ESG

Continente vai plantar mais de 115 mil árvores para ajudar a reflorestar Portugal

A iniciativa resulta dos projetos Green Cork, promovido pela Quercus com a Missão Continente, e Cadernão, fruto da colaboração entre o Continente e a marca Oxford.

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Continente vai plantar mais de 115 mil árvores para ajudar a reflorestar Portugal

A iniciativa resulta dos projetos Green Cork, promovido pela Quercus com a Missão Continente, e Cadernão, fruto da colaboração entre o Continente e a marca Oxford.

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O Continente está a lança uma nova iniciativa desenvolvida em parceria com a Antarr, que tem por objetivo contribuir para a revalorização de capital natural e para o desenvolvimento de uma floresta produtiva e biodiversa.

A marca de retalho alimentar da MC vai plantar um total de 115.280 árvores, numa iniciativa que resulta dos projetos Green Cork, promovido pela Quercus com a Missão Continente, e Cadernão, campanha de recolha e reciclagem de cadernos fruto da colaboração entre o Continente e a marca Oxford. Em 2024, desão dos clientes Continente a estes dois projetos resultou na recolha e reciclagem de 37 mil toneladas de rolhas de cortiça e 89 toneladas de papel, o que motivou a iniciativa de plantação de árvores.

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Assim, para incentivar as pessoas a preferirem sacos reutilizáveis em alternativa aos tradicionais, por cada saco Pl’Antarr comprado nas lojas Continente, será plantada uma árvore em Portugal, informa a marca. “Com uma capacidade de 20 kg, os sacos Pl’Antarr são versáteis e multiusos, o que potencia a sua reutilização, e têm estampadas as frases ‘Empowered by Nature’ ou ‘The Places You’ll Grow’. Estão disponíveis em todas as lojas Continente, com um PVP de 4€”, refere ainda o Continente, numa nota de imprensa.

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Adriana Collado é a nova diretora de marketing da InPost Ibérica

A InPost nomeou Adriana Collado Durán como diretora de marketing para a Península Ibérica, reforçando a sua aposta no crescimento e consolidação da marca em Espanha e Portugal.

Com um percurso profissional marcado por cargos de liderança em empresas como Google, Rakuten, BlaBlaCar, FreeNow, Housell e Lastminute, Adriana Collado traz consigo uma vasta experiência em marketing estratégico e comunicação internacional, essencial para impulsionar a notoriedade e o posicionamento da InPost numa fase crítica de expansão.

“Estou muito entusiasmada por me juntar à InPost, uma empresa que desafiou o setor da logística com uma proposta disruptiva e cujo mercado foi praticamente criado do zero. Estou certa que continuar a promover uma estratégia de marketing e comunicação que destaca o modelo de entrega não domiciliária é, ao mesmo tempo, tão estimulante quanto exigente”, afirma a nova responsável de marketing.

A nomeação insere-se numa estratégia de reforço da estrutura de liderança da InPost na região, que recentemente integrou também Luis Florit como diretor comercial e Luigi Cirocco como diretor de operações, sob a direção de Marc Vicente, CEO para Espanha e Portugal.

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Bebidas

Buondi apresenta os Cofftails by Buondi

A marca portuguesa Buondi, detida pelo grupo Nestlé, apresenta os Cofftails by Buondi, uma nova proposta de bebidas que alia a intensidade do café a ingredientes inesperados, desafiando as convenções e promovendo uma experiência sensorial personalizada.

Com o objetivo de renovar a forma como o café é consumido, dentro e fora de casa, a Buondi lança uma coleção inovadora de receitas que promete transformar o café num reflexo da individualidade de cada consumidor. Esta iniciativa surge no âmbito do trabalho desenvolvido pela Academia Barista by Nestlé e integra criações como o Pistachio Iced Latte, o Strawberry Iced Mocha ou o Crispy Delight.

“Queremos que cada pessoa explore e crie a sua própria receita, transformando o café num reflexo da sua individualidade e do seu estilo de vida. A versatilidade é a chave dos Cofftails by Buondi. Com opções quentes e frias, as receitas foram pensadas para serem apreciadas em qualquer estação do ano e em qualquer lugar, desde o conforto do lar até aos espaços mais trendy da cidade.” afirma Nuno Castanheira, especialista de café e responsável pela Academia Barista by Nestlé.

