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Marketing

App do Lidl que dá descontos foi descarregada por 289 mil consumidores numa semana

Em apenas uma semana, a app já contava com mais de 289 mil downloads e 247 mil registos, maioritariamente do público feminino

Rita Gonçalves
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App do Lidl que dá descontos foi descarregada por 289 mil consumidores numa semana

Em apenas uma semana, a app já contava com mais de 289 mil downloads e 247 mil registos, maioritariamente do público feminino

Rita Gonçalves
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lidl_plusO novo programa de fidelização do Lidl, uma aplicação mobile que dá descontos e promoções, é a mais descarregada na App Store e no Google Play desde o dia de lançamento, no dia 14 de maio.

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Em apenas uma semana, a app já contava com mais de 289 mil downloads e 247 mil registos, maioritariamente do público feminino, “com uma utilização muito positiva”, conta a insígnia, em comunicado.

Para assinalar o desempenho da Lidl Plus, a cadeia vai dar oportunidade a quem utilizar a app de ganhar 15 mil euros por dia, em cartão pré-pago, através do lançamento de um concurso.

“Entre os dias 1 e 30 de junho, por cada compra superior a um euro utilizando a app, os clientes do Lidl habilitam-se a ganhar 15 mil euros por dia em cartão pré-pago”, explica a marca, acrescentando que, para participarem, os clientes têm que descarregar a aplicação, fazer o registo, identificarem-se com o cartão digital Lidl Plus no leitor da caixa e, por cada compra superior a um euro, recebem uma participação que deverá ser submetida através da aplicação. “Tudo isto de uma forma intuitiva, cómoda e 100% digital, sem necessidade de registo do talão de compras no site”, explica a retalhista.

“Os 30 vencedores serão contactados até ao dia dois de agosto,  dia em que será comunicada a lista final no website e na app. Em dia e local a anunciar, os premiados irão receber um cartão de pagamento pré-pago, não convertível em dinheiro, com o valor de 15 mil euros, relativo ao montante do prémio”, acrescenta.

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InPost ultrapassa os dois mil lockers na Península Ibérica

Poucos depois de ter ultrapassado os 12 mil pontos de entrega em Portugal e Espanha, a empresa instalou o seu 2001º locker na região ibérica.

“Chegar aos 2.001 lockers em Portugal e Espanha é uma notícia que nos deixa muito entusiasmados. É um marco que representa um grande passo em frente na nossa capacidade de oferecer um serviço mais eficiente e acessível aos nossos clientes. Este sistema inovador não só melhorará a experiência de entrega, como também permitirá aos nossos utilizadores levantar as suas encomendas de forma mais cómoda e segura, a qualquer hora do dia”, destacou Marc Vicente, CEO da InPost na Península Ibérica.

A empresa tecnológica especializada em entregas não domiciliárias tinha ainda anunciado, há poucos dias, que atingiu os 12 mil pontos pack e lockers. No final de 2024, havia em Portugal 107 lockers e 2.276 pontos pack.

A empresa ultrapassou os 82 mil pontos de recolha nos nove países europeus em que está presente. “Destes, quase 47 mil são lockers e mais de 35 mil são pontos pack, na sua maioria lojas de comércio local que recebem as encomendas dos utilizadores e as armazenam até à sua recolha”, revela. A InPost também presta serviços de correio e distribuição a empresas de comércio eletrónico, trabalhando com cerca de 100 mil retalhistas eletrónicos. Só em 2023, a empresa tratou 892 milhões de encomendas.

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Alimentar

Confagri quer que doença do fogo bacteriano seja reconhecida como catástrofe natural

A produção de pera rocha está a ser fustigada por fungos e bactérias. A Confagri solicita o reconhecimento da doença do fogo bacteriano como catástrofe natural.

A Confagri lembra que nos últimos anos, a doença Fogo Bacteriano, provocada pela bactéria Erwinia amylovora (Burr.) Winsl. et al., já conduziu ao desaparecimento de perto de um milhar de hectares de pomares de pera rocha, causando elevados prejuízos aos fruticultores e à economia das regiões afetadas, facto este que merece total atenção e diligência por parte do Ministério da Agricultura e Pescas.

Face à inexistência de tratamentos eficazes, a remoção e destruição por queima das partes das plantas com sintomas, com corte efetuado a pelo menos 50 cm abaixo das zonas afetadas, e o arranque e destruição imediata por queima das árvores com sintomas no tronco, têm sido os procedimentos adotados para reduzir a propagação da doença, refere, lembrando que “são, no entanto, ‘soluções’ que levam à redução do potencial produtivo dos pomares, assim como ao seu desaparecimento, quando a sua existência deixa de ser economicamente viável”.

