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Logística

Do problema à solução: a gestão logística na Sonae MC

A equipa de logística da divisão de retalho alimentar do grupo Sonae assumiu a meta de obter ganhos de produtividade na ordem dos 10%, em cada ano de atividade. O administrador da área esteve no 20º congresso da APLOG para explicar como

Ana Catarina Monteiro
Logística

Do problema à solução: a gestão logística na Sonae MC

A equipa de logística da divisão de retalho alimentar do grupo Sonae assumiu a meta de obter ganhos de produtividade na ordem dos 10%, em cada ano de atividade. O administrador da área esteve no 20º congresso da APLOG para explicar como

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Ana Catarina Monteiro
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A equipa de logística da divisão de retalho alimentar do grupo Sonae assumiu a meta de obter ganhos de produtividade na ordem dos 10%, em cada ano de atividade. O administrador da área esteve no 20º congresso da APLOG para explicar como

Female forwarder in front of trucks on a depot

João Günther Amaral, administrador logística Sonae MC

João Günther Amaral, administrador logística Sonae MC

João Günther Amaral, administrador da área de logística da Sonae MC, subiu ao palco do 20º congresso anual da APLOG (Associação Portuguesa de Logística) para explicar como, em três anos, a dona do Continente reduziu em “15% os custos variáveis da sua operação logística”, através de um processo de melhoria contínua que começa na sala “Obeya”, onde a equipa de logística do grupo da Maia se junta quinzenalmente para avaliar a sua atuação. Uma estratégia que, não obstante a poupança de custos, agravou em “18% a dificuldade de gestão das operações” durante os mesmos três anos.

Entre as melhorias efetuadas está a “otimização do aprovisionamento da mercadoria” que percorre o oceano para abastecer as lojas dos Açores e Madeira. A mudança permitiu à retalhista obter uma poupança de “dois milhões de euros” nos custos anuais, destaca o responsável da Sonae MC, discursando sobre “Eficiência e Agilidade no Retalho Alimentar” na primeira sessão plenária do congresso realizado no Meeting Center da PT, em Lisboa, nos dias 25 e 26 de outubro.

Para reduzir as demoras detetadas nos processos de “despicking”, a equipa de logística decidiu reorganizar os centros de distribuição instalados na Maia e na Azambuja, cuja “maior eficiência logística” levou a que, hoje, o tempo que decorre entre o descarregamento dos produtos que chegam às lojas da Sonae e a colocação nas prateleiras seja “65%” menor, continua o responsável.

A Sonae investe “cerca de nove milhões de euros por ano na melhoria das operações logísticas” e, com este modelo de atuação, o grupo liderado por Paulo Azevedo tem como meta obter “ganhos de produtividade anuais na ordem dos 10% em termos de custos variáveis”.

As lojas Continente, incluindo o formato de supermercados Bom Dia, são o “negócio prioritário no sentido de inovação e melhoria dos processos” para a Sonae MC, que detém também as insígnias Meu Super, Go Natural, ZU!, Note!, Make Note, Bagga, Bom Bocado e Well’s. Uma estrutura suportada por centros de armazenamento e de processamento de produtos, a qual abastece, além do mercado nacional, os “mais de 40 países” para os quais o grupo exporta.

O responsável sublinha que o mercado de retalho em Portugal exige “cada vez mais eficiência”, não só pela anunciada entrada da espanhola Mercadona no País, em 2019, mas também pelo “crescimento dos formatos ‘discounters’ Lidl e Aldi, que pressiona as margens” dos concorrentes. João Amaral garantiu que, ainda assim, a Sonae “vai continuar a lançar” novos formatos de retalho. “Temos novidades na calha”, aponta, sem revelar quais.

