Tetra Pak atinge os 500 mil milhões de embalagens com selo FSC
Foi há 12 anos que a empresa lançou no mercado a primeira embalagem com a certificação FSC, através de uma parceria com a retalhista britânica Sainsbury’s.

Ana Catarina Monteiro
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
A Tetra Pak atingiu os 500 mil milhões de embalagens com o selo Forest Stewarfship Council (FSC) vendidas à indústria, a nível mundial, desde 2007.
Foi há 12 anos que a empresa de tecnologia de embalamento lançou no mercado, através de uma parceria com a retalhista britânica Sainsbury’s, a primeira embalagem com a certificação FSC, a qual sinaliza as embalagens fabricadas com material proveniente de um contexto de gestão florestal sustentável.
A multinacional sueca regista “uma aceleração nos últimos três anos” das embalagens comercializadas com este selo em todo o planeta.
Em Portugal, todas as embalagens comercializadas pela Tetra Pak são fabricadas com cartão certificado pelo FSC e de outras fontes controladas e neste momento cerca de 72% das embalagens da empresa sueca a circular no País já apresentam o selo, dá conta em comunicado.
“O selo FSC apoia diretamente a meta da gestão florestal sustentável traçada no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas”, explica Mário Abreu, vice-presidente da Tetra Pak para a área da Sustentabilidade. “No futuro, vamos garantir que todos os fornecedores estão comprometidos com o aumento e sustentação dos volumes certificados pelo FSC acima dos 70%”.
A FSC é uma organização não governamental que desembarcou em 2006 em Portugal, tendo em cerca de dez anos atingido os cerca de 400 mil hectares de floresta no País, distribuídos por 34 certificados de Gestão Florestal, segundo dados da própria entidade.
A preocupação com a proveniência das embalagens também se reflete cada vez mais nas escolhas dos consumidores. Segundo a Tetra Pak, o número de consumidores a afirmarem que procuram este tipo de certificação no momento de compra “sempre e frequentemente” aumentou de 37% em 2013 para os atuais 54%.