Para a Confagri  é “imprescindível o restabelecimento do potencial produtivo do pomar de pera rocha, não só através do apoio a replantações com árvores certificadas e isentas da doença, mas também da realização de intervenções sanitárias para remoção das partes infetadas. Ademais, devem ser fornecidos apoios para as estratégias de proteção das plantas ainda sem sintomas, sob pena do desaparecimento de uma variedade de Pêra com denominação de origem protegida (DOP) que é única no Mundo”.

A Confagri, em defesa da produção da pera rocha – que nos últimos anos perdeu metade da sua produção -, solicita o reconhecimento da doença do fogo bacteriano como catástrofe natural e defende a abertura, “com carácter de urgência”, de candidaturas à Operação 6.2.2 – Restabelecimento do Potencial Produtivo, para os produtores com pomares afetados pela doença ou objeto de arranque nos últimos anos, assim como a abertura de um aviso dedicado à plantação e modernização de pomares de pera rocha, no âmbito da Operação C.2.1.1 – Investimento Produtivo Agrícola – Modernização.

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Logística

Grupo Paulo Duarte investe 11M€ na renovação e ampliação da frota

O Grupo Paulo Duarte acaba de reforçar a aposta na modernização e sustentabilidade das operações com um investimento de 11 milhões de euros, realizado na aquisição de 120 novos veículos. 

Os primeiros veículos já foram entregues e a previsão é que, até ao final do primeiro semestre deste ano, toda a nova frota esteja em circulação, refere a empresa em comunicado.

“A nossa ambição é seguir a rota de crescimento do Grupo e, para isso, assumimos o investimento na sustentabilidade como um fator de diferenciação e aumento de eficiência. Temos apostado significativamente em novas tecnologias, que já nos permitem monitorizar, gerir e tomar decisões mais eficazes na nossa operação e na renovação da nossa frota, tornando-a mais eficiente e com menor impacto ambiental”, destaca Gustavo Paulo Duarte, CEO do Grupo Paulo Duarte.

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Bebidas

Direct Wine Nacional distribui em exclusivo as marcas Quinta do Portal, Cazas Novas e Quinta do Mondego em Portugal

A Direct Wine Nacional reforça a sua posição no mercado da distribuição de vinhos em Portugal ao assumir, desde o início de janeiro, a distribuição exclusiva das marcas Quinta do Portal, Cazas Novas e Quinta do Mondego. 

“A integração da Quinta do Portal, Cazas Novas e Quinta do Mondego no nosso portefólio reforça o compromisso da Direct Wine Nacional em oferecer produtos de elevada qualidade, consolidando a sua posição junto dos nossos clientes.”, destaca Paulo Cunha, administrador da área de distribuição do grupo The Fladgate Partnership.

“Com uma presença muito próxima do mercado através da sua rede de distribuição, a Direct Wine Nacional procura aportar valor ao negócio de cada cliente, oferecendo produtos com elevado reconhecimento e perfis contemporâneos”, acrescenta.

A Quinta do Portal é reconhecida pela excelência na produção de vinhos do Douro, vinhos do Porto e Moscatel do Douro. Com uma visão de futuro, tem liderado a criação de vinhos do Douro de classe internacional, tendo sido pioneira na nova geração de produtores durienses que iniciaram a produção de vinhos de mesa da região. Em março de 2024, a The Fladgate Partnership adquiriu a Quinta do Portal, integrando-a no seu grupo e alinhando-a com a estratégia global do mesmo. Esta aquisição reforçou o compromisso de preservar a tradição e a qualidade que definem a marca, enquanto abre novos desafios e oportunidades para o futuro, sublinha a Direct Wine Nacional em comunicado.

A Cazas Novas, localizada na região dos Vinhos Verdes, destaca-se pela produção de vinhos autênticos que captam a essência da sua origem. Aliando métodos de produção sustentáveis à inovação, tem vindo a consolidar a sua presença nos mercados nacional e internacional, refere também.

A Quinta do Mondego, situada na região do Dão, é conhecida pelos seus vinhos de elevada qualidade, que traduzem a autenticidade e a singularidade do seu terroir. Com um portefólio de vinhos premiados, a marca tem conquistado consumidores exigentes em Portugal e na exportação, acrescenta.

