Dois meses após a incorporação, a Ferbar relançou a Sunquick, tendo apostado numa campanha com o conceito criativo “Frutalicioso” que tem como protagonistas as mascotes “Sun” e “Quick”
Sunquick ganha nova vida nas mãos da Ferbar
Os sumos Sunquick têm acompanhado gerações de consumidores portugueses e hoje absorvem 77% das vendas de concentrados. Nas mãos da distribuidora Ferbar desde março, a marca dinamarquesa lançou uma nova categoria de produto
Ana Catarina Monteiro
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Os sumos Sunquick têm acompanhado gerações de consumidores portugueses e hoje absorvem 77% das vendas de concentrados. Nas mãos da distribuidora Ferbar desde março, a marca dinamarquesa lançou uma nova categoria de produto.
A Ferbar assumiu em março deste ano a distribuição da Sunquick em Portugal, entrando assim numa nova área de atividade: o segmento de bebidas. “Seguimos historicamente uma estratégia de diversificação de portefólio, desenhando uma oferta de produtos que são soluções para necessidades que identificamos. Embora tenhamos evoluído para uma maior concentração do negócio, abraçamos oportunidades de integrar marcas que aportem crescimento e valor ao negócio. Esta integração espelha isso mesmo”, afirma em entrevista ao HIPERSUPER Márcio Barbosa, administrador da área de “Business Development” da Ferbar, que opera em categorias como frutos secos, confeitos, conservas, marmelada e doces, bolachas, chocolates ou sobremesas.
Em 2016, os concentrados de sumo Sunquick geraram um volume de vendas de “2,14 milhões de litros, o que equivale a 21,4 milhões de litros prontos a beber”, após diluição. “Esperamos que gere um crescimento de 6% em 2017”.
Sunquick alarga a nova categoria de produto
Apesar de ser um novo mercado de atuação para a Ferbar, a distribuidora sedeada na Maia não perdeu tempo e delineou um ambicioso plano de crescimento para a marca dinamarquesa. Dois meses após a incorporação, a Ferbar relançou a Sunquick, tendo apostado numa campanha com o conceito criativo “Frutalicioso” que tem como protagonistas as mascotes “Sun” e “Quick”.
Além disso, no início de julho a distribuidora reforçou a gama da marca com o lançamento dos gelados para congelar em casa ICE. A nova oferta representa, por sua vez, a entrada numa nova categoria de produto daquela que é a marca de concentrados de sumo preferida dos portugueses, detentora de uma quota de mercado de “76,8% em volume”, de acordo com o responsável da Ferbar.
“É uma inovação seletiva que cumpre vários objetivos: diversifica a gama, alarga o consumo a novas ocasiões e dinamiza a categoria no mercado nacional”.
Disponível em quatro sabores (morango, laranja, frutas tropicais e cola) nos lineares dos super e hipermercados, a gama ICE aposta nos atributos de produto “à base de bebida de fruta, sem adição de conservantes” da Sunquick, oferecendo, em simultâneo, “conveniência e funcionalidade no momento da compra e no consumo em casa, já que são apenas necessários três passos para saborear o novo gelado: congelar, abrir e apertar”, descreve o administrador.
Com a chegada ao mercado nacional destes novos produtos, os quais alcançaram já uma adesão “muito forte em países como Alemanha, França e Dinamarca”, a Ferbar pretende atrair um “consumidor mais jovem e/ou ativo, que procura indulgência sem culpa”.
Nova proposta chega ao mercado brevemente
Mas a dinamização da marca que tem acompanhado várias gerações em Portugal não fica por aqui. “Brevemente apresentaremos ao mercado e aos consumidores uma nova proposta muito inovadora”, desvenda Márcio Barbosa, sem adiantar mais pormenores.
Já no que aos clássicos concentrados de fruta diz respeito, a empresa nacional não prevê novos lançamentos, planeando manter a oferta atual da marca, que abrange sabores como laranja, frutos tropicais, pêssego-laranja, manga e maracujá e que faz da Sunquick “a única marca neste segmento com uma gama tão larga”.
Quanto ao valor do investimento direcionado ao relançamento da marca, o responsável prefere não divulgar, mas explica que “suporta uma campanha integrada de marketing e a implementação de um plano competitivo de ativações de vendas”.