Distribuição

Autoridade da Concorrência condena seis cadeias de distribuição e dois fornecedores de bebidas a pagar coima de 304 milhões de euros

A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou esta segunda-feira ter condenado as cadeias de distribuição Modelo Continente, Pingo Doce, Auchan,  Intermarché, Lidl e Cooplecnorte (responsável pelo E.Leclerc), assim como a Sociedade […]

Filipe Pacheco
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Autoridade da Concorrência condena seis cadeias de distribuição e dois fornecedores de bebidas a pagar coima de 304 milhões de euros

A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou esta segunda-feira ter condenado as cadeias de distribuição Modelo Continente, Pingo Doce, Auchan,  Intermarché, Lidl e Cooplecnorte (responsável pelo E.Leclerc), assim como a Sociedade […]

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retalhoA Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou esta segunda-feira ter condenado as cadeias de distribuição Modelo Continente, Pingo Doce, Auchan,  Intermarché, Lidl e Cooplecnorte (responsável pelo E.Leclerc), assim como a Sociedade Central de Cervejas (SCC) e a Primedrinks, a pagar uma coima de 304 milhões de euros.

Em causa está, em primeiro lugar, a prática de combinação de preços entre Modelo Continente, Pingo Doce, Auchan e Intermarché e o fornecedor SCC, tendo sido também condenados um administrador desta última empresa e um diretor de unidade de negócio da Modelo Continente.

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A segunda condenação da AdC diz respeito à mesma prática por parte do Modelo Continente, Pingo Doce, Auchan, Intermarché, Lidl e a Cooplecnorte, por combinação de preços com a fornecedora de bebidas alcoólicas Primedrinks.

No primeiro caso analisado pela AdC, que envolveu a SCC, o regulador determinou que as práticas duraram entre 2008 e 2017, existindo concertação de preços, entre o distribuidor e as cadeias de distribuição, em produtos como Sagres, Heineken,  Bandida do Pomar e  Água do Luso, sendo objetivo fazer os preços subir progressivamente no mercado retalhista.

No caso da PrimeDrinks, que comercializa Esporão, Aveleda, The Famous Grouse, Grant´s, Hendrick’s Stolichnaya, o objetivo era o mesmo, tendo as práticas durado entre 2007 e 2017.

“Através do recurso a um fornecedor comum as empresas participantes asseguravam o alinhamento dos seus preços de venda ao público, assim restringindo a concorrência pelo preço entre supermercados e privando os consumidores de preços diferenciados”, refere a AdC em comunicado, acrescentando tratar-se da prática hub-and-spoke, considerando-a muito grave e tendo lesado os consumidores, ao privá-los da escolha pelo melhor preço.

Estas são as duas primeiras condenações na área da grande distribuição relacionadas com a concertação de preços. O regulador acusou, entretanto, por diversas vezes, várias cadeias de distribuição pela mesma prática com outros fornecedores.

As coimas não podem ultrapassar os 10% do volume de negócios da empresa no ano anterior à decisão sancionatória, tendo recaído sobre o Continente a coima com o valor mais elevado: (121,93 milhões de euros); Pingo Doce (91,090 milhões de euros); Auchan (22,250 milhões de euros); Intermarché (19,390  milhões de euros); Sociedade Central de Cervejas (29,500 milhões de euros): Lidl (10, 550 milhões de euros); PrimeDrinks (7,010 milhões de euros); Cooplecnorte E.Leclerc (2,060 milhões de euros); administrador da SCC (16 mil euros); diretor do Modelo Continente (2 000 euros). Ao Modelo Continente, Pingo Doce, Auchan e Intermarché foram aplicadas coimas por cúmulo jurídico.

As decisões da AdC são passíveis de recurso no Tribunal de Concorrência, Regulação e Supervisão.

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Lidl abre em Portugal o seu primeiro Centro de Inovação e Cooperação a nível mundial 

O Lidl, presente em 32 países, escolheu Portugal para lançar o Lidlab, o seu primeiro Centro de Inovação e Cooperação a nível mundial. Este novo conceito convida os clientes a participar diretamente no desenvolvimento de produtos de marca própria, através de focus groups, provas cegas, testes de receitas e estudos de mercado.

O Lidl acaba de inaugurar o seu primeiro Centro de Inovação e Cooperação – o Lidlab –, marcando uma nova etapa na estratégia da insígnia no que toca ao desenvolvimento de produtos de marca própria. Esta estreia mundial do formato decorre em território nacional e conta com dois espaços físicos, localizados junto às lojas de Linda-a-Velha (Oeiras) e Agramonte (Porto).

