IPG Mediabrands cria novo método de avaliação de dinâmica das marcas
A IPG Mediabrands, em parceria com o professor na Wharton School da Universidade da Pensilvânia Jonah Berger, criou um ranking das marcas mais dinâmicas do mundo, fruto de um novo método para classificar o valor das marcas
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Ana Catarina Monteiro
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O ranking D100 vem responder à necessidade de um novo método de avaliação que incorpore a vertente dos “social media”, indo além de critérios habituais nos métodos atuais como “brand awareness” e “brand value”.
Este é o “primeiro método a avaliar o dinamismo da marca com base em quatro critérios chave para avaliar o sucesso de uma marca: agilidade, inovação, capacidade de resposta e sociabilidade”, explica a IPG Mediabrands, autora do ‘ranking’, em comunicado. A sociabilidade, ou seja a presença e relação com o consumidor nas redes sociais, é medida através das redes sociais com a análise da capacidade de ‘engagement’ da marca.
De acordo com a análise, a Google é a marca mais dinâmica do mundo e na maioria dos mercados, com exceção da Alemanha (Sony) e da China (Intel). No Top 10 global seguem-se, respetivamente, Amazon, Samsung, Nike, Intel, Nasa, BMW, Mercedes, Audi e Lenovo.
“Os resultados mostram que a pontuação obtida está ligada à performance do negócio da empresa”, lê-se no estudo. “As marcas mais dinâmicas mostram, em média, um crescimento de receitas anuais de mais 2,7% que as restantes”.
A nível de indústria, as consideradas menos dinâmicas incluem a indústria da Saúde, da Energia, e do Tabaco. As mais dinâmicas incluem os dispositivos eletrónicos, a indústria tecnológica e a indústria de media e entretenimento.
O primeiro prémio D100 de “Empresa mais dinâmica do mundo” foi entregue à Google no 63º Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions em França.