Aldi atinge volume de negócio de €21,8 mil milhões em 2015
A cadeia discounter Aldi publicou pela primeira vez o Relatório de Sustentabilidade da sua atividade global
Ana Catarina Monteiro
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
A cadeia discounter Aldi publicou pela primeira vez o Relatório de Sustentabilidade da sua atividade global.
A marca de origem alemã está presente em 18 países, operando através dos grupos empresariais Aldi SÜD e Aldi Nord.
Este último detém o negócio de retalho em nove países (Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Luxemburgo, Polónia e Portugal), com 73 sociedades regionais juridicamente independentes, que são responsáveis por um total de 4829 lojas. O grupo, que opera 47 supermercados em Portugal, atingiu no total dos nove países um volume de negócios de 21,8 mil milhões de euros, uma subida face aos 21,1 mil milhões de euros alcançados em 2014.
93% do sortido permanente da cadeia global são marcas próprias, o que confere ao grupo “uma grande influência na concepção dos artigos e na cadeia de abastecimento”, lê-se no relatório. No nosso país, disponibiliza um sortido com 1477 produtos, dos quais 92,3% são de marca própria.
No último ano, o grupo fixou em Hong Kong, China, um escritório para dar suporte no que diz respeito à implementação de normas de Responsabilidade Corporativa na cadeia de abastecimento.
As cinco áreas de atuação do grupo no que diz respeito à política de sustentabilidade são: “valorização do consumidor, responsabilidade na cadeia de abastecimento, conservação de recursos, empenho social e promoção do diálogo”.
Entre os resultados alcançados em 2015, o grupo destaca que, nas suas marcas próprias, os artigos com cacau que apresentam certificação de sustentabilidade atingiram no ano passado os 49%, as suas instalações fotovoltaicas produziram 7798MWh (MegaWatt-hora) de eletricidade e empregou um total de 2308 finalistas de cursos profissionais.
Um dos objetivos do grupo para este ano passa pela elaboração e publicação de políticas internacionais para as compras de leite e de café e fazer o mesmo para o algodão e para madeira, cartão e papel até ao final de 2017.
Segundo dados revelados no primeiro relatório de sustentabilidade da Aldi, 91% dos seus clientes na Alemanha dirigem-se às suas lojas há mais de dez anos.