Com esta nova gama, a Buondi reforça a sua aposta na inovação e no envolvimento emocional com os consumidores, celebrando a criatividade e a paixão pelo café.

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Retalho

Quatro em cada dez jovens portugueses compram online

As redes sociais impulsionam o ecommerce, com 15% dos consumidores a comprar online semanalmente e 53% mensalmente, indica um estudo da Webloyalty

Um estudo recente da Webloyalty, empresa de soluções de Retail Media para otimizar receitas de e-commerce, revela que 15% dos portugueses já fazem compras online semanalmente e mais de metade, 53%, compra pelo menos uma vez por mês.

“A pesquisa aponta que a possibilidade de comparar preços (66%), a comodidade (60%) e o acesso a descontos (55%) são os principais fatores que levam os consumidores portugueses a optar pelas compras online”, indica o estudo.

O estudo da Webloyalty também coloca em destqque o papel crescente dos smartphones como principal ferramenta de compra online (58%), abrindo caminho para novas plataformas e canais digitais. Aponta ainda o Social Commerce, o Live Shopping, as subscrições, o pagamento flexível, as compras por voz, o Click and Collect e as lojas online Peer-to-Peer, como sete tendências que estão a transformar o comércio eletrónico em Portugal.

“A conveniência, a personalização e as experiências de compra são os pilares do sucesso no comércio eletrónico”, afirma Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Ibéria & Brasil. “O Retail Media assume um papel fundamental na otimização destes canais, permitindo criar a fórmula perfeita para cada cliente através da análise de dados, aumentando o engajamento ao mesmo tempo em que gera receitas adicionais para as marcas”, defende.

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Retalho

Empresas aceleram investimento em IA Generativa apesar de preocupações regulatórias

Apesar dos crescentes desafios em torno da regulamentação e escalabilidade da Inteligência Artificial Generativa (IA Gen), 78% das empresas planeiam aumentar o investimento nesta tecnologia no próximo ano fiscal, revela o mais recente estudo da Deloitte, “State of Gen AI in the Enterprise – Q4”.

Realizado entre julho e setembro de 2024, o inquérito recolheu respostas de 2.773 líderes empresariais e de tecnologia em 14 países e seis setores distintos. Entre os principais obstáculos à adoção de IA Gen, destaca-se o aumento das preocupações com a conformidade regulatória, que subiram de 28% para 38% ao longo do ano passado. Ainda assim, o entusiasmo pelo potencial transformador da tecnologia mantém-se elevado.

A escalabilidade permanece como um dos principais entraves à adoção plena, com 69% dos inquiridos a estimarem que uma estratégia de governance em IA demorará pelo menos um ano a implementar. Esta demora contrasta com o ritmo acelerado da inovação tecnológica, colocando pressão sobre as organizações para alinhar estratégia, estrutura e talento.

O estudo evidencia também um crescimento da experimentação com agentes autónomos baseados em IA Generativa, sistemas capazes de operar sem intervenção humana contínua. Atualmente, 26% das organizações já exploram o seu desenvolvimento em larga escala e 42% encontram-se em fase de testes. Estes agentes têm potencial para transformar radicalmente os modelos operacionais, otimizando fluxos de trabalho e reduzindo a intervenção humana.

Segundo Hervé Silva, Partner da Deloitte, “as organizações têm de estar preparadas para a massificação da Inteligência Artificial, ainda que, compreensivelmente, o ritmo vertiginoso da tecnologia nem sempre esteja alinhado com a velocidade a que o mercado adota as tecnologias emergentes”.

“O que concluímos é que há um reconhecimento cada vez maior por parte dos líderes das inúmeras capacidades e vantagens de adotarem este tipo de tecnologias, que impactam praticamente todas as áreas das organizações. Certo é que a velocidade da tecnologia não vai abrandar, veja-se, por exemplo, os agentes de AI, totalmente disruptivos, com capacidade para modificar por completo a forma como as organizações operam”, acrescenta.

Ainda assim, quase todas as organizações já reportam retorno sobre o investimento (ROI) nas iniciativas de IA Gen, com 20% a registarem um ROI superior a 31%.

As áreas de IT e cibersegurança surgem como principais beneficiárias. Nesta última, 44% das empresas afirmam que o retorno superou as expectativas, sinalizando um foco crescente na aplicação da IA para reforço da proteção digital.

