Projeto Zero Waste World junta fabricantes e retalhistas em prol da sustentabilidade logística
O 22º congresso da Associação Portuguesa de Logística (Aplog) ficou marcado pela apresentação do programa Zero Waste World

Ana Catarina Monteiro
Setor cervejeiro quer reforço da produção nacional de cevada
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
O 22º congresso da Associação Portuguesa de Logística (Aplog) ficou marcado pela apresentação do programa Zero Waste World, que junta fabricantes e retalhistas para a criação de cadeias de abastecimento mais sustentáveis e inteligentes.
No evento de periodicidade anual, que se realizou este ano entre 16 e 17 de outubro em Lisboa com o tema “As novas fronteiras da logística”, foi apresentada como exemplo das parcerias constituídas no âmbito daquele programa a colaboração entre a operadora de paletes Chep e a Coca Cola European Partners (CCEP).
“O sistema de pooling da Chep, com base em paletes que foram recondicionadas, reutilizadas e, por fim, recicladas, reduziu a dependência da CCEP em paletes descartáveis destinadas a acabar em aterros sanitários, contribuindo para uma diminuição da necessidade de madeira. Tentamos eliminar o desperdício onde é possível”, disse Márcio Cruz, diretor de Comunicação e Relações Externas da Coca-Cola European Partners Portugal.
O programa Zero Waste World tem como propósito “estabelecer parcerias com líderes globais do setor dos bens de grande consumo, utilizando a nossa experiência em circularidade e expandindo o nosso modelo de partilha e reutilização para reduzir o impacto nas respetivas cadeias de abastecimento. Apesar de estarmos orgulhosos do nosso trabalho até agora, isto é apenas o início. Para ultrapassar os desafios que partilhamos, precisamos de uma colaboração e um esforço concertados, mas tenho a certeza de que juntos podemos fazer a diferença”, explicou Paul Nathan, senior director do projeto.
O programa foca-se em três áreas, nomeadamente, a eliminação do desperdício físico reavaliando a existência de embalagens de uso único e as causas do produto estragado, a erradicação de quilómetros de transporte sem carga e a supressão de ineficiências.
Enquanto subscritora do programa, a Chep já ajudou mais de 200 clientes na Europa a poupar 6,6 milhões de quilómetros em viagens com camiões vazios a evitar 6.500 toneladas de emissões de CO2 e a poupar 8,7 milhões de euros.