Governo prevê redução de 30% de custos de transporte até à fronteira
É para “melhorar a atividade das empresas, fomentar as exportações e a economia do País”, que o Governo português prevê reduzir em “30% os custos de transporte de mercadorias até à fronteira”, com um investimento superior a “dois mil milhões de euros” previsto no Plano Ferrovia 2020, destaca Guilherme d’Oliveira Martins, secretário de Estado das Infraestruturas, que teve as honras de abertura do 20º congresso da APLOG.
O plano de ampliação e requalificação da rede ferroviária do País foi lançado em fevereiro de 2016 enquanto uma das prioridades do atual Ministério do Planeamento e das Infraestruturas para a competitividade empresarial. Prevê intervenções em “40% da rede ferroviária nacional”, envolvendo, “entre a construção de novas linhas e requalificação de vias-férreas existentes, 1200 quilómetros (km) de carris”.
A rede ferroviária nacional estende-se por 2562 km, pelos quais passam, em média por ano, dez milhões de toneladas de mercadorias. Neste momento, “estão em curso as obras nos corredores internacionais”, nas ligações à fronteira, e em 2018 “serão desencadeadas obras em todo o terreno”, antecipa o responsável realçando que, este ano, “as exportações de bens apresentam um crescimento de 12% até agosto, face ao período homólogo anterior”.
No que diz respeito à estrada, serão construídas 12 ligações rodoviárias entre “áreas empresariais consolidadas” nas regiões norte, centro e no Alentejo, um projeto que se traduz em “67 km” de novas estradas e um investimento de 102 milhões de euros ao abrigo do Programa de Valorização das Áreas Empresariais, sublinha Guilherme Martins.

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Logística
Logística

Dachser apresenta serviços integrados para vinhos e bebidas espirituosas na ProWein

Multinacional aposta em soluções logísticas especializadas para a indústria do vinho e bebidas espirituosas.

Hipersuper

A Dachser vai estar presente na ProWein 2025, de 16 a 18 de março, em Düsseldorf. No pavilhão 4, stand D18, a empresa apresentará as suas soluções logísticas globais para este setor, incluindo transporte de aprovisionamento e distribuição, serviços de logística contratual e gestão aduaneira.

“A nossa gama de serviços é tão sofisticada como os vinhos e bebidas espirituosas do mundo”, afirma Stefan Käufer, key account manager da Dachser Food Logistics.

“Na ProWein, queremos falar com os vários produtores e retalhistas de vinho e bebidas espirituosas e apresentar-nos como um parceiro logístico integrado, internacional e fiável. Com a nossa capacidade inovadora e experiência em logística, combinadas com qualidade superior, flexibilidade e uma rede conectada, estamos muito bem posicionados”, acrescenta.

Sob o lema “Descubra o sabor de amanhã”, a Dachser contará com a presença de Martin Göbl, professor de Administração de Empresas e sommelier certificado, que conduzirá provas comparativas de vinhos do Velho e Novo Mundo. Durante a manhã, serão apresentados vinhos brancos, enquanto a tarde será dedicada aos vinhos tintos.

Os vinhos do Velho Mundo terão origem na Europa, enquanto os do Novo Mundo representarão regiões como América do Sul, Oceânia e África do Sul.

“Ao interligar estreitamente os serviços dos nossos segmentos de negócio de Road Logistics e Air & Sea Logistics, conseguimos oferecer aos nossos clientes soluções integradas eficientes e sem interrupções”, afirma Stefan Behrendt, Managing Director da Dachser Food Logistics, resumindo a estratégia de crescimento internacional. Refira-se, igualmente, que, este ano e pela primeira vez, dois colaboradores da Dachser da Argentina estarão presentes no stand da multinacional.

Sobre o autorHipersuper

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Logística

Portuguesa Homycasa instala-se no Panattoni Park Porto Valongo

Com um total de 76.209 m² distribuídos por dois armazéns, o hub logístico está localizado a 25 minutos do centro do Porto.

A Panattoni, promotora imobiliária líder do setor logístico-industrial, arrendou a última fração de 7.500 m² no parque multi-inquilino Panattoni Park Porto Valongo à Homycasa, empresa portuguesa especializada em mobiliário e decoração. Com um total de 76.209 m² distribuídos por dois armazéns, este parque logístico apresenta-se como o maior projeto logístico construído a risco (sem cliente para ocupar) no norte de Portugal.

“É um prazer contar com a Homycasa no Panattoni Park Porto Valongo. A sua escolha reflete a capacidade da Panattoni Iberia em oferecer soluções logísticas adaptadas a empresas em crescimento, contribuindo para a sua eficiência e expansão”, afirma Gustavo Cardozo, diretor geral da Panattoni Iberia. O acordo com a Homycasa reforça a presença da empresa no país, uma vez que representa o último arrendamento disponível no armazém norte, que tem uma área total de 26.400 m². O armazém sul conta com uma extensão de 49.734 m², dos quais 37.000 m² estão disponíveis, a partir de 14.000 m².

