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Barca Velha 2008 recebe pontuação máxima pela Wine Enthusiast

Tornou-se o primeiro vinho nacional não fortificado a atingir a pontuação máxima numa publicação norte-americana de referência

Ana Catarina Monteiro
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Barca Velha 2008 recebe pontuação máxima pela Wine Enthusiast

Tornou-se o primeiro vinho nacional não fortificado a atingir a pontuação máxima numa publicação norte-americana de referência

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O vinho Barca Velha de 2008 tornou-se o primeiro vinho nacional não fortificado a atingir a pontuação máxima numa publicação norte-americana de referência no setor. O néctar da Casa Ferreirinha foi classificado com 100 pontos pela Wine Enthusiast.

“Esta distinção nunca antes alcançada representa, acima de tudo, o reconhecimento do esforço constante que a Casa Ferreirinha tem feito desde 1952 para assegurar a sustentada melhoria dos vinhos DOC do Douro”, explica em comunicado Luís Sottomayor, o enólogo responsável pelos vinhos da produtora duriense há mais de dez anos.

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A mesma revista já tinha classificado com 99 pontos a colheita de 2004 da Barca Velha, marca produzida desde 1952 no Douro Superior.

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Produção
Casa Relvas
FMCG

Casa Relvas lança rosé topo de gama

Resultado de várias experiências na vinha e na adega, dá pelo nome  “Casa Relvas Rose Pom-Pom”

Hipersuper

A Casa Relvas lançou um rosé topo de gama. Resultado de várias experiências na vinha e na adega, dá pelo nome “Casa Relvas Rose Pom-Pom”.

“Os vinhos rosé constituem um segmento com muita expressão na produção da Casa Relvas e, por isso, de grande importância para o produtor, e aqui o desafio era criar um rosé que mostrasse a qualidade das vinhas”, explica o produtor vitivinícola alentejano, em comunicado, acrescentando que o resultado é um vinho “com elegância e uma cremosidade, que condiz com “a estação do ano que acabou de chegar”.

Produzido no sopé da Serra do Mendro, na Vidigueira, em solos argilo-calcários, o néctar resulta de um blend das castas Aragonez, Touriga Nacional e Syrah e apresenta “aromas frescos de frutos vermelhos e citrinos, e na boca é intenso, envolvente e fresco, com bastante cremosidade e mineralidade”, descreve a empresa.

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FMCG

Morgado do Quintão lança “Branco de Vinhas Velhas” com rótulo criado pela artista Eva Díez

Elaborado a partir da casta autóctone Crato de vinhas mais antigas da propriedade, o néctar algarvio apresenta aroma frutado e floral

Hipersuper

A colheita de 2022 do ‘Branco de Vinhas Velhas’ do Morgado do Quintão já chegou ao mercado. Elaborado a partir da casta autóctone Crato de vinhas mais antigas da propriedade, o néctar algarvio apresenta aroma frutado e floral. O vinho chega ao mercado com rótulo criado pela fotógrafa Eva Díez.

Os cachos de Crato branco são provenientes das vinhas mais antigas do Morgado do Quintão, com mais de meio século, e foram cuidadosamente colhidos à mão, para serem depois prensados inteiros. Envelhecido em antigas barricas de carvalho, o resultado é “uma sinfonia no copo que acompanha muito bem pratos regionais algarvios, em particular peixes e mariscos”, sugere a empresa, em comunicado.

O rótulo é um tributo ao território e às tradições da região, celebrando também a história da propriedade. “O Morgado do Quintão está na nossa família desde 1810 – passou já pelas mãos de quatro gerações – tendo cada uma delas marcado a história desta propriedade”, afirma Filipe Caldas de Vasconcellos, proprietário, citado no comunicado.

Desde a sua primeira colheita que este materializa nos seus rótulos a relação com a arte, tendo contado com o contributo de artistas de arte contemporânea, como Cláudio Garrudo, Rui Horta Pereira, Tomás Cunha Ferreira e, este ano, a premiada fotógrafa galega Eva Díez.

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Bebidas

Altas Quintas traz três medalhas de ouro do Mundus Vini 2024

Os vinhos são produzidos, num planalto a 600 metros de altitude, na Herdade Porto da Bouga, em São Mamede, Portalegre

Hipersuper

O produtor alentejano Altas Quintas ganhou três medalhas de ouro na edição na edição “Spring Tasting 2024” do concurso internacional Mundus Vini com os vinhos Colheita Branco 2021, Reserva Tinto 2019 e Viúva Le Cocq Tinto de 2019.

