Sofia Santos, secretária-geral do BCSD Portugal
Opinião

O desafio da economia circular, por Sofia Santos (BCSD Portugal)

A economia circular está relacionada com o ciclo de vida de um produto desde o design, processo de produção e reciclagem até à gestão de resíduos

Hipersuper
Sofia Santos, secretária-geral do BCSD Portugal
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O desafio da economia circular, por Sofia Santos (BCSD Portugal)

A economia circular está relacionada com o ciclo de vida de um produto desde o design, processo de produção e reciclagem até à gestão de resíduos

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Opinião de Sofia Santos, secretária-geral do BCSD Portugal

Economia circular é “um modelo económico regenerativo e restaurador por design, em que os recursos (materiais, componentes, produtos, serviço) são geridos de modo a preservar o seu valor e utilidade pelo maior período de tempo possível, aumentando assim a sua produtividade e preservando o capital natural e o capital financeiro das empresas e sociedade civil” (Fonte: portal eco.nomia).

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A economia circular está, assim, relacionada com o ciclo de vida de um produto: desde o design, processo de produção, utilização e gestão do potencial resíduo/ reciclagem do material no fim da linha de vida e, por fim, a gestão dos resíduos. A economia circular ambiciona que os resíduos sejam zero e, por isso, o design dos produtos tem um papel fundamental nesta abordagem. Assim, a inovação e a procura por novas fontes de matéria-prima de forma a obtermos uma economia eficiente e produtiva no uso dos recursos constitui uma das áreas de trabalho da economia circular. Procurar novas matérias-primas (recicladas, reutilizadas e subprodutos) poderá implicar um novo design, um novo produto, um novo processo e uma nova forma de comunicar o produto ou serviço que se vende ao mercado. A economia circular pode ser vista como uma oportunidade para implementar, de forma mais massificada, os conceitos de eco-design, eco-inovação e marketing verde.

Assim, quando se desenvolve um produto ou serviço, além dos habituais critérios de marketing e “design thinking” associados ao processo inovador, também os seguintes aspetos deverão ser tidos em conta:

Ø  a manutenção dos ecossistemas que asseguram a existência das matérias-primas;

Ø  a gestão dos vários recursos utilizados no processo de produção e logístico;

Ø  a gestão dos resíduos decorrentes do processo de produção;

Ø  os impactos ambientais decorrentes do consumo do bem;

Ø  o destino final dos produtos após consumo ou após o fim de linha (reutilização).

À cadeia de valor tradicional (linear), a economia circular adiciona novas etapas e aumenta os fatores a considerar nas etapas já conhecidas – tudo é integrado e assimilado sem gerar disfunções, sejam elas quais forem.

Não esquecer que uma economia circular também está intimamente relacionada com alterações climáticas. Uma economia circular, ao ambicionar ser eficiente no uso dos recursos, implica também ter preocupação com os impactes ambientais que os processos de produção e de logística têm na sociedade.

Orientações políticas

A economia circular constitui hoje um tema central na política pública nacional e europeia. Nos últimos dois anos o tema ganhou notoriedade através da estratégia e do pacote europeu para a economia circular. Em Portugal, de julho a setembro de 2017, esteve em consulta pública a proposta de Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal:2017-2020, que aponta uma visão para o País sobre este tema, identificando vários setores e ações prioritárias.

Na opinião do BCSD, o Plano de Ação para a Economia Circular em Portugal apresenta de forma sólida os fundamentos e o contexto internacional e nacional que justificam a importância de um plano de economia circular para Portugal, sendo muito interessante ver no documento a existência de informação sobre os exemplos do que os outros países já fazem nestas áreas. Consideramos também muito positivo a existência clara da necessidade de vários setores trabalharem em conjunto – ambiente, educação, ciência, agricultura e finanças – para se alcançarem estes desafios. Consideramos por isso que seria relevante que o Governo conseguisse dar um sinal claro às empresas através de algumas medidas de política fiscal (incidindo sobre vários agentes económicos) de que a circularidade é efetivamente uma aposta do Governo como um todo.

Simbioses industriais

Associado ao conceito de economia circular, estão as simbioses industriais. Estas simbioses têm por base os conceitos de ecologia industrial, em que os processos assentam numa colaboração entre empresas de diferentes setores, e onde a troca de materiais, a partilha de energia residual ou de serviços, ou a reutilização de águas tratadas, gera vantagens competitivas para todos os intervenientes. No caso dos resíduos, por exemplo, a simbiose industrial procura integrar uma ou mais indústrias, tornando cíclico o fluxo de materiais e energia, onde os resíduos em vez de serem produzidos são antes reinseridos na cadeia produtiva como matérias-primas.

