Crescimento do e-commerce em Portugal pode chegar a 60% em 2020
O e-commerce dirigido ao consumidor final atingiu cerca de 5,9 mil milhões de euros em 2019, em Portugal, um crescimento de 20% face ao ano anterior, sendo a expetativa dos […]
Filipe Pacheco
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
O e-commerce dirigido ao consumidor final atingiu cerca de 5,9 mil milhões de euros em 2019, em Portugal, um crescimento de 20% face ao ano anterior, sendo a expetativa dos retalhistas para 2020 que o comércio eletrónico cresça entre 40% e 60%, em resultado da situação de pandemia e das alterações dos hábitos dos consumidores, segundo o CTT e-Commerce Report 2020, divulgado esta quarta-feira.
“Os dados revelados pelo CTT e-Commerce Report 2019 mostram a robustez da oferta dos CTT no comércio eletrónico, com o portefólio mais completo do mercado e que foi reforçado neste contexto de pandemia. Assumimo-nos como uma empresa cada vez mais orientada para o cliente e para as suas necessidades, com uma oferta muito completa que vai desde as soluções de pagamento à logística e à presença nos canais online para apoiar as empresas no seu processo de digitalização”, afirma João Sousa, administrador dos CTT.
De acordo com o documento, metade dos portugueses com acesso à internet efetuou pelo menos uma compra online em 2019, mais 4% face a 2018, mas abaixo dos países do Sul da Europa que registam um valor de 55%. As estimativas para 2020 apontam para que 56% dos consumidores portugueses façam pelo menos uma compra online.
O número de compras de produtos no canal online também registou um aumento. Com uma média de 15,8 compras anuais por consumidor, registou-se um crescimento de 14,5% face ao ano anterior. As previsões para este ano apontam para uma média de 19,5 compras online. Por outro lado, o valor médio gasto em cada compra cifrou-se em 51,1 euros, estimando-se para este ano uma subida para 56,6 euros.
Em relação ao perfil do consumidor, existe a predominância do género feminino (51,5%) e de um consumidor na idade ativa, entre os 25-54 anos, com 77,3%, seguido dos mais jovens (21%).
O “vestuário e calçado” continua a ser a categoria que recebe mais compras (56%), seguida da “eletrónica e computadores” (43%), “higiene e cosmética” (42%), “livros e filmes (33%), “telemóveis” (23%), “utensílios para o lar” (21%), “material desporto” (29%) e “produtos e acessórios para animais” (13%).