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Logística

Porto de Leixões volta a crescer depois de ano de perdas

O Porto de Leixões movimentou no primeiro semestre 9,7 milhões de toneladas de mercadorias. O que representa um aumento de 9%

Ana Catarina Monteiro
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Porto de Leixões volta a crescer depois de ano de perdas

O Porto de Leixões movimentou no primeiro semestre 9,7 milhões de toneladas de mercadorias. O que representa um aumento de 9%

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O Porto de Leixões movimentou no primeiro semestre 9,7 milhões de toneladas de mercadorias, o que representa um aumento de 9% face ao volume de carga movimentada na primeira metade de 2016, período em que observou uma redução homóloga de 3,9%.

No total do ano anterior, a mercadoria que passou pelo Porto de Leixões reduziu em 2,72% face a 2015, devido sobretudo à paragem para manutenção do terminal oceânico.

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Este ano, e após um investimento de 2,8 milhões de euros numa nova grua com a capacidade para 124 toneladas no final de 2016, Leixões volta a crescer, apesar da ligeira quebra na carga contentorizada e na carga geral fracionada.

O volume de carga embarcada, que corresponde às exportações, alcançou os 2,6 milhões de toneladas, uma subida de 3,4% face ao primeiro semestre do ano transato.

As cargas ro-ro foram as que mais subiram no primeiro semestre (12%). Os granéis líquidos registam um aumento de mais de um milhão de toneladas (+34%), em comparação com 2016, chegando a totalizar 4,3 milhões de toneladas nos seis meses.

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Logística

“Os CTT estão posicionados em toda a cadeia de comércio eletrónico”

Os CTT asseguraram a implementação do primeiro Bairro Comercial Digital. É um exemplo da aposta da empresa nas soluções e serviços digitais, e que resultou na presença “em toda a cadeia de comércio eletrónico”, como revela ao Hipersuper, Mário Sousa, diretor de produto B2B dos CTT.

O projeto Bairros Comerciais Digitais é uma iniciativa destinada a ajudar os comerciantes a expandirem a sua presença digital e, dessa forma, contribuir para a digitalização do comércio local ao reforçar a ligação entre os pequenos negócios e as comunidades em que se inserem.

A Junta de Freguesia de Benfica aderiu recentemente aos Bairros Comerciais Digitais dos CTT e, desde o lançamento do marketplace ‘Bairro Digital de Benfica’, há cerca de um mês, “o impacto positivo já é visível, com as vendas dos comerciantes registados aumentar significativamente”, refere a empresa portuguesa num comunicado.

“Até ao momento, os CTT asseguraram a implementação do primeiro Bairro Comercial Digital e estão a colaborar com outras entidades na implementação de novos bairros”, afirma Mário Sousa ao Hipersuper. Sob o lema ‘Bairros Digitais, negócios globais’, estas soluções potenciam o negócio dos comerciantes locais, “oferecendo-lhes maior visibilidade, capacidade de atrair mais clientes e promover os seus produtos e serviços de forma mais eficaz”, acrescenta o diretor de produto B2B dos CTT.

Para esta iniciativa, os CTT desenvolveram uma oferta integrada que inclui componentes como marketplace digital, logística e distribuição, sinalética digital, cacifos inteligentes e soluções de publicidade digital. Adicionalmente, no âmbito da ‘digitalização do espaço físico’, “são disponibilizadas soluções de conectividade à Internet, sensorização dos espaços e informação analítica, como fluxos de pessoas e veículos no bairro e perfis dos visitantes, além da implementação de feiras digitais e a oferta de serviços geográficos que ajudam na gestão territorial”, revela ainda o responsável.

Reforço de soluções de e-commerce

A empresa tem vindo a aumentar o investimento nos serviços e soluções de e-commerce, o que resulta na presença “em toda a cadeia de comércio eletrónico”, com serviços que vão “desde a promoção e venda de produtos até à entrega e pós-venda”, assegura Mário Sousa. O objetivo é ser “parceiro de referência” para as empresas mas chegar também aos particulares no segmento B2C e C2C, assumindo-se como uma plataforma logística para o comércio eletrónico.