Os vinhos são produzidos, num planalto a 600 metros de altitude, na Herdade Porto da Bouga, em São Mamede, Portalegre.

As uvas de Verdelho e Arinto para Colheita Branco 2021 foram colhidas manualmente, durante o mês de setembro. É um vinho de cor citrina, com aromas de frutos de polpa branca e algumas notas de menta, descreve a nota de prova.

O Reserva Tinto 2019 apresenta cor granada, com aromas de frutos vermelhos maduros e pequenas bagas, notas balsâmicas, notas de grafite e ligeira nota de madeira de estágio.

A contrastar, o Viúva Le Cocq 2019 apresenta cor granada viva, aromas de perfil elegante e austero com notas de pólvora, pó de giz, frutos vermelhos e ligeiro vegetal fresco, com algumas nuances de folha de tabaco.

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FMCG

Bens de grande consumo deverão crescer 3% em valor e 1% em volume em Portugal em 2024

Nos primeiros meses do ano, os portugueses foram mais vezes às compras (a frequência de compra cresceu 2,4%), mas encheram menos os carrinhos (volume por ato de compra diminuiu 6,0%), segundo dados do Painel de Lares da Kantar

Rita Gonçalves

Nos primeiros meses do ano, os portugueses foram mais vezes às compras (frequência de compra cresceu 2,4%), mas encheram menos os carrinhos (volume por ato de compra diminuiu 6,0%), segundo dados do Painel de Lares da Kantar.

Segundo as previsões da empresa para o conjunto do ano, o valor gasto pelos portugueses em bens de grande consumo deverá subir 3,0 % no valor, enquanto o crescimento em volume por cada ato de compra está estimado em 1,2 %, cifra que representa uma recuperação em relação à quebra verificada no ano passado. O consumo dentro de casa caiu 2,5 % no último semestre do ano passado, em comparação com o período homólogo.

“Uma significativa desaceleração da inflação, uma evolução salarial que deverá superar a progressão dos preços ao longo de 2024, a possibilidade de ao longo do ano se verificar uma redução das taxas de juro, um emprego que mostra elevada resiliência e um turismo que pode voltar a bater recordes este ano, são argumentos para antecipar alguma recuperação do poder de compra e um mercado de grande consumo mais dinâmico no corrente ano”, estima, citado em comunicado, Pedro Pimentel, diretor geral da Centromarca (Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca), que analisa periodicamente, em conjunto com a Kantar, os dados do Painel de Lares.

São poucas as categorias que fugiram a esta tendência: nos artigos de higiene e beleza e nos produtos petrolíferos, por exemplo, os portugueses aumentaram o volume de compra em 2023.

Por outro lado, com a pandemia chegaram tendências de consumo que o ano de 2023 ajudou a consolidar. Na categoria de alimentação, por exemplo comparando 2023 com 2019, a comida pronta (+28,6 %) e os congelados (+5,8 %) foram as únicas subcategorias com aumentos de volume.

“A comida pronta é mesmo a categoria que tem gerado mais valor para as insígnias de distribuição, originando maior gasto médio e frequência de compra mais elevada”, indica o estudo.

O consumo fora de casa também cresceu no ano passado. No último trimestre em particular, subiu 16,6% em termos homólogos. Este crescimento é mais elevado nos principais períodos de refeição (pequeno-almoço, almoço e jantar), com uma evolução de 18,1%, mas também se verificou entre refeições, com um crescimento de 15%.

Para as marcas, o desafio, segundo a consultora, passa por aproveitar esta tendência e expandir a oferta de comida pronta, inovando nos formatos e nas embalagens. Propostas de valor acrescentado únicas, ajustadas às preferências do consumidor dentro e fora de casa, ampliação da oferta, adaptação dos sortidos e surpresa para atrair novos compradores, são algumas ideias para surfar esta onda de crescimento.

“Marcas e retalhistas devem entregar ao consumidor uma proposta de valor única, ajustando-se às suas preferências, seja dentro ou fora de casa, ampliando a sua oferta para mais momentos de consumo ao longo dia, surpreendendo o shopper e conquistando mais espaço nos seus carrinhos de compras”, resume Marta Santos, clients and analytics director da Kantar, citada em comunicado.

