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FMCG

Especial Água engarrafada. Novos sabores e formatos alargam ocasiões de consumo

A categoria de águas está de boa saúde. Os estilos de vida mais saudáveis, o turismo e o maior poder de compra formam uma conjuntura favorável às vendas do setor, que não ficou de braços cruzados com a crise e refrescou o mercado com novas ofertas

Ana Catarina Monteiro
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Especial Água engarrafada. Novos sabores e formatos alargam ocasiões de consumo

A categoria de águas está de boa saúde. Os estilos de vida mais saudáveis, o turismo e o maior poder de compra formam uma conjuntura favorável às vendas do setor, que não ficou de braços cruzados com a crise e refrescou o mercado com novas ofertas

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Produção

A categoria de águas está de boa saúde. Os estilos de vida mais saudáveis, o turismo e o maior poder de compra formam uma conjuntura favorável às vendas do setor, que não ficou de braços cruzados com a crise e refrescou o mercado com novas ofertas.

© Art Allianz_Fotolia.com
2016 foi um ano particularmente positivo para o setor das águas em Portugal, com a categoria a crescer muito acima do total dos Bens de Grande Consumo (+2,5% face a 2015, segundo a Nielsen). Os dados da Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais de Nascente apontam para uma subida homóloga de 10,3% do mercado nacional de águas engarrafadas, com e sem gás, gerando vendas de 1081,8 milhões de litros.

“O crescimento foi impulsionado por ambos os canais [distribuição e horeca], uma tendência que se verifica desde 2015. As referências com sabor, sejam águas lisas ou gasosas, têm cada vez mais procura, registando aumentos a duplo dígito”, destaca em entrevista ao HIPERSUPER Maria Oliveira, responsável de Marketing de Águas e Refrigerantes da Sociedade Central de Cervejas (SCC), que detém a Água de Luso.

Por outro lado, as exportações das marcas portuguesas de água registam uma evolução homóloga negativa de 2,3% em 2016.

Maior variedade e turismo transformam setor

Assim, é o consumo interno que está a ditar a recuperação do setor, após o período de crise económica que fez as vendas de água engarrafada caírem constantemente entre 2010 e 2014, segundo a empresa de análise da indústria de bebidas Canadean.

O cenário de queda foi um ponto de viragem para o setor. A resposta da indústria trouxe uma “maior variedade de águas ao mercado, que possibilitou a captação e fidelização de novos consumidores, assim como o alargamento das ocasiões de consumo”, considera por sua vez em entrevista ao HIPERSUPER Maria Estarreja, diretora de Águas, Sidras e outras categorias e Patrocínios da Unicer Portugal, dona das marcas de águas Pedras, Vitalis, Caramulo, Vidago e Melgaço. Dada a dinâmica, a comercialização da categoria é feita “cada vez mais ao longo do ano”, combatendo a concentração das vendas no verão.

O aumento do turismo além dos meses quentes do ano é também um fator-chave para a redução da sazonalidade da categoria. À boleia da atividade turística, Portugal foi o mercado europeu em que a água captada nos Alpes franceses Evian registou “a melhor performance em 2016”. As vendas da marca distribuída no País pela Jerónimo Martins Distribuição cresceram 30% face ao ano transato, dá conta Cristina Afonso, Brand Manager da categoria de Bebidas da empresa lusa. “Foi um ano recorde para a marca em Portugal”.

Reconhecida internacionalmente, a estratégia da Evian passa por estar presente sobretudo nos locais mais frequentados por consumidores internacionais, como nos “aeroportos, hotéis ou zonas turísticas mais visitadas, como o Algarve”.

Águas com gás buscam novos momentos de consumo

PEDRAS LIMAO PET 1LAos lineares da distribuição e ao canal Horeca chegam cada vez mais referências de águas com sabor, que despertam a curiosidade dos consumidores e convidam à substituição de outro tipo de bebidas no que diz respeito, por exemplo, ao acompanhamento de pratos de comida. A pensar nisso, a marca de água com gás natural Pedras, da produtora de Leça do Balio, lançou a embalagem PET com capacidade de um litro para a variedade de sabor a limão. O novo formato foi “concebido especialmente para acompanhar refeições”, sublinha a diretora da marca. Para a gama Sabores, a marca inovou também com a versão Lima&Hortelã, que se veio juntar à de Franboesa&Ginseng.