Economia circular e o financiamento

O atual modelo económico necessita de incluir, na sua fórmula de crescimento, os riscos e as oportunidades ambientais associados à gestão eficiente dos recursos, às alterações climáticas, à biodiversidade e outros temas relacionados com o desenvolvimento sustentável. Neste aspeto, o setor financeiro assume papel fundamental porque é essencial existir financiamento para promover os investimentos e negócios que implementam uma economia mais eficiente no uso dos recursos e com menor emissões de CO2.

Para que uma economia circular possa desenvolver novos produtos e modelos de negócio é necessário que o financiamento privado esteja disponível. Ou seja, é necessário que o setor bancário consiga compreender e identificar as oportunidades de negócio dos projetos circulares para lhes proporcionar o financiamento. Claro está que, em simultâneo, seria muito útil existir uma política fiscal que induzisse os consumidores, as empresas e o setor financeiro a promover a economia circular.

Projetos nacionais

No BCSD Portugal temos dois projetos relacionados com a economia circular e com as simbioses industriais: o Meet 2030 que está a desenvolver cenários para 2030 e a identificar potenciais oportunidades e inovações que possam criar vantagens competitivas para as empresas, de forma a promover um crescimento sustentável da economia; e o projeto Sinergias Circulares que, na fase de arranque, está a potenciar sinergias entre os associados do BCSD na área dos resíduos e subprodutos.

Em suma, a economia circular não é uma moda. Veio para ficar e deve ser vista como uma forma de todos contribuirmos para melhorar o planeta e o bem-estar.

*Texto originalmente publicado na edição de outubro do Jornal Hipersuper, integrado num dossier sobre Economia Circular

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Gelado vegan que combate o desperdício: Auchan dá nova vida a bananas maduras

A Auchan está a lançar o gelado vegan de banana fresca madura e leite de coco, criado em parceria com O Gelado, que “alia sabor e sustentabilidade”.

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O produto vegan de banana e leite de coco foi criado em parceria com O Gelado. A Auchan apresenta este gelado como um produto de economia circular que “dá uma nova vida a bananas maduras” que, apesar de estarem em perfeitas condições para consumo, “poderiam acabar desperdiçadas”.

Este gelado contém 65% de banana, “o que equivale a cerca de 1,5 bananas maduras resgatadas ao desperdício”, por unidade. Numa primeira fase, a Auchan vai salvar cerca de 6500 bananas com este novo produto, “reforçando o compromisso da marca com a redução do desperdício alimentar”, refere a empresa num comunicado.

“As bananas maduras são ricas em triptofano, que ajuda a reduzir o stress e a ansiedade, e em antioxidantes, que contribuem para a prevenção de várias doenças. Combinadas com o toque tropical do leite de coco, criam um gelado naturalmente cremoso e irresistível”, destaca.

Através da sua estratégia Desperdício Zero, a marca investe diariamente em novas soluções que permitem reaproveitar produtos que não foram vendidos.

 

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Retalho

Cristina Moreira dos Santos reeleita presidente da APCC

As prioridades para o novo mandato dos órgãos sociais da Associação Portuguesa de Centros Comerciais, assentam em três eixos estratégicos: Comunidades, Digitalização e Descarbonização.

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A Associação Portuguesa de Centros Comerciais elegeu os novos órgãos sociais, para o triénio 2025-2027. Cristina Moreira dos Santos, em representação da Sonae Sierra, foi eleita para um segundo mandato na presidência da APCC. A CBRE, representada por Carlos Récio, a Klépierre, por Telmo Ferreira, a Multi, representada por Pedro Congrinho e a Mundincenter, por Fernando Muñoz de Oliveira foram também reeleitas para a direção. A Ingka, representada por Mário Barros e a NHOOD, por Luís Arrais, integram a nova equipa diretiva.

As prioridades para o novo mandato assentam em três novos eixos estratégicos de atuação – Comunidades, Digitalização e Descarbonização.

“Os centros comerciais são elementos marcantes do urbanismo contemporâneo e trazem benefícios claros para a vida das comunidades onde estão inseridos e para a economia. A importância que os centros comerciais assumem no dia a dia das pessoas, como locais de compra, experiência e socialização; a inevitável transformação digital a que assistimos a nível global e a sua conciliação com o mundo físico e as crescentes preocupações com a sustentabilidade e a responsabilidade social, levam-nos a apostar fortemente nestes três pilares para continuarmos o nosso trabalho junto de todo o ecossistema, em prol das comunidades que os centros comerciais servem, em prol do meio ambiente e em prol do desenvolvimento de um setor que tem um papel relevante no país e na economia”, destaca Cristina Moreira dos Santos.

A APCC é uma associação de âmbito nacional que congrega empresas investidoras, promotoras e gestoras de centros
comerciais, para além de empresas de comércio a retalho e fornecedores de serviços ao sector. Conta com mais de 170 associados, com 104 conjuntos comerciais, que integram mais de 8.500 lojas. O setor cria mais de 280 mil postos de trabalho e recebe mais de 550 milhões de visitas por ano.

