Medway realiza primeira viagem ferroviária entre Porto de Sines e Madrid
Num comboio com 29 vagões, que se estendem por 527 metros, a viagem durou cinco dias
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Ana Catarina Monteiro
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A Medway, o operador logístico resultante da privatização da CP Carga realizou esta semana a primeira viagem ferroviária de contentores entre o Porto de Sines e a capital espanhola.
Chegou na passada quarta-feira a Madrid o primeiro comboio da Medway a sair do Porto de Sines. Num comboio com 29 vagões, que se estendem por 527 metros e têm capacidade total para transportar 61 TEUs (Twenty-foot Equivalent Untit – unidade equivalente a 20 pés), a viagem durou cinco dias.
Esta é a primeira viagem entre os dois pontos da marca que veio substituir a CP Carga, cuja estrutura ferroviária pertence desde janeiro de 2016 ao grupo MSC, após este ter ganho o processo de privatização. Ainda que se tenha tratado de uma “viagem excepcional, com o objetivo de colocar em Madrid contentores de um navio que havia omitido o porto de Valência nas suas rotas”, a ação mostra a aposta estratégica preconizada pela marca de se “tornar o maior operador ferroviário de mercadorias na Península Ibérica”, como explica em comunicado o Presidente do Conselho de Administração da Medway, Carlos Vasconcelos. “Este comboio enquadra-se numa estratégia de atuação da empresa que pretende alargar a atividade para Espanha. Ao mesmo tempo, une esforços com os portos nacionais, para uma crescente ampliação do ‘hinterland’ no espaço ibérico, com recurso a soluções multimodais de base ferroviária. Embora se tenha tratado de uma situação excepcional, esta é uma clara demonstração da nossa capacidade de resposta”.
A empresa opera uma frota de 64 locomotivas (34 elétricas e 30 a diesel) e 2917 vagões, cobrindo grande parte do território português através da rede ferroviária nacional.