Por outro lado, a empresa tem promovido a conjugação da Pedras regular com vários tipos de alimentos e outras bebidas, como sobremesas, queijos, sushi, vinho, chá ou chocolate líquido, apostando “sobretudo na ligação ao café”, enquanto complemento no momento de consumo. “Esta associação está em desenvolvimento desde 2015, com ativações no canal ‘on trade’. Este ano, estamos também presentes no canal ‘off trade’ com materiais de visibilidade e ofertas”, explica Maria Estarreja. A marca Pedras atingiu em 2016 uma quota de mercado de “61% em valor, a mais alta dos últimos anos”, sendo o canal Horeca o que mais pesa para a globalidade das vendas da Unicer.

“O consumidor português é muito exigente e experimentalista e reage sempre positivamente ao lançamento de novidades no caso do segmento de águas com sabor”, observa, por sua vez, Filipe Guerreiro, marketing manager de bebidas refrescantes e águas da Sumol+Compal. A empresa portuguesa reposicionou no último ano a sua marca de água com gás natural, a Frize, também com foco na entrada em novos momentos de consumo. A nova entidade gráfica da água captada em Sampaio, Trás-os-Montes, “pretende reforçar os atributos de bebida leve, refrescante e mais adulta, para a segunda metade do dia. Este reposicionamento foi apoiado pelo lançamento do novo sabor a lima, pepino e gengibre, combinação invulgar que desde logo cativou a generalidade dos que consomem esta marca – jovens adultos urbanos”, explica o gestor. Com esta dinâmica, a marca terminou o ano representando “dois terços do segmento de águas com gás com sabor” no País.

Naturalidade é driver de crescimento

Na nova imagem da marca da Sumol+Compal destaca-se ainda o “selo de baixas calorias”, indo ao encontro da “procura em crescendo de propostas mais saudáveis” por parte “um conjunto cada vez maior de consumidores jovens adultos, os quais estão a restringir o consumo de bebidas refrescantes tradicionais, não se revendo nas propostas alternativas disponíveis”.

O setor tira também partido dos novos hábitos e estilos de vida, nos quais se privilegia a água em detrimento de outras bebidas refrescantes mais processadas. “Esta é uma categoria com tendência de consumo crescente não só em Portugal mas a nível mundial. A sua naturalidade intrínseca é um ‘driver’ de crescimento muito importante e relevante para os próximos anos”, conjetura Filipe Guerreiro.

Tanto a Frize como a Pedras, ambas captadas em Portugal, fazem parte da fração de 0,5% das águas no mundo que são minerais naturais gasocarbónicas.

As vendas de águas com gás no retalho alimentar cresceram 12% no último ano, face a 2015, totalizando os 39,5 milhões de euros. De acordo com dados da Nielsen, 53% dos lares nacionais compraram a categoria.

Por sua vez, no segmento das águas lisas, a Serra da Estrela insiste na ligação à natureza, ao apostar “num projeto de longa data de reflorestação” da região que lhe dá nome. 87% das vendas da marca da Sumol+Compal são efetuadas na distribuição alimentar, canal em que as vendas globais de águas sem gás atingiram os 141, 4 milhões de euros, mais 14% em relação ao período homólogo. Este produto está presente em 83% das casas portuguesas.

foto gama_Luso

Comunicação incide sob prática de desporto

As oportunidades do setor “estão nos produtos que oferecem diferentes benefícios nas áreas de saúde e bem-estar”, sem esquecer “a componente prazer”, destaca Maria Oliveira, a responsável pela Luso. Em jeito de resposta às tendências evidenciadas, a marca lançou recentemente o sabor Figo da Índia e Maracujá que, como toda a gama Fruta, não contém açúcares adicionais. No que toca à comunicação e ativações, a Luso aposta na promoção de estilos de vida saudáveis, assim como a Vitalis, da Unicer, que se tem associado à prática de desporto, nomeadamente a maratonas e ao movimento paralímpico.