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ESG

OpEX Portugal Summit vai debater a excelência operacional nas empresas

O OpEX Porugal Summit vai dar palco à apresentações de casos de sucesso e a temas como a gestão de talento, a inclusão, a responsabilidade social e a liderança.

Hipersuper

O auditório do Taguspark, em Oeiras, recebe na sexta-feira, 28 de março, a primeira edição do OpEX Portugal Summit, o primeiro evento em Portugal dedicado unicamente à excelência operacional nas empresas e marcado pelo tema da inclusão.

Com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e o patrocínio do Oeiras Valley, o evento decorre entre as 09h e as 18h30 e inclui apresentação de casos reais de sucesso empresarial, um painel sobre ‘Gestão de talento e melhoria contínua’, um exemplo prático de responsabilidade social, dois workshops sobre liderança e ainda possibilidade de networking para todos os participantes.

O certame terá a moderação do jornalista João Moleira e o contributo de diversos oradores, como Ricardo Costa, Chairman do Grupo Bernardo da Costa, Filipa Garcia, CEO da Garcias, Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, e Alexandra Andrade, Country Manager da Adecco Portugal.

“A Excelência Operacional é crucial, pois permite que as empresas atinjam os seus objetivos de forma eficaz. Isto porque esta estratégia garante mais: eficiência nos processos, redução de custos, qualidade de produtos e serviços e segurança e saúde dos funcionários. E é no debate destes tópicos que o OpEx se vai focar, integrando testemunhos de vários players do tecido empresarial nacional”, explica Pedro Pereira, gestor e um dos organizadores do evento.

O painel de ‘Gestão de talento e melhoria contínua’ terá a participação de Susana Rosa, Diretora de RH da Padaria Portuguesa, Luís Setúbal, CEO da Integer Consulting) e Pedro Branco, headhunter, executive search e mentoring da Pedro Branco & Associados. Os oradores vão abordar a importância de políticas de RH focadas em integração, bem-estar e felicidade dos colaboradores.

A ‘Inclusão no Trabalho’ será outro tópico a abordar neste summit, com a presença de um intérprete de língua gestual em todos os momentos e com diversas iniciativas em torno da temática. A Ilunion, parceira do OpEX na área de responsabilidade social, vai destacar as mais-valias de maioritariamente recrutar pessoas com deficiência, numa apresentação de Ana María López Alves, diretora de Ética, Sustentabilidade e Alianças, e Tânia Santos, diretora de Gestão de Operações.

Sobre o autorHipersuper

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Retalho

Designer Outlet Algarve vai abrir novas lojas no verão deste ano

O outlet está a passar por obras de expansão que vão resultar num aumento de 4.000 metros quadrados de área comercial.

O Designer Outlet Algarve tem em curso uma obra de expansão, com previsão de abertura de novas lojas no verão deste ano. Com o objetivo de consolidar o outlet como destino de compras premium, tanto para residentes como para os milhares de turistas que escolhem o Algarve, a expansão vai resultar num aumento de 4.000 metros quadrados de área comercial e um portefólio de marcas reforçado.

“Com a expansão do centro, o Designer Outlet Algarve irá reforçar a sua posição no mercado, aumentando a sua quota de mercado e expandindo a sua área de abrangência. Isto atrairá uma base de clientes mais ampla e consolidará ainda mais o centro como o principal destino de outlets premium no Sul de Portugal e Espanha”, indica uma nota divulgada pelo complexo comercial do Grupo Ingka. A expansão terá também um impacto na economia local, criando cerca de 150 novos postos de trabalho, acrescenta na nota.

“Esta expansão permite-nos atrair novas insígnias que valorizam a localização e o conceito premium do Designer Outlet Algarve. Estamos a trabalhar para integrar novas opções nas categorias de moda premium e lifestyle e este crescimento consolida o nosso posicionamento como destino de compras diversificado, capaz de atrair tanto residentes como turistas que valorizam experiências diferenciadoras”, resume Mireia Rodriguez Burguera, diretora de Leasing da ROS.

Localizado em Loulé, junto à estrada N270 e perto da autoestrada A22, o Designer Outlet Algarve oferece mais de 70 marcas de moda e lifestyle. E o primeiro outlet na Europa a ser integrado com uma loja IKEA.

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Distribuição

Edição 432: Entrevista LTPlabs + Inovação portuguesa + Arroz + Queijos + Charcutaria + Sagalexpo + Barbot + Empack + Logística

Na edição 432 do Hipersuper, Teresa Bianchi de Aguiar, partner e head of retail da LTPlabs, explica como a inteligência artificial (IA) está a transformar o retalho, desde a melhoria da experiência do consumidor até à otimização das operações logísticas, e antecipa o impacto crescente da IA nos próximos anos.

