com qualquer operador logístico, sendo escaláveis e personalizáveis para diferentes países, localizações e tipos de produtos. Esta flexibilidade permite responder à procura por alternativas fiáveis e seguras de entrega ao domicílio.

João Lopes, co-fundador, COO e CRO da Bloq.it, sublinha que este recente investimento permitirá levar o talento nacional a novos mercados. “A Bloq.it assume um papel central na transição para entregas fora de casa em toda a Europa. Apesar do crescimento já alcançado nos últimos anos, acreditamos claramente que estamos apenas a começar”, assegura.

Ricardo Carvalho, também co-fundador e CTO da Bloq.it, diz que este investimento representa uma oportunidade para estimular um setor mais resiliente e competitivo. “Estamos a criar uma infraestrutura que qualquer pessoa pode implementar e, acima de tudo, confiar. É isto que realmente nos motiva e entusiasma: construir a camada invisível que sustenta e conecta todo o ecossistema de última milha”, acrescenta.

As soluções da Bloq.it têm como foco empresas de logística, e-commerce e retalho. Em 2024, a empresa registou um crescimento superior a 100%, tendo instalado mais de 5.000 novos cacifos, um aumento de 290% face ao ano anterior.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Hipersuper

Já pode ler a edição 434 em formato digital

As marcas próprias têm crescido na makro Portugal, a inovação tecnológica nacional conquista visibilidade global, e a última milha impõe-se como prioridade na logística moderna. Na edição 434, abordamos os principais temas que estão a moldar o retalho e a grande distribuição, da responsabilidade social à sustentabilidade, da inteligência artificial às novas dinâmicas de consumo.

Hipersuper

Na edição 434 do HipersuperFilipe Mendes, offer management director e board member da makro Portugal, revela como a confiança dos profissionais do canal Horeca tem sido decisiva para o crescimento sustentado das marcas próprias da insígnia, que já representam 35% das vendas totais. Com mais de 4.100 referências, a makro prepara-se para reforçar a aposta em categorias de valor acrescentado, como frescos, produtos biológicos e soluções sustentáveis.

Carlos Silva, CEO da AlmaScience, fala-nos da missão deste CoLab fundado em 2019, que transforma o papel em tecnologia com impacto global. Entre as soluções desenvolvidas destacam-se o GELA, com aplicação no arrefecimento, e o PaperWeight Digital, criado para o retalho e já com interesse internacional. “É relevante para a AlmaScience, e também para o ecossistema, que se saiba que é possível desenvolver tecnologia com relevância internacional, com procura não só a nível nacional, mas também internacional, a partir de Portugal”, afirma o responsável.

Nesta edição, olhamos ainda para as estratégias logísticas da “última milha”, um dos maiores desafios do e-commerce, onde a eficiência e a sustentabilidade são agora tão relevantes quanto a velocidade de entrega.

A propósito do lançamento do Café Delas, Teresa Mendes, business executive officer coffee iberia da Nestlé, partilha a visão da Sical para uma produção mais justa e inclusiva. Produzido com grãos cultivados por mulheres, esta edição limitada homenageia o papel feminino na cafeicultura e integra-se numa estratégia mais ampla de responsabilidade social.

mercado pet em Portugal continua a crescer, acompanhando uma transformação profunda na relação dos tutores com os seus animais. Vários players partilham com o Hipersuper como têm adaptado os seus modelos de negócio a esta nova realidade.

Na área da produção nacional, acompanhamos a edição de 2025 do Enlácteos, promovido pela ANIL. Maria Cândida Marramaque, diretora-geral da associação, alerta: “Se a cadeia alimentar não funcionar, estamos perante um risco sério”.

Portugal lidera a reputação corporativa no setor da distribuição generalista entre os 20 países analisados pelo Merco. Um reconhecimento ao desempenho consistente das empresas do setor junto de consumidores, colaboradores e investidores. Apresentamos as conclusões nesta edição.

Estivemos na 4.ª edição da SagalExpo, que reuniu mais de 1.100 compradores internacionais na FIL, em Lisboa. José Frazão, CEO da Exposalão, antecipa já a próxima edição, prometendo crescimento superior a 10%.

Em Carnaxide, a Obramat abriu o seu maior armazém de sempre e a primeira loja fora de Espanha. Em entrevista, Luís Filipe, diretor da unidade, explica os pilares da estratégia da insígnia para conquistar o mercado português.

Os dados mais recentes da Marktest mostram crescimento no consumo de refrigerantes com gás e de sumos, refletindo novas tendências de indulgência equilibrada. Já no segmento de molhos e condimentos, a saudabilidade e a conveniência guiam a inovação.

Pedro Simões, diretor-geral da Novo Verde, alerta para o risco de Portugal não atingir as metas de reciclagem de vidro em 2025. Em resposta, a entidade promove um novo modelo para recolha seletiva de vidro de embalagem.

Na fileira hortofrutícola, os dados do estudo “Tracking Hortofrutícolas” da GS1 Portugal revelam que a frescura e a competitividade comercial são os critérios mais valorizados pelos retalhistas.

