A mudança na relação de tutores e animais, que se tem tornado mais humanizada e afetiva, levou à criação de novos negócios e ao crescimento das soluções de cuidado animal, visíveis nesta edição do festival.
Aquele que é considerado o maior festival dedicado aos animais de companhia, regressou à FIL – Parque das Nações, entre 31 de janeiro e 2 fevereiro, para mais uma edição que teve desde cães e gatos, aves, répteis e exóticos, equídeos, peixes, roedores, pequenos mamíferos e até animais de quinta.
O Pet Festival – Festival da Família e dos Animais de Companhia contou com um alargado número de expositores, 15 áreas temáticas diversificadas e apresentou algumas novidades na edição deste ano, como uma área de Grooming com mais de mil metros quadrados, seminários com por especialistas de renome e competições oficiais pontuáveis para o ranking internacional da Associação Europeia de Grooming. O festival incluiu também pela primeira vez, concursos de Canicross e Dog Puller, o Parque Pedagógico e a Dog School, onde foram realizados workshops de obediência, mondioring e agility.
A área de expositores contou este ano com marcas de variadas áreas relacionadas com o Petfood e o Petcare.
A Fidelidade marcou presença, pelo quarto ano consecutivo, neste que considera “o principal evento de Pet do país” e o único onde está presente, como referiu ao Hipersuper a brand manager Pet da seguradora. “Chega ao target que nos interessa”, explicou Patrícia Morgado. Durante os três dias do certame, o stand da empresa é procurado por tutores de animais, tanto para pedirem informações, tirarem dúvidas ou subscreverem seguros Pet. Este ano, a Fidelidade esteve também a divulgar a parceria criada com a Nestlé que inclui uma campanha de descontos, tanto para a subscrição de um seguro, quanto para a aquisição de um produto Nestlé das gamas Pet. A seguradora adquiriu em 2024 o serviço Veterinário Sobre Rodas e passou a ter todas as vertentes de acompanhamento dos animais. “Temos estado sempre a crescer e este ano teremos novas formas de chegar aos clientes”, sublinhou Patrícia Morgado.
A mudança na relação de tutores e animais, que se tem tornado mais humanizada e afetiva, levou à criação de novos negócios e ao crescimento das áreas do cuidado animal. A Vetformacion, escola dedicada exclusivamente à formação profissional do Auxiliar de Veterinária, fundada e gerida por médicos veterinários e profissionais ligados ao bem-estar animal, marcou presença no festival pela primeira vez. “É um evento que traz os apaixonados pelo animais, faz todo o sentido estarmos presentes”, começou por referir Inês Costa, da área de gestão da escola em Portugal, acrescentando que a procura por formação na área do Pet care tem vindo a aumentar. “Os nossos cursos têm tido muita procura, as pessoas têm cada vez mais animais e menos filhos”, justifica a responsável revelando que a Vetformacion reúne por ano, cerca de 800 a mil alunos em Portugal e Espanha.

Novo produtos e serviços
A petMaxi marca presença noPet Festival desde o início deste evento que permite “um contato mais direto com o consumidor final”, como explicou Márcia Ferreira, diretora comercial da empresa, que levou ao festival o seu portfólio de marcas. A petMaxi tem no departamento de I&D uma área considerada “muito importante” e um departamento de Qualidade “que está sempre a evoluir” e levou ao certame produtos que exemplificam a aposta na inovação, como é o caso do happyOne Premium Proteína de Insecto. E para 2025, ano em que a empresa celebra o 10º aniversário, está projetado o lançamento de novas referências.
O mercado Pet está em plena expansão e a Kira Pet Lover é disso exemplo. A marca nasceu em 2023, em homenagem à mix de Jack Russell da fundadora, Ana Margarida Soares, que criou uma série de acessórios, como laços, bandanas, tote bags e, mais recentemente, porta documentos e as dog travels em formato de malinha, em tecido turco e impermeáveis por fora. Artigos que levou ao Pet Festival que, afirma, “correu muito bem”, com as tote bags e a dog travel a terem muita procura.