Em entrevista ao Hipersuper, garante: “A tecnologia não deve ser adotada apenas porque é uma tendência, mas sim para resolver desafios concretos do negócio.”.

A charcutaria é um segmento relevante no retalho alimentar, tanto pelo valor acrescentado dos produtos como pela ligação à tradição e inovação. Fomos conversar com Lia Oliveira, diretora de marketing e comunicação externa da Nobre, Inês Silva, brand manager da Izidoro/Grupo Montalva, Paulo Camoezas, diretor comercial da Salsicharia Limiana e Vanda Serrumbia, diretora comercial da Casa da Prisca, para perceber quais as estratégias diferenciadoras para manter a relevância numa categoria cada vez mais dinâmica e competitiva.

Estivemos no Estúdio Time Out Market, em Lisboa, para conhecer os vencedores do Prémio Sabor do Ano 2025. O setor da Padaria/Pastelaria foi o mais premiado, com 17 produtos reconhecidos, seguido de Frutas & Legumes (15), Talho (12), Charcutaria (10) e Queijos (7). Conheça todos os vencedores nesta edição.

O mercado de bolachas está a atravessar uma fase de transformação, impulsionado por consumidores cada vez mais atentos à composição dos alimentos, à origem dos ingredientes e ao impacto ambiental dos produtos que consomem. As marcas têm vindo a reposicionar-se, reforçando a aposta em inovação, saúde e sustentabilidade, sem comprometer a vertente indulgente que continua a atrair muitos consumidores. João Basto, general manager da Salutem, e Raquel Vieira de Castro, CEO da Vieira, acreditam que as perspetivas são de crescimento, ainda que com desafios.

Ainda na categoria bolachas, a marca Biscoff está a reforçar a sua presença em Portugal. O mote perfeito para uma conversa com José Serras Pereira, Portugal Sales Manager da Lotus Bakeries.

A Puratos Portugal realizou o ‘Customer Experience, Next Level’, que deu a conhecer as tendências e os produtos inovadores no setor da padaria e da pastelaria em 2025. “Customer Experience é um fator cada vez mais determinante para o sucesso das empresas do setor alimentar”, afirmou Ivan Mellado, diretor geral da Puratos Portugal, em declarações antes do evento, que reuniu em Sintra especialistas e profissionais da indústria alimentar.

Também nesta edição, uma conversa com Óscar Barranco, diretor da Empack and Logistics & Automation Porto, que nos revela todas as novidades da 9.ª edição marcada para 9 e 10 de abril, na Exponor.

2025 deverá ser um ano de crescimento sustentado no setor dos queijos. É o que perspectivam os responsáveis de quatro empresas do setor contatados pelo Hipersuper. Os desafios económicos mantêm-se, mas o mercado tem sido resiliente e tem evoluído, o que deverá fazer de 2025 um ano de oportunidades, se for mantida a aposta na inovação, na eficiência produtiva e na proximidade com o consumidor.

A SAGALEXPO regressa à FIL, em Lisboa, de 28 a 30 de abril. Alípio Pereira, diretor comercial da feira, avança ao Hipersuper que a 4ª edição regista um crescimento de 20% no número de expositores, ultrapassando as 380 empresas participantes, e vai atrair mais de 1.100 compradores internacionais de 95 países.

Estivemos em Loures, na inauguração do maior centro logístico do Lidl em Portugal. À margem da inauguração, Pedro Rebocho, administrador de Serviços Centrais Lidl Portugal, falou ao Hipersuper sobre este investimento, o foco para 2025 e o apoio do Lidl Portugal à exportação. Em dez anos, a insígnia ajudou a exportar 192 mil toneladas de frutas e legumes.

A valorização integrada da bolota como matéria-prima nacional para a criação de produtos de valor acrescentado, que sejam alternativas sustentáveis para a indústria alimentar. É o que pretende, e está a fazer, o projeto OakFood. A partir de um fruto que, apesar de abundante em Portugal, está ainda mal valorizado, estão a surgir farinhas, manteigas, bebidas… A ler nesta edição.

“Nos mais de 100 anos de história, de onde passamos de ser um ator local para um player multinacional, procuramos sempre uma abordagem local, pensando global”, sublinha ao Hipersuper, Diogo Barbot, strategy director no Grupo Barbot, que garante: a inovação é uma prática contínua que nos diferencia no mercado”.

Também nesta edição dois especiais sobre arroz e massas e sobre a Páscoa, com lançamentos especiais na categoria de chocolates. E um destaque especial para a inovação portuguesa que cria o primeiro arroz 100% nacional. O Clube de Produtores Continente associou-se à produção do arroz Carolino Caravela, numa parceria com a Lusosem, detentora da patente da semente, e a Novarroz, responsável pela componente industrial e de processamento. A primeira variedade 100% portuguesa foi lançada no início deste ano em exclusivo nas lojas Continente.

