Sonae adquire primeira cadeia de supermercados biológicos em Portugal
A Sonae chegou a acordo para a compra de 100% do capital da cadeia de supermercados biológicos Brio. A dona do Continente deu mais um passo no sentido de concretizar o desígnio estratégico de liderar o setor de alimentação saudável em Portugal

Ana Catarina Monteiro
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
A Sonae chegou a acordo para a compra de 100% do capital da cadeia de supermercados biológicos Brio, revelou o grupo da Maia em comunicado emitido esta manhã pela CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários).
A dona do Continente deu mais um passo estratégico para liderar a alimentação saudável em Portugal, intenção mostrada no final do último ano quando o grupo adquiriu 51% da Go Well, empresa detentora dos restaurantes Go Natural. A cadeia de refeições saudáveis obteve em 2015 um volume de negócio de 6,4 milhões de euros e através de um acordo de licenciamento a Sonae utilizou o seu nome para inaugurar em dezembro passado o seu primeiro supermercado de alimentação saudável.
A compra da Brio permite à divisão de retalho alimentar do grupo da Maia (Sonae MC) “acelerar a sua posição na avenida estratégia de Health & Wellness, em particular no segmento de alimentação saudável, beneficiando da rede de lojas da Brio, do elevado grau de especialização das equipas e de uma alargada rede de fornecedores”, lê-se no comunicado. O valor do investimento não foi revelado.
A Brio foi o primeiro conceito de supermercados biológicos a surgir em Portugal. Inaugurou o primeiro espaço em 2008 e conta atualmente com seis lojas localizadas na região de Lisboa, tendo atingido em 2015 uma faturação de 4,4 milhões de euros, um crescimento homólogo de 20%, revelou em outubro do ano anterior, em entrevista ao HIPERSUPER, António Alvelos, diretor-geral da cadeia, que apontava para um volume de negócios de 5,5 milhões de euros em 2016. Dois dos espaços da cadeia (Carnaxide e Chiado) têm também alocado um espaço de restauração Origem, insígnia também participada pelo grupo de investimento The Edge Group, que adquiriu a Brio em 2010 quando a insígnia detinha apenas uma loja e uma faturação anual de 500 mil euros. “Fizemos crescer a cadeia de forma sustentada, permitindo tornar o negócio interessante aos olhos do maior operador português de retalho alimentar. Vemos com muito bons olhos que seja a Sonae a dar continuidade ao projeto que iniciámos. Continuamos a confiar muito no crescimento do setor, e acreditamos que as sinergias com o grupo Sonae são inigualáveis”, declara em comunicado José Luís Pinto Basto, CEO (Chief executive officer) do The Edge Group.
Leia também: SUPERMERCADOS BRIO TRAVAM EXPANSÃO PREVISTA PARA 2017
*Notícia atualizada às 11h13 do dia 26 de abril de 2017 – acréscimo de informação