Delhaize testa cultivo de vegetais no topo da loja
A Delhaize está a testar na Bélgica um sistema de horta urbana, alojado no tecto de um supermercado

Ana Catarina Monteiro
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
Auchan lança campanha focada nas suas pessoas
Mercadona distinguida com dois prémios de inovação
ÚNICO vai operar em Portugal na gestão do plásticos de uso único
António Campos: “Vemos o futuro com muita expetativa e ambição”
Head & Shoulders apresenta nova fórmula 2X Protect
A Delhaize está a testar na Bélgica um sistema de horta urbana, alojado no tecto de um supermercado, para poupar nos custos de distribuição e entregar aos consumidores vegetais acabados de colher.
A retalhista instalou uma horta no topo de um dos seus supermercados na área de Bruxelas, tornando-se a “primeira marca de supermercados na Bélgica a cultivar vegetais no topo da loja”, explica em comunicado a retalhista de origem belga, que no último ano foi comprada pela holandesa Ahold, formando assim um dos maiores grupos de retalho do mundo.
O projeto “Urban Farm”, desenvolvido durante “um ano” pela equipa da distribuidora, estende-se por 360 metros quadrados, no topo da loja localizada em Boondael (Elsene). Este ano, a horta está a cultivar “cinco diferentes tipos de alfaces”, contando ter “5200 plantas até final da estação”. No próximo ano, serão adicionados novos tipos de vegetais, como “tomates, beringela e curgete”.
A horta da Delhaize é operada por uma empresa externa especializada, explica a distribuidora. Além de abastecer a loja, a cadeia planeia utilizar o espaço de cultivo para oferecer workshops, junto de escolas e outros grupos, a partir de 2018.
A Delhaize pretende expandir o sistema a mais lojas, caso a versão de teste registe bons resultados.