Mercadona fatura 32 milhões de euros em Portugal. “Aprendemos muito em Portugal” (Atualizada)
A Mercadona encerrou o exercício de 2019 com 32 milhões de euros de faturação em Portugal, anunciou Juan Roig, CEO da empresa espanhola, na apresentação de resultados anuais, em conferência […]
Filipe Pacheco
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A Mercadona encerrou o exercício de 2019 com 32 milhões de euros de faturação em Portugal, anunciou Juan Roig, CEO da empresa espanhola, na apresentação de resultados anuais, em conferência de imprensa realizada esta terça-feira em Valência.
“A sociedade recebeu-nos como uma empresa portuguesa de origem espanhola. Estamos muito satisfeitos. Aprendemos muito em Portugal”, afirmou o presidente da Mercadona, fazendo um balanço da operação no País.
Este foi ano em que a Mercadona abriu as primeiras dez lojas em Portugal, tendo a primeira inauguração sido realizada no Canidelo, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.
O presidente da Mercadona recordou as dez lojas abertas em 2019, acrescentando que este ano serão inauguradas três lojas no distrito de Aveiro, uma Viana do Castelo e seis no distrito do Porto.
Ao longo do ano passado, a retalhista espanhola investiu 150 milhões de euros na abertura de lojas, no arranque da construção do Bloco Logístico de Varzim e na aquisição de terrenos, revelou o presidente da companhia. “Este ano deveremos investir 150 milhões de euros, o mesmo do que no ano passado”, adiantou.
O CEO da Mercadona avançou ainda que foram criados 600 postos de trabalho em Portugal no ano passado. O salário de entrada na categoria de gerente é de 907 euros mensais brutos em 12 meses.
Roig anunciou que este ano serão investidos 1,8 mil milhões de euros, que serão canalizados para abertura de 69 supermercados em Espanha e dez em Portugal, para a renovação de 160 lojas e para a implementação da secção de pronto a comer em mais de 460 supermercados.
A empresa tem, neste momento, 900 colaboradores e 300 fornecedores em Portugal. Em compras a fornecedores, a empresa espanhola gastou, em Portugal, 217 milhões de euros, mais 8% face a 2018.
Em termos de resultados consolidados, a companhia presidida por Juan Joig atingiu 25,5 mil milhões de euros em vendas, o que traduz um crescimento de 5% em relação a 2018.
A cadeia de retalho espanhola reportou um lucro líquido de 623 millhões de euros, um crescimento de 5% face aos 593 milhões de euros apresentados em 2018. Desta cifra, 130 milhões de euros foram atribuídos aos acionistas. Em termos globais, a empresa pagou 1,6 mil milhões de euros em impostos, dos quais 11 milhões de euros em Portugal. Juan Joig avançou que a empresa distribuiu 340 milhões de euros pelos trabalhadores. Cerca de 25% dos lucros brutos, que foram de 1,25 mil milhões de euros, foram distribuídos pelos colaboradores.
Na área de pronto a comer, a companhia investiu 174 milhões de euros em 2019. Cada loja representa 0,5 milhões de euros de investimento. Em Espanha existem 309 supermercados com área de pronto a comer, tendo as dez lojas portuguesas já implementado este conceito.
A Mercadona está a fazer entregas online em Valência e em Barcelona, estando prevista a implementação de entregas em Madrid no segundo trimestre. A faturação online nas duas cidades é de seis milhões de euros mensais, representando 1% das vendas, avançou Juan Joig.
*Notícia atualizada com o valor de investimento previsto este ano para Portugal
O jornalista viajou a Valência a convite da Mercadona