O Hipersuper também esteve no Auditório do CCB que recebeu a segunda edição da Conferência Idade Maior, dedicada ao tema ‘O Poder da Economia do Longevidade: Compreensão. Ação!’. Promovida pela consultora Idade Maior, da agência Brandkey, quis refletir sobre a evolução demográfica, a longevidade e o papel, e o potencial, das gerações acima dos 50 anos.

Continente é a insígnia que lança mais folhetos. Intermarché regista maior crescimento e troca de posição com o Lidl. Os dados são da Marktest e revelam que os folhetos continuam a ser um pilar estratégico do retalho alimentar, com um aumento de 3,6% no número de publicações em 2024. O Continente mantém-se como líder no volume total de folhetos, mas o Intermarché (na 4ª posição) foi a insígnia que mais cresceu, registando um forte aumento e ultrapassando o Lidl no ranking. Em 2º e 3º estão E.Leclerc e Pingo Doce, respetivamente.

O imobiliário logístico está a viver um momento de grande dinamismo em Portugal, mas a oferta de espaços ainda não chega para a procura que existe por parte das empresas de logística. As oportunidades e desafios deste mercado foram debatidos no Seminário Imobiliário Logístico, organizado pela Associação Portuguesa de Logística. O Hipersuper não faltou.

Nesta edição a habitual análise da Kantar e os artigos de opinião de Joel Vasconcelos da Lusomorango, de Sara Monte e Freitas da Monte e Freitas | Expense Reduction Analysts de João San-Bento Pontes da Quidgest, de Emanuele Soncin da Checkpoint Systems, de David Lacasa da Lantern, de Ana Rute Silva da agência Evaristo, de Chestar Wisniewski da Sophos, de Filipa Magalhães da Heineken e de Célia Revés da Minsait.

 

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Não Alimentar

Nassrin Majid é a nova diretora-geral da ConsumerChoice 

José Borralho, anteriormente CEO da marca, assume assim a posição de CIO (Chairman & Inspiration Officer) no grupo.

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A ConsumerChoice apresenta a mais recente restruturação na equipa, com a evolução da anterior diretora Comercial, Nassrin Majid, para o cargo de diretora-geral, com a responsabilidades ao nível da gestão executiva e operacional da empresa. José Borralho, anteriormente CEO da marca, assume assim a posição de CIO (Chairman & Inspiration Officer) no grupo.

Após cinco anos de experiência como responsável pelo departamento comercial da ConsumerChoice, Nassrin Majid assume a liderança da organização, “impulsionando o crescimento sustentável e a excelência operacional”, destaca a empresa. O seu percurso profissional é antecedido por passagens na FNAC, período no qual assumiu responsabilidades na área de prestação de serviços ao cliente e, posteriormente, na empresa noMenu como Marketing and Communication manager.

“Esta nomeação da Nassrin é o nosso reconhecimento da dedicação e de todo o trabalho desenvolvido ao longo destes anos. Há um momento na vida das empresas em que o verdadeiro legado não está em quem a construiu, mas em quem tem a coragem de levá-la além. O futuro pertence às novas gerações de empreendedores e dar-lhes espaço não é apenas uma escolha, é a essência da evolução”, afirma José Borralho.

A posição de diretora Comercial vai ficar, atualmente, a cargo da nova aposta da organização, Carmen Machado. Com um percurso de mais de 10 anos na área comercial, iniciou a sua carreira na Norfarma, seguindo-se a passagem por empresas como a Securitas Direct, SelPlus e Deco Proteste.  Para além desta contratação, ingressa também na empresa, Joyce D´Avila, que vai assegurar a Direção Financeira e de Recursos Humanos.

A ConsumerChoice desenvolve em Portugal os sistemas de avaliação Escolha do Consumidor, Escolha dos Profissionais, Escolha Sénior, Boa Escolha, Happy Awards, Escolha Sustentável, Best Work Experience, Best Tech Experience,e Quality Award.

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Para 75% das empresas os agentes de IA são essenciais para ultrapassar a concorrência

Com a jornada de compra a ser cada vez mais complexa, três em cada quatro empresas de retalho acredita que os agentes de IA serão vitais para ultrapassar a concorrência dentro de um ano.

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Os dados são do sexto relatório ‘Connected Shoppers’ da Salesforce e indicam que os retalhistas estão a sentir pressão à medida que os custos e as expectativas dos clientes aumentam e a tecnologia se torna cada vez mais complexa.