Implantado a 25 minutos do centro do Porto e com acesso direto às autoestradas A41 e A4, o Panattoni Park Porto Valongo apresenta um design sustentável, apoiado pela certificação Breem Very Good, iluminação Led de baixo consumo e estações de carregamento para veículos elétricos.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Fotografia de arquivo
Logística

CTT surpreendem com entrega em plena onda gigante da Nazaré (com vídeo)

Uma campanha que dramatiza, de forma criativa, dois pilares essenciais do posicionamento da marca: a proximidade com clientes cada vez mais exigentes e a sua capacidade de entrega, independentemente das adversidades.

Hipersuper

Os CTT – Correios de Portugal reforçam a sua posição enquanto operador logístico e de e-commerce com uma ativação inovadora, lançada esta quinta-feira nas redes sociais. A ação, desenvolvida pela agência Havas, coloca à prova a capacidade de entrega da marca num dos cenários mais desafiantes do mundo: as ondas gigantes da Nazaré.

No auge da temporada de ondas na Nazaré, o surfista Tony Laureano perde a prancha no mar – uma situação comum neste ambiente extremo. O que se segue, no entanto, é tudo menos habitual. Em poucos instantes, um carteiro dos CTT surge numa mota de água, entregando uma encomenda em pleno canhão da Nazaré. No interior, uma prancha de substituição permite ao atleta regressar rapidamente ao desafio das ondas.

Esta campanha dramatiza, de forma criativa, dois pilares essenciais do posicionamento da marca: a proximidade com clientes cada vez mais exigentes e a sua capacidade de entrega, independentemente das adversidades. “Esta é uma ideia simples de uma marca que, apesar de ter mais de 500 anos de história, se reinventa e se mantém relevante não só através do serviço que presta, mas também das histórias que conta”, destaca Filipa Nascimento, diretora de comunicação e marca dos CTT.

Para Paulo Pinto, diretor criativo executivo da Havas, a escolha do cenário foi determinante para a força da mensagem. “A Nazaré é o palco da maior onda do mundo, o lugar onde poucos ousam entrar. Este é o spot ideal para demostrar a capacidade de entrega do CTT onde for preciso, no momento em que ela é mais necessária.”

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Logística

APLOG traz a debate as oportunidades e os desafios do imobiliário logístico

“Portugal, cada vez mais, tem uma localização estratégica para diversos negócios e para isso é preciso que existam respostas rápidas”, afirma Afonso Almeida ao Hipersuper acerca das oportunidades do imobiliário logístico no país.

Os principais desafios, tendências e oportunidades do imobiliário logístico vão ser debatidos esta quarta-feira, 26 de fevereiro, durante o Seminário Imobiliário Logístico, organizado pela Associação Portuguesa de Logística (APLOG). Nesta terceira edição, que decorre no Templo da Poesia, em Oeiras, o evento é dedicado ao debate dos principais desafios, tendências e oportunidades do setor.

“O investimento imobiliário tem crescido imenso e continuam a existir muitas oportunidades e necessidades para fazer face aos desafios que as empresas de logística, retalho e indústria no geral precisam para poder implementar os seus novos projetos. Portugal, cada vez mais, tem uma localização estratégica para diversos negócios e para isso é preciso que existam respostas rápidas”, defende Afonso Almeida ao Hipersuper.

Mais dinâmico, mas ainda insuficiente

O imobiliário logístico está a ser cada vez mais dinâmico em Portugal, tanto na ocupação de espaços como na oferta. Mas o número ainda não chega, tendo em conta o universo de empresas logísticas, sem esquecer o crescimento do e-commerce. E a falta de disponibilidade reflete-se no valor das rendas cobradas. Afonso Almeida é perentório: o número de espaços ainda é insuficiente, em especial nalgumas regiões do país.

“É preciso ver que muitos destes projetos têm de ser feitos à medida das necessidades do cliente. Muitas vezes unidades standard podem não responder aquilo que o cliente precisa”, explica, recordando que  nos últimos anos, “têm existido diversos novos projetos, nomeadamente na área da logística e também no e-commerce”. E defende que “a Europa, e Portugal, precisa voltar a apostar em força na indústria”. “Este será também um setor que muito importante. Mesmo este fim de semana tivemos a notícia de um grande investimento na zona de Sines”, refere ao Hipersuper.