Para tal, têm desenvolvido várias soluções digitais, como a criação de marketplaces digitais, lojas online, soluções de pagamento online, cacifos inteligentes, entregas expresso e soluções de publicidade digital, enumera o diretor de produto B2B dos CTT.

As Soluções Digitais Empresariais são outro produto em que os CTT investiram e que pretendem expandir em 2025, com novas ofertas “que incluem a integração de inteligência artificial para otimizar operações e a automação de processos de negócios”, revela Mário Sousa ao Hipersuper.

“Os CTT estão a realizar um forte investimento na complementaridade entre soluções físicas e digitais, assegurando uma melhor proposta de valor para os seus clientes e posicionando-se como o ponto de contacto privilegiado, assegurando envios físicos e digitais de forma integrada”, avança ainda.

Soluções digitais aproximam os município

Outra mais-valia dos CTT tem sido a criação de soluções digitais de proximidade aos municípios, de que é exemplo, no âmbito da descentralização de competências para a Administração Pública Local, a solução de conta pré-paga escolar, “já utilizada em 3.000 escolas por cerca de 500 mil alunos”, sublinha Mário Sousa. A solução de Gestão de Contraordenações dos CTT, disponível em mais de 60 municípios, “assegurando o tratamento anual de várias centenas de milhares de processos associados às infrações”, é outro exemplo.

A digitalização de espaços físicos, a implementação de feiras digitais e a oferta de serviços geográficos que ajudam na gestão territorial, são outras soluções implementadas a pensar nos municípios, e que, assegura o diretor de produto B2B dos CTT, têm facilitado a comunicação “e a eficiência operacional dos municípios, promovendo a transformação digital a nível local”.

“Uma solução mais recente é o ‘cartão municipal’, que permite a atribuição de apoios sociais, entre outros, devidamente enquadrada e em total conformidade com as regras de cada município. Esta solução pode ser integrada desde logo com a conta pré-paga escolar”, apresenta ainda.

 

 

 

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

Logística

Grupo Totalmédia adota a marca Rhenus Logistics

A 01 de fevereiro, o Grupo Totalmédia concluiu a sua integração na Rhenus, adoptando a marca Rhenus Logistics, para reforçar a sua presença no mercado mundial.

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Esta etapa final “formaliza a integração e conclui com sucesso” o processo de transformação estratégica iniciado com a aquisição de uma participação maioritária em janeiro de 2024, avança a Rhenus Logistics. Com esta transição, a Rhenus reforça a sua cobertura de serviços de Home Delivery no mercado ibérico “e consolida a sua posição como líder global em soluções logísticas”, acrescenta.

Fundado em 1998 em Portugal, o Grupo Totalmédia tornou-se um operador reconhecido no setor das entregas ao domicílio. Com sede em Lisboa e operações em Portugal e Espanha, o grupo conta com as empresas TNB e TTM Entregas ao Domicílio em Portugal, bem como a Home Logistics e a Sama Logística em Espanha. O negócio core do Grupo Totalmédia é a entrega ao domicílio de bens pesados e volumosos, oferecendo serviços de transporte, montagem, embalamento e armazenagem. “Sob a marca Rhenus Logistics, o grupo continuará a operar no segmento de Home Delivery, mantendo o seu foco no serviço ao cliente  e beneficiando do apoio de uma marca globalmente reconhecida”, informa o grupo alemão especialista em logística.

Frederico Beck, Managing Director South Europe da Rhenus Special Delivery, e José Manuel Cruz, Managing Director da Rhenus Special Delivery em Portugal

“Esta transição representa um marco significativo na nossa trajetória, reafirmando o nosso compromisso com os clientes, parceiros e colaboradores, ao mesmo tempo que aproveitamos as sinergias e a visão europeia proporcionadas pelo Grupo Rhenus. O nosso objetivo é continuar a ser o melhor operador local, agora com a força, experiência e recursos de um líder global”, destacou José Manuel Cruz, Managing Director da Rhenus Special Delivery em Portugal. Já Frederico Beck, Managing Director South Europe da Rhenus Special Delivery, afirmou que “a integração do Grupo Totalmédia na marca Rhenus é um forte sinal da nossa confiança no mercado português”.

