Mercadona versus Amazon: quem lidera corrida ao ecommerce alimentar em Espanha?
A Mercadona mostrou durante 2017 ter planos para transformar o seu serviço de ecommerce. Em março, o líder da cadeia espanhola, Juan Roig, admitia que a plataforma de comércio online […]

Ana Catarina Monteiro
Vinhos de Portugal 2025 reúne 1300 referências na disputa pelo título de melhor do ano
Clube de Ténis do Porto recebe Torneio CTP Torrié Coffee 2025
Centromarca manifesta preocupação com tarifas e lembra: “Força e integridade do mercado único da UE nunca foram tão essenciais”
Expocosmética regressa este mês à Exponor
Inovação portuguesa cria o primeiro arroz 100% nacional
Sport Zone reinaugura segunda maior loja do país no CascaiShopping
Salutem volta a apoiar a Corrida Sempre Mulher
Entregas não domiciliárias da InPost premiadas como ‘Melhor Serviço do Ano’
Quatro portugueses são finalistas dos World Food Photography Awards
Loja Continente GaiaShopping transformada para uma experiência de compra “cada vez mais positiva e inclusiva”
A Mercadona mostrou durante 2017 ter planos para transformar o seu serviço de ecommerce. Em março, o líder da cadeia espanhola, Juan Roig, admitia que a plataforma de comércio online da retalhista estava “obsoleta” e que a empresa iria “tentar rentabilizar o ecommerce”, prometendo surpreender em 2018.
Na altura, Juana Roig foi escolhida para comandar a transformação digital da empresa valenciana e não tardou a mostrar serviço. Depois de montar uma equipa de engenheiros, designers e outros especialistas em tecnologia e logística, a filha mais nova do presidente da empresa é desde outubro CEO (chief executive officer) da Mercadona Tech, divisão através da qual a distribuidora se propõe a “reinventar a forma de comprar alimentação”, de acordo com o vídeo de apresentação da mesma.
Assim, espera-se que a retalhista que se prepara para entrar em Portugal lance este ano a anunciada nova experiência de comércio online, canal que em 2016 representou apenas 1% das suas vendas.
No entanto, não podemos esquecer o grande elefante na sala que a Mercadora tem que encarar na corrida à liderança do ecommerce alimentar em Espanha: a Amazon.
Atualmente um em cada quatro espanhóis que compra em supermercados online acaba por optar pela loja da Mercadona, segundo dados da FoodRetail.es.
A retalhista é líder quer no canal offline quer no online, com 24% dos eshoppers em Espanha a apontarem a Mercadona como cadeia de referência no que diz respeito a supermercados online. De acordo com um relatório publicado pela Random Strategy sobre ecommerce no país vizinho, a loja o ecommerce do Carrefour segue em segundo nas preferências dos espanhóis (16%) e o El Corte Inglés (14%) em terceiro. Só em quarto surge a Amazon, com uma penetração de 7%.
No entanto, o estudo antecipa um maior crescimento para a multinacional norte-americana, uma vez que detém a maior fatia daqueles que tencionam começar em 2018 a comprar em supermercados online. Atualmente, apenas 21% dos internautas espanhóis compra alimentos e bebidas na internet, mas o número deve crescer em 2018.
Oito em cada dez utilizadores da web em Espanha tenciona recorrer a supermercados online durante este ano, ainda segundo a análise da Random Strategy. E dos novos eshoppers que chegarão às lojas online, 23% coloca a Amazon no topo das preferências para compra de bebidas e alimentos. A Mercadona é escolhida por 20%, o Carrefour por 19% e o El Corte Inglés por 15%.
“A Amazon é a marca com mais projeção num futuro próximo”, sublinha a consultora.