Faarm cria solução que permite interação dos consumidores finais com qualquer produto
Como podem tecnologias como big data, machine learning e inteligência artificial ajudar a melhorar as operações no comércio, distribuição e retalho e melhorar o serviço aos clientes? A startup Faarm dá a resposta

Ana Catarina Monteiro
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
Programa da Água Serra da Estrela quer proteger a água e regenerar a serra
A startup Faarm foi a vencedora do concurso Innovation Challenge lançado em junho pela Microsoft Portugal. A solução tecnológica desenvolvida pela startup para a indústria de consumo, concretamente para a Sumol+Compal, foi considerada a melhor entre as cinco ideias finalistas.
A competição propunha o desenvolvimento de soluções tecnológicas que resolvessem problemas atuais de cinco indústrias: Retalho de Luxo, Media, Saúde, Turismo e Consumo. Para isso, juntaram-se ao concurso as empresas Farfetch, Impresa, José de Mello Saúde, Pestana Hotel Group e Sumol+Compal que definiram os desafios concretos apresentados aos concorrentes.
A Faarm procurou resolver o problema apresentado pela dona da bebida Compal: “como podem tecnologias como big data, machine learning e inteligência artificial ajudar a melhorar as operações no comércio, distribuição e retalho para que possamos melhor servir os nossos clientes?”.
A solução desenvolvida pela startup permite a interação com o consumidor final através de um “tracker” interativo colocado nos rótulos dos produtos da empresa que possibilita a interação direta com os diferentes canais de comunicação da empresa, obtendo informação como dados nutricionais ou advertências ao consumo, entre outros. Por outro lado, a empresa consegue aceder a informação “anonimizada”, que contribuirá para desenvolver novos produtos que vão ao encontro dos gostos e necessidades dos consumidores.
Depois da fase de mentoria das empresas concorrentes, na fase do “hackathon”, que decorreu entre 11 e 15 de setembro, as empresas afinaram os seus projetos com o apoio da Microsoft.
“Esta solução desenvolvemo-la numa semana e é apenas uma prova de conceito para algo que pode representar um sucesso na indústria pois permite a interação dos consumidores finais com qualquer tipo de produto e dá-lhes essa escolha”, explica Miguel Lupi, fundador da startup.
O projeto sagrou-se vencedor no passado dia 11 de outubro, após a apresentação das cinco startups finalistas (uma por cada indústria). Além de garantir presença na Web Summit, que decorre no próximo mês de novembro, em Lisboa, a startup vencedora recebe até 120 mil euros de créditos em serviços Cloud Microsoft Azure e a possibilidade de desenvolver uma Prova de Conceito com a Sumol+Compal.
O Innovation Challenge foi lançado pela Microsoft Portugal em junho, na sequência do programa Ativar Portugal Startups. O júri do desafio integrou elementos das empresas Aceleradores e Venture Capitalists – Armilar Partner Ventures, Faber Ventures, Beta-i, Edp Starter e Bright Pixel.