A Rhenus Special Delivery, unidade de negócio dentro do Grupo Rhenus responsável pelas entregas ao domicílio, está presente em 15 países europeus, 13 com redes próprias e outros dois através de parcerias. Movimenta cerca de sete milhões de envios anualmente.

O Grupo Rhenus é um dos principais especialistas em logística, com operações comerciais em todo o mundo e uma faturação anual de 7.5 milhões de euros. Emprega 40 mil pessoas, que trabalham em 1.320 localizações e desenvolvem soluções para toda a cadeia de fornecimento.

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Logística

Jungheinrich volta a receber o certificado de sustentabilidade EcoVadis Platinum

Pelo quarto ano consecutivo, a multinacional alemã de soluções para o setor da intralogística recebeu o EcoVadis Platinum e congratula-se por integrar “o 1% das empresas mais sustentáveis do mundo”.

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A Agência Internacional de Classificação de RSC – EcoVadis, voltou a atribuir à Jungheinrich, especialista em soluções de intralogística e automação, um certificado de platina por responsabilidade corporativa em matéria de sustentabilidade. O prémio, entregue pela quarta vez consecutiva, “reconhece o excelente compromisso da Jungheinrich com o ambiente, os direitos laborais e humanos, a ética e as compras sustentáveis”, congratula-se a empresa de origem alemã.

“A certificação de platina confirma o nosso compromisso consistente com a sustentabilidade. Temos uma responsabilidade corporativa e pessoal de deixar um mundo que valha a pena viver para as gerações futuras. Para nós, é algo natural cumprir esta responsabilidade”, explica Lars Brzoska, presidente do Conselho de Administração da Jungheinrich AG.

A EcoVadis voltou a destacar o desempenho da Jungheinrich na proteção ambiental. Em particular, a empresa expandiu mais as suas medidas de proteção climática no ano passado e criou mais transparência em relação às emissões dos seus veículos, ao calcular a Pegada de Carbono do Produto de diversas séries de equipamentos. Esta análise fornece informações sobre as emissões de CO2e dos equipamentos ao longo de todo o seu ciclo de vida, desde a extração de recursos, produção, transporte e utilização até à eliminação.

Em 2024, a Jungheinrich tornou-se o primeiro fornecedor de intralogística a aderir à Initiative for Responsible Mining Assurance (IRMA), que envolve múltiplas partes interessadas e está comprometida com uma mineração mais social e amiga do ambiente. “Como parte da sua estratégia de iões de lítio, a Jungheinrich está particularmente focada em promover a mineração sustentável de lítio. A adesão a esta iniciativa reforça o compromisso da empresa com uma maior transparência e segurança na aquisição de recursos”, assegura a mutinacional.

A EcoVadis é considerada uma das principais instituições mundiais em avaliação de responsabilidade corporativa. Analisa a gestão da sustentabilidade de mais de 150 mil empresas em todo o mundo em termos de ambiente, direitos laborais e humanos, ética e compras sustentáveis.

Com mais de 70 anos de história, a Jungheinrich está entre as principais empresas mundiais, no transporte e movimentação de cargas em armazém, tecnologia de armazenagem e de fluxo de materiais. Com mais de 20 mil colaboradores a nível global, o Grupo detém 42 filiais próprias e serviços por todo o mundo e uma rede de 11 locais de produção. Está presente em Portugal há 27 anos, atualmente com mais de 100 colaboradores, e tem a sua sede em Mem Martins (Lisboa) e uma delegação Norte a funcionar na Maia.

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Logística

Grupo STEF com volume de negócios de 4,8 mil milhões de euros em 2024

A contribuição das empresas adquiridas em 2024 impulsionou o forte crescimento das atividades internacionais, anunciou a empresa.

Hipersuper

O volume de negócios acumulado para 2024 ascendeu a 4.800.8 milhões de euros, em comparação com 4.442.1 milhões de euros em 2023. O resultado representou um aumento de 8,1% (+2,8% em termos comparáveis). Segundo a multinacional de origem francesa, a contribuição das empresas adquiridas em 2024 “impulsionou o forte crescimento das atividades internacionais”, enquanto o abrandamento do consumo alimentar na Europa “impactou o volume de negócios no quarto trimestre”.

