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CTT lança serviço de comércio online dirigido a pequenos comerciantes e a produtores de Braga

Os CTT lançaram um serviço digital dirigido a comerciantes e a pequenos produtores do município de Braga, numa parceria com a Câmara Municipal de Braga, a InvestBraga e a Associação […]

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CTTOs CTT lançaram um serviço digital dirigido a comerciantes e a pequenos produtores do município de Braga, numa parceria com a Câmara Municipal de Braga, a InvestBraga e a Associação Comercial de Braga.

O serviço pretende dinamizar o comércio online junto de pequenos comerciantes e de produtores do município. “Com esta aposta, os CTT reforçam a sua missão de apoiar a transição digital destas empresas e produtores que, de outra forma, dificilmente teriam acesso a uma plataforma online para a venda dos seus produtos”, referem os CTT, em comunicado.

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A solução foi criada e desenvolvida em parceria com a Localshop, sendo fornecida à autarquia de Braga e às associações empresarias que, posteriormente, a disponibilizam aos comerciantes e aos produtores.

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Continente é a insígnia que lança mais folhetos. Intermarché regista maior crescimento e troca de posição com o Lidl

Os dados são da Marktest e revelam que os folhetos continuam a ser um pilar estratégico do retalho alimentar, com um aumento de 3,6% no número de publicações em 2024. O Continente mantém-se como líder no volume total de folhetos, mas o Intermarché (na 4ª posição) foi a insígnia que mais cresceu, registando um forte aumento e ultrapassando o Lidl no ranking. Em 2º e 3º estão E.Leclerc e Pingo Doce, respetivamente.

Os folhetos promocionais continuam a ter um papel preponderante na estratégia de comunicação do retalho alimentar em Portugal. Apesar da crescente digitalização, os folhetos mantêm-se um dos principais meios a influenciar a decisão de compra dos consumidores.

De acordo com a análise e-Foliotrack, da Marktest, 2024 registou um aumento de 3,6% no número de folhetos lançados face a 2023, mas continua 6% abaixo dos valores de 2022.

A análise, que envolveu Aldi, Auchan, Continente, El Corte Inglés, E.Leclerc, Intermarché, Lidl, Minipreço e Pingo Doce, revela também que maio foi o mês com maior número de folhetos publicados em 2024, com um total de 101 folhetos, enquanto em 2022 e 2023, novembro foi o mês com mais publicações, ambos com 103 folhetos.

Continente lidera

O Continente mantém-se como a insígnia que mais folhetos lançou em 2024, representando 20% do total. Mesmo assim, este valor traduz menos 10 folhetos face a 2023 e menos 22 do que em 2022, refletindo uma tendência de redução gradual nos últimos anos.

A segunda posição é ocupada pelo E.Leclerc, com 17% dos folhetos publicados em 2024, registando um crescimento de 9 folhetos em relação a 2023 e mais 5 face a 2022, quando detinha 15% da quota de folhetos.

O Pingo Doce ocupa a terceira posição, com 15% do total de folhetos publicados, registando mais 9 folhetos do que em 2023, mas menos 6 do que em 2022.

Destaque para o Intermarché, insígnia alimentar do Grupo os Mosqueteiros, que registou o maior crescimento no número de folhetos publicados em 2024, com mais 29 folhetos do que no ano anterior. A insígnia passou a deter 13% da quota de folhetos, subindo da sétima posição em 2022 para a quarta em 2024, ultrapassando o Lidl, que agora ocupa a quinta posição.

O Lidl, que em 2023 ocupava a quarta posição, desceu para quinto lugar em 2024. Apesar de manter uma quota de 11%, registou menos um folheto do que no ano anterior e menos 10 do que em 2022.

O Aldi e Minipreço Family aumentaram o número de folhetos com mais 5 folhetos (+9%) e mais 3 folhetos (+5%), respetivamente. Por outro lado, Auchan (-2%, menos 2) e El Corte Inglés (-15%, menos 6) reduziram o número de folhetos publicados.