No entanto, segundo o documento, “os agentes de IA mostram um caminho a seguir”. De acordo com o relatório da Salesforce, três em cada quatro empresas de retalho acredita que os agentes de IA, um tipo de inteligência artificial que pode agir de forma autónoma em sistemas empresariais, serão vitais para ultrapassar a concorrência dentro de um ano. Os resultados do 6º ‘Connected Shoppers Report’ da Salesforce indicam também como os retalhistas podem navegar pelas mudanças nas preferências dos consumidores num contexto de crescente fragmentação.

Pressão de várias fontes
Segundo a Salesforce, o aumento dos custos de aquisição de clientes e retornos crescentes “estão a comprimir as margens dos retalhistas, uma vez que estes também navegam pela inflação, pela concorrência e pela evolução dos comportamentos e preferências dos consumidores”. Para responder com eficiência aos clientes nos diversos pontos de contacto, e em expansão, “as duas principais estratégias das empresas do setor são a IA e o comércio unificado, um conceito que a Salesforce defende como forma de gerar receita sem adicionar custos operacionais”, destaca num comunicado acerca do relatório.

Novos comportamentos dos consumidores
O relatório refere ainda a  mudança de comportamento dos consumidores como um fator que gera jornadas de compra cada vez mais complexas. As lojas físicas continuem a ser vitais, mas a quota de compras está a diminuir: de 45% em 2024 para uma previsão de 41% até 2026. Com as compras online a ganharem mercado, o ‘Connected Shoppers Report’ alerta para o facto dos gastos digitais estarem a “fragmentar-se numa constelação de mercados, websites de retalhistas, sites de marcas e aplicações de entrega, em vez de se consolidarem num único canal”. “Quando os retalhistas conectam, numa só plataforma, os seus canais de vendas, os dados de clientes e as operações, criam experiências de compra perfeitas, tanto online como em loja”, afirma Michelle Grant, director of Retail Strategy and Insights da Salesforce. “Esta abordagem unificada aumenta a produtividade e impulsiona o crescimento em toda a empresa”, defende.

Mas os consumidores já estão a explorar a IA nas suas jornadas de compras, com 39% dos compradores – e 54% da Geração Z – a usarem IA para a descoberta de produtos. E os compradores da Geração Z são 10 vezes mais propensos do que os baby boomers em dizer que usam IA com frequência e dessa forma, indica o relatório, revelando ainda que especificamente para agentes de IA, os compradores demonstram grande interesse em otimizar pontos de fidelização, gerir devoluções, entre outros parâmetros. “O segundo caso de uso do agente dos compradores – atendimento ao cliente – está alinhado com as prioridades dos retalhistas. As gerações mais jovens estão mais abertas à iniciativa dos agentes: 63% dos compradores da Geração Z estão interessados em que os agentes comprem produtos em seu nome”, revela.

Agentes de IA: caminho a seguir
Como consequência, os retalhistas estão a aprofundar o compromisso com a IA, com 76% a afirmar que vai aumentar o investimento durante o próximo ano e o atendimento ao cliente a surgir como o principal caso de uso dos agentes de retalho. Aqui, os agentes respondem automaticamente às consultas, rastreiam pedidos e fazem a gestão de devoluções a qualquer hora do dia ou da noite, para que os representantes humanos possam concentrar-se em interações de maior valor.
“Os agentes de IA representam a próxima onda de inovação em IA no retalho – mão de obra digital que promete transformar a forma como os retalhistas dimensionam as suas equipas, atendem e comercializam junto dos clientes e agilizam as operações”, refere Michelle Grant.

Os dados deste relatório provêm de duas pesquisas duplamente anónimas realizadas de 27 de novembro a 26 de dezembro de 2024. As pesquisas geraram respostas de 8.350 compradores e 1.700 tomadores de decisão do setor retalhista em 21 países da América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e Europa.

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Bebidas

Novos Vigor Latte chegam ao mercado

A marca de leite fresco do grupo Lactogal relançou a gama on-the-go nos  sabores de chocolate e caramelo macchiato.

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Os novos Vigor Latte, agora com 230ml e venda unitária, em vez dos anteriores 200ml e packs de quatro, regressam ao mercado com os sabores de chocolate e caramelo macchiato. “Com um lifestyle cada vez mais acelerado e a necessidade de conciliar o tempo em família, o trabalho e a vida social, surge cada vez mais a procura por soluções fáceis de consumir, nutritivas e que, em simultâneo, proporcionem experiências de prazer e escape no dia a dia”, afirma Catarina Cruz, gestora da marca Vigor.

Com este relançamento, a marca quer potenciar novos momentos de consumo com um formato mais conveniente e apelativo. E destaca um estudo da GlobalData de 2024, que indica que mais de 25% dos consumidores recorre a um snack a meio da manhã ou ao lanche enquanto está na rua ou no trabalho.