O Lidlab é um espaço de cocriação com o consumidor, onde os clientes do Lidl são convidados a participar ativamente em diversas iniciativas, como focus groups, provas cegas sensoriais, testes de receitas e estudos de mercado. O objetivo é claro: reforçar o posicionamento das marcas próprias da insígnia, dando voz ao consumidor no processo de desenvolvimento e otimização da oferta.

Para participar, os clientes das zonas abrangidas podem aceder ao banner do Lidlab na aplicação Lidl Plus, onde encontrarão mais informações e o formulário de registo. Após a inscrição, são selecionados para atividades de acordo com os seus perfis de consumo e disponibilidade.

Bruno Pereira, administrador de Compras do Lidl Portugal, sublinha que “no ano em que comemoramos os 30 anos no mercado português, damos aos nossos clientes um papel ainda mais determinante no processo de definição dos produtos de marca própria. Desta forma, além de participarem no processo de decisão para eventuais melhorias nos seus produtos favoritos e no desenvolvimento de novos produtos, os clientes contribuem para que o Lidl continue a distinguir-se pela sua oferta variada de produtos, com a máxima qualidade ao melhor preço, e sobretudo diferentes daquilo que já existe no mercado.”.

Com cerca de 80% do sortido composto por marcas próprias, o Lidl reforça assim um dos pilares estruturais do seu modelo de negócio. Através do Lidlab, a cadeia aprofunda o seu compromisso com a inovação, proximidade ao cliente e valorização de produtos nacionais, ao mesmo tempo que introduz um modelo colaborativo que potencia decisões mais informadas e orientadas pelas reais necessidades de mercado.

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Alimentar

Oliveira da Serra lança garrafa sem rótulo

O conceito ‘Sem Rótulos, de Propósito’ traduz-se numa diminuição significativa na utilização de materiais, reduzindo o impacto ambiental do produto.

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Oliveira da Serra apresentou ao mercado a primeira garrafa de azeite em Portugal feita de plástico 100% reciclado e sem rótulo frontal.

Sob o mote ‘Sem Rótulos, de Propósito’, a marca “apresenta um movimento pioneiro na categoria dos azeites através do lançamento de uma nova garrafa mais sustentável, produzida a partir de plástico inteiramente reciclado, que reduz significativamente o uso de novos recursos, minimizando a pegada ambiental do produto”, destaca  num comunicado.

Ao abdicar do rótulo frontal, Oliveira da Serra diminui ainda mais o desperdício de materiais e adotou um design mais limpo e funcional, “que reflete o compromisso da marca com a sustentabilidade e a transparência”. O rótulo dorsal também foi repensado, de modo a ter 30% menos área e a contribuir para a redução do consumo de tinta e papel.

“Fazer o bom pela Terra é o principal compromisso de Oliveira da Serra. Acreditamos que a inovação deve estar ao serviço da sustentabilidade, e esta embalagem é um exemplo concreto deste princípio. Trabalhamos diariamente para impulsionar práticas responsáveis no setor e inspirar a categoria a inovar de forma consciente, sem comprometer a qualidade e acessibilidade do azeite”, define Joana Oom de Sousa, diretora de Sustentabilidade da Sovena.

Loara Costa, diretora de Marketing & Trade Marketing da Sovena, acrescenta que esta nova embalagem “é um símbolo do nosso empenho no desenvolvimento de produtos que respondam às necessidades dos consumidores, sem comprometer o planeta. É mais um passo para garantir que os nossos consumidores possam optar por soluções mais práticas e amigas do ambiente”.

Através do novo packaging, toda a informação essencial do produto é apresentada no verso da embalagem, garantindo conformidade com as normas regulamentares sem comprometer o conceito inovador. A nova embalagem já está disponível nos pontos de venda habituais. Com quase 65 anos de história, Oliveira da Serra pertence à Sovena, do Grupo Nutrinveste.

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Alimentar

Salutem e A Tarte lançam Tarte de Granola com base de tortitas

Numa colaboração que alia inovação, sustentabilidade e sofisticação, a Salutem e a marca A Tarte uniram esforços para criar a primeira Tarte de Granola do mercado, concebida a partir do reaproveitamento de ingredientes e desenhada para responder às tendências emergentes de consumo consciente.

