Produção de laranja na UE bate recorde. Portugal é o quarto maior produtor
Portugal é o quarto maior produtor de laranjas da União Europeia, tendo registado um total de 340 mil toneladas produzidas em 2018, numa área de 17,5 mil hectares

Ana Catarina Monteiro
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Portugal é o quarto maior produtor de laranjas da União Europeia, tendo registado um total de 340 mil toneladas produzidas em 2018, numa área de 17,5 mil hectares, segundo dados do Eurostat.
A produção de laranjas na UE atingiu em 2018 o maior nível desde 2010, atingindo um total de 6,5 milhões de toneladas. Um recorde sustentado pela Espanha, que absorve 56% (ou 3,6 milhões de toneladas de laranjas) da produção de laranjas entre os Estados-membros, revelam os dados publicados esta sexta-feira, 3 de janeiro, pelo instituto de estatística europeu.
Do total produzido na UE, perto de 2,7 milhões de toneladas destinaram-se à exportação, no valor de 1,9 mil milhões de euros. 88% (ou 2,3 milhões de toneladas) deste comércio é feito entre países da comunidade.
Espanha é também o maior exportador de laranjas para destinos fora da UE. O país vizinho exportou 161 mil toneladas de laranjas, no ano de referência, o que significa 51% do total vendido extra-UE.
Em termos de volume de produção, entre Espanha e Portugal, em segundo e terceiro lugares encontram-se Itália e Grécia, com 24% e 14%, respetivamente, do total produzido.
Perto de 274 mil hectares foram cultivados em 2018 na UE com esta cultura, sendo que mais de metade pertencem à Espanha (140 mil hectares). 30% desta área diz respeito a Itália e 12% à Grécia.
As importações de laranja pelos Estados-membros, por sua vez, situaram-se em 1,1 milhões de toneladas, sendo que 43% veio da África do Sul e 30% do Egipto.