A Deloitte sublinha ainda a importância de começar por casos de uso de baixo risco, envolvendo dados não críticos e com supervisão humana garantida. Paralelamente, reforça-se o papel da força de trabalho humana na transformação digital, com o C-suite incumbido de garantir o alinhamento estratégico e de promover a capacitação contínua dos colaboradores.

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Retalho

Lidl Portugal volta a associar-se ao Banco Alimentar Contra a Fome

Desde o início da parceria entre o Lidl e os Bancos Alimentares, em 2011, já foram entregues 977 toneladas de alimentos, o equivalente a cerca de dois milhões de refeições.

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O Lidl Portugal volta a associar-se ao Banco Alimentar Contra a Fome para mais uma campanha nacional de angariação de bens alimentares essenciais, que decorre entre 29 de maio e 8 de junho.

Durante o próximo fim de semana, 31 de maio e 1 de junho, os clientes poderão entregar diretamente produtos não perecíveis a voluntários do Banco Alimentar presentes em todas as lojas Lidl do país. Paralelamente, estará disponível a aquisição de vales de bens alimentares, que incluem produtos como atum, arroz, esparguete, leite, óleo e salsichas, os quais serão convertidos em cabazes básicos destinados a famílias sinalizadas pela instituição.

Desde o início da parceria entre o Lidl e os Bancos Alimentares, em 2011, já foram entregues 977 toneladas de alimentos, o equivalente a cerca de dois milhões de refeições. Esta colaboração, integrada na estratégia de Sustentabilidade e Apoio à Comunidade da insígnia alemã, mantém-se como uma das principais iniciativas de responsabilidade social do retalhista.

“No Lidl, acreditamos que a solidariedade se constrói com gestos simples, mas de grande impacto. Para além de doações diretas do Lidl, temos contado com o apoio inestimável dos nossos clientes, que continuam a responder de forma generosa a cada apelo que fazemos. Esta iniciativa é mais uma oportunidade para nos unirmos e fazermos novamente a diferença junto da comunidade”, afirma Vanessa Romeu, diretora de Corporate Affairs do Lidl Portugal.

Os 21 Bancos Alimentares ativos em Portugal asseguram, ao longo do ano, a distribuição de alimentos a cerca de 2.400 instituições de solidariedade social, que acompanham de forma próxima os beneficiários. A última campanha permitiu apoiar cerca de 380 mil pessoas com comprovadas carências alimentares.

Para Isabel Jonet, presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares e promotora da Rede de Emergência Alimentar, “O Lidl é um parceiro muito importante para os Bancos Alimentares na luta contra a pobreza e as carências alimentares e ainda no combate ao desperdício alimentar. Nas duas campanhas de recolha de alimentos, esta parceria fica reforçada com o envolvimento dos colaboradores e a mobilização de todos os clientes numa causa que afeta ainda muitas famílias em Portugal, numa contribuição efetiva para a minorar. Estamos muito gratos pelo comprometimento do Lidl num exemplo de responsabilidade efetiva”.

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ESG

Sociedade Ponto Verde investe 500 mil euros em nova edição do Re_Source para transformar gestão de resíduos de embalagens

Com um fundo de 500 mil euros disponível para cofinanciamento de projetos-piloto, a iniciativa visa fomentar soluções disruptivas e escaláveis para os desafios da gestão de resíduos de embalagens em Portugal.

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A Sociedade Ponto Verde (SPV) e a consultora de inovação colaborativa Beta-i lançam a quarta edição do programa Re_Source, que este ano assume um novo impulso estratégico sob o mote “Re_Source 4.0”.

A open call para captação de parceiros decorre entre 28 de maio e 20 de junho, procurando mobilizar entidades ao longo de toda a cadeia de valor, desde a produção e distribuição, até à recolha, triagem e reciclagem de embalagens.

Nesta nova edição, o Re_Source alinha-se com uma abordagem por missões, inspirada no modelo promovido pelo Institute for Innovation and Public Purpose (IIPP), estabelecendo três metas estratégicas: reciclar 75% do vidro em Portugal até 2030 (com enfoque no canal HORECA), digitalizar os fluxos de informação do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) até 2034, e reduzir em 5% a produção de resíduos urbanos de embalagens per capita até 2030, face a 2018.

Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, afirma que “este é um momento crucial para o setor, que tem inevitavelmente de continuar a modernizar-se e a evoluir. Isto implica que temos de continuar o trabalho colaborativo e a trazer inovação para responder adequadamente aos desafios que existem nesta cadeia de valor, nas suas diferentes fases. Acreditamos, por isso, que este novo modelo aplicado ao Re_Source trará novas dinâmicas para os parceiros se articularem e convergirem em soluções exequíveis, que possam ganhar escala, e, desta forma, ajudarmos as empresas e o país a cumprir as suas metas”.

Para Ana Costa, Sustainability & Blue Economy Director na Beta-i, “o objetivo é construir uma abordagem de longo prazo. Após as primeiras edições do programa, focadas na inovação incremental e no fortalecimento da maturidade da cadeia de valor dos resíduos de embalagens, os resultados alcançados mostram que estamos prontos para dar o próximo passo e chegar a outro patamar. Hoje, temos confiança no ecossistema para trabalhar em inovação verdadeiramente disruptiva, com objetivos estruturantes para os próximos cinco a dez anos, abrindo caminho para pilotos colaborativos entre múltiplos atores da cadeia, com um potencial de impacto muito mais profundo e sistémico.”.

Após o período de candidatura, segue-se uma fase de matchmaking, desenvolvimento dos projetos e experimentação, estando a implementação das soluções-piloto prevista entre novembro de 2025 e fevereiro de 2026.

O Re_Source afirma-se assim como uma plataforma estratégica para acelerar a transição para uma economia mais circular, reunindo atores-chave e promovendo inovação orientada para resultados concretos no terreno.

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Bebidas

Martini renova imagem e lança cocktail para o verão

As novidades já se encontram disponíveis no mercado nacional, marcando uma nova fase da estratégia da Bacardi em Portugal.

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A icónica marca italiana de vermute Martini entra numa nova era com o lançamento de uma garrafa de design contemporâneo e a introdução do Martini Bianco Spritz, um cocktail leve e refrescante pensado para os dias quentes de verão.

Inspirado nas arcadas de Turim, cidade onde a marca nasceu, o novo design da garrafa pretende aliar sofisticação à funcionalidade, destacando-se no linear e reduzindo o impacto ambiental. A garrafa de 1L é agora 30 gramas mais leve, o que se traduz numa redução das emissões de gases com efeito de estufa, ao mesmo tempo que o formato mais estreito permite um transporte mais eficiente, com mais 48 garrafas por palete.

Estas mudanças abrangem toda a gama Martini – Bianco, Rosso, Fiero e Extra Dry – incluindo também as versões sem álcool, Vibrante e Floreale, numa resposta clara à crescente procura por bebidas com perfil mais leve e adaptadas a diferentes estilos de vida.

Para acompanhar esta renovação estética, a marca aposta no Martini Bianco Spritz, um cocktail que conjuga o sabor clássico do Bianco com uma proposta de consumo adaptada às novas tendências do mercado, onde o aperitivo ganha protagonismo como momento social. Leve, elegante e com notas delicadas de baunilha, o novo spritz reflete a modernidade e versatilidade que a Martini pretende transmitir.

“Com o aumento dos momentos de consumo durante o dia, o aperitivo evoluiu para uma experiência mais moderna e sofisticada”, afirma Emma Fox, VP, Martini & St-Germain. “A nossa gama de vermutes Martini, com os seus sabores marcantes, entre o amargo e o doce, e bebidas com um perfil mais leve, é perfeita para alavancar esta tendência global. Como o nosso novo Martini, estamos a convidar uma nova geração de consumidores a descobrir um verdadeiro ícone italiano.”

“O momento do aperitivo moderno está a crescer rapidamente”, refere Mahesh Madhavan, CEO da Bacardi Limited, acrescentando que “só a tequila tem registado um crescimento mais rápido.” O segmento de aperitivos está avaliado em quase 11 mil milhões de dólares*  e espera-se que continue a crescer a uma taxa anual de 6% (IWSR CAGR 2024-2028). “Com o nosso investimento em Martini, estamos a celebrar o melhor dos mais de 160 anos de herança da marca e a sua influência inegável na cultura de bar atual. A Martini foi feita para o aperitivo moderno.”

Sob o mote “Atreve-te a Ser”, a nova plataforma de comunicação da marca convida os consumidores a explorar o lado mais divertido e irreverente do estilo de vida italiano, sem perder de vista a tradição e a autenticidade que caracterizam o legado de mais de 160 anos da Martini.