O 3º Seminário Imobiliário Logístico destina-se a investidores, gestores de ativos, entidades financeiras, promotores, construtoras, autoridades locais, regionais e centrais, entidades reguladoras e gestoras de infraestruturas, urbanistas, geógrafos, planeadores do território, operadores logísticos e retalhistas, “e todas as organizações que possam contribuir para o desenvolvimento deste setor vital para o nosso país”, apresenta o presidente de Direção da APLOG.

Afonso Almeida adianta que vão ser debatidos diversos temas, entre os quais infraestruturas de transportes vs áreas logísticas, planeamento do território vs terrenos finalistas, expetativas dos investidores, tendências vs oportunidades, projetos vs desafios. Temas que, sublinha, “são do maior interesse para um futuro com menos burocracia, mais rapidez nas decisões e implementações dos projetos e no final maior competitividade do nosso país na Europa e no mundo”.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Logística

Luigi Cirocco é o Diretor de Operações da InPost na Península Ibérica

A InPost anunciou a nomeação de Luigi Cirocco, num momento chave para a expansão da empresa de Pontos Pack e Lockers.

Hipersuper

Luigi Cirocco assume a responsabilidade pelos hubs e armazéns da região ibérica, que inclui Portugal e Espanha, com o objetivo de aumentar a eficiência, melhorar a produtividade e promover a cultura de inovação que caracteriza a empresa.

“A nomeação de Cirocco surge num momento chave para a InPost, que enfrenta 2025 com grandes oportunidades e desafios e com o objetivo claro de continuar a crescer e a consolidar a sua posição como líder nas entregas não domiciliárias na Península Ibérica”, destaca a empresa num comunicado.

A experiência profissional de Luigi Cirocco inclui a liderança de equipas multidisciplinares e a gestão de operações em mercados altamente competitivos. Nos últimos sete anos, ocupou vários cargos de chefia no The Level Group, onde foi diretor de Logística, Backoffice e Serviço ao Cliente.

“Chego à InPost com o compromisso de contribuir para a sua expansão no mercado ibérico, consolidando uma rede que redefine a logística de última milha. O meu objetivo é otimizar os processos, escalar as operações e reforçar a nossa presença com uma abordagem estratégica que combina eficiência, inovação e uma experiência excecional para o utilizador”, explica Luigi Cirocco. “Juntamente com esta grande equipa, trabalharemos para transformar o futuro das entregas em Portugal e Espanha”, acrescenta.

A nomeação surge num momento chave para a InPost, que está focada na expansão da sua rede híbrida de Pontos Pack e Lockers, na expansão das capacidades e utilizações dos seus próprios pontos e na melhoria dos seus processos de trabalho para criar rotas de entrega ainda mais eficientes, como parte da sua estratégia para se tornar uma empresa Net Zero até 2040.

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Logística

Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém

A conclusão do projeto, que possui uma área total de 34.340 m², está prevista para o terceiro trimestre de 2025.

Hipersuper

A Panattoni, empresa europeia de desenvolvimento imobiliário logístico-industrial, inaugurou oficialmente as obras do seu projeto Panattoni Park Santarém. “Apesar de a nossa chegada à Península Ibérica ter demorado, estamos a consolidar-nos rapidamente como um dos principais promotores de armazéns logísticos e industriais em Espanha e Portugal”, afirma Gustavo Cardozo, Diretor-Geral e sócio da Panattoni Iberia.

Com acesso direto à A1 e às autoestradas A15, A23 e A2, tem uma área bruta locável de 34.344 m². A plataforma logística, “que já tem 50% do seu espaço pré-arrendado, deixa disponíveis 17.500 m² para um segundo inquilino”, refere a empresa. O Panattoni Park Santarém está a ser construído num terreno de 100.000 m² e contará com um armazém de 33.000 m², além de uma área total de escritórios de 1.344 m² com mezzanine. A instalação incluirá 48 cais de carga e descarga, uma placa de manobra de 35 metros e uma altura livre de 10,6 metros.

O projeto visa obter a certificação BREEAM ‘Excellent’, incorporando características como painéis fotovoltaicos para autoconsumo e iluminação LED, refere ainda a Panattoni Ibéria, acrescentando que a conclusão do projeto deverá ocorrer no terceiro trimestre de 2025.
Este desenvolvimento segue os projetos Panattoni Park Porto Valongo, com 76.000 m² e próximo da sua conclusão, e Panattoni Park Lisbon-City com 85.000m2, em Santa Iria de Azóia, que acaba de iniciar o seu processo de construção.

