Maça de Alcobaça regista queda de produção. Produtores garantem não afetar mercado nacional
A colheita de Maçã de Alcobaça da campanha 2016 arrancou este ano com um atraso de quase três semanas face à campanha passada. A quebra de produção registada afeta sobretudo as variedades exportáveis

Ana Catarina Monteiro
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Método de pagamento Bizum com crescimento de cerca de 2000% no último mês
Auchan lança campanha focada nas suas pessoas
A colheita de Maçã de Alcobaça da campanha 2016 arrancou este ano com um atraso de quase três semanas face à campanha passada. A quebra de produção registada afeta sobretudo as variedades exportáveis.
A campanha deste ano de produção de Maçã de Alcobaça apresenta quantidades inferiores em aproximadamente 30% para as variedades vermelhas e cerca de 20% nas outras variedades relativamente à campanha anterior.
“A colheita da Maçã de Alcobaça é efetuada apenas no período ótimo de maturação e de parâmetros de qualidade impostos. Tendo em conta as alterações climatéricas que se fizeram sentir ao longo do ciclo produtivo, responsáveis pela diminuição das quantidades, os fruticultores estão otimistas com a qualidade do produto”, explica em comunicado a Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA).
A quebra de produção tem uma maior peso nas variedades exportáveis. Os produtores em plenário decidiram não cortar na distribuição do produto no mercado nacional, tendo acordado formas de satisfazer as necessidades e pedidos dos clientes habituais em desfavor da exportação.
A APMA representa 19 membros associados, organizações de produtores e agrupamentos de produtores que nesta campanha preveem produzir 40 milhões de quilos, correspondendo a aproximadamente 300 milhões de maçãs qualificadas.