O Grupo STEF, empresa de serviços de transporte e logística de produtos alimentares sob temperatura controlada, registou ainda um aumento de 8,8% no volume de negócios do quarto trimestre de 2024, com um crescimento de 3,4%, em termos comparáveis, “num contexto económico desafiante”.

Em França, as atividades GMS (Grande Distribuição Moderna), Food Service e Cadeia de Abastecimento de Produtos Frescos continuam a apresentar um bom desempenho, impulsionado pela conquista de novos contratos. “A atividade Food Service pode agora beneficiar da sua densa rede de instalações distribuídas por todo o território francês”, assinala o grupo.

Em Portugal e Espanha, o grupo revela que registou desempenhos sólidos graças a uma evolução positiva do consumo alimentar e a um desenvolvimento comercial sustentado. Já em Itália, a contração do mercado “resultou numa desaceleração significativa das atividades, impactadas por dificuldades operacionais”, enquanto no Reino Unido, e dentro de um contexto de tendência negativa, o volume de negócios foi impulsionado pela integração das atividades da Long Lane Deliveries, uma empresa escocesa adquirida em agosto de 2024.

Na Suíça o Grupo STEF registou “um bom desempenho” graças a um crescimento comercial sustentado e a um efeito cambial positivo, na Bélgica, as atividades crescem, beneficiando dos efeitos de perímetro associados às aquisições das empresas TransWest e TDL Fresh Logistics e nos Países Baixos “prosseguem o seu processo de integração de forma exemplar”, embora o abrandamento dos fluxos internacionais “tenha gerado alguns impactos”.

 

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Logística

Nacex aumenta os seus envios através de pontos de conveniência

A empresa de distribuição expresso da Logista, revela que movimentou mais de 55% dos envios através da Nacex.shop

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Nesta linha, em 2024, a Nacex, empresa de distribuição expresso da Logista, movimentou mais de 55% dos envios através da sua rede de pontos de conveniência, Nacex.shop. “Impulsionadas pela necessidade de avançar para um e-commerce mais sustentável, conveniente e flexível, as entregas Out of Home (OOH) são uma das maiores tendências na última milha”, define a empresa.
Especificamente, no ano passado, mais de 47% dos destinatários escolheram recolher as suas compras online num ponto Nacex.shop como primeira opção de entrega, e as devoluções por esta via cresceram 53%. “Além disso, o aumento foi ainda mais significativo durante as campanhas críticas como a Black Friday e o Natal, com mais 83,82% de envios em relação ao ano anterior”, complementa.
A rede é composta por mais de 4.000 pontos de conveniência e cacifos, mais 30% do que em 2023, com a empresa a apostar também numa ampla cobertura em Portugal e Espanha e um horário de funcionamento alargado, “em muitos casos mesmo aos fins de semana, que garante uma maior flexibilidade”.
“Tal como mostram estes números, os consumidores confiam cada vez mais nesta opção, em alternativa à entrega ao domicílio, para recolher e devolver as suas compras online. Esta é uma tendência, que tem um impacto positivo no ambiente e reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade na nossa atividade. Estamos confiantes de que este método se manterá no futuro, e, por isso, continuaremos a trabalhar para expandir a nossa rede,” define Xavier Calvo, diretor de Desenvolvimento de Negócio da Nacex.

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Logística

Still fornece equipamentos para novo Centro de Distribuição Nacional da Leroy Merlin

A Still foi escolhida para o fornecimento de 140 equipamentos de movimentação de cargas e soluções de intralogística para o novo Centro de Distribuição Nacional da Leroy Merlin, em Castanheira do Ribatejo.

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No âmbito do recente investimento no novo Centro de Distribuição Nacional (CDN) da Leroy Merlin, localizado em Castanheira do Ribatejo, a Still foi a empresa escolhida para o fornecimento de 140 equipamentos de movimentação de cargas e soluções de intralogística. Esta aposta visa reforçar a parceria estratégica iniciada em 2018 entre as duas empresas em Portugal.