Recorde-se que a The Fladgate Partnership, dona de marcas de vinho do Porto como a Taylor’s, Fonseca ou Croft, adquiriu em 2023 o negócio de distribuição de vinhos da Direct Wine, incorporando-a na distribuição do grupo.

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South Entrance *** Local Caption *** South Entrance

Logística

DHL Supply Chain leva à Fruit Logistica novos serviços de logística alimentar 

A empresa está a apresentar na feira de Berlim a gama de serviços destinados a otimizar a cadeia de abastecimento de frutas e legumes.

No certame que está a decorrer entre 5 e 7 de fevereiro em Berlim, Alemanha, a DHL Supply Chain está a mostrar o seu  portefólio específico para este setor, que gera cerca de 50% das atividades de transporte que a empresa desenvolve a partir da região ibérica.

A empresa, que está localizada no pavilhão 25, stand A-23, levou à Fruit Logistica 2025 uma gama de serviços concebidos para otimizar a cadeia de abastecimento de frutas e legumes, que incluem sistemas de planeamento avançados através da otimização de rotas, taxas de ocupação melhoradas e custos logísticos reduzidos, bem como métodos de rastreabilidade em tempo real e sensores IoT para monitorizar a temperatura e a humidade.

A DHL Supply Chain está agora também a expandir os seus serviços para este setor, incluindo Marrocos que, juntamente com Espanha e Portugal, completa o trio chave na produção de frutas e legumes para abastecer a União Europeia e o Reino Unido.

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Visita Loja Lidl em Berlim

Exportação

Chegaram às lojas Lidl na Europa 31 mil toneladas de frutas e legumes nacionais em 2024

O Lidl Portugal apresentou os resultados da sua última campanha de exportação no âmbito da feira Fruit Logistica,  promovendo a visita a uma das suas lojas nesta cidade alemã. Esta […]

O Lidl Portugal apresentou os resultados da sua última campanha de exportação no âmbito da feira Fruit Logistica,  promovendo a visita a uma das suas lojas nesta cidade alemã. Esta teve como objetivo observar os artigos nacionais que já fazem parte do sortido das Frutas e Legumes do Lidl na Alemanha e apresentar os resultados da exportação desta categoria em 2024. Esta visita contou com a presença do Ministro Agricultura e Pesca, José Manuel Fernandes, do Presidente da CAP, Álvaro Mendonça e Moura, do Embaixador de Portugal na Alemanha, Francisco Ribeiro de Menezes e do presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade.

Através da parceria que mantém há uma década com a Portugal Fresh, o Lidl Portugal tem ajudado centenas de produtores nacionais a levar os seus produtos aos consumidores europeus, tendo alcançado já um crescimento de 584% na exportação de frutas e legumes nacionais de 2014 para 2024. É ainda de destacar o ano de 2024 como aquele em que se registou o maior valor exportado, 31 mil toneladas, possibilitando que 18 diferentes frutas e legumes portugueses chegassem a 8 países europeus: Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Polónia, Suécia, Luxemburgo.
Deste cabaz de produtos exportados destaca-se a pera rocha do Oeste DOP, com um total de 14 mil toneladas a serem exportadas para Alemanha, Reino Unido, França, Irlanda, Polónia, Suécia, Espanha e Luxemburgo.

Destacam-se também a laranja, como citrino do Algarve IGP, com cerca de 6 mil toneladas exportadas e a couve coração, com 4 mil toneladas enviadas para outros mercados europeus.

Ainda com ótimos resultados assinalam-se as categorias de frutos vermelhos – amoras, framboesas e mirtilos – com 2,5 mil toneladas e de frutas de caroço – ameixas, nectarinas, paraguaios e pêssegos – com 2 mil toneladas exportadas. Com mais de 1.750 camiões Lidl saídos de Portugal para a Europa, o cabaz de frutas e legumes exportados integra ainda artigos como a castanha, a maçã, o tomate, o melão e a melancia.

O novo ano de 2025 arranca igualmente de forma positiva com o início da exportação do kiwi para a Alemanha, sublinha o Lidl Portugal em comunicado.

“Os bons resultados da campanha deste ano e da parceria que temos em conjunto com a Portugal Fresh, desde 2014, são o reflexo do compromisso do Lidl com os produtores nacionais. É para nós um orgulho poder levar a marca Portugal e a qualidade associada aos produtos portugueses aos mercados europeus onde estamos presentes, reforçando o nosso compromisso com o país e o nosso empenho com a produção nacional. Pretendemos continuar a trabalhar no sentido de alavancar e dinamizar a produção nacional”, afirma Jorge Pierre Silva, diretor de Frutas e Legumes do Lidl Portugal.