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Salutem celebra 70 anos com nova identidade

Com o lema ‘Para a vida toda’, o novo logótipo da Salutem é baseado numa fonte da década de 50, data do nascimento da marca, acompanhado de uma linha, a linha do legado.

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A Salutem celebra este mês 70 anos, com o lançamento de uma nova identidade, “que reflete o orgulho no seu percurso e uma nova abordagem mais ajustada ao consumidor atual e aos desafios da sociedade moderna, democratizando o acesso a uma alimentação equilibrada”, apresenta a marca portuguesa de produtos saudáveis e dietéticos.

Com o lema ‘Para a vida toda’, o novo logótipo é baseado numa fonte da década de 50, data do nascimento da marca, acompanhado de uma linha, a linha do legado, “que representa o apoio da marca em todos e em qualquer momento, promovendo uma vida mais equilibrada”.

Esta nova aposta incorpora, ainda, a produção de embalagens mais ecológicas, com uma redução de 15% no uso de plástico em algumas das gamas.

“Este vai ser um dos momentos mais marcantes da marca. Sabemos que a alimentação é um dos pilares da longevidade e que existe uma grande pressão nas pessoas em relação à alimentação. O papel da Salutem vai ser determinante, pois tem como ambição ajudar, simplificar e retirar essa pressão. Há inclusivamente uma mudança do tom de voz da marca: leve e descontraído e com algum humor”, refere Catarina Batalha, diretora de marketing da Salutem.

Desde as suas primeiras farinhas à base de soja, a marca expandiu a variedade de opções alimentares, tendo atualmente cerca de 400 produtos no seu portefólio, produtos integrais, sem glúten, sem açúcar e biológicos. De entre estes, destacam-se as granolas e outros cereais, tortitas de milho e arroz sem glúten e outras bolachas, barras, chás, proteínas vegetais, sementes, farinhas, bem como vários ingredientes e suplementos.

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Faturação da ElPozo Alimentación cresce 8,5%

A El Pozo Alimentación, que celebra este ano o seu 70º aniversário, fechou o exercício de 2023 com uma faturação de 1.804,3 milhões de euros, um crescimento de 8,5% face […]

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tagsElPozo

A El Pozo Alimentación, que celebra este ano o seu 70º aniversário, fechou o exercício de 2023 com uma faturação de 1.804,3 milhões de euros, um crescimento de 8,5% face ao ano anterior. Esta evolução resulta do posicionamento de marca e da inovação em produtos de elevado valor acrescentado, refere a empresa em comunicado.

A El Pozo Alimentación refere que investiu 76,5 milhões de euros, tanto em ativos tangíveis quanto intangíveis e  tem concentrado os seus esforços na investigação, formação e desenvolvimento dos seus produtos e marca.
Segundo a empresa, entre os lançamentos mais importantes estão a linha +Proteínas ElPozo Bienstar, com produtos fatiados e semicozidos ricos em proteínas, um segmento em crescimento, a La Croquetería, uma gama de empanados gourmet e a marca ElPozo KING UPP,  anunciada como a proposta mais jovem e inovadora da empresa.

Renovação

A marca ElPozo renovou a sua imagem com o rebranding da sua linha mais artesanal, ElPozo 1954, incluindo um novo logótipo, designs, formatos e uma nova campanha de comunicação com a banda murciana Viva Suecia. A lista de embaixadores da empresa, que já incluía o tenista Carlos Alcaraz, foi ampliada com José Coronado para o Legado Ibérico e Olga Carmona para a ElPozo Bienstar.

A empresa, integrada na holding Grupo Fuertes,  lembra que realizou vários projetos de infraestruturas, entre os quais se destacam a implementação de uma unidade de biotecnologia, a construção de um parque fotovoltaico para autoconsumo elétrico e a criação de um novo centro de congelação de carne.