Menos inserções por folheto e mais produtos sem promoção

A análise da Marktest revela também uma mudança na forma como os produtos são comunicados nos folhetos. Embora o número de folhetos tenha aumentado, o número total de inserções diminuiu 4,5% face a 2023. Isto indica que os folhetos estão, em média, a incluir menos produtos por publicação.

Mesmo com esta redução, o Continente continua a ser a insígnia com mais inserções em folhetos, seguido pelo E.Leclerc e pelo Pingo Doce. No entanto, Intermarché e El Corte Inglés destacam-se pelo aumento do número de inserções, registando crescimentos de 15% e 12%, respetivamente.

Outra tendência relevante é o aumento do número de inserções sem promoção associada, que cresceram 19,5% em 2024 face a 2023. Este tipo de inserções passou a representar 25% do total, contra 20% no ano anterior.

Mercearia continua a ser o setor mais destacado

Os cinco setores mais promovidos nos folhetos do retalho alimentar mantêm-se os mesmos nos últimos cinco anos, mas todos registaram quebras no número total de inserções em 2024.

Mercearia continua a ser o setor mais destacado, representando 22,5% do total de inserções. Apesar do peso significativo, registou uma quebra de 1,9%.

Os produtos de Higiene Pessoal ocupam a segunda posição, representando cerca de 10% das inserções, mas registaram uma queda de 6,8%.

O setor das Bebidas Alcoólicas subiu para a terceira posição, representando 9,2% das inserções, trocando de lugar com
Laticínios, que caiu para quarto lugar e registou uma quebra de 6,9%.

Segundo o e-Foliotrack, os Congelados fecham o ranking, registando uma diminuição de 3,3% nas inserções.

No que toca a categorias de produto, os Queijos continuam a ser a categoria mais promovida nos folhetos, apesar de uma quebra de 4,7% no número de inserções. Vinho Tinto e Iogurtes mantêm-se no Top 3, mas registaram descidas de 2% e 7,2%, respetivamente.

Os Chocolates destacam-se como a única categoria do Top 6 a registar crescimento, com um aumento de 14% no número de inserções. Este crescimento permitiu-lhes ultrapassar o Café em Cápsulas, que deixou o Top 5.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Não Alimentar

Pet Festival regressou à FIL e revelou novidades de bem-estar animal

A 13ª edição do Pet Festival – Festival da Família e dos Animais de Companhia contou com a participação de 150 empresas e entidades que deram a conhecer os seus produtos, programas e iniciativas dedicadas ao bem-estar animal.

A mudança na relação de tutores e animais, que se tem tornado mais humanizada e afetiva, levou à criação de novos negócios e ao crescimento das soluções de cuidado animal, visíveis nesta edição do festival.

Aquele que é considerado o maior festival dedicado aos animais de companhia, regressou à FIL – Parque das Nações, entre 31 de janeiro e 2 fevereiro, para mais uma edição que teve desde cães e gatos, aves, répteis e exóticos, equídeos, peixes, roedores, pequenos mamíferos e até animais de quinta.

O Pet Festival – Festival da Família e dos Animais de Companhia contou com um alargado número de expositores, 15 áreas temáticas diversificadas e apresentou algumas novidades na edição deste ano, como uma área de Grooming com mais de mil metros quadrados, seminários com por especialistas de renome e competições oficiais pontuáveis para o ranking internacional da Associação Europeia de Grooming. O festival incluiu também pela primeira vez, concursos de Canicross e Dog Puller, o Parque Pedagógico e a Dog School, onde foram realizados workshops de obediência, mondioring e agility.

A área de expositores contou este ano com marcas de variadas áreas relacionadas com o Petfood e o Petcare.

A Fidelidade marcou presença, pelo quarto ano consecutivo, neste que considera “o principal evento de Pet do país” e o único onde está presente, como referiu ao Hipersuper a brand manager Pet da seguradora. “Chega ao target que nos interessa”, explicou Patrícia Morgado. Durante os três dias do certame, o stand da empresa é procurado por tutores de animais, tanto para pedirem informações, tirarem dúvidas ou subscreverem seguros Pet. Este ano, a Fidelidade esteve também a divulgar a parceria criada com a Nestlé que inclui uma campanha de descontos, tanto para a subscrição de um seguro, quanto para a aquisição de um produto Nestlé das gamas Pet. A seguradora adquiriu em 2024 o serviço Veterinário Sobre Rodas e passou a ter todas as vertentes de acompanhamento dos animais. “Temos estado sempre a crescer e este ano teremos novas formas de chegar aos clientes”, sublinhou Patrícia Morgado.