“Parcerias como a que temos desenvolvido com o Lidl são fundamentais para fortalecer a presença dos produtos nacionais nos mercados internacionais, contribuindo para a valorização da nossa produção e para a dinamização do setor agrícola e alimentar em Portugal. A crescente procura por frutas, legumes e flores portugueses reflete não apenas a sua qualidade, mas também o esforço conjunto entre produtores e parceiros na expansão das exportações”, acrescenta Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Francisco Rodrigues (à direita) e João Neves são os fundadores da Bloop

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Portuguesa Bloop quer ser a primeira rede social de compras do mundo

A startup apresenta-se como a primeira rede de Social Shopping e marketplace a nível mundial, vai ser lançada em março e quer faturar mais de 40 M€ até 2026.

A Bloop começou a ser pensada há quatro anos por Francisco Rodrigues, CEO & founder, e João Neves, CTO e co-founder. O objetivo foi criar a primeira rede social de compras (Social Shopping) do mundo e promover a democratização do poder de influência dos utilizadores comuns.

Durante três anos, desenvolveram o projeto e fecharam financiamentos, tendo em 2024, levantado uma das maiores rondas de Portugal. A startup sedeada em Portugal já arrecadou mais de 1.4 milhões de euros em financiamento privado na fase pre-seed (fase inicial), incluindo os 410 mil euros provenientes de uma campanha de crowdfunding privado que envolveu 126 investidores. Atualmente conta com 150 investidores, todos de capital privado.

“O Social Shopping é a tendência de futuro”, assegura Francisco Rodrigues, acrescentando que “plataformas de e-commerce e marketplaces estão a entrar nesse segmento”, que conjuga o marketplace com as redes sociais. A Bloop quer criar “um sistema autoalimentado e democrático”, ao aproximar vendedores e consumidores, promover avaliações e recomendações e recompensar os utilizadores com créditos que podem ser descontados em compras futuras.

A Social Shopping vai arrancar em meados de março, com versão beta e acesso exclusivo a uma comunidade fechada de embaixadores. Destaca-se por oferecer um balcão único onde o cliente é recompensado por publicar, as suas experiências de compra: ao publicar, recomendando o produto, recebe, na wallet da app, um crédito de 10% do valor de cada compra divulgada. Pode ainda vir a receber mais 5% se alguém comprar esse mesmo produto, através da Bloop, em consequência da sua publicação. “Como nós dizemos que os cliente é que são o core do negócio, é que fazem publicidade, estamos a dar o melhor nível de incentivos a esses clientes”, afirma Francisco Rodrigues.

Go to market em setembro

Tendo como target as gerações Z e Millennial, o ‘go to market’ desta rede social de compras está previsto para arrancar em setembro deste ano em Portugal.

De acordo com os responsáveis, vai chegar ao mercado com mais de 20 marcas já agregadas e mais de um milhão de produtos. Os clientes que publicarem as suas aquisições têm que esperar 14 dias para receberem os créditos (tempo necessário para potenciais devoluções) e têm 30 dias para gastar os créditos noutras compras. “Vamos ter de tudo na plataforma, desde produtos a experiências, até reservas de hotel e restaurantes e atividades de formação”, exemplifica o CEO.

Ainda este ano a empresa quer garantir a próxima ronda de financiamento de VC (Venture Capital) e aumentar o atual número de 15 colaboradores (para além dos três administradores), para 65. Vai ainda apostar em oito fontes de receitas, entre as quais, publicidade na plataforma.

Expansão internacional começará por Espanha

A partir de 2026, a Bloop projeta expandir-se a outros mercados, a começar por Espanha, a que devem seguir-se França, Itália e Alemanha. Fora da Europa, os administradores vão priorizar, a partir de 2027, os mercados dos Estados Unidos da América e do Brasil.

Até 2026, a empresa tem metas ambiciosas: chegar a mais de dois milhões de clientes ativos, movimentar um volume de vendas superior a 300 milhões de euros e arrecadar receitas de mais de 40 milhões de euros.

 

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

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Frutorra com nova identidade visual e novidades nos seus produtos

Entre as principais novidades, destacam-se os produtos mais vendidos da marca – caju cru, caju com sal, pistácio torrado e amendoim frito com sal – que passam a estar disponíveis em embalagens doypack com zip.

