Jorge Monteiro, presidente ViniPortugal
Wines of Portugal: “Esperamos superar este ano barreira dos €800 milhões em exportações de vinho”
O plano da marca Wines of Portugal, operada pela ViniPortugal, supõe o investimento de 13 milhões de euros na promoção dos vinhos portugueses no estrangeiro durante 2018. Entre as novidades estão as primeiras provas nacionais a serem realizadas na Rússia
Ana Catarina Monteiro
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O plano da marca Wines of Portugal, operada pela ViniPortugal, supõe o investimento de 13 milhões de euros na promoção dos vinhos portugueses no estrangeiro durante 2018. Entre as novidades estão as primeiras provas nacionais a serem realizadas na Rússia
“Esperamos conseguir fechar 2017 ultrapassando a barreira dos 800 milhões de euros em exportações”, disse Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, por ocasião do Fórum Anual dos Vinhos Portugueses que decorreu na última semana na Curia (Anadia).
Apresentado durante o Fórum, o plano de promoção dos vinhos portugueses para o próximo ano inclui desde eventos para profissionais (como visitas a Portugal de comitivas de importadores dos Estados Unidos, Rússia e Canadá) a provas de vinho adaptadas a cada mercado, passando pela realização de feiras e ações de formação e educação para o setor da hotelaria e restauração, entre outras iniciativas.
Cerca de metade do valor total (6,5 milhões) é desembolsado pela ViniPortugal e o restante montante cabe aos produtores das marcas promovidas sob a chancela “Wines of Portugal”.
São 14 os mercados assinalados como “prioritários” para as atividades de divulgação para aumento das exportações, sendo que 24% do valor total será aplicado nos Estados Unidos. “O reforço da aposta promocional nos Estados Unidos visa consolidar a nossa presença no mercado líder para os vinhos portugueses e a montra de referência internacional do setor”, justifica o presidente da ViniPortugal. Canadá, China (com um foco particular em Macau), Rússia, Suíça e Polónia estão também na lista dos países com prioridade.
Ao todo a ViniPortugal vai dinamizar 21 provas de vinhos, havendo um alargamento a novas cidades da Polónia e da Suíça, assim como a Macau, comparativamente ao plano desenvolvido em 2017. A Rússia, pela primeira vez, entra no plano de provas.
Segundo Jorge Monteiro, Portugal ocupa o “9º lugar no ranking mundial” dos países que apresentam os vinhos mais vendidos a nível internacional, “atrás da Nova Zelândia e à frente de países como África do Sul e Argentina”, destaca. “O sucesso do nosso posicionamento passa por apostar mais em vinhos certificados, no enoturismo como local de promoção das marcas e do próprio território e, acima de tudo, pela adopção de uma atitude mais profissional”.
Exportações em números
Segundo dados do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), as vendas de vinhos nacionais para os Estados Unidos registam um crescimento composto anual de 9,2% em volume das importações de vinho português no período entre 2011 e 2016.
Além daquele país, França, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Bélgica, Holanda, Angola e Suíça estão entre os dez principais mercados de exportação de vinhos portugueses. Excluindo os Estados Unidos, estes mercados representam 63,5% do volume de exportações e 73% em valor.
As vendas para Angola e Brasil recuperaram em 2017, com crescimentos de 102,2% do volume e de 99,4% do valor das vendas para o mercado angolano e de 55,2% em volume e 60,2% em valor para o brasileiro, face a 2016.
A ViniPortugal destaca ainda que “tanto o Canadá como a China apresentam perspetivas de crescimento animadoras para os vinhos portugueses em volume, valor, preço médio e consumo per capita”. O Canadá “tem vindo a consolidar-se como um destino em afirmação para os vinhos portugueses”, tendo atingindo no ano transato um crescimento anual de 6,6% em volume e de 10,7% em valor.
Os resultados para este ano não estão ainda fechados, mas “a consolidação dos Estados Unidos como principal mercado de destino dos vinhos portugueses, o crescimento sustentado no Canadá e a recuperação do desempenho de Angola e Brasil, com o regresso em força dos vinhos nacionais, dão-nos motivos para fazermos um balanço positivo deste ano”, antecipa Jorge Monteiro.
No que se refere à evolução das exportações por categoria, destaca-se o desempenho do vinho licoroso Madeira, com um crescimento de 39,3%, em volume de vendas, face a 2016. No que diz respeito a valor, destaca-se a categoria dos espumantes, com um crescimento de 30,7%, acompanhado por um significativo aumento do preço médio. As categorias de vinhos DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida) representam em conjunto cerca de 40% do vinho nacional exportado e cerca de 42% em valor.
Consumo cá dentro
Durante o Fórum Anual dos Vinhos de Portugal foi apresentada também uma caracterização do comportamento de consumo de vinho em Portugal. Segundo os dados que o IVV recolheu até setembro, no que concerne a vinhos tranquilos, a preferência do consumidor nacional recai sobre o vinho tinto, quer em volume (cerca de um milhão de hectolitros vendidos nos primeiros nove meses do ano), quer em valor (vendas na ordem dos 305 milhões de euros).
O preço médio da venda do vinho em garrafa situa-se, até setembro de 2017, em cerca de quatro euros por litro no mercado interno.
No que diz respeito a regiões vitivinícolas, e focando em vinhos certificados, os vinhos do Alentejo ocuparam a liderança de vendas ao longo dos três trimestres de 2017 em termos de volume (cerca de 301 mil hectolitros) e de valor (cerca de 133 milhões de euros). A região dos Vinhos Verdes ocupa a segunda posição, com cerca de 142 mil hectolitros vendidos e cerca de 59 milhões de euros em valor.
O Fórum Vinhos de Portugal é promovido anualmente pela ViniPortugal para debate sobre a realidade do sector vitivinícola nacional, com o contributo de entidades reguladoras e de promoção, produtores e convidados de áreas relevantes.