A mudança na relação de tutores e animais, que se tem tornado mais humanizada e afetiva, levou à criação de novos negócios e ao crescimento das áreas do cuidado animal. A Vetformacion, escola dedicada exclusivamente à formação profissional do Auxiliar de Veterinária, fundada e gerida por médicos veterinários e profissionais ligados ao bem-estar animal, marcou presença no festival pela primeira vez. “É um evento que traz os apaixonados pelo animais, faz todo o sentido estarmos presentes”, começou por referir Inês Costa, da área de gestão da escola em Portugal, acrescentando que a procura por formação na área do Pet care tem vindo a aumentar. “Os nossos cursos têm tido muita procura, as pessoas têm cada vez mais animais e menos filhos”, justifica a responsável revelando que a Vetformacion reúne por ano, cerca de 800 a mil alunos em Portugal e Espanha.

Novo produtos e serviços

A petMaxi marca presença noPet Festival desde o início deste evento que permite “um contato mais direto com o consumidor final”, como explicou Márcia Ferreira, diretora comercial da empresa, que levou ao festival o seu portfólio de marcas. A petMaxi tem no departamento de I&D uma área considerada “muito importante” e um departamento de Qualidade “que está sempre a evoluir” e levou ao certame produtos que exemplificam a aposta na inovação, como é o caso do happyOne Premium Proteína de Insecto. E para 2025, ano em que a empresa celebra o 10º aniversário, está projetado o lançamento de novas referências.

O mercado Pet está em plena expansão e a Kira Pet Lover é disso exemplo. A marca nasceu em 2023, em homenagem à mix de Jack Russell da fundadora, Ana Margarida Soares, que criou uma série de acessórios, como laços, bandanas, tote bags e, mais recentemente, porta documentos e as dog travels em formato de malinha, em tecido turco e impermeáveis por fora. Artigos que levou ao Pet Festival que, afirma, “correu muito bem”, com as tote bags e a dog travel a terem muita procura.

Outra área de negócios a marcar presença na feira foi a dos laboratórios farmacêuticos. A Virbac, que marcou presença pela terceira vez, trabalha exclusivamente a saúde animal, com medicação e complementos, como suplementos, nutrição e desparasitantes, entre outros. À edição deste ano do festival a farmacêutica levou também algumas novidades, como um condroprotetor ou ainda um produto para as articulações em formato de snack. “Não lançamos nenhum produto para o mercado sem estar cientificamente provada a sua qualidade”, assegurou Joana Gomes, Product manager Companion Animals & Sales manager Petfood.

Uma areia inovadora, um snack líquido e um Parque Pedagógico

Já a Always Pet Care lançou no Pet Festival 2025 um produto inovador: uma areia para gatos plant based, super absorvente, que tem como matéria-prima, sub produtos da indústria da soja. “Tudo o que não é aproveitado para bebidas, é utilizado para este produto”, revelou Pedro Cardoso, co-fundador da marca, criada em 2010. A Plant Based Cat Litter é, para já, um nicho de mercado, mas Pedro Cardoso defende que os produtos plant based são “um caminho que temos que trilhar”. No Pet Festival, os objetivos passaram por apresentá-lo tanto aos visitantes particulares, quanto ao público profissional que visitou o certame.

O Pet Festival disponibilizou, pela primeira vez, um Parque Pedagógico, um espaço que promoveu a adoção responsável, com a participação de 25 entidades, entre associações e estruturas de câmaras municipais. Foi dinamizado pela Animalife – Associação de Sensibilização e Apoio Social e Ambiental, parceira institucional da Fil há 12 anos. “Este espeço é importante, porque o número de animais abandonados tem vindo a aumentar. Em 2024 foram mais de 45 mil animais recolhidos, por isso é muito importante o trabalho que as associações fazem”, sublinhou Rodrigo Livreiro, presidente da Animalife, associação de âmbito nacional que criou e gere o Banco Solidário Animal, o Banco Vet, que recolhe produtos veterinários para animais em dificuldade, e o Vet na Rua, lançado em 2020 e focado no apoio a animais de companhia de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade económica.