O CDN, inaugurado a 3 de dezembro de 2024, representa um investimento global de cerca de 120 milhões de euros e assume-se como o maior centro logístico do país, com uma área total de 105.500 m² e uma estrutura composta por dez células operacionais especializadas. O novo centro centraliza toda a operação logística da Leroy Merlin em Portugal, permitindo a criação de 400 empregos diretos em Castanheira do Ribatejo.

A Still foi selecionada para fornecer equipamentos modernos que contribuem para o aumento da eficiência e sustentabilidade da operação logística da Leroy Merlin. O contrato de aluguer de longa duração com a Leroy Merlin foi considerado uma grande oportunidade de crescimento para a Still, perspectivando-se um aumento da visibilidade da marca e um reforço da posição da empresa no mercado.

Carlos Gonçalves, key account manager da Still Portugal

Carlos Gonçalves, key account manager da Still Portugal, afirma em comunicado que, com este contrato, a Still “ganha maior exposição em clientes de relevo no setor, fortalece a sua imagem ao associar-se a uma marca reconhecida como é a Leroy Merlin e cria novas oportunidades de venda de produtos Still no mercado.” A parceria, que iniciou em 2018, tem evoluído de forma significativa, com a Still a fornecer soluções de intralogística e equipamentos de movimentação de cargas para as lojas e centros de distribuição da Leroy Merlin.

No novo centro, estão em operação 140 equipamentos, incluindo porta-paletes elétricos, order pickers, retrácteis, trilaterais e empilhadores frontais. A Still sublinha que fornece baterias de iões de lítio e de chumbo, conforme a análise de aplicação do cliente. Para garantir a máxima segurança e eficiência nas operações, os equipamentos contam com dispositivos como cintos de segurança, faróis e blue spots, bem como câmaras nos garfos para visualização da carga em altura.

Carlos Gonçalves destaca ainda que “uma frota nova e com tecnologia inovadora permite uma grande otimização de movimentação de cargas e melhoria na capacidade logística da Leroy Merlin”, e sublinha que, no futuro, a implementação de tecnologias avançadas, como a automação, permitirá uma operação ainda mais eficiente e precisa.

José Miranda, diretor de Supply Chain e Delivery da Leroy Merlin

A parceria entre as duas empresas está baseada em três pilares principais: inovação tecnológica, sustentabilidade e eficiência operacional. José Miranda, diretor de Supply Chain e Delivery da Leroy Merlin, refere que “um investimento como o CDN exige ter do nosso lado os parceiros certos, e é aqui que entra a Still. Não podíamos estar mais satisfeitos por poder contar com a Still no equipamento do nosso novo Centro de Distribuição Nacional, pois a dimensão e a complexidade deste investimento exigem soluções logísticas de excelência.”.

 

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Logística

InPost inova no fabrico de lockers para avançar para a descarbonização

A empresa de entregas não domiciliárias associou-se à ArcelorMittal para começar a utilizar o aço XCarb na produção dos seus lockers e atingir os seus objetivos de neutralidade de carbono para 2030.

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A InPost anunciou uma evolução na estrutura e no fabrico dos seus lockers, os cacifos inteligentes que permitem aos utilizadores receber as suas compras online fora de casa, a qualquer hora do dia ou da noite.

Em parceria com a ArcelorMittal, a principal empresa siderúrgica do mundo, a empresa tecnológica especializada nas entregas não domiciliárias, está agora a produzir os seus lockers utilizando o XCarb, um aço fabricado a partir de materiais reciclados que utiliza energia inteiramente proveniente de fontes renováveis. Como resultado, o fabrico deste aço gera menos 64% de emissões de CO2 do que as alternativas tradicionais, de acordo com os dados oficiais do fabricante.