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

FMCG

Coca-Cola lança edição limitada K-Wave

A Coca-Cola lançou em Portugal a edição limitada K-Wave zero açúcar

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A Coca-Cola lançou em Portugal a edição limitada K-Wave zero açúcar. Com a nova bebida, chega também ao país a Coke Creations, plataforma global de inovação da marca para a colaboração, criatividade e as conexões culturais.

“Depois de parcerias com Rosalía, DJ Marshmellow e Bleach, a marca celebra os fãs de música K-Pop, o pop coreano que tem conquistado milhões de fãs em todo o mundo com um sabor de edição limitada e experiências únicas tanto no mundo digital como no físico”, dá conta a marca, em comunicado.

A empresa recrutou três dos grupos K-Pop mais populares, Stray Kids, ITZY e NMIXX, assim como o fundador da JYP Entertainment, J.Y.Park, para criar “experiências inesperadas”. “No âmbito desta colaboração especial, os grupos uniram-se para lançar o hino e o videoclipe intitulado Like Magic”, produzido por J.Y.Park.

Além de um espetáculo ao vivo agendado para 2 de junho, a marca criou uma coleção de vestuário e acessórios, em colaboração com a Private Policy (t-shirts, hoodies, sweatshirts, chapéus, joalheria e cintos).

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Mimosa inicia roadshow pelo país para responder aos porquês das crianças

O objetivo é responder aos porquês das crianças, envolvendo famílias, professores e educadores, promovendo a importância da alimentação saudável, da atividade física e de comportamentos conscientes para o futuro do planeta

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tagsMimosa

A marca de laticínios Mimosa renovou o seu programa pedagógico nas escolas do ensino básico e pré-escolar e chamou-lhe “Mimosa Porquê?”. O objetivo é responder aos porquês das crianças, envolvendo famílias, professores e educadores, promovendo a importância da alimentação saudável, da atividade física e de comportamentos conscientes para o futuro do planeta.

“Com uma abordagem criativa abrangente, a Mimosa quer cimentar a sua posição de compromisso de há várias décadas com o universo infantojuvenil, promovendo os bons hábitos alimentares e associando-os a um estilo de vida ativo e sustentável, sempre através das melhores ferramentas lúdico-pedagógicas”, explica Ingrid Diamond, responsável pelo programa.

O roadshow percorrerá, até ao final do ano letivo, os 20 distritos do continente e ilhas e propõe-se a explicar e ensinar a comunidade a preparar lanches “equilibrados, variados e divertidos”. Para isso, a marca preparou fichas de atividades, jogos interativos e artigos informativos.

“Ao longo do ano escolar, os professores têm ainda acesso a um conjunto de desafios — anuais e periódicos — direcionados às turmas inscritas no programa, habilitando-se a diversos prémios, sendo um deles a participação na festa de final de ano, que coincide com o dia mundial do leite e da criança, no dia 1 de junho. A adesão é gratuita e acessível a todas as escolas”, informa a marca da Lactogal.

 

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Água do Vimeiro lança novo formato de dez litros

“Este novo formato representa uma evolução na forma como a Vimeiro, marca com história e tradição, chega agora às famílias em Portugal e revela a sua contínua preocupação com a sua pegada ambiental”

Hipersuper

A Água do Vimeiro lançou uma nova embalagem de dez litros.  O formato familiar, 100% reciclável,  é mais económico e fácil de transportar. A Vimeiro Ecopack 10 litros é também mais sustentável, garante a marca: contém entre 80 a 86% menos plástico face a igual consumo em garrafas de 0,50 e 1,50 litros.

“Este novo formato representa uma evolução na forma como a Vimeiro, marca com história e tradição, chega agora às famílias em Portugal e revela a sua contínua preocupação com a sua pegada ambiental”, afirma a marca, em comunicado, acrescentando que, atualmente, esta novidade está apenas disponível na recém lançada loja online.

A marca portuguesa de água mineral natural engarrafada está também apostada em contribuir para o aumento da literacia sobre a água que bebemos. A nova embalagem bag-in-box integra um gráfico que reúne a mineralização de algumas das marcas de água engarrafada portuguesas.