A Purina, marca do Grupo Nestlé para o universo Pet tem marcado presença no festival desde a primeira hora, por permitir um contato próximo com o consumidor final. “Trazemos equipas comerciais a pensar no público profissional que vem mais no primeiro dia e nos dois dias seguintes (sábado e domingo) continuamos a apostar nas famílias”, explicou Ana Silva, Marketing Manager Purina. A marca tem tido uma “performance positiva ano após ano e cresceu muito em volume durante a pandemia”, revelou ainda a responsável, acrescentando que tem havido uma grande procura por alimentos de alta nutrição e também de toda a área mix feeding. Nesse sentido, tem trabalhado no reforço da inovação e tem criado tendências, de que é exemplo o lançamento este ano de um novo produto da gama Gourmet, “um produto exclusivo à base de gelatina” que estava a ser comunicado no Pet Festival, revelou a responsável.

De acordo com a organização, o Pet Festival – Festival da Família e dos Animais de Companhia “concluiu a sua 13ª edição com grande sucesso”, tendo em conta o resultado do inquérito de satisfação dos visitantes cuja conclusão refere que “99% afirmou estar satisfeito ou muito satisfeito com a visita, 97% recomendaria a visita a amigos ou familiares e 93% pretende repetir a visita em 2026”.

Citado no comunicado de conclusão, Bruno Ferreira, gestor do Pet Festival, afirmou que “o evento reafirmou-se como ponto de encontro indispensável para os apaixonados por animais e como uma plataforma estratégica para empresas do setor”. A 14ª edição terá lugar de 30 janeiro a 1 de fevereiro de 2026, na FIL.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Foto: Concurso Nacional de Azeites de Portugal
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Concurso Nacional de Azeites de Portugal já abriu inscrições

A 19ª edição do Concurso Nacional de Azeites de Portugal vai premiar os melhores azeites nacionais. As inscrições estão abertas até 08 de abril.

Coorganizado pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) e pelo Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), o Concurso Nacional de Azeites de Portugal tem como missão promover o sector oleícola português e valorizar os azeites e os produtores nacionais, reconhecendo e impulsionando o reconhecimento público do que de melhor se faz na olivicultura portuguesa.

Com inscrições abertas até ao dia 08 de abril, o concurso tem como propósito distinguir lotes homogéneos de Azeite Virgem Extra, Azeites com Denominação de Origem Protegida e Azeites produzidos em Agricultura Biológica. Adicionalmente, e também neste âmbito são atribuídos os prémios ‘Melhor do Mercado’, aos Azeites comprados diretamente nos lineares do mercado nacional pela organização do Concurso; ‘Azeite Virgem Extra Prestígio’, ao lote que obtiver a maior pontuação final absoluta; e ‘Prémio Feira Nacional de Agricultura’ ao lote com volume igual ou superior a 20.000 litros que obtenha a maior pontuação final absoluta.

“O painel de provadores oficial do CNAP é composto pelos melhores oleólogos portugueses e por provadores estrangeiros de referência. Durante dois dias de provas cegas, este grupo de reputados especialistas na análise sensorial de azeites prova, avalia e pontua os azeites portugueses apresentados a concurso”, informa a organização.

Os vencedores serão conhecidos durante a Feira Nacional de Agricultura, em Santarém. O regulamento e mais informação estão disponíveis em: https://www.concursonacionaldeazeite.pt/

Sobre o autorHipersuper

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Retalho

Jerónimo Martins entra na Eslováquia com abertura da primeira loja Biedronka

A entrada da insígnia de retalho alimentar no mercado eslovaco marca um momento histórico, tornando-se o primeiro novo operador a estabelecer-se no setor nos últimos 20 anos.

