PortugalFoods e FIPA organizam prémio Ecotrophelia pela primeira vez em Portugal
A Portugal Foods e a Federação das Indústrias Portuguesas Agro-alimentares (FIPA) vão lançar o prémio Ecotrophelia Portugal 2017

Ana Catarina Monteiro
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025
Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março
Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo
Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D
IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda
Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
A PortugalFoods e a Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA) vão lançar o prémio Ecotrophelia Portugal 2017.
O prémio que visa aproximar o mundo académico da indústria agroalimentar realiza-se pela primeira vez este ano em Portugal, replicado de outros países europeus como França e Reino Unido. O concurso procura distinguir um produto alimentar “eco-inovador”, desenvolvido por um grupo, com entre dois a dez elementos, de alunos de licenciatura, pós-graduação ou mestrado, com menos de 35 anos. O produto deve ter em conta critérios como as propriedades nutricionais e organoléticas (como sabor, cor e aroma), o potencial e a relevância comercial e a reprodutibilidade industrial.
Numa primeira fase, o Ecotrophelia Portugal compreende uma ronda nacional em que as candidaturas submetidas serão avaliadas por um painel de personalidades do setor. O vencedor português irá posteriormente representar Portugal na competição europeia.
“Com esta iniciativa, que funciona como uma incubadora de ideias, a PortugalFoods e a FIPA estarão não só a estimular a criação de produtos inovadores no setor agroalimentar, mas também a revelar futuros talentos e permitir que Portugal ganhe cada vez mais dimensão e destaque no mercado global, afirmando-se como um país inovador e competitivo”. As palavras são atribuídas, em comunicado, a Amândio Santos, presidente do Conselho de Administração da PortugalFoods, e Jorge Henriques, presidente da FIPA.