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A base desta nova sobremesa resulta da transformação das tortitas de arroz da Salutem em farinha, criando uma estrutura crocante e diferenciadora. O recheio é composto pela Granola Superior AntiOx da marca, que combina flocos de aveia, frutos secos e sementes, conferindo um sabor único e uma textura rica, adequada a momentos especiais, como a celebração da Páscoa.

A edição limitada da Tarte de Granola reflete um posicionamento estratégico que valoriza a economia circular no setor alimentar. “Esta parceria com A Tarte reflete o compromisso da Salutem em dar uma segunda vida aos nossos alimentos e criar produtos de alta qualidade” menciona João Basto, general manager da Salutem. “A Tarte de Granola é um exemplo perfeito de como podemos transformar ingredientes subvalorizados numa sobremesa diferenciadora. Criar soluções a partir do que já temos é um caminho que queremos continuar a seguir” conclui.

Também para A Tarte, este projeto representa um marco na abordagem à confeção de sobremesas. “Acreditamos que a criatividade na cozinha também deve servir para dar resposta a desafios reais e tendências de consumo. Saber que podemos dar uma segunda vida aos alimentos e transformar algo num produto de elevada qualidade é inspirador, além de criarmos uma sobremesa única e diferenciadora, perfeita para fazer parte da mesa dos portugueses nesta Páscoa”, afirma Vasco Valença de Sousa, co-founder & Head of Innovation de A Tarte.

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ALVARINHO DEU-LA-DEU RESERVA
Bebidas

Quatro vinhos da Adega Cooperativa Regional de Monção entre os melhores do mundo

A Adega Cooperativa Regional de Monção viu quatro dos seus vinhos serem distinguidos pela Wine Enthusiast. “As pontuações atribuídas aos nossos vinhos simbolizam o trabalho contínuo de envolvimento dos produtores e de afirmação nacional e internacional do nosso produto.”, afirma Armando Fontainhas, presidente da Adega Cooperativa Regional de Monção.

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A publicação norte-americana reconheceu a excelência e qualidade da gama dos vinhos da Adega de Monção, colheitas 2022 e 2023, às quais atribuiu duas pontuações acima dos 90 pontos (excelente), num máximo de 100.

O Alvarinho Deu-la-Deu Reserva 2022 Alvarinho Monção foi galardoado com 92 pontos e o Alvarinho Deu-la-Deu Clássico 2023 com 91, recebendo, ainda, o selo “Best Buy”.
Por último, também os vinhos Alvarinho Adega de Monção 2023 e Adega de Monção Escolha 2023 alcançaram 88 pontos na avaliação internacional promovida por esta revista norte-americana, uma referência entre enófilos, críticos e curiosos do universo vínico.

“É com imenso orgulho e entusiasmo que recebemos uma avaliação tão positiva de uma revista com a exigência que caracteriza a Wine Enthusiast. As pontuações atribuídas aos nossos vinhos simbolizam o trabalho contínuo de envolvimento dos produtores e de afirmação nacional e internacional do nosso produto. Ao longo dos anos, temos vindo a realizar bem como o esforço e dedicação de toda uma equipa, empenhada em levar os vinhos da sub-região de Monção e Melgaço além-fronteiras”, afirma Armando Fontainhas, presidente da Adega Cooperativa Regional de Monção.

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Retalho

Campanha Um Sonho de Natal da Auchan e Make-A-Wish atinge marca histórica

“Este sucesso é um reflexo do empenho dos nossos colaboradores e da generosidade dos nossos clientes, que juntos, tornaram possível levar um pouco de magia e esperança a estas crianças e suas famílias”, afirma Ana Rita Cruz, diretora de  Sustentabilidade e Bem-Estar da Auchan.

A campanha de Natal da Auchan Retail Portugal e a Make-A-Wish Portugal angariou um valor recorde de 105 mil euros, permitindo a realização de 30 desejos de crianças e jovens gravemente doentes. Este é o maior donativo de sempre, desde o início da parceria entre as duas organizações, em 2020.

Sob o mote “Um Sonho de Natal”, a campanha solidária da Auchan trouxe uma nova edição do Jogo & Calendário de Natal da Make-A-Wish, convidando os portugueses a participarem em desafios divertidos e educativos nos 24 dias que antecederam o Natal. Cada Jogo & Calendário esteve associado a um donativo à Make-A-Wish, revertendo, na totalidade, para a realização de sonhos.