Com base no Adyen Index: Retail Report 2025, mostramos como a Inteligência Artificial está a transformar os hábitos de compra: 32% dos consumidores portugueses já usam IA para fazer compras, um crescimento de 47% face a 2024.

Nesta edição, estreamos a rubrica “O outro lado do negócio”, dedicada a empresas com práticas ESG. Luís Setúbal, CEO da Integer, partilha a visão da tecnológica sobre gestão de talento, bem-estar e desenvolvimento humano, com ações concretas como habitação para colaboradores estrangeiros e programas de coaching.

Estes são alguns dos destaques da edição 434 que conta ainda com a opinião de Sara Monte e Freitas, de Ana Ruta Silva, Raja Patel, Joana Bacelar e a rubrica Desculpa Lá de Filipa Tomás.


A versão completa desta edição é exclusiva para subscritores do Hipersuper. Pode comprar apenas esta edição ou efectuar uma assinatura aqui obtendo o acesso imediato.
Para mais informações contacte: Graça Dias | gdias@workmedia.pt | 215 825 436

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Quatro em cada dez jovens portugueses compram online

As redes sociais impulsionam o ecommerce, com 15% dos consumidores a comprar online semanalmente e 53% mensalmente, indica um estudo da Webloyalty.

Hipersuper

Um estudo recente da Webloyalty, empresa de soluções de Retail Media para otimizar receitas de e-commerce, revela que 15% dos portugueses já fazem compras online semanalmente e mais de metade, 53%, compra pelo menos uma vez por mês.

“A pesquisa aponta que a possibilidade de comparar preços (66%), a comodidade (60%) e o acesso a descontos (55%) são os principais fatores que levam os consumidores portugueses a optar pelas compras online”, indica o estudo.

O estudo da Webloyalty também coloca em destqque o papel crescente dos smartphones como principal ferramenta de compra online (58%), abrindo caminho para novas plataformas e canais digitais. Aponta ainda o Social Commerce, o Live Shopping, as subscrições, o pagamento flexível, as compras por voz, o Click and Collect e as lojas online Peer-to-Peer, como sete tendências que estão a transformar o comércio eletrónico em Portugal.

“A conveniência, a personalização e as experiências de compra são os pilares do sucesso no comércio eletrónico”, afirma Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Ibéria & Brasil. “O Retail Media assume um papel fundamental na otimização destes canais, permitindo criar a fórmula perfeita para cada cliente através da análise de dados, aumentando o engajamento ao mesmo tempo em que gera receitas adicionais para as marcas”, defende.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Empresas aceleram investimento em IA Generativa apesar de preocupações regulatórias

Apesar dos crescentes desafios em torno da regulamentação e escalabilidade da Inteligência Artificial Generativa (IA Gen), 78% das empresas planeiam aumentar o investimento nesta tecnologia no próximo ano fiscal, revela o mais recente estudo da Deloitte, “State of Gen AI in the Enterprise – Q4”.

Hipersuper

Realizado entre julho e setembro de 2024, o inquérito recolheu respostas de 2.773 líderes empresariais e de tecnologia em 14 países e seis setores distintos. Entre os principais obstáculos à adoção de IA Gen, destaca-se o aumento das preocupações com a conformidade regulatória, que subiram de 28% para 38% ao longo do ano passado. Ainda assim, o entusiasmo pelo potencial transformador da tecnologia mantém-se elevado.

A escalabilidade permanece como um dos principais entraves à adoção plena, com 69% dos inquiridos a estimarem que uma estratégia de governance em IA demorará pelo menos um ano a implementar. Esta demora contrasta com o ritmo acelerado da inovação tecnológica, colocando pressão sobre as organizações para alinhar estratégia, estrutura e talento.

O estudo evidencia também um crescimento da experimentação com agentes autónomos baseados em IA Generativa, sistemas capazes de operar sem intervenção humana contínua. Atualmente, 26% das organizações já exploram o seu desenvolvimento em larga escala e 42% encontram-se em fase de testes. Estes agentes têm potencial para transformar radicalmente os modelos operacionais, otimizando fluxos de trabalho e reduzindo a intervenção humana.

Segundo Hervé Silva, Partner da Deloitte, “as organizações têm de estar preparadas para a massificação da Inteligência Artificial, ainda que, compreensivelmente, o ritmo vertiginoso da tecnologia nem sempre esteja alinhado com a velocidade a que o mercado adota as tecnologias emergentes”.

“O que concluímos é que há um reconhecimento cada vez maior por parte dos líderes das inúmeras capacidades e vantagens de adotarem este tipo de tecnologias, que impactam praticamente todas as áreas das organizações. Certo é que a velocidade da tecnologia não vai abrandar, veja-se, por exemplo, os agentes de AI, totalmente disruptivos, com capacidade para modificar por completo a forma como as organizações operam”, acrescenta.

Ainda assim, quase todas as organizações já reportam retorno sobre o investimento (ROI) nas iniciativas de IA Gen, com 20% a registarem um ROI superior a 31%.