“A nossa aposta no XCarb como material para fabricar os Lockers é mais um passo no nosso objetivo de tornar a InPost uma empresa neutra em carbono até 2040”, explicou a propósito o CEO Espanha e Portugal do Grupo InPost. Marc Vicente acrescentou que, juntamente com outras medidas que a empresa está a tomar nos seus escritórios e armazéns, bem como na configuração das rotas de entrega e em tudo o que diz respeito às operações em geral, “queremos continuar a evoluir e a contribuir para redução das emissões de carbono”

O anúncio da InPost surge no âmbito do Dia Mundial da Redução das Emissões de CO2, que se celebra todos os anos a 28 de janeiro, para sensibilizar a sociedade para a necessidade de trabalhar, cada um na sua área e dentro das suas possibilidades e capacidades, para reduzir as emissões poluentes, que a ciência associa diretamente ao aquecimento global e às alterações climáticas.

Neste sentido, a InPost tem implementado um conjunto de medidas que vão desde a otimização das rotas de entrega para realizar menos viagens até à eletrificação progressiva da sua frota de veículos ou à eliminação de etiquetas nas devoluções de encomendas.

A empresa tem uma estratégia de descarbonização alinhada com o Acordo de Paris e é signatária do The Climate Pledge, que exige que meça e comunique regularmente as suas emissões de gases com efeito de estufa, introduza alterações comerciais e inovações tangíveis para melhorar a sua eficiência, se comprometa com energias renováveis e reduza a utilização de materiais não sustentáveis, entre outras medidas.

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ESG

Empack e Logistics & Automation 2025 vai reunir mais de 70 players no Porto

A Empack e Logistics & Automation Porto 2025 vai dar a conhecer as inovações em embalagens sustentáveis, logística e automação.

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O certame vai reunir na Exponor, em Matosinhos, a 9 e 10 de abril, mais de 70 players nacionais representativos da fileira. “Embalagens ambientalmente sustentáveis – produzidas com cada vez mais materiais ecológicos -, inteligentes, focadas na experiência do consumidor e com acabamentos impactantes são tendências crescentes e imparáveis no setor”, destaca a organização da  Empack e Logistics & Automation Porto 2025, que vai ocupar o pavilhão 6 da Exponor.

“O esforço organizativo da 9ª edição está já em marcha, com a certeza de que as configurações da embalagem e da logística do futuro ganham contornos – e montra – no evento, uma mostra de eleição de materiais, produtos, equipamento e tecnologia variada, bem como serviços de toda a supply chain da fileira”, acrescenta a organização.

Para a edição deste ano, está a incrementar o número de expositores – “mais de 70 na última edição (número que a presente edição já praticamente alcançou)”, e o índice de visitação. Em 2024 foram mais de três mil os decisores e profissionais – líderes da indústria, CEO, diretores de logística e embalagem, e também gestores – a visitar o certame, refere a organização. “Os consumidores de todo o circuito logístico estão mais exigentes, e não apenas nos domínios dos prazos de entrega, rastreabilidade, disponibilidade e até sustentabilidade. Fatores críticos na logística que têm vindo a criar desafios extra aos operadores do setor e a obrigar a melhorias nas cadeias de abastecimento”, sublinha Oscar Barranco, Managing Director da Easyfaris Iberia.

Para esta edição, a organização delineou pequenas visitas guiadas (Innovation Tours) para que os visitantes tenham oportunidade de conhecer as principais inovações dos expositores. O programa de debates e conferências, com foco no crescimento do setor, complementa a exposição com dois espaços por onde passarão a partilha de conhecimento, experiências e casos de estudo, graças ao contributo de vários especialistas e players setoriais. Um dos momentos será, por exemplo, uma jornada sobre a logística no contexto da indústria têxtil do futuro, com a colaboração da APLOG (Associação Portuguesa de Logística).

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Logística

Carlos Rodrigues é o novo diretor de Customer Service da STEF Portugal

A STEF anuncia a nomeação de Carlos Rodrigues como diretor de Customer Service e membro da Comissão Executiva da STEF Portugal.

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Com uma experiência de mais de 35 anos em gestão de equipas comerciais e de “Customer Care” em multinacionais de renome, Carlos Rodrigues assume agora o desafio de reforçar a proximidade com os clientes e melhorar os processos internos da STEF. “Estou entusiasmado com a oportunidade de integrar a equipa da STEF e contribuir para consolidar a nossa posição como referência na qualidade de serviço no setor da logística de produtos alimentares sob temperatura controlada. Conto com a colaboração de todos para implementar novos modelos de gestão de clientes que vão contribuir para impulsionar o nosso crescimento”, afirma o novo diretor de Customer Service, em comunicado.

