Mars traz nova marca de “Pet Care” para Portugal em 2018
O negócio da norte-americana Mars tem origem no chocolate, mas é a área de “Pet Care” que hoje representa o principal vetor de crescimento. A empresa está focada no relançamento da oferta para animais de estimação no retalho luso
Ana Catarina Monteiro
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O negócio da norte-americana Mars tem origem no chocolate, mas é a área de “Pet Care” que hoje representa o principal vetor de crescimento. A empresa está focada no relançamento da oferta para animais de estimação no retalho luso.
A especialização em produtos para animais tem sido uma das principais apostas da multinacional norte-americana Mars, conhecida pelas suas marcas de chocolate. Em janeiro deste ano, o grupo comprou os hospitais veterinários VCA, nos Estados Unidos. A francesa Royal Canin, que opera na distribuição especializada – veterinários, lojas de animais e criadores – foi, por sua vez, adquirida pelo grupo em 2002.
A divisão de “Pet Care” representa 50% da faturação global da empresa, que se fixou no último ano nos 35 mil milhões de euros. Em Portugal, a produtora está “desde junho de 2016” focada no relançamento desta área de negócio no retalho alimentar, liderada pela concorrente Purina, da Nestlé.
A empresa vende para este canal marcas como Pedigree, Whiskas e Dentastix, entre outras. Para reforçar a oferta, chega “no próximo ano” uma “nova marca de produtos para animais de estimação”, anuncia durante um encontro com jornalistas Pedro Alvarez, nomeado em maio deste ano como Market Head da empresa para o mercado nacional, após três anos como diretor de vendas para o canal alimentar, escusando-se a revelar qual.
A marca em questão é já vendida pelo grupo em outros mercados e representa uma “resposta da Mars à tendência de alimentação natural”, segmento no qual a divisão de cuidado para animais “ainda não atua” em Portugal.
Também na categoria de Chocolates, na qual detém “a marca mais vendida no mundo”, a M&M’s (em Portugal ocupa a quinta posição), o grupo está focado em ir ao encontro dos novos hábitos de consumo saudáveis. A nível global, segue a meta de “reduzir o açúcar para um máximo de 250 calorias por unidade, esperando em 2020 ter praticamente todos os produtos dentro deste limite”.
Chocolates e “Pet Food” lideram crescimento
As marcas das áreas de “Pet Food” e Chocolate da Mars foram “as que mais cresceram dentro da sua operação no mercado português em 2016”. Estas são as duas principais divisões para o negócio da empresa em Portugal, onde detém 55 colaboradores. A divisão de Chocolate, que inclui marcas como Twix, Maltesers ou Snickers, pesa 50% das vendas no País, enquanto a de “Pet Food” detém a fatia de 40%. Os restantes 10% dizem respeito às categorias “Food and Gum” e “Sugar”.
A multinacional presente em Portugal desde 1990 obteve um crescimento de “8% em vendas” no País em 2016, uma subida “acima do mercado nacional de FMCG [bens de grande consumo], que se fixou em 1,9%”, sublinha Pedro Alvarez. O responsável, que assumiu em maio deste ano as rédeas da gestão e posicionamento estratégico da empresa para o mercado nacional, definiu como prioridades o contacto com os consumidores nas lojas físicas, onde “são tomadas 80% das decisões de compra”.
Iberização em setembro de 2016
A nomeação do novo Market Head para o País surge depois da “iberização” da empresa, em setembro de 2016. A fusão com a filial do país vizinho fez com que a operação passasse a estar sediada em Barcelona, Espanha. Em conjunto, o mercado ibérico representa uma faturação de 300 milhões de euros, operando 400 postos de trabalho.
A junção das atividades resulta de um reajuste global do grupo fundado em 1911, em Washington (EUA), com a criação da primeira barra de chocolate por parte da mãe de Frank Mars, o fundador da multinacional. “Fomos dos últimos a fundir-nos. O objetivo é tornarmo-nos mais eficientes”, explica o responsável. A nível mundial, o grupo está presente em 78 países contando com mais de 80 mil colaboradores e “nove marcas que faturam mais de um mil milhão de dólares”.