Para apoiar este relançamento, Vigor lança ainda uma campanha multimeios, a destacar a mensagem de que o Vigor Latte é adequado a todos os momentos. “Da mesma forma que oferecemos uma proposta on-the-go e ajustada à rotina dos portugueses, queremos acompanhar também o nosso consumidor durante a sua jornada, com mensagens personalizadas em cada momento de consumo”, refere Catarina Cruz.

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Edição 432 já está disponível em formato digital

Na edição 432 do Hipersuper, Teresa Bianchi de Aguiar, partner e head of retail da LTPlabs, explica como a inteligência artificial (IA) está a transformar o setor do retalho, desde a melhoria da experiência do consumidor até à otimização das operações logísticas, e antecipa o impacto crescente da IA nos próximos anos.

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Em entrevista ao Hipersuper, garante: “A tecnologia não deve ser adotada apenas porque é uma tendência, mas sim para resolver desafios concretos do negócio.”.

A charcutaria é um segmento relevante no retalho alimentar, tanto pelo valor acrescentado dos produtos como pela ligação à tradição e inovação. Fomos conversar com Lia Oliveira, diretora de marketing e comunicação externa da Nobre, Inês Silva, brand manager da Izidoro/Grupo Montalva, Paulo Camoezas, diretor comercial da Salsicharia Limiana e Vanda Serrumbia, diretora comercial da Casa da Prisca, para perceber quais as estratégias diferenciadoras para manter a relevância numa categoria cada vez mais dinâmica e competitiva.

Estivemos no Estúdio Time Out Market, em Lisboa, para conhecer os vencedores do Prémio Sabor do Ano 2025. O setor da Padaria/Pastelaria foi o mais premiado, com 17 produtos reconhecidos, seguido de Frutas & Legumes (15), Talho (12), Charcutaria (10) e Queijos (7). Conheça todos os vencedores nesta edição.

O mercado de bolachas está a atravessar uma fase de transformação, impulsionado por consumidores cada vez mais atentos à composição dos alimentos, à origem dos ingredientes e ao impacto ambiental dos produtos que consomem. As marcas têm vindo a reposicionar-se, reforçando a aposta em inovação, saúde e sustentabilidade, sem comprometer a vertente indulgente que continua a atrair muitos consumidores. João Basto, general manager da Salutem, e Raquel Vieira de Castro, CEO da Vieira, acreditam que as perspetivas são de crescimento, ainda que com desafios.

Ainda na categoria bolachas, a marca Biscoff está a reforçar a sua presença em Portugal. O mote perfeito para uma conversa com José Serras Pereira, Portugal Sales Manager da Lotus Bakeries.

A Puratos Portugal realizou o ‘Customer Experience, Next Level’, que deu a conhecer as tendências e os produtos inovadores no setor da padaria e da pastelaria em 2025. “Customer Experience é um fator cada vez mais determinante para o sucesso das empresas do setor alimentar”, afirmou Ivan Mellado, diretor geral da Puratos Portugal, em declarações antes do evento, que reuniu em Sintra especialistas e profissionais da indústria alimentar.

Também nesta edição, uma conversa com Óscar Barranco, diretor da Empack and Logistics & Automation Porto, que nos revela todas as novidades da 9.ª edição marcada para 9 e 10 de abril, na Exponor.

2025 deverá ser um ano de crescimento sustentado no setor dos queijos. É o que perspectivam os responsáveis de quatro empresas do setor contatados pelo Hipersuper. Os desafios económicos mantêm-se, mas o mercado tem sido resiliente e tem evoluído, o que deverá fazer de 2025 um ano de oportunidades, se for mantida a aposta na inovação, na eficiência produtiva e na proximidade com o consumidor.

A SAGALEXPO regressa à FIL, em Lisboa, de 28 a 30 de abril. Alípio Pereira, diretor comercial da feira, avança ao Hipersuper que a 4ª edição regista um crescimento de 20% no número de expositores, ultrapassando as 380 empresas participantes, e vai atrair mais de 1.100 compradores internacionais de 95 países.

Estivemos em Loures, na inauguração do maior centro logístico do Lidl em Portugal. À margem da inauguração, Pedro Rebocho, administrador de Serviços Centrais Lidl Portugal, falou ao Hipersuper sobre este investimento, o foco para 2025 e o apoio do Lidl Portugal à exportação. Em dez anos, a insígnia ajudou a exportar 192 mil toneladas de frutas e legumes.

A valorização integrada da bolota como matéria-prima nacional para a criação de produtos de valor acrescentado, que sejam alternativas sustentáveis para a indústria alimentar. É o que pretende, e está a fazer, o projeto OakFood. A partir de um fruto que, apesar de abundante em Portugal, está ainda mal valorizado, estão a surgir farinhas, manteigas, bebidas… A ler nesta edição.