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A Frutorra apresenta uma nova identidade visual, alinhada com a estratégia de diferenciação e proximidade ao consumidor. Esta renovação e o lançamento dos seus produtos com a nova imagem fortalece a presença da marca e realçar os seus principais atributos, consolidando a posição de referência no setor.

Entre as principais novidades, destacam-se os produtos mais vendidos da marca – caju cru, caju com sal, pistácio torrado e amendoim frito com sal – que passam a estar disponíveis em embalagens doypack com zip. Este novo formato responde às preferências dos consumidores, oferecendo maior conveniência e garantindo a frescura dos produtos por mais tempo.

 

 

A aposta na portugalidade também ganha novo destaque, com embalagens valorizadas para produtos de origem 100% nacional, como a amêndoa e a noz portuguesas. Apesar da necessidade de importar frutos secos devido às condições climáticas e de solo do país, a Frutorra mantém o compromisso com a produção nacional e reforça essa identidade ao incorporar sal do Algarve em várias das suas referências.

 

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Celeste lança coleção exclusiva para um Dia dos Namorados mais doce

A Celeste celebra o amor com duas edições especiais para o Dia dos Namorados disponíveis, por tempo limitado, a partir de 13 de fevereiro.

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“Na Celeste, acreditamos que o amor se expressa nos pequenos gestos e nos sabores marcantes e diferenciadores. Queremos, por isso, proporcionar uma experiência única e memorável neste Dia dos Namorados, onde cada detalhe foi pensado para ir ao encontro de diferentes gostos. Estamos muito satisfeitos com o resultado destas duas ofertas e temos a certeza de que serão um sucesso”, afirma Sofia Miguel, diretora de marketing e comunicação do Grupo, em comunicado.

O Bolo Coração é a estrela da coleção pop-up de São Valentim. Com uma base de pão de ló, recheio de mousse de morango e cobertura de geleia, este bolo em formato de coração pesa 500g e vem embalado numa caixa temática.

Para os apreciadores de variedade, a Box Sortido Dia dos Namorados oferece uma seleção de doces, incluindo brownies, macarons recheados com caramelo salgado, bolachas húngaras e bombons. A embalagem foi desenhada para refletir a essência da data.

 

 

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Science4you expande oferta com o lançamento de uma nova categoria

“A aposta da Science4you no segmento Kidult – que engloba adultos e adolescentes – surge como uma evolução natural da nossa missão.”, afirma Filipe Ramos, CEO da Science4you.

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A Science4you acaba de lançar uma nova categoria de produtos dedicados ao público adulto, respondendo a uma tendência de mercado em forte crescimento: segundo o relatório mais recente da Circana, as compras de produtos lúdicos para adultos aumentaram 8% no último ano e representam atualmente quase 1 em cada 3 euros gastos no setor.

A Science4you sublinha em comunicado que a expansão deste segmento deve-se à crescente procura por atividades que promovam o bem-estar, o relaxamento e a criatividade, permitindo aos consumidores adultos uma pausa do ritmo acelerado do quotidiano. Paralelamente, o apelo à nostalgia desempenha um papel determinante, ao reavivar memórias de momentos simples e prazerosos da infância. Para além disso, este tipo de passatempo tem vindo a afirmar-se como um meio de expressão pessoal e até como uma opção criativa para a decoração, conferindo-lhes uma versatilidade que transcende o seu uso tradicional.

“A aposta da Science4you no segmento Kidult – que engloba adultos e adolescentes – surge como uma evolução natural da nossa missão. Temos vindo a identificar uma crescente procura por brinquedos que vão além do público infantil, com cada vez mais adultos à procura de atividades que proporcionem momentos de relaxamento, criatividade e diversão”, afirma Filipe Ramos, CEO da Science4you.

A nova categoria da Science4you inclui um kit de velas artesanais, um kit de sabonetes artesanais e uma coleção de blocos de construção de flores.

Segundo os dados da Circana, o crescente interesse por atividades que promovam o bem-estar e a criatividade tem impulsionado as vendas do segmento adulto, que registou um volume de negócios de 1 bilião de euros até setembro de 2024.

“Muitos portugueses já associam a Science4you a brinquedos educativos para crianças e queremos, agora, que essa ligação se estenda também aos adultos. Com esta nova categoria, queremos oferecer produtos que não só entretenham, mas que também acrescentem valor ao dia a dia dos consumidores, ajudando-os a explorar novas formas de aprender, criar e descontrair”, reforça Filipe Ramos.

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