O Grupo Jerónimo Martins deu esta quarta-feira o primeiro passo na sua expansão para a Eslováquia, com a inauguração do seu centro de distribuição e da primeira loja Biedronka no país.

A primeira loja Biedronka está localizada em Miloslavov, nos arredores de Bratislava, e será a primeira de várias aberturas já previstas. A marca planeia expandir-se gradualmente para outras regiões do país, com novas lojas a serem inauguradas em Zvolen, Považská Bystrica, Nové Zámky e Senica.

Da esquerda para a direita: Maciej Łukowski, CEO da Biedronka Eslováquia, Kristína Vavríková, Secretária de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural da República Eslovaca, Pedro Soares dos Santos, Presidente do Conselho de Administração e Administrador-Delegado do Grupo Jerónimo Martins e Luís Araújo, CEO da Biedronka.

Com esta operação, a Eslováquia torna-se a quarta geografia do Grupo Jerónimo Martins, juntando-se a Portugal, Polónia e Colômbia. O investimento reforça a aposta na internacionalização e expande a presença da Biedronka, já consolidada na Polónia, para um novo mercado.

A operação do grupo na Eslováquia já emprega cerca de 300 pessoas, distribuídas entre as lojas, o centro de distribuição em Voderady e a sede, localizada em Bratislava. Esta estrutura será essencial para suportar a expansão da insígnia e consolidar a presença da Biedronka no país.

“Hoje é um dia feliz para o Grupo Jerónimo Martins porque estamos a chegar a um país novo para nós, com a nossa marca Biedronka, no ano do seu 30.º aniversário. Acreditamos que podemos fazer uma diferença positiva na Eslováquia e estaremos empenhados em trabalhar em estreita colaboração com os fornecedores eslovacos para construir a melhor oferta possível, aos preços mais baixos, para os consumidores e famílias eslovacas”, afirmou Pedro Soares dos Santos, presidente do Conselho de Administração e Administrador-Delegado do Grupo Jerónimo Martins.

A primeira loja da Biedronka na Eslováquia conta com um sortido de 3.400 produtos, com destaque para frutas e legumes frescos, sempre que possível de fornecedores locais, e pão, preparado em várias fornadas ao longo do dia.

Com uma área de venda de 876 metros quadrados, a loja inaugural destaca-se pelo design moderno e está equipada com iluminação LED, seis caixas self-checkout e três caixas tradicionais, etiquetas de preços eletrónicas, verificadores de preços e máquina do sistema de depósito e retorno de embalagens.

“A nossa prioridade é oferecer aos clientes eslovacos alimentos frescos e de alta qualidade aos preços mais baixos. Desde o início deste projeto que também nos concentrámos na parceria com fornecedores eslovacos, com os quais desenvolvemos várias marcas próprias, em que se destacam a frescura, a qualidade e a sustentabilidade”, afirmou Maciej Łukowski, CEO da Biedronka Eslováquia, sobre a entrada da empresa no mercado.

Com mais de 230 anos de experiência na distribuição alimentar, o Grupo Jerónimo Martins opera mais de 5.700 lojas em Portugal, Polónia e Colômbia.

Na Polónia o Grupo detém a Biedronka, a maior cadeia de supermercados do país, que celebra o seu 30.º aniversário em 2025. É líder de mercado, com 3.720 lojas e mais de 81.000 colaboradores, o que faz desta companhia o maior empregador da Polónia e a segunda maior empresa do país em termos de receitas. Na Polónia, o Grupo detém ainda a rede de lojas de beleza Hebe, que está também na Chéquia e na Eslováquia.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Retalho

Linha de Apoio ao Cliente da IKEA recebeu mais de 400 chamadas de potenciais casos de violência doméstica em 2024

“Transformar a nossa Linha de Apoio ao Cliente numa linha de informação e apoio a vítimas de violência doméstica e contribuir para o fundo de autonomização são passos concretos para apoiar quem mais precisa. Queremos continuar a fazer a diferença, ajudando mulheres a reconstruir as suas vidas com dignidade, segurança e esperança no futuro.” afirma Cláudia Domingues, diretora de comunicação da IKEA Portugal.