Outra área de negócios a marcar presença na feira foi a dos laboratórios farmacêuticos. A Virbac, que marcou presença pela terceira vez, trabalha exclusivamente a saúde animal, com medicação e complementos, como suplementos, nutrição e desparasitantes, entre outros. À edição deste ano do festival a farmacêutica levou também algumas novidades, como um condroprotetor ou ainda um produto para as articulações em formato de snack. “Não lançamos nenhum produto para o mercado sem estar cientificamente provada a sua qualidade”, assegurou Joana Gomes, Product manager Companion Animals & Sales manager Petfood.
Uma areia inovadora, um snack líquido e um Parque Pedagógico
Já a Always Pet Care lançou no Pet Festival 2025 um produto inovador: uma areia para gatos plant based, super absorvente, que tem como matéria-prima, sub produtos da indústria da soja. “Tudo o que não é aproveitado para bebidas, é utilizado para este produto”, revelou Pedro Cardoso, co-fundador da marca, criada em 2010. A Plant Based Cat Litter é, para já, um nicho de mercado, mas Pedro Cardoso defende que os produtos plant based são “um caminho que temos que trilhar”. No Pet Festival, os objetivos passaram por apresentá-lo tanto aos visitantes particulares, quanto ao público profissional que visitou o certame.
O Pet Festival disponibilizou, pela primeira vez, um Parque Pedagógico, um espaço que promoveu a adoção responsável, com a participação de 25 entidades, entre associações e estruturas de câmaras municipais. Foi dinamizado pela Animalife – Associação de Sensibilização e Apoio Social e Ambiental, parceira institucional da Fil há 12 anos. “Este espeço é importante, porque o número de animais abandonados tem vindo a aumentar. Em 2024 foram mais de 45 mil animais recolhidos, por isso é muito importante o trabalho que as associações fazem”, sublinhou Rodrigo Livreiro, presidente da Animalife, associação de âmbito nacional que criou e gere o Banco Solidário Animal, o Banco Vet, que recolhe produtos veterinários para animais em dificuldade, e o Vet na Rua, lançado em 2020 e focado no apoio a animais de companhia de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade económica.
A Purina, marca do Grupo Nestlé para o universo Pet tem marcado presença no festival desde a primeira hora, por permitir um contato próximo com o consumidor final. “Trazemos equipas comerciais a pensar no público profissional que vem mais no primeiro dia e nos dois dias seguintes (sábado e domingo) continuamos a apostar nas famílias”, explicou Ana Silva, Marketing Manager Purina. A marca tem tido uma “performance positiva ano após ano e cresceu muito em volume durante a pandemia”, revelou ainda a responsável, acrescentando que tem havido uma grande procura por alimentos de alta nutrição e também de toda a área mix feeding. Nesse sentido, tem trabalhado no reforço da inovação e tem criado tendências, de que é exemplo o lançamento este ano de um novo produto da gama Gourmet, “um produto exclusivo à base de gelatina” que estava a ser comunicado no Pet Festival, revelou a responsável.
De acordo com a organização, o Pet Festival – Festival da Família e dos Animais de Companhia “concluiu a sua 13ª edição com grande sucesso”, tendo em conta o resultado do inquérito de satisfação dos visitantes cuja conclusão refere que “99% afirmou estar satisfeito ou muito satisfeito com a visita, 97% recomendaria a visita a amigos ou familiares e 93% pretende repetir a visita em 2026”.
Citado no comunicado de conclusão, Bruno Ferreira, gestor do Pet Festival, afirmou que “o evento reafirmou-se como ponto de encontro indispensável para os apaixonados por animais e como uma plataforma estratégica para empresas do setor”. A 14ª edição terá lugar de 30 janeiro a 1 de fevereiro de 2026, na FIL.