Produção de laranja na UE bate recorde. Portugal é o quarto maior produtor
Portugal é o quarto maior produtor de laranjas da União Europeia, tendo registado um total de 340 mil toneladas produzidas em 2018, numa área de 17,5 mil hectares
Ana Catarina Monteiro
Pingo Doce e GNR juntos em campanha solidária para apoiar idosos que passam o Natal sozinhos
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Portugal é o quarto maior produtor de laranjas da União Europeia, tendo registado um total de 340 mil toneladas produzidas em 2018, numa área de 17,5 mil hectares, segundo dados do Eurostat.
A produção de laranjas na UE atingiu em 2018 o maior nível desde 2010, atingindo um total de 6,5 milhões de toneladas. Um recorde sustentado pela Espanha, que absorve 56% (ou 3,6 milhões de toneladas de laranjas) da produção de laranjas entre os Estados-membros, revelam os dados publicados esta sexta-feira, 3 de janeiro, pelo instituto de estatística europeu.
Do total produzido na UE, perto de 2,7 milhões de toneladas destinaram-se à exportação, no valor de 1,9 mil milhões de euros. 88% (ou 2,3 milhões de toneladas) deste comércio é feito entre países da comunidade.
Espanha é também o maior exportador de laranjas para destinos fora da UE. O país vizinho exportou 161 mil toneladas de laranjas, no ano de referência, o que significa 51% do total vendido extra-UE.
Em termos de volume de produção, entre Espanha e Portugal, em segundo e terceiro lugares encontram-se Itália e Grécia, com 24% e 14%, respetivamente, do total produzido.
Perto de 274 mil hectares foram cultivados em 2018 na UE com esta cultura, sendo que mais de metade pertencem à Espanha (140 mil hectares). 30% desta área diz respeito a Itália e 12% à Grécia.
As importações de laranja pelos Estados-membros, por sua vez, situaram-se em 1,1 milhões de toneladas, sendo que 43% veio da África do Sul e 30% do Egipto.