“Na Auchan, acreditamos na partilha e solidariedade. Ver o impacto direto da nossa parceria com a Make-A-Wish e transformar o valor angariado em 30 sonhos realizados, é incrivelmente gratificante. Este sucesso é um reflexo do empenho dos nossos colaboradores e da generosidade dos nossos clientes, que juntos, tornaram possível levar um pouco de magia e esperança a estas crianças e suas famílias”, afirma Ana Rita Cruz, diretora de  Sustentabilidade e Bem-Estar da Auchan.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Bebidas

Esporão reconhecido como uma das 50 marcas de vinho mais admiradas do mundo

Pelo quinto ano o Esporão foi reconhecido como uma das 50 marcas de vinho mais admiradas do mundo, integrando o “The World’s Most Admired Wine Brands”, distinção atribuída pela revista Drinks International.

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O Esporão foi novamente distinguido como uma das 50 marcas de vinho mais admiradas do mundo, segundo o ranking The World’s Most Admired Wine Brands 2025, atribuído pela revista britânica Drinks International.

Para o Esporão, esta distinção reforça o posicionamento o seu posicionamento como uma referência na produção de vinho, com um percurso consistente nas suas três origens: Herdade do Esporão (Alentejo), Quinta dos Murças (Douro) e Quinta do Ameal (Vinho Verde) onde procuramos fazer os melhores produtos que a natureza proporciona.

Nuno Cabral, chief marketing & sales officer do Esporão, afirma que “este é um reconhecimento ao trabalho das equipas do Esporão que reforça o nosso compromisso com a qualidade, a agricultura biológica e a construção de um caminho responsável e duradouro.”.

A seleção das marcas é feita anualmente com base na votação de um painel internacional composto por especialistas do setor: compradores, sommeliers, distribuidores, jornalistas, críticos e formadores de vinho, entre outros profissionais. Este painel é reunido pela Drinks International e representa uma diversidade alargada de geografias e perspetivas do mercado global de vinho.

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supermercado
Retalho

Saúde, personalização e valor marcam cesto de compras do consumidor europeu

O relatório da McKinsey & Company e pelo EuroCommerce destaca quatro grandes tendências para 2025: a diferenciação das marcas próprias, a crescente procura por alimentos saudáveis, a personalização da experiência de compra e a consolidação das bases para o crescimento futuro.

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De acordo com o relatório The State of Grocery Retail 2025: Europe, elaborado pela McKinsey & Company em parceria com a EuroCommerce, as vendas do retalho alimentar na Europa cresceram 2,4% em termos reais em 2024, ultrapassando, embora que marginalmente, a taxa de inflação dos preços dos alimentos (2,3%) e interrompendo um ciclo de três anos de quebras ajustadas à inflação.

Apesar deste crescimento, o contexto económico continua a impor desafios significativos. A pressão sobre os custos, a instabilidade geopolítica e a prudência dos consumidores moldaram um ano de decisões contidas e ajustamentos estratégicos por parte dos operadores. O fenómeno do downtrading abrandou, com cerca de 25% dos consumidores a optarem por alternativas mais caras e uma proporção semelhante a manter escolhas mais económicas, refletindo uma estabilização do comportamento de consumo.

O relatório, que se apoia em entrevistas a quatro CEOs do setor, um inquérito a mais de 30 líderes empresariais e respostas de 14.000 consumidores em 13 países europeus, destaca quatro grandes tendências para 2025: a diferenciação das marcas próprias, a crescente procura por alimentos saudáveis, a personalização da experiência de compra e a consolidação das bases para o crescimento futuro.

Portugal segue tendência de recuperação

O mercado português acompanhou a tendência europeia, com um crescimento real de 1,1% em 2024 – o primeiro em três anos – embora ainda 2,1% abaixo dos níveis pré-pandemia (2019). Em termos nominais, o retalho alimentar nacional cresceu 3,5%, impulsionado pela inflação (+2,4%) e pela subida no valor dos cabazes de compras (+2,3%), apesar de uma quebra de 1,2% no volume de vendas.

Os supermercados lideraram em desempenho, com um crescimento de 5,2% em valor e um ganho de quota de mercado para 67,6%. Já os discounters registaram um crescimento mais modesto (2,3%), perdendo ligeiramente quota (17,7%). As marcas próprias continuaram a reforçar a sua presença, com um aumento de 1,5 pontos percentuais, enquanto o canal foodservice manteve a trajetória positiva, crescendo 5,3% face a 2023 e situando-se 26,7% acima dos níveis de 2019.