Sobre o autorHipersuper

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Logística

Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025

A APLOG – Associação Portuguesa de Logística volta a promover o Prémio de Excelência Logística, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da logística em Portugal, prestando reconhecimento público aos projetos, profissionais e organizações que contribuem para o seu progresso, distinguindo em cada ano civil projetos na área da logística.

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tagsAplog

As inscrições estão abertas até 2 de maio para três categorias a concurso:

PEL Empresas: Cujo objetivo é premiar empresas na área da logística pela importância e excelência com que contribuem para promover o conhecimento, ajudando a alcançar elevados níveis de desempenho nos processos ou serviços através da implementação de projetos e ou soluções que possam ser utilizados como exemplo e estímulo na procura de novos modelos de competitividade.

PEL Start-Up: Para distinguir projetos com um produto viável, uma componente de inovação elevada aplicada à atividade logística e que demonstrem um significativo potencial de crescimento.

PEL Academia: Com o objetivo de distinguir trabalhos académicos, cursos, mestrados ou escolas que desenvolvam e promovam o conhecimento e inovação em projetos do sector logístico, com aplicabilidade no domínio dos negócios/empresas/sector e com magnitude ou relevância para a Investigação, assim como com um grau de inovação associado.

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Logística

HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns

Portugal foi o país escolhido pelo Grupo Havi para receber este projeto-piloto, pela dimensão adequada e qualificação das suas equipas

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A Havi, empresa global de soluções de cadeia de abastecimento para o setor da restauração, está a implementar o primeiro sistema de gestão de armazéns (WMS) da Infor, no seu centro de distribuição do Porto. “Este projeto-piloto implementado em Portugal representa um marco significativo na estratégia de transformação digital global da empresa”, destaca a multinacional, que refere ser este “um sistema avançado que ajuda na standadização”. “Utiliza ferramentas para melhorar a precisão do inventário, maximizar a utilização do espaço disponível, aumentar a eficiência do trabalho e melhorar a qualidade do serviço ao cliente. Para além disso, acompanha e controla o fluxo físico de mercadorias e o fluxo de informações à medida que os produtos circulam pelo armazém”, explica.

As características do centro de distribuição do Porto levaram a que fosse escolhido como instalação pioneira para testar este sistema, já que tem capacidade de servir como modelo para futuras implementações. Para a empresa, a implementação deste sistema no centro de distribuição do Porto “é um marco fundamental na jornada de transformação da Havi, e resulta da colaboração excecional, dedicação e trabalho árduo de todas as equipas envolvidas”, sublinha Luís Ferreira, Managing Director da Havi Portugal. “Este é um passo estratégico para reforçar a segurança das TI, simplificar operações e continuar a definir os padrões de referência do setor. Para além disso, com esta solução colocamos Portugal na vanguarda da mudança e tornamo-nos um exemplo a seguir por outros países”, conclui.

Fundada em 1974, a empresa serve mais de 300 clientes em mais de 100 países, com soluções na aquisição, no armazenamento ou na entrega de produtos.

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Logística

Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional

A organização da Empack e Logistics & Automation Porto defende que o crescimento do comércio eletrónico em Portugal tem ajudado a implementar soluções logísticas mais ágeis e flexíveis. 

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As embalagem e logística portuguesas têm melhorado a eficiência operacional, garantem os especialistas da cimeira nacional que representa toda a cadeia de valor do setor. A Empack e Logistics & Automation Porto 2025 vai realizar-se na Exponor, de 9 a 10 de abril.

Andrea Iorio, um dos maiores palestrantes internacionais sobre transformação digital, inteligência artificial e inovação, é keynote speaker do programa de conferências que decorre em paralelo. Defende que o setor logístico português “está a passar por uma transformação muito significativa, marcada pela digitalização e automação dos processos”. Uma evolução em que “é notória a adoção de tecnologias avançadas”, como sistemas de gestão de armazéns automatizados e soluções de rastreamento em tempo real, que, por sua vez, “têm melhorado a eficiência operacional global, bem como a imagem que os operadores internacionais possuem do mercado luso”.