Exportação

A ElPozo, que encerrou o exercício de 2023 com uma equipa média de 5.159 pessoas, está presente em mais de 80 países e tem como objetivo continuar a aumentar a sua quota de exportações, consolidando a sua presença nas áreas geográficas com mais potencial, tendo alcançado este ano um volume de negócios no estrangeiro de cerca de 20 por cento da sua faturação.

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Douro Wine City celebra o melhor da região vinícola demarcada mais antiga do mundo

O melhor da região vai estar em prova no Douro Wine City até 10 de junho, no Auditório Municipal (AUDIR), no Peso da Régua. O evento, que celebra o vinho da região vinícola demarcada mais antiga do mundo, é organizado pelo município do Peso da Régua, com produção Essência Company.

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O melhor da região vai estar em prova no Douro Wine City até 10 de junho, no Auditório Municipal (AUDIR), no Peso da Régua. O evento, que celebra o vinho da região vinícola demarcada mais antiga do mundo, é organizado pelo município do Peso da Régua, com produção Essência Company.

O programa, que se iniciou esta sexta-feira, convida o público a participar em showcookings de conceituados chefes de cozinha, degustações, e a aprofundar conhecimentos nas ‘Conversas sobre o Vinho’, com Manuel Moreira, sommelier e crítico de vinhos, bem como nas provas de mais de uma centena de produtores de vinho e de produtos regionais presentes no evento.

Criando momentos de partilha e experiência, os diversos showcookings serão realizados nos dias 8, 9 e 10 de junho, às 19h, começando, no sábado, dia 8 de junho, com o chef André Carmo, restaurante Val Moreira, Hotel Vila Galé Douro Vineyards, secundado no dia 9 de junho por Maria do Céu, doceira da região e no dia 10 de junho, com a apresentação do chef Carlos Pires, da The Wine House, Quinta da Pacheca.

No sábado, 8 de junho, a primeira ‘Conversa sobre o Vinho’ mostrará como ‘Duas centenas de castas, algumas são o pilar dos mais prestigiados vinhos do Douro’, às 17h30, e na segunda conversa, às 19h, Manuel Moreira mostrará como ‘O Vinho do Porto Tawny, uma combinação de arte e sensibilidade à prova do tempo’.

No domingo, dia 9 de junho, o convite será ‘Se adora vinho e acha que não sabe provar? Não se acanhe e venha daí’, às 17h30, e o público será convidado por uma viagem na segunda Conversa sobre o Vinho ‘Montanha, vales, encostas, xisto, planaltos, tudo isto é Douro! Tudo isto é Terroir! Descubra alguns vinhos de terroir!’, às 19h.

No Dia de Portugal, segunda-feira, 10 de junho, a conversa gira em torno de ‘A altitude dos vinhos do Douro, descobrir o que os torna únicos’, às 17h30, e a segunda, às 19h, afirma que ‘Douro é origem de grandes vinhos! Os detalhes que fazem a diferença!’.

O evento é de entrada livre, com o horário da restauração e animação a funcionar entre as 16h e as 24h, já os expositores funcionarão entre as 16h e as 20h. A participação nas Conversas Sobre o Vinho e nos Showcooking têm lugares limitados, com inscrição no local.

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Panificadora Costa & Ferreira lança Pão de Forma de Milho com Grãos Germinados

A Panificadora Costa & Ferreira acaba de lançar o novo Pão de Forma de Milho com Grãos Germinados, de 530g que já está disponível nas lojas Pingo Doce. Rico em fibra […]

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A Panificadora Costa & Ferreira acaba de lançar o novo Pão de Forma de Milho com Grãos Germinados, de 530g que já está disponível nas lojas Pingo Doce.