A nomeação é vista como um passo estratégico para fortalecer a relação com os clientes e impulsionar o crescimento da empresa. “A experiência do Carlos Rodrigues no mercado B2B, aliada à sua visão focada em inovação e serviço ao cliente, será crucial para consolidar a STEF como líder no setor”, destaca Mickael Tomas, diretor-geral da STEF Portugal.

Formado em Engenharia Eletrotécnica, Telecomunicações e Eletrónica pelo Instituto Superior Técnico (IST), e fluente em cinco línguas (português, alemão, inglês, francês e espanhol), ao longo da sua carreira, passou por empresas como a Siemens Portugal, a Vodafone e a ADENE – Agência para a Energia, com uma experiência internacional de três anos na Alemanha e em Espanha, onde liderou o desenvolvimento de negócios para a Península Ibérica.

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Logística

Dachser e JAC Motors Iberia reforçam estratégia para uma mobilidade sustentável

As novas unidades, fabricadas pela JAC Motors, destacam-se pela sua autonomia real de 230 quilómetros.

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O fornecedor logístico Dachser e o fabricante de veículos JAC Motors Iberia apresentaram oficialmente, em Madrid, os cinco novos camiões elétricos de 7,5 toneladas que se vão juntar à frota da Dachser para a distribuição de última milha na capital espanhola. Os camiões JAC serão utilizados na área de entrega sem emissões da Dachser em Madrid.

As novas unidades, fabricadas pela JAC Motors, destacam-se pela sua autonomia real de 230 quilómetros. Estes camiões realizarão entregas e recolhas diárias a partir dos armazéns centrais da Dachser em Coslada até às zonas mais centrais de Madrid. Esta solução não só melhora a qualidade do ar, como também reduz a poluição sonora na cidade, sublinha a Dachser que lembra o compromisso da empresa alemã com a sustentabilidade e a sua posição como líder em logística responsável, marcando um novo marco no caminho para um futuro mais limpo e eficiente.

“Estamos plenamente convencidos de que as entregas urbanas sem emissões que realizamos têm um impacto significativo na redução das emissões de CO2, na melhoria da qualidade do ar e na diminuição da poluição sonora causada pelo tráfego rodoviário. Por cada camião elétrico que adicionamos à nossa frota, avançamos de forma concreta rumo a um futuro mais sustentável. O nosso objetivo é continuar a incorporar estes veículos na Dachser Iberia e restante Europa nos próximos anos.”, destaca Celestino Silva, CEO da Dachser Iberia.

“A descarbonização do transporte de mercadorias deve ser uma prioridade para a preservação do planeta. Na JAC Motors Iberia, saudamos iniciativas de empresas como a Dachser, que dão passos concretos em direção a um transporte mais limpo. No entanto, este é apenas o início de um caminho que necessita de um maior compromisso governamental e políticas claras para uma transição bem-sucedida. As empresas, independentemente da sua dimensão, devem assumir a sua responsabilidade e assumir o papel de agentes de mudança.”, acrescenta Marc Oliva, CEO da JAC Motors Iberia.

Por sua vez, Luis Miguel Torres, Diretor-Geral de Transportes e Mobilidade da Comunidade de Madrid, afirma: “A Comunidade de Madrid promove a mobilidade sustentável através do incentivo ao uso de veículos elétricos, instalação de pontos de carregamento e descarbonização. Procuramos um transporte eficiente, inclusivo e respeitador do meio ambiente, simplificando processos e regulando operadores-chave.”

“Esta iniciativa não só reflete uma liderança empresarial responsável, como também um exemplo claro de como as empresas podem ser agentes de mudança na luta contra as alterações climáticas.”, enalteceu Sonia Murillo Martín, Vereadora Delegada de Transição Ecológica, Mobilidade e Transportes de Coslada, também presente no evento.

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