“O setor de embalagem em Portugal tem mostrado um crescimento notável”, afirma Oscar Barranco

Um quadro geral para o qual tem “sido determinante” o crescimento do comércio eletrónico no país, que fomentou a adoção de “soluções logísticas mais ágeis e flexíveis para atender às expectativas dos consumidores”, assegura, por sua vez, Oscar Barranco, Managing Director da Easyfairs Iberia e um dos responsáveis pela Empack e Logistics & Automation Porto 2025. Com a 9.ª edição em marcha, a análise de Oscar Barranco reflete a perspetiva de vários especialistas que têm colaborado com a organização do certame. “O setor de embalagem em Portugal tem mostrado um crescimento notável, impulsionado pela procura de soluções mais sustentáveis e eficientes. As empresas estão a investir em materiais ecológicos e em designs que facilitam a reciclagem e a reutilização, alinhando-se com as tendências globais de sustentabilidade”, sublinhou.

Para a edição deste ano, ainda com as inscrições a decorrer, a equipa de trabalho organizativa já assegurou a participação de 82 operadores do setor, “o que, a dois meses da cimeira, significa um crescimento de 17% relativamente à última edição”. O certame receberá a visita de líderes da indústria, CEO, diretores de logística e embalagem e gestores. Da agenda de atividades complementares da Empack e Logistics & Automation Porto 2025 fazem ainda parte pequenas visitas guiadas, que permitirão aos visitantes conhecer as principais inovações dos expositores presentes.

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ESG

Tetra Pak vence categoria de Iniciativas Ambientais dos SEAL Business Sustainability Awards 2025

O prémio reconhece a estratégia da Tetra Pak enquanto exemplo na indústria para que as grandes empresas possam alavancar a sua experiência no sentido de orientar e colaborar com parceiros, ao longo da cadeia de valor, para alcançar os seus objetivos de sustentabilidade e cumprir os requisitos regulamentares. 

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A Tetra Pak foi distinguida na categoria Iniciativas Ambientais dos SEAL Business Sustainability Awards 2025 pelo Plano de Proteção da Natureza. O prémio reconhece a estratégia da Tetra Pak enquanto exemplo na indústria para que as grandes empresas possam alavancar a sua experiência no sentido de orientar e colaborar com parceiros, ao longo da cadeia de valor, para alcançar os seus objetivos de sustentabilidade e cumprir os requisitos regulamentares.

Em 2024, a Tetra Pak lançou o Plano de Proteção da Natureza, uma estratégia abrangente para abordar os impactos relacionados com o ambiente em toda a cadeia de valor, que se baseia em mais de 20 objetivos mensuráveis e ações práticas, que definem a contribuição da empresa para travar e inverter a perda de natureza, apoiar a recuperação dos ecossistemas e melhorar a segurança da água.

O Plano de Proteção da Natureza aborda ainda os impactos relacionados com fornecedores e clientes, incluindo o fim da vida útil das embalagens.

A Tetra Pak sublinha, em comunicado, que já foram feitos progressos significativos. Nas próprias operações, a Tetra Pak tem como objetivo reduzir a extração total de água em 35% até 2030 (a partir de uma baseline de 2019). A fábrica da Tetra Pak em Kunshan, na China, é um exemplo de sucesso, com a recolha de água da chuva implementada para irrigar mais de 6000 m² de plantas verdes, reduzindo o consumo anual de água em mais de 120 toneladas, refere.

“É uma honra receber esta distinção dos SEAL Awards pelo nosso Plano de Proteção da Natureza. Este reconhecimento destaca o nosso compromisso para reverter e travar a perda de biodiversidade, reduzindo os impactos negativos da nossa cadeia de valor no ambiente e apoiando a restauração das paisagens.” refere Francesca Priora, Vice President, Climate & Nature da Tetra Pak.

“Estamos orgulhosos de colaborar com clientes, fornecedores e parceiros na nossa jornada para restaurar os ecossistemas e melhorar a resiliência da água. Esta estratégia abrangente é uma das formas como estamos a trabalhar em conjunto para transformar os sistemas alimentares e garantir um futuro mais seguro, mais resiliente e mais sustentável para todos.”, acrescenta.

O Plano de Proteção da Natureza da Tetra Pak também foi reconhecido pela “It’s Now for Nature”, uma campanha global conjunta liderada pela Business for Nature, uma coligação que reúne mais de 100 organizações parceiras influentes e empresas com uma visão de futuro para “promover uma ação empresarial credível e ambição política para alcançar uma economia favorável para a natureza até 2030”.

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