Rico em fibra e, por isso, uma ótima opção para uma alimentação equilibrada, este novo pão é fabricado com ingredientes de alta qualidade, a partir de uma combinação de farinhas de milho, trigo e centeio. Tem um toque especial graças à adição de grãos germinados, que facilitam a digestão e são uma boa fonte de proteínas, vitaminas e minerais, apresenta a Panificadora Costa & Ferreira que amplia o seu portfólio de produtos, após o incêndio sofrido no início de abril que destruiu parte da fábrica, situada no Alto da Serra, em Rio Maior.

Em formato retangular e à semelhança dos outros produtos da produtora portuguesa, também esta novidade é produzida com matérias-primas nacionais e sem adição de corantes e conservantes, sendo 100% natural e clean label.

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Nobre lança Fatias Vegetarianas com sabor a Frango

A Nobre acaba de apresentar ao mercado uma nova aposta na gama Nobre Vegalia: as Fatias Vegetarianas com sabor a Frango são a mais recente novidade neste segmento e vêm […]

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A Nobre acaba de apresentar ao mercado uma nova aposta na gama Nobre Vegalia: as Fatias Vegetarianas com sabor a Frango são a mais recente novidade neste segmento e vêm reforçar a oferta de produtos para os consumidores que procuram ter uma alimentação diversificada.

Os portugueses têm assim uma nova alternativa deliciosa de origem vegetal com alto teor de proteína e de fibra. Uma opção que pode ser integrada em diferentes momentos e refeições, com todo o sabor a frango, mas com 0% de carne, sublinha a marca.

“Sabemos que há uma procura crescente pelos produtos com proteína de base vegetal, confirmando a preocupação dos portugueses com uma alimentação mais diversa e equilibrada. É por isso que, enquanto marca que procura estar nas mesas de todos os portugueses, vamos continuar a investir na inovação de forma a apresentar soluções que respondam às necessidades de todos. Continuamos empenhados em reforçar as nossas ofertas vegetarianas, mantendo a qualidade que nos distingue e o sabor que cativa os consumidores, desde sempre”, sublinha Lia Oliveira, diretora de marketing e comunicação externa da Nobre, em comunicado.

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Knorr com nova campanha

Cândido Costa é o protagonista da nova campanha da marca Knorr. O ex-internacional português estreia-se como cantor e cozinheiro com a ajuda do “caldinho”. “Knorr revê-se na atitude e letra […]

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Lulas Limpas Pescanova 450g numa embalagem “prática para as famílias”

A Pescanova apresenta as Lulas Limpas 450g numa embalagem “prática para as famílias portuguesas”. As lulas, pertencentes à família dos cefalópodes, são amplamente apreciadas na gastronomia portuguesa e oferecem inúmeras […]

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A Pescanova apresenta as Lulas Limpas 450g numa embalagem “prática para as famílias portuguesas”.

As lulas, pertencentes à família dos cefalópodes, são amplamente apreciadas na gastronomia portuguesa e oferecem inúmeras possibilidades culinárias, desde entradas a pratos principais.

As lulas limpas da Pescanova vêm limpas e prontas a cozinhar, embaladas a vácuo e ultracongeladas rapidamente. “Ricas em proteínas, minerais e vitaminas do complexo B”, as lulas limpas são apresentadas ainda como um produto “baixo em gordura, tornando-se uma excelente opção para quem procura manter uma dieta equilibrada e nutritiva”.

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ECO lança nova garrafa reutilizável de 0.65L

A ECO acaba de lançar a sua nova garrafa reutilizável de 0.65L. A cantora Carolina Deslandes foi escolhida para dar a conhecer esta novidade fazendo, não o seu unboxing, mas sim […]

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tagseco

A ECO acaba de lançar a sua nova garrafa reutilizável de 0.65L.

A cantora Carolina Deslandes foi escolhida para dar a conhecer esta novidade fazendo, não o seu unboxing, mas sim o seu unbottling. De uma forma divertida e descontraída, apresenta todos os formatos – do garrafão de 6L, às garrafas de 3L e de 1.5L – até chegar à nova garrafa de 0.65L, “mais pequena e prática para levar para todo o lado e, porque é reutilizável e enchida nas Fontes ECO, mais leve para o Planeta”.