No âmbito do Dia Internacional da Mulher, a IKEA reafirma o seu compromisso no combate à violência doméstica, juntando-se, pelo quarto ano consecutivo, à Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG). A parceria visa reforçar o apoio às vítimas, maioritariamente mulheres, através de iniciativas concretas que facilitam o acesso a ajuda especializada.

Uma das principais ações desta colaboração é a transformação da Linha de Apoio ao Cliente da IKEA num canal de informação e apoio às vítimas de violência doméstica. Esta iniciativa permite o reencaminhamento imediato para o Serviço de Informação a Vítimas de Violência Doméstica, onde profissionais qualificados prestam apoio de forma anónima e confidencial. A chamada, registada como sendo para a IKEA, garante discrição e segurança às vítimas.

Os números revelam a urgência e importância desta medida: só em 2024, foram recebidas mais de 400 chamadas, refletindo a necessidade crescente de suporte especializado.

Além desta linha de apoio, a IKEA reforçou, no arranque do seu ano fiscal (setembro de 2024), o fundo de apoio à autonomização das vítimas, contribuindo com 15.000 euros. Com este novo montante, o apoio total prestado pela marca ao longo dos quatro anos de parceria soma 52.000 euros. Este fundo, gerido pela CIG, destina-se a ajudar mulheres que estão a sair de contextos de violência doméstica e encontram-se temporariamente acolhidas em Casas de Abrigo da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica.

 “Na IKEA, acreditamos que todos merecem uma casa onde se sintam seguros. É por isso que continuamos a reforçar o nosso compromisso no combate à violência doméstica. Transformar a nossa Linha de Apoio ao Cliente numa linha de informação e apoio a vítimas de violência doméstica e contribuir para o fundo de autonomização são passos concretos para apoiar quem mais precisa. Queremos continuar a fazer a diferença, ajudando mulheres a reconstruir as suas vidas com dignidade, segurança e esperança no futuro.” afirma Cláudia Domingues, diretora de comunicação da IKEA Portugal.

“Este fundo é uma grande ajuda ao apoio contínuo que a CIG providencia às mulheres que tomaram a decisão de começar uma nova vida, longe de um ambiente abusivo. O estado atual do mercado de habitação tem tido um impacto enorme na capacidade de autonomização destas mulheres que são obrigadas a recomeçar. Além disso, a utilização da linha de apoio ao cliente como linha de informação, presta um serviço discreto muito importante para quem precisa de pedir ajuda, pelo que consideramos esta parceria com a IKEA um apoio fundamental às vítimas de violência doméstica”, acrescenta Sandra Ribeiro, presidente da CIG.

Estas iniciativas inserem-se no âmbito do Pacto contra a Violência, firmado entre a IKEA e a CIG em 2021, reforçando a missão conjunta de apoiar quem mais precisa e promover um futuro mais seguro para todas as mulheres.

 As vítimas ou testemunhas de violência podem pedir ajuda através da Linha de Apoio ao Cliente da IKEA +351 21 989 99 45, selecionando a opção 8.

A outra alternativa para pedir ajuda ou denunciar casos é a Linha Nacional de Apoio a Vítimas de violência doméstica (800 202 148 ou SMS para 3060).

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Retalho

Braga Retail reforça a sua oferta comercial com uma expansão de 1378 m²

No âmbito da sua mais recente expansão, o Braga Retail acrescenta 1378 m² de Área Bruta Locável (ABL) ao centro comercial, com uma nova frente de lojas e quatro novas aberturas previstas para os meses de março e abril. 

A Tiendanimal, especialista em produtos para animais de estimação, é apresentada como uma das grandes novidades. A marca, reconhecida pela sua qualidade e variedade, disponibiliza uma ampla gama de artigos dedicados ao bem-estar dos animais, desde alimentos até acessórios e cuidados especiais.
Outra adição de destaque é a Fifty. A reconhecida marca de outlet chega ao Braga Retail com uma seleção exclusiva de roupas, calçado e acessórios de marcas como Cortefiel, Pedro Del Hierro, Springfield, Milano e Women’s Secret.
A Motocard traz ao centro comercial a sua vasta experiência no universo do motociclismo, oferecendo uma gama completa de equipamentos e acessórios.
Por fim, o Braga Retail contará com a presença da Opticenter, uma óptica de referência que disponibiliza uma extensa seleção de óculos de sol e lentes graduadas, representando marcas prestigiadas e oferecendo um serviço personalizado que responde às diversas exigências dos seus clientes.
A inauguração destas quatro lojas representa mais um passo na contínua estratégia de diversificação e reforço da oferta do Braga Retail.
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Retalho

