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Opinião

De Ílhavo para o mundo. Estratégia para conquistar o mercado internacional

Uma pequena empresa de software portuguesa, que exporta os seus produtos para todo o mundo, conseguiu motivar 200 profissionais de 12 nacionalidades a deslocarem-se a Portugal para uma apresentação. O fundador e CEO conta na primeira pessoa como alcançou o feito

Rita Gonçalves
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De Ílhavo para o mundo. Estratégia para conquistar o mercado internacional

Uma pequena empresa de software portuguesa, que exporta os seus produtos para todo o mundo, conseguiu motivar 200 profissionais de 12 nacionalidades a deslocarem-se a Portugal para uma apresentação. O fundador e CEO conta na primeira pessoa como alcançou o feito

Rita Gonçalves
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Uma pequena empresa de software portuguesa, que exporta os seus produtos para todo o mundo, conseguiu motivar 200 profissionais de 12 nacionalidades a deslocarem-se a Portugal para uma apresentação. O fundador e CEO conta na primeira pessoa como alcançou o feito

SysdevPor Arsenio Gil, CEO da Sysdev

A ideia do Kalipso surgiu-me há 12 anos, quando trabalhava noutras empresas, sempre da área de desenvolvimento de “software. Verifiquei que existia muito trabalho repetitivo, vários programadores a fazerem a mesma coisa em projetos diferentes. Associado a isto, na altura, os ambientes de desenvolvimento eram bastante mais complexos, o que exigia que tivéssemos técnicos com especializações não fáceis de encontrar, e em que cada projeto demorava bastante tempo.

Foi então que me surgiu a ideia de que seria possível criar algo que pudesse ser muito mais abstraído de programação, sem ter de escrever milhares de linhas de código. Seria um produto com uma plataforma que funcionasse um pouco como os jogos Lego: íamos arrastando “coisas”, de forma a ir criando uma aplicação sem ter de escrever código, ou minimizando essa necessidade a um nível muito básico. Desta forma, seria possível não só aos programadores construírem aplicações mais rapidamente, mas também os não programadores passariam a ter a possibilidade de o fazer.

Também deveria ser uma plataforma escalável. Isto é, sempre que surgissem novas tecnologias deveríamos ir adicionando novos “blocos”, de forma a permitir aos utilizadores terem acesso simples a novas tecnologias.

As primeiras versões de teste foram um desastre! Muitas vezes, tivemos de reescrever tudo de novo, até encontramos uma plataforma base suficientemente estável e rápida. Foram meses muito stressantes e duros, com muitas horas de desenvolvimento. Mas valeu a pena pelo compensador resultado final!

A aposta na internacionalização

A Sysdev é uma tecnológica especializada no desenvolvimento de “software” para a área da mobilidade empresarial. E desde a sua génese, há nove anos, que a internacionalização faz parte da estratégia central da empresa. Existem atualmente clientes com o nosso software em mais de 70 países, nos cinco continentes.

A internacionalização de uma empresa de base tecnológica poderá – eventualmente – parecer mais fácil quando comparada com uma empresa tradicional (de produtos tangíveis), mas na realidade os desafios na área das TI (Tecnologias de Informação) sempre foram maiores do que as facilidades. Se queríamos vingar num setor tão exigente e competitivo, a par de desenvolver um bom produto, um bom serviço, tínhamos obrigatoriamente de eliminar fronteiras físicas e linguísticas.

Colocar o cliente no topo do organigrama, entender as suas necessidades, ter um conhecimento profundo do dia a dia e da sua área de atividade, têm sido fatores determinantes para o nosso percurso. E porque consideramos prioritário ser uma extensão do cliente, existe uma cultura de serviço transversal a toda a equipa: desenvolvimento, suporte, vendas… todos se empenham num atendimento de excelência e na criação de valor.

Mas numa altura em que é difícil falar de fidelização de clientes, como é que temos conseguimos retê-los, mesmo além-fronteiras? Acreditamos que um cliente selecionará o parceiro em quem mais confiar. Por isso, um dos nossos maiores desafios tem sido estar permanentemente alinhados com as novas necessidades dos clientes, atentos às tendências tecnológicas, com uma atitude profissional na procura de soluções e postura informal na relação.

Em termos internacionais, existem países onde temos 100 clientes, noutros 40, noutros apenas um, e é curioso observar que as fronteiras físicas são mesmo fictícias. Independentemente da sua origem, da cultura, o ciclo de retenção de um cliente passa pela excelência em cada interação. Chegar a tantas geografias foi um caminho bastante árduo, tendo sido determinante o estabelecimento de alianças estratégicas. O início do processo de evangelização da SYSDEV beneficiou muito das sinergias criadas com a Zebra, Datalogