Sonae adquire primeira cadeia de supermercados biológicos em Portugal
A Sonae chegou a acordo para a compra de 100% do capital da cadeia de supermercados biológicos Brio. A dona do Continente deu mais um passo no sentido de concretizar o desígnio estratégico de liderar o setor de alimentação saudável em Portugal

Ana Catarina Monteiro
Estudo Prioridades 2025 da TouchPoint: crescimento da marca própria e polarização do consumo entre preço e experiência são prioridades
Galp reforça oferta de conveniência nas suas lojas com o exclusivo Café Biscoff
Super Bock lança campanha global para um novo posicionamento nos mercados externos
Palletways Iberia renova certificação em Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa
Sidul adoça a Páscoa com conto infantil
Legado 2020 homenageia o passado e o saber geracional da Sogrape
Aldi reforça aposta na produção nacional com sortido artesanal para a Páscoa
Setor cervejeiro quer reforço da produção nacional de cevada
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
A Sonae chegou a acordo para a compra de 100% do capital da cadeia de supermercados biológicos Brio, revelou o grupo da Maia em comunicado emitido esta manhã pela CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários).
A dona do Continente deu mais um passo estratégico para liderar a alimentação saudável em Portugal, intenção mostrada no final do último ano quando o grupo adquiriu 51% da Go Well, empresa detentora dos restaurantes Go Natural. A cadeia de refeições saudáveis obteve em 2015 um volume de negócio de 6,4 milhões de euros e através de um acordo de licenciamento a Sonae utilizou o seu nome para inaugurar em dezembro passado o seu primeiro supermercado de alimentação saudável.
A compra da Brio permite à divisão de retalho alimentar do grupo da Maia (Sonae MC) “acelerar a sua posição na avenida estratégia de Health & Wellness, em particular no segmento de alimentação saudável, beneficiando da rede de lojas da Brio, do elevado grau de especialização das equipas e de uma alargada rede de fornecedores”, lê-se no comunicado. O valor do investimento não foi revelado.
A Brio foi o primeiro conceito de supermercados biológicos a surgir em Portugal. Inaugurou o primeiro espaço em 2008 e conta atualmente com seis lojas localizadas na região de Lisboa, tendo atingido em 2015 uma faturação de 4,4 milhões de euros, um crescimento homólogo de 20%, revelou em outubro do ano anterior, em entrevista ao HIPERSUPER, António Alvelos, diretor-geral da cadeia, que apontava para um volume de negócios de 5,5 milhões de euros em 2016. Dois dos espaços da cadeia (Carnaxide e Chiado) têm também alocado um espaço de restauração Origem, insígnia também participada pelo grupo de investimento The Edge Group, que adquiriu a Brio em 2010 quando a insígnia detinha apenas uma loja e uma faturação anual de 500 mil euros. “Fizemos crescer a cadeia de forma sustentada, permitindo tornar o negócio interessante aos olhos do maior operador português de retalho alimentar. Vemos com muito bons olhos que seja a Sonae a dar continuidade ao projeto que iniciámos. Continuamos a confiar muito no crescimento do setor, e acreditamos que as sinergias com o grupo Sonae são inigualáveis”, declara em comunicado José Luís Pinto Basto, CEO (Chief executive officer) do The Edge Group.
Leia também: SUPERMERCADOS BRIO TRAVAM EXPANSÃO PREVISTA PARA 2017
*Notícia atualizada às 11h13 do dia 26 de abril de 2017 – acréscimo de informação