Marcas próprias e saúde em destaque

A nível europeu, as marcas próprias mantêm a sua trajetória ascendente. Em 2024, aumentaram a sua quota de mercado e, segundo o estudo, 84% dos consumidores afirmam que continuarão a adquiri-las mesmo com um eventual aumento do poder de compra. A aposta dos retalhistas passa agora por posicionar estas marcas como propostas de valor diferenciadas, e não apenas como alternativas mais acessíveis.

O relatório, que representa a quinta edição de uma série dedicada a analisar em profundidade o estado atual e futuro do retalho alimentar na Europa, conclui ainda que a procura por produtos saudáveis e funcionais continua a crescer, impulsionada sobretudo pela Geração Z. Este grupo revela a maior intenção de priorizar uma alimentação saudável (45%), tornando-se o segmento de consumidores com crescimento mais acelerado.

A personalização surge como novo imperativo competitivo. Mais de metade dos consumidores referem que a experiência personalizada influencia a decisão de recompra, com potencial de aumento de receita e fidelização entre 4% e 6%. Neste contexto, os retalhistas recorrem cada vez mais à inteligência artificial para criar interações mais relevantes e eficientes.

Crescimento médio cinco vezes superior em receita por metro quadrado

A edição de 2025 do relatório assinala o quinto aniversário da publicação com uma análise aos growth champions: os retalhistas com melhor desempenho na Europa nos últimos cinco anos. Estes operadores registaram um crescimento médio cinco vezes superior em receita por metro quadrado. Entre os fatores que mais contribuem para esse desempenho destacam-se a aposta em marcas próprias (2,8 vezes mais provável de sucesso), a qualidade da experiência em loja (2,4), a excelência dos produtos (1,6) e a competitividade dos preços (1,5).

Daniel Läubli, diretor global de Retalho do Setor Alimentar da McKinsey, refere: O volume está a crescer novamente e alguns consumidores estão dispostos a fazer um upgrade nas suas escolhas. Entretanto, a pressão sobre os custos mantém-se elevada e muitos compradores continuam cautelosos devido à persistência das dificuldades económicas. Identificamos quatro prioridades estratégicas para os retalhistas alimentares em 2025: reforçar os focos de crescimento, aumentar a eficiência, envolver o consumidor do futuro e tirar partido da inteligência artificial como motor de criação de valor.”.

Christel Delberghe, diretora-geral da EuroCommerce, afirma: “Num ambiente incerto, marcado por pressões geopolíticas, inflação e aumento dos custos energéticos, a eficiência de custos é fundamental. Ser capaz de tirar partido do Mercado Único para ganhar escala e abraçar novas oportunidades, da crescente procura por produtos saudáveis até às experiências mais personalizadas por parte das novas gerações de consumidores, são algumas das principais alavancas para enfrentar estes desafios e prosperar.”.

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Alimentar

Montiqueijo assinala a Páscoa com edição especial

A Montiqueijo, produtora nacional de queijos 100% portugueses, celebra a quadra pascal com uma edição especial dos seus queijos curados de vaca, apresentando um packaging exclusivo e temático.

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A iniciativa visa reforçar a ligação da marca aos momentos de partilha em família e à tradição gastronómica desta época festiva.

A gama inclui três variedades distintas, pensadas para integrar tábuas de queijos ou complementar receitas típicas da Páscoa: Queijo Curado de Vaca Simples, Queijo Curado de Vaca Apimentado e Queijo Curado com Ervas e Especiarias, enriquecido com uma seleção aromática que o torna perfeito para acompanhar pão, frutos secos e vinho.

A edição especial de Páscoa está disponível em super e hipermercados, bem como em lojas de comércio local e tradicional. Os consumidores podem ainda adquirir os produtos diretamente à Montiqueijo, através do website, email ou contacto telefónico.

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Retalho

Restaurante do Pingo Doce no Alegro Sintra é o primeiro com pagamento assistido por IA

O Pingo Doce acaba de abrir, no centro comercial Alegro Sintra, o primeiro restaurante em Portugal com pagamento assistido por Inteligência Artificial (IA).

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A nova unidade da insígnia Comida Fresca integra um sistema de self-checkout inovador, capaz de identificar automaticamente os pratos selecionados pelos clientes, sem necessidade de leitura manual ou interação com operadores.

O Pingo Doce sublinha em comunicado que com mais de 230 localizações, a cadeia Comida Fresca reforça a sua posição como a maior rede de restauração do país, apostando numa experiência de consumo mais rápida, conveniente e tecnologicamente avançada. No novo espaço, foram instaladas cinco caixas de pagamento equipadas com tecnologia de IA desenvolvida pela Retail Robotics Solutions, start-up especializada em soluções automatizadas para o retalho.