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Bebidas

Novas colheitas Assobio branco 2024, Assobio rosé 2024 e Assobio tinto 2023 no mercado

O lançamento das novas colheitas Assobio branco 2024, Assobio rosé 2024 e Assobio tinto 2023 marca o arranque de uma campanha que associa a frescura e a elegância desta gama a uma perspetiva diferente do Douro.

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A gama Assobio, da Quinta dos Murças (Esporão), regressa ao mercado com as novas colheitas Assobio branco 2024, Assobio rosé 2024 e Assobio tinto 2023, numa campanha que sublinha a frescura e a elegância como assinatura distintiva de uma nova leitura da região duriense.

Sob o mote “Uma perspetiva diferente do Douro”, a nova campanha posiciona-se como uma celebração da diversidade e da leveza possível nesta região tradicionalmente associada a vinhos encorpados. O rio Douro surge agora como protagonista da imagem renovada da gama, reforçando a ligação entre o terroir e a expressão fresca e vibrante destes vinhos.

Produzidos a mais de 300 metros de altitude e com exposição a norte, os vinhos Assobio refletem as características únicas das vinhas em cotas elevadas, resultando em uvas com menor grau de maturação e vinhos com maior acidez, leveza e aptidão gastronómica.

Este perfil diferencia-se dentro da oferta duriense, apresentando-se como uma proposta contemporânea, pensada para consumidores que valorizam a autenticidade, mas procuram também novas experiências sensoriais num território de forte identidade vínica.

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Logística

Brother recebe RBA Platinum em quatro fábricas

A Brother obteve a mais alta certificação da RBA, que garante a responsabilidade social na indústria das TIC, em quatro fábricas.

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A Brother, especialista em soluções de impressão, identificação e digitalização, anuncia que quatro das suas fábricas de impressoras obtiveram a certificação RBA Platinum:Brother Industries (Vietname), Brother Industries (Hoshizaki, Japão) até 2024, Brother Technology (Shenzhen, China) e Brother Industries (Filipinas) até 2023.

Esta é a classificação mais elevada na auditoria do Programa de Avaliação Validada, que avalia a conformidade com o Código de Conduta da Responsible Business Alliance (RBA).

“Estas certificações são um reflexo do compromisso da Brother com os nossos colegas, clientes e parceiros em todo o mundo”, afirmou Carlos Hernández, CEO da Brother Iberia. “Como empresa, sempre nos esforçámos por alinhar tudo o que fazemos com o nosso lema ‘At your side’. Isto significa que nos dedicamos a fabricar produtos de alta qualidade de uma forma responsável, sustentável e ética, e alcançar o estatuto de platina em quatro das nossas principais fábricas é uma confirmação do esforço que estamos a fazer para o conseguir”, acrescentou.

A Brother está presente em Portugal desde 2002 e faz parte do grupo Brother Industries LTD. Fundada em 1908, é uma das grandes empresas japonesas que desenvolve a sua atividade tecnológica no mercado mundial. Os seus produtos estão presentes em mais de 100 países. Conta com mais de 41.653 empregados.

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Alimentar

Salão Sitevi 2025 realiza-se em novembro em Montpellier

O Sitevi, salão internacional das fileiras vitícola, vinícola, olivícola e arborícola, realiza-se de 25 a 27 de novembro, no Parque de Exposições de Montpellier. Segundo a organização, 75% do espaço de exposição já está reservado.

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O Sitevi, evento para os profissionais dos setores da viticultura, do vinho, da arboricultura e da olivicultura espera receber um total de mil empresas expositoras e 55  mil visitantes profissionais.

A sete meses da abertura desta feira, 75% do espaço de exposição já está reservado, afirma a organização. O Salão terá lugar de 25 a 27 de novembro, no Parque de Exposições de Montpellier, sul de França.

“Esta dinâmica comercial reflete-se na participação de numerosos novos expositores de todos os setores, bem como na participação, até à data, de 122 expositores do estrangeiro, confirmando o alcance internacional do salão”, revela ainda a organização. Acrescenta que Portugal encontr-se no Top 5 dos países com maior número de visitantes profissionais.

O Sitevi 2025 oferece aos profissionais da viticultura, da olivicultura e da fruticultura uma plataforma para identificar novos mercados, explorar oportunidades de diversificação e descobrir inovações, nomeadamente através de novas soluções digitais. Empresas como Pellenc, Actisol, Verralia e Omnia têm já presença confirmada.

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