A nova garrafa reutilizável ECO veio reforçar o portefólio da marca, no seguimento de vários pedidos de clientes por um formato mais pequeno e fácil de transportar, acrescenta a marca.

 

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Plataforma da Central de Cervejas utiliza IA para atender clientes 24 horas por dia

A Novadis, empresa de comercialização e distribuição da Central de Cervejas e Bebidas (SCC), acaba de disponibilizar para todos os seus clientes em Portugal o eazle, um portal e app de e-commerce B2B com recurso a inteligência artificial,

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A Novadis, empresa de comercialização e distribuição da Central de Cervejas e Bebidas (SCC), acaba de disponibilizar aos seus clientes em Portugal o eazle, um portal e app de e-commerce B2B com recurso a inteligência artificial, que possibilita aos clientes do canal horeca, o acesso a diversos serviços e funcionalidades 24h/7dias.

Desenvolvido pelo grupo Heineken, do qual a Central de Cervejas faz parte, o eazle “tem foco na digitalização na interação com os clientes e recorre à inteligência artificial para facilitar o seu quotidiano, melhorando a eficiência operacional”, explica a SCC. O eazle é já uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo e tem como objetivo elevar a experiência de compra dos clientes e aumentar a competitividade no mercado.

Iniciado em 2023, o projeto da plataforma já alcançou “mais de 12.000 clientes do horeca em Portugal, com as vendas online a representarem mais de metade da faturação total da Novadis”, informa a SCC, acrescentando que a meta para 2024 é aumentar o número de clientes com acesso a este novo canal.

Obter informação sobre o negócio, de forma imediata e autónoma, ter acesso ao portfólio atualizado de marcas e produtos, colocar e acompanhar encomendas, consultar preços, promoções e a conta corrente são algumas das funcionalidades que a nova plataforma oferece, 24h por dia, sete dias por semana, no portal ou através da app.

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Nivea reforça compromisso com a sustentabilidade

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, a Nivea fortalece o seu compromisso com a preservação ambiental e a responsabilidade social. Em 2024, a marca recriou a icónica lata azul […]

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No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, a Nivea fortalece o seu compromisso com a preservação ambiental e a responsabilidade social.

Em 2024, a marca recriou a icónica lata azul de Nivea Creme, tornando-a numa embalagem mais sustentável. Composta por 80% de alumínio reciclado, a nova embalagem representa um marco na jornada sustentável NIVEA.

A marca da Beiersdorf  também reconhece a importância de proteger os oceanos. Todos os protetores solares têm uma fórmula que respeita os oceanos, livre de Filtros UV Octinoxate, Oxybenzone e Octocrylene.

Desde 2020, a Beiersdorf comprometeu-se a reduzir as emissões de CO2 em 30% até 2025, já tendo alcançado uma redução de 17% até o final de 2022. Essa redução foi obtida através de colaborações com fornecedores e melhorias em fórmulas e embalagens de produtos.

Care Beyond Skin Day reforça compromisso

Em 2023, a Beiersdorf reforçou o compromisso a sustentabilidade a partir da inauguração do Care Beyond Skin Day. Este projeto representa um dia de voluntariado global, com a finalidade de promover o compromisso de agenda de sustentabilidade da empresa a nível social e ambiental.

Ao longo do dia, mais de 20 mil colaboradores, situados em qualquer parte do mundo, participaram em atividades voluntárias, em parceria com organizações não governamentais locais.
Em Portugal, a Beiersdorf promoveu uma ação de voluntariado de limpeza de praias na Lagoa de Óbidos, com o apoio da Ocean Patrol, uma iniciativa que envolveu um total de 65 colaboradores e a recolha de 104 kg de lixo.

O compromisso da empresa com a sustentabilidade foi reconhecido pelo Carbon Disclosure Project (CDP) com a classificação “Triplo-A”, devido ao esforço e apoio na proteção do clima, água e florestas, sendo uma das 13 empresas no mundo a receber essa distinção em 2023.

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