Através de reconhecimento de imagem, o sistema identifica os pratos com base na forma, cor e textura, replicando o processo de observação humana, garante a retalhista. A tecnologia é evolutiva, melhorando a precisão com cada nova utilização, o que garante maior fiabilidade no processo de registo e pagamento, refere.

“O atendimento personalizado nos restaurantes Comida Fresca continua a ser essencial e diferenciador, mas acreditamos que a tecnologia pode desempenhar um papel relevante. Iniciámos este projeto há cerca de um ano com o foco principal em melhorar a experiência dos clientes durante o processo de pagamento nos nossos restaurantes. O uso de IA torna possível a implementação de soluções inovadoras que permitem melhorar a experiência dos nossos clientes em loja, o que neste caso se traduz numa redução do tempo despendido no registo e pagamento e consequente diminuição dos tempos de espera.”, sublinha José Esteves, diretor de IT do Pingo Doce, em comunicado.

“A IA tornou-se uma das tendências globais mais influentes. Estamos dedicados a fornecer ao Pingo Doce as soluções mais avançadas e inovadoras, que estão destinadas a desempenhar um papel fundamental num contexto em rápida evolução.”, acrescenta, Dimitri Rodin, CEO da Retail Robotics Solutions.


O sistema de IA está disponível na área de Balcão, onde a ementa é renovada diariamente e pode ser consultada em comidafresca.pingodoce.pt. A oferta inclui pratos tradicionais, opções vegetarianas e sugestões internacionais, como o frango teriyaki, caril de grão com legumes ou cremoso de bacalhau com bacon e espinafres.

O espaço inclui ainda uma zona com Kiosks Digitais para pedidos de pizzas, massas, saladas e hambúrgueres. Os pedidos são acompanhados por um número que pode ser seguido nos ecrãs do restaurante, com levantamento posterior no pick-up point. Os pagamentos são efetuados exclusivamente por cartão bancário ou MB Way.

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Logística

UPS inaugura novo hub em Leiria e reforça apoio às PME portuguesas

A UPS inaugurou um novo hub operacional em Leiria, reforçando as suas capacidades logísticas em Portugal num momento em que a procura internacional por produtos Made in Portugal continua a crescer.

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A nova infraestrutura representa um investimento estratégico focado no apoio às pequenas e médias empresas nacionais que pretendem expandir o seu alcance global.

Com uma área total de 11 000 m², o novo hub é capaz de processar até 3 000 encomendas por hora, o que representa cerca de 16% do volume total de envios da UPS em Portugal. A sua localização central permite servir remetentes de todo o país, de norte a sul, bem como clientes em toda a Península Ibérica.

A nova unidade surge após a abertura recente de um centro de brokerage no Porto, e confirma a confiança da empresa nas perspetivas de crescimento do mercado português e europeu. Estes investimentos visam acompanhar a dinâmica do comércio transfronteiriço, com as exportações e importações portuguesas a registarem aumentos de 11,7% e 8,4%, respetivamente, em janeiro de 2025, segundo dados do INE.

“Portugal é a terra de uma grande variedade de empresas que produzem bens e produtos de alta qualidade que têm um potencial significativo à escala global. Com este novo hub, temos como objetivo permitir que as empresas portuguesas aproveitem estas oportunidades e se aproximem dos seus clientes em todo o mundo. Esta infraestrutura aumentará a nossa capacidade de apoiar o crescimento e o alcance internacional de pequenas e médias empresas em todo o país.”, sublinha Paco Conejo, diretor-geral da UPS para o Sul da Europa, em comunicado.

Sandro Pinto, brokerage manager da UPS Portugal, acrescenta: “a localização estratégica do novo hub em Leiria reforça a nossa cobertura em todo o território nacional, particularmente nas regiões centrais, onde muitas empresas têm as suas fábricas e unidades de produção. Este hub vai melhorar a nossa capacidade em Lisboa e no Porto, permitindo-nos fornecer soluções logísticas mais rápidas e eficientes da recolha à entrega. Os nossos robustos serviços de brokerage — juntamente com este novo investimento — refletem a confiança da UPS nas empresas portuguesas e o nosso compromisso em apoiá-las com envios internacionais sem problemas e fiáveis, à medida que se expandem para os mercados globais.”.

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