Mastercard lança API para comerciantes desenvolverem pagamentos através da blockchain
A mastercard apresentou este último fim-de-semana, durante a sexta edição da Money 20/20, em Las Vegas, uma nova API para blockchain

Ana Catarina Monteiro
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
A Mastercar criou uma API (Application Programming Interface – Interface de Programação de Aplicações) para blockchain, de forma a que os comerciantes e bancos parceiros possam oferecer novas formas de pagamento – através da blockchain. A nova API, já disponível no mercado, foi apresentada este último fim-de-semana, durante o Hackathon da sexta edição da conferência Money 20/20, a decorrer em Las Vegas de 22 a 25 de outubro.
Segundo a empresa, a tecnologia foi testada e validada e será implementada “inicialmente” ao nível do mercado profissional, ou B2B [business to business], para dar resposta a desafios de “velocidade, transparência e custos associados em pagamentos transfronteiriços”. A nova solução vem complementar a oferta existente de “cartões virtuais, assim como a Mastercard Send e a Vocalink, potenciando, assim, todos os tipos de fluxos de pagamento transfronteiriços e B2B baseados em contas, blockchain e em cartões”.
Desta forma, os parceiros da empresa de serviços financeiros podem oferecer novas modalidades de pagamento, através da blockchain – a tecnologia que sustenta as moedas virtuais, como a bitcoin ou a Ethereum. A nova solução permite transferir fundos gerados na blockchain para a rede de pagamentos da Mastercard, que inclui 22 mil instituições financeiras.
Além disso, com a nova API os comerciantes e outros negócios podem criar uma gama de novas aplicações em conjunto com um portefólio mais amplo de API da Mastercard, a qual disponibiliza também “kits de desenvolvimento de software em seis idiomas diferentes”, para simplificar esta integração.
“Ao combinar a tecnologia blockchain com a rede de resolução e as regras de redes associadas da Mastercard, criamos uma solução segura que, além de ser passível de auditoria, é fácil de dimensionar”, afirma Ken Moore, vice-presidente executivo da Mastercard Labs.
A aposta da Mastercard na tecnologia blockchain é visível através das mais de 35 patentes no domínio do blockchain registadas à data e investimento no Digital Currency, grupo que constrói, incuba e investe em empresas ligadas à blockchain e à Bitcoin, assim como da adesão recente à Enterprise Ethereum Alliance de forma a explorar o potencial da utilização da criptomoeda Ethereum.