“Nos mais de 100 anos de história, de onde passamos de ser um ator local para um player multinacional, procuramos sempre uma abordagem local, pensando global”, sublinha ao Hipersuper, Diogo Barbot, strategy director no Grupo Barbot, que garante: a inovação é uma prática contínua que nos diferencia no mercado”.

Também nesta edição dois especiais sobre arroz e massas e sobre a Páscoa, com lançamentos especiais na categoria de chocolates. E um destaque especial para a inovação portuguesa que cria o primeiro arroz 100% nacional. O Clube de Produtores Continente associou-se à produção do arroz Carolino Caravela, numa parceria com a Lusosem, detentora da patente da semente, e a Novarroz, responsável pela componente industrial e de processamento. A primeira variedade 100% portuguesa foi lançada no início deste ano em exclusivo nas lojas Continente.

O Hipersuper também esteve no Auditório do CCB que recebeu a segunda edição da Conferência Idade Maior, dedicada ao tema ‘O Poder da Economia do Longevidade: Compreensão. Ação!’. Promovida pela consultora Idade Maior, da agência Brandkey, quis refletir sobre a evolução demográfica, a longevidade e o papel, e o potencial, das gerações acima dos 50 anos.

Continente é a insígnia que lança mais folhetos. Intermarché regista maior crescimento e troca de posição com o Lidl. Os dados são da Marktest e revelam que os folhetos continuam a ser um pilar estratégico do retalho alimentar, com um aumento de 3,6% no número de publicações em 2024. O Continente mantém-se como líder no volume total de folhetos, mas o Intermarché (na 4ª posição) foi a insígnia que mais cresceu, registando um forte aumento e ultrapassando o Lidl no ranking. Em 2º e 3º estão E.Leclerc e Pingo Doce, respetivamente.

O imobiliário logístico está a viver um momento de grande dinamismo em Portugal, mas a oferta de espaços ainda não chega para a procura que existe por parte das empresas de logística. As oportunidades e desafios deste mercado foram debatidos no Seminário Imobiliário Logístico, organizado pela Associação Portuguesa de Logística. O Hipersuper não faltou.

Nesta edição a habitual análise da Kantar e os artigos de opinião de Joel Vasconcelos da Lusomorango, de Sara Monte e Freitas da Monte e Freitas | Expense Reduction Analysts de João San-Bento Pontes da Quidgest, de Emanuele Soncin da Checkpoint Systems, de David Lacasa da Lantern, de Ana Rute Silva da agência Evaristo, de Chestar Wisniewski da Sophos, de Filipa Magalhães da Heineken e de Célia Revés da Minsait.

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Adyen lança ‘tap to pay’ no iPhone em Portugal

A funcionalidade ‘tap to pay’ no Iphone está agora disponível em Portugal e também na Bulgária, Finlândia, Hungria, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Suíça e Liechtenstein.

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A Adyen avança que a funcionalidade permite às empresas, como a GNG, uma pioneira da ganga que remonta a 1873, utilizar um iPhone para aceitar pagamentos contactless, sem necessidade de adquirir ou gerir hardware adicional.

A a plataforma global de tecnologia financeira ativou oficialmente o Tap to Pay no iPhone em nove novos mercados europeus – Bulgária, Eslováquia, Eslovénia, Finlândia, Hungria, Liechtenstein, Polónia, Portugal e  Suíça. “A experiência em loja continua a ser um ponto de contacto crucial para a forma como os consumidores se envolvem com as marcas em 2025”, comentou Alexa von Bismarck, presidente EMEA da Adyen.

O Tap to Pay no iPhone aceita todas as formas de pagamento contactless, incluindo cartões de crédito e débito contactless, Apple Pay e outras carteiras digitais, utilizando apenas um iPhone e uma aplicação iOS compatível, sem necessidade de hardware ou terminal de pagamento adicional.
Utilizando um iPhone XS ou posterior, com a versão mais recente do iOS, no momento da finalização da compra, os comerciantes pedem simplesmente ao cliente que mantenha o seu método de pagamento contactless junto do iPhone do comerciante e o pagamento será concluído de forma segura utilizando a tecnologia NFC.

“Graças ao Tap to Pay no iPhone, os nossos clientes podem desfrutar de transações sem esforço, seguras e totalmente contactless – eliminando a necessidade de hardware adicional. Sem terminais extra, apenas um processo de pagamento simples e contínuo que melhora cada etapa da experiência de compra com simplicidade, eficiência e elegância” explica Guilherme Silva, executive director da GNG.

Segundo a Adyen, o Tap to Pay no iPhone utiliza as funcionalidades integradas do iPhone para manter os dados da empresa e dos clientes privados e seguros. “Quando um pagamento é processado, a Apple não armazena números de cartão ou informações de transação no dispositivo ou nos servidores da Apple”, refere.

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