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Patrón El Cielo: a novidade da tequila Patrón no mercado português

A nova referência da marca premium tem a particularidade de ter quatro destilações e revela “notas doces naturais do agave e um final fresco e suave”

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A tequila Patrón lançou uma novidade no mercado português: Patrón El Cielo. A nova referência da marca premium tem a particularidade de ter quatro destilações e revela “notas doces naturais do agave e um final fresco e suave”.

Kathy Parker, diretora global de marketing de Patrón, explica que, para elaborar a nova referência, a marca pegou na Tequila Silver, deu-lhe uma quarta destilação. “O Master Distiller David Rodriguez aplicou um processo distintivo que foi muito além dos limites. A complexidade de destilar tequila sem sacrificar o sabor requer um talento notável e estamos imensamente orgulhosos dessa inovação ousada que sua equipa criou”.

Feita de ingredientes naturais – agave Weber Blue, água e fermento – e produzida artesanalmente em pequenos lotes para garantir consistência e qualidade, a Patrón El Cielo surge a partir do objetivo da marca de criar “a melhor tequila do mundo”.

A bebida está disponível em lojas especializadas no mercado nacional,

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Castro Wines dá primeiros passos na exportação

As primeiras encomendas para fora do país tiveram como destino Amesterdão e Antuérpia

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A Castro Wines iniciou recentemente a sua expansão internacional, com a exportação dos seus frisantes para a Bélgica e Países Baixos. As primeiras encomendas para fora do país tiveram como destino Amesterdão e Antuérpia.

“Este movimento estratégico reflete não só o crescente interesse internacional pelos vinhos sparkling, mas também a capacidade da Castro Wines conseguir estar junto de um público jovem, com necessidades específicas: vinhos frutados, com baixo teor alcoólico, poucas calorias e apresentados em garrafas apelativas e acessíveis”, sublinha a empresa, em comunicado.

A empresa vai participar no Wine Trader Brasil, que tem lugar em março de 2024, em São Paulo, com o objetivo de “reforçar parcerias e introduzir os seus produtos no mercado brasileiro, abrindo caminho para futuras exportações para a América Latina”.

A marca criada por um jovem gondomarense e lançada no mercado em abril de 2023 comercializou até à data cerca de dois terços das 175 mil garrafas produzidas em 2023. Para o próximo, tem planeado o lançamento do Castro Ruby Edition, um frisante tinto que deverá chegar ao mercado a tempo do verão.

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Distribuição

UniMark reforça marca própria UP para ganhar músculo no retalho de proximidade e canal Horeca

A UniMark, cooperativa de grossistas e retalhistas de produtos de grande consumo, está a reforçar a aposta na sua marca própria UP com o objetivo de aumentar a posição no retalho de proximidade e no canal horeca e “combater a grande distribuição”

Rita Gonçalves

A UniMark, cooperativa de grossistas e retalhistas de produtos de grande consumo, está a reforçar a aposta na sua marca própria UP com o objetivo de aumentar a posição no retalho de proximidade e no canal horeca e “combater a grande distribuição”.

Esta aposta está a fazer-se pelo aumento do portefólio desta marca com quase 20 anos nas áreas de mercearia, confeitaria, bebidas, congelados, quarta gama, higiene do lar, detergentes e higiene pessoal. A meta é chegar aos 700 produtos, atualmente são 610.

Em comunicado, a dona da rede de supermercados Aqui é Fresco, afirma que, durante o próximo ano, “os associados grossistas da UniMark – que reúnem 50 cash & carry – irão investir no crescimento da oferta da marca própria UP nas lojas dos 1.700 clientes retalhistas, assim como nos estabelecimentos do canal horeca”.

Água, açúcar, sal, leguminosas, arroz, salsichas e ice tea, são os produtos estrela desta marca na área alimentar. Já na área não alimentar, os campeões de vendas são a lixivia, o papel doméstico (guardanapos, rolos de cozinha e papel higiénico) e o alimento completo seco e húmido para cães e gatos.

Para Carla Esteves, diretora-executiva da UniMark, este momento de pressão sobre o orçamento das famílias portuguesas é oportuno para reforçar a aposta nesta marca, com a o fim da medida do IVA Zero num cabaz de produtos essenciais, o aumento das taxas de juro e dos custos da energia e a persistência da inflação.

“As decisões de compra racionalmente baseadas no preço e a preferência pelas designadas marcas próprias da distribuição serão uma componente determinante nas escolhas feitas pelos consumidores”, sublinha a gestora.

Sobre o autorRita Gonçalves

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