Mar Shopping oferece serviço de interpretação para Língua Gestual Portuguesa

O serviço de vídeo interpretação está disponível nos Meeting Places Mar Shopping Algarve e Mar Shopping Matosinhos.

Com o objetivo de garantir um atendimento de excelência à comunidade surda, o Mar Shopping Algarve e o Mar Shopping Matosinhos passam a disponibilizar o SERViiN, um serviço pioneiro de vídeo interpretação para Língua Gestual Portuguesa.

Disponível nos balcões de informações de ambos os meeting places, “esta solução permite apoiar a comunicação com a comunidade surda ou com deficiência auditiva em tempo real, melhorando a experiência dos visitantes”, informa a Ingka Centres Portugal.

O serviço, apoiado por uma equipa de intérpretes com mais de 15 anos de experiência, acompanha as políticas de acessibilidade em curso. O processo é simples: através de um ecrã (tablet e/ou computador) que estará posicionado no balcão de informações, o(a) colaborador(a) estabelece uma videochamada entre o utilizador e o intérprete de Língua Gestual Portuguesa, garantindo que o diálogo flua até a conclusão do atendimento.

Além do SERViiN, ambos os meeting places oferecem uma variedade de serviços. No MAR Shopping Algarve destacam-se serviços como a cadeira de rodas elétrica Stretto, carrinhos de bebé, abafadores de ruído para adultos e crianças, entre outros. No MAR Shopping Matosinhos, por sua vez, foram recentemente introduzidos novos serviços, como pulseiras identificativas, pet trolleys, abafadores de ruído e a cadeira de rodas elétrica Stretto, entre outros.

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Retalho

Fnac e Entrajuda promovem recolha nacional de livros usados

Em 2023, a Fnac, em conjunto com a Entrajuda, recolheu mais de 390 mil livros doados para instituições sociais. A iniciativa regressa agora às lojas.

A campanha solidária, que arrancou no dia do 27º aniversário da Fnac, termina no Dia Mundial do Livro, 23 de abril, epretende recolher livros usados para apoiar instituições e promover a leitura e economia circular. Todas as lojas Fnac (exceto as localizadas em aeroportos) terão pontos de recolha para receber todo o tipo de livros usados e dar continuidade a esta missão solidária.

Em 2023, a Fnac, em conjunto com a Entrajuda, conseguiu recolher mais de 390 mil livros doados para instituições sociais, a iniciativa regressa às lojas em 2025. Sob o mote ‘Quando se doa um livro, até eles agradecem’, “as duas entidades voltam a unir forças para dar uma nova vida aos livros, permitindo que continuem a encantar novos leitores”, assinalam num comunicado, onde recordam que os livros têm princípio e meio, mas não precisam de ter fim.

O objetivo da iniciativa é fazê-los chegar às bibliotecas de cinco mil instituições de solidariedade e promover o acesso à leitura. Os exemplares recolhidos serão entregues à Entrajuda, que fará uma triagem criteriosa no âmbito do Banco de Bens Doados. Os livros em boas condições seguem para bibliotecas e instituições de solidariedade. Os que não estiverem em condições de ser doados entram na campanha ‘Papel por Alimentos’ do Banco Alimentar, na qual o papel é convertido em bens alimentares para apoiar quem mais precisa.

“Numa altura em que celebramos a Fnac e os livros, esta campanha ganha um significado especial para nós. Em 2023 assistimos à generosidade dos portugueses, que aderiram em massa a esta causa, tornando-a na maior ação de recolha de livros usados de sempre em Portugal”, explica Inês Condeço, diretora de marketing e comunicação da Fnac Portugal.