As áreas de IT e cibersegurança surgem como principais beneficiárias. Nesta última, 44% das empresas afirmam que o retorno superou as expectativas, sinalizando um foco crescente na aplicação da IA para reforço da proteção digital.

A Deloitte sublinha ainda a importância de começar por casos de uso de baixo risco, envolvendo dados não críticos e com supervisão humana garantida. Paralelamente, reforça-se o papel da força de trabalho humana na transformação digital, com o C-suite incumbido de garantir o alinhamento estratégico e de promover a capacitação contínua dos colaboradores.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Retalho

Lidl Portugal volta a associar-se ao Banco Alimentar Contra a Fome

Desde o início da parceria entre o Lidl e os Bancos Alimentares, em 2011, já foram entregues 977 toneladas de alimentos, o equivalente a cerca de dois milhões de refeições.

Hipersuper

O Lidl Portugal volta a associar-se ao Banco Alimentar Contra a Fome para mais uma campanha nacional de angariação de bens alimentares essenciais, que decorre entre 29 de maio e 8 de junho.

Durante o próximo fim de semana, 31 de maio e 1 de junho, os clientes poderão entregar diretamente produtos não perecíveis a voluntários do Banco Alimentar presentes em todas as lojas Lidl do país. Paralelamente, estará disponível a aquisição de vales de bens alimentares, que incluem produtos como atum, arroz, esparguete, leite, óleo e salsichas, os quais serão convertidos em cabazes básicos destinados a famílias sinalizadas pela instituição.

Desde o início da parceria entre o Lidl e os Bancos Alimentares, em 2011, já foram entregues 977 toneladas de alimentos, o equivalente a cerca de dois milhões de refeições. Esta colaboração, integrada na estratégia de Sustentabilidade e Apoio à Comunidade da insígnia alemã, mantém-se como uma das principais iniciativas de responsabilidade social do retalhista.

“No Lidl, acreditamos que a solidariedade se constrói com gestos simples, mas de grande impacto. Para além de doações diretas do Lidl, temos contado com o apoio inestimável dos nossos clientes, que continuam a responder de forma generosa a cada apelo que fazemos. Esta iniciativa é mais uma oportunidade para nos unirmos e fazermos novamente a diferença junto da comunidade”, afirma Vanessa Romeu, diretora de Corporate Affairs do Lidl Portugal.

Os 21 Bancos Alimentares ativos em Portugal asseguram, ao longo do ano, a distribuição de alimentos a cerca de 2.400 instituições de solidariedade social, que acompanham de forma próxima os beneficiários. A última campanha permitiu apoiar cerca de 380 mil pessoas com comprovadas carências alimentares.

Para Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares e promotora da Rede de Emergência Alimentar, “O Lidl é um parceiro muito importante para os Bancos Alimentares na luta contra a pobreza e as carências alimentares e ainda no combate ao desperdício alimentar. Nas duas campanhas de recolha de alimentos, esta parceria fica reforçada com o envolvimento dos colaboradores e a mobilização de todos os clientes numa causa que afeta ainda muitas famílias em Portugal, numa contribuição efetiva para a minorar. Estamos muito gratos pelo comprometimento do Lidl num exemplo de responsabilidade efetiva”.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Exportação

Topbrands reforça aposta no digital com entrada na Amazon e nova plataforma B2B

Após estrear no marketplace da Worten, a portuguesa Topbrands avança agora para a Amazon Espanha. A empresa estima que as vendas online passem a representar até 7% do total ainda em 2025.

Hipersuper

A Topbrands acaba de reforçar a sua estratégia de crescimento no canal digital com dois novos avanços significativos: a entrada no marketplace da Amazon Espanha e o lançamento iminente de uma plataforma B2B para empresas parceiras.

Depois de ter estreado no marketplace da Worten em março deste ano, a empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de marcas e produtos sazonais, passa agora a integrar o maior marketplace global. A empresa estima que esta expansão possa traduzir-se num aumento das vendas online entre 5% e 7% já no primeiro ano de operação na Amazon, apostando num portefólio que privilegia categorias como brinquedos, eletrodomésticos e artigos sazonais.

“É fundamental estarmos onde os nossos clientes estão. O canal online permite-nos recolher feedback direto, testar novas dinâmicas e otimizar a nossa proposta de valor”, afirma João Saramago Tavares, CEO da Topbrands.

A médio prazo, a empresa pretende que o canal digital represente mais de 15% do volume de vendas, consolidando-o como um pilar estratégico do negócio.

“O nosso objetivo é o de consolidar a presença em Espanha e, numa segunda fase, expandir gradualmente para outros mercados europeus, aproveitando a capilaridade e o alcance da plataforma Amazon, que é uma verdadeira janela para o mundo”, reforça João Saramago Tavares.

Em paralelo, a empresa prepara o lançamento de uma nova plataforma digital B2B, prevista para junho, que visa reforçar a ligação com empresas clientes e parceiras. A ferramenta permitirá encomendas em tempo real, gestão de stocks, pedidos de cotação, entre outras funcionalidades, facilitando significativamente a operação e promovendo maior proximidade no ecossistema empresarial da marca.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.