Especialista internacional revela na Noruega os “50 melhores vinhos portugueses”
A ViniPortugal organizou no dia 30 de outubro em Oslo, na Noruega, a iniciativa “50 Great Portuguese Wines by Julia Harding”

Ana Catarina Monteiro
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
A ViniPortugal, entidade de promoção dos vinhos portugueses lá fora, organizou no dia 30 de outubro a iniciativa “50 Great Portuguese Wines by Julia Harding”. Após cinco dias de provas de vinhos das diferentes regiões vitivinícolas portuguesas, a jornalista e crítica de vinhos Julia Harding revelou no evento realizado em Oslo, na Noruega, os que para si são os 50 melhores vinhos lusos.
Da experiência, a especialista desafiada pela ViniPortugal reteve que “a fusão entre variedades distintas de castas autóctones de elevada qualidade com a paisagem e o clima fantásticos de Portugal encontra-se expressa de forma criativa pelos viticultores portugueses”, explica.
O evento realizou-se no Grand Hotel, na capital da Noruega, estendendo-se por dois seminários educativos e uma prova de vinhos, destinada a profissionais e consumidores. Os 50 vinhos selecionados pela especialista abrangem as regiões Bairrada, Douro, Alentejo, Península de Setúbal, Dão, Vinho Verde, Lisboa, Tejo e Madeira e estão todos disponíveis na Noruega.
Segundo a ViniPortugal, “a revelação dos vencedores naquele país destina-se a afirmar a abrangência e a qualidade dos vinhos de Portugal num mercado que se caracteriza pelo consumo de vinhos de preço reduzido”.
A Noruega constitui um dos 14 mercados prioritários para a marca Wines of Portugal, gerida por aquela entidade nacional. Em 2016, este mercado nórdico atingiu um crescimento de 10,4%, em valor, posicionando-se no “top 20” na lista dos principais destinos de vinhos portugueses.