Panasonic assume controlo da Zetes Industries
A Panasonic adquiriu na semana passada uma participação de 57,01% da Zetes Industries SA

Ana Catarina Monteiro
Casaleiro com nova imagem e novas referências
Mars vai investir 27 milhões de dólares para reduzir emissões em explorações agrícolas
Sophos e Pax8 anunciam parceria para simplificar a gestão da segurança
Wells abre nova loja em Aveiro
Panattoni Iberia constrói parque logístico em Santarém
Corticeira Amorim promove novo programa de recolha seletiva e de reciclagem de rolhas de cortiça em Nova Iorque
MO reabre lojas em Esposende e Abrantes
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
A Panasonic adquiriu na semana passada uma participação de 57,01% na Zetes Industries SA, fornecedora de soluções de identificação e mobilidade para a cadeia de abastecimento, sediada em Bruxelas.
A compra que coloca a japonesa Panasonic no controlo da Zetes deriva de acordos estabelecidos em 22 de dezembro de 2016 com os acionistas da Zephir Corporation SA (que detinha 23,70% das ações em circulação da Zetes) e da Cobepa SA (24,67% das ações em circulação da Zetes), além de outros acionistas individuais, incluindo a administração da Zetes, num total de 50,95% das ações. Além disso, a empresa comprou ações em circulação da Zetes através de várias transações fora da bolsa, pelo valor de 54,50 euros por ação.
O processo de aquisição ficou concluído na última semana após a aprovação por parte das autoridades da concorrência competentes. Assim, a adquirida tornou-se subsidiária do grupo japonês, que tenciona manter a Zetes e respetivas subsidiárias como divisão comercial em separado no futuro próximo, explica em comunicado, garantindo que Alain Wirtz e Jean-François Jacques continuarão a exercer funções de diretores-gerais e Pierre Lambert continuará a exercer funções de diretor financeiro da Zetes.
Ainda assim, a Panasonic quer adquirir a totalidade da empresa, pelo que iniciará uma oferta pública de aquisição obrigatória para os restantes 42,99% das ações em circulação da Zetes que ainda não detém. A oferta pública de aquisição obrigatória será realizada pela Panasonic Holding, sediada nos Países Baixos, a um preço de 54,50 euros por ação da multinacional belga.
“Com base na cooperação, a Panasonic e a Zetes poderão expandir a amplitude das soluções e dos serviços oferecidos aos clientes através da combinação das soluções de identificação e mobilidade da Zetes com as capacidades avançadas de investigação e desenvolvimento, alcance global e especialização tecnológica da Panasonic para melhor corresponder às necessidades crescentes dos clientes globais”, explica o grupo nipónico.
O grupo Zetes mais de 1100 pessoas em 21 países na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África). As suas receitas consolidadas alcançaram em 2016 os 253,4 milhões de euros.