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ESG

Área de Recrutamento em ESG da Michael Page tem nova liderança

A Michael Page nomeou Inês Paes de Vasconcelos e Filipe Forte como responsáveis conjuntos pela área de recrutamento em ESG.

Esta decisão estratégica visa responder às crescentes exigências de sustentabilidade e responsabilidade corporativa no mercado, “proporcionando soluções e talento qualificado para liderar este setor, cada vez mais relevante para as organizações”, destaca a Michael Page. A área de recrutamento em ESG (Environmental, Social, and Governance) foi assumida por Inês Paes de Vasconcelos e Filipe Forte como responsáveis conjuntos pela área de recrutamento em ESG.

Inês Paes de Vasconcelos, Senior Manager na Michael Page, assume a liderança nos temas Social e Governance. Com uma carreira de 20 anos, os últimos oito dedicados ao setor dos seguros, e comprovada experiência na gestão de uma carteira de clientes diversificada, “tem contribuído para a promoção de práticas inclusivas e transformação digital do mercado”, destaca a Michael Page.

Filipe Forte, Senior Manager na Michael Page, será responsável pelos temas ambientais.

Filipe Forte, atualmente Senior Manager na Michael Page, será responsável pelos temas ambientais. Com experiência nas áreas de Logistics, Procurement & Supply Chain, “tem desempenhado um papel crucial na identificação de talentos que respondem aos desafios da sustentabilidade, da automação e da transformação digital nas cadeias de abastecimento”, indica a empresa.

A nova estrutura organizacional permitirá à Michael Page oferecer um serviço mais especializado e alinhado com as necessidades atuais das empresas que procuram integrar práticas ESG nas suas operações. “Esta área reflete as tendências atuais e futuras no mundo dos negócios e a nossa missão é oferecer soluções inovadoras e disponibilizar o melhor talento às organizações com quem trabalhamos, para enfrentarem os desafios e saber aproveitar as oportunidades para liderar as suas organizações com sucesso”, sublinha Álvaro Fernández, diretor-geral da Michael Page.

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Retalho

Lidl reforça recrutamento com mais de 30 vagas para Chefes de Secção em todo o país

O Lidl Portugal anunciou a abertura de mais de 30 vagas para Chefes de Secção, reforçando assim a sua aposta no recrutamento de chefias intermédias para as suas lojas de norte a sul do país.

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Estes profissionais desempenham um papel essencial no apoio à gestão das lojas, colaborando diretamente com os gestores de loja e contribuindo para a eficiência das operações diárias e o desenvolvimento das equipas, sublinha a insígnia.

A empresa procura candidatos dinâmicos, com boas capacidades de comunicação, foco no cliente e orientação para resultados, valorizando a experiência em gestão de equipas e no setor do retalho. O 12.º ano de escolaridade concluído é um dos requisitos para a candidatura.

O Lidl oferece um conjunto de benefícios competitivos, incluindo um salário inicial de 1.275€/mês para uma carga horária de 40 horas semanais, com progressão para 1.575€/mês ao fim de três anos. Os colaboradores recebem ainda um subsídio de refeição de 9,60€/dia, o que representa um total superior a 200€/mês. O contrato é sem termo, garantindo estabilidade profissional, e há a possibilidade de usufruir de três dias adicionais de férias por ano, caso não haja faltas injustificadas, informa em comunicado.

Adicionalmente, o Lidl concede um dia de aniversário livre e remunerado, um seguro de saúde de referência, extensível ao agregado familiar, e um kit bebé para futuros pais e mães, acrescenta. Os colaboradores têm acesso ao programa “Cuidamos de ti”, que disponibiliza apoio jurídico, financeiro e psicológico, e a mais de 200 parcerias com descontos em áreas como saúde, lazer, desporto e hotelaria. Por fim, a empresa aposta na progressão na carreira e na formação contínua, promovendo o crescimento profissional dentro da organização.

Para reforçar esta iniciativa, o Lidl lançou uma campanha digital com o mote “Atrás de um grande Chefe de Loja, há sempre um grande Chefe de Secção”, destacando a importância destes profissionais na gestão das equipas e no sucesso das lojas.

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