Grupo Metro lança 2ª edição de “acelerador” de startups com novas soluções para retalho
As inscrições para o programa que oferece a possibilidade de financiamento até 120 mil euros decorrem até 2 de fevereiro do próximo ano

Ana Catarina Monteiro
Auchan apresenta coleção de livros para os mais pequenos aprenderem a gerir as emoções
Takis lança Blue Heat em Portugal e reforça aposta em sabores ousados
Primeiro vinho do Douro da Casa Ermelinda Freitas eleito o melhor tinto no Citadelles Du Vin 2025
Continente vai plantar mais de 115 mil árvores para ajudar a reflorestar Portugal
Ricardo García López é o novo Diretor Financeiro da Adecco Portugal
II Edição do Go Green reforça importância de pequenas ações com grande impacto
Vinho na Vila regressa a Vila Alva com mais produtores, experiências e cultura alentejana
QSP SUMMIT 2025 arranca com cerimónia exclusiva no Palácio da Bolsa
Pingo Doce abre nova loja em Albufeira
Estudo Prioridades 2025 da TouchPoint: crescimento da marca própria e polarização do consumo entre preço e experiência são prioridades
O grupo Metro lançou a segunda edição do programa “acelerador” de startups com novas propostas de soluções tecnológicas para o setor do retalho. As inscrições para o programa que oferece a possibilidade de financiamento até 120 mil euros decorrem até 2 de fevereiro do próximo ano.
À semelhança da primeira edição, na qual participaram duas startups portuguesas (Sensei e Sensefinity), para a segunda ronda do “Retail Accelerator” serão selecionados dez startups em todo o mundo, as quais terão a possibilidade de, durante três meses, desenvolver as suas ideias com o apoio de mais de 100 mentores internacionais. Esta etapa decorre em Berlim (Alemanha) a partir de 21 de abril de 2018 e culmina com as apresentações das inovações a investidos profissionais, agendadas para meados de julho em Londres (Reino Unido) e Munique (Alemanha).
O programa surge no âmbito de uma parceria firmada em 2015 entre a incubadora norte-americana Techstars e o grupo alemão que opera em Portugal a cadeia grossista Makro. Depois de lançar o programa para acelerar novos negócios dedicados ao canal Horeca, no último ano ao acordo de parceria alargou à inovação para o retalho.
Portuguesa Sensefinity muda-se para Berlim
A primeira edição do “Metro Accelerator for Retail” encerrou no início do passado mês de novembro, tendo incentivado três das dez empresas participantes a mudarem as suas sedes para a capital alemã. A portuguesa Sensefinity, que participou no programa com um projeto de “sensores inteligentes apoiados pela ‘cloud’ para monitorizar dados de produto e logística em toda a cadeia de fornecimento”, é uma das startups agora instaladas em Berlim, assim como a polaca IamBot e a turca JustSnap.
“Todas as startups da primeira edição têm crescido de uma forma rápida. A Sensei [a outra startup portuguesa que participou na primeira edição do programa], que desenvolve avaliações e análises precisas do setor do retalho, baseadas em filmagens de câmaras de vídeo, fechou com sucesso a ronda de financiamento”, explica Andreas Wuerfel, Director Global Innovation Community do grupo Metro.
“A JustSnap, uma solução para marcas de produtos de fibra ótica para gerir e executar campanhas promocionais, encontra-se a trabalhar em parceria com a P&G para executar uma campanha multimarca na plataforma, enquanto a oriient e a KptnCook estão a executar projetos-pilotos na Alemanha, com a Metro Cash & Carry e a [cadeia de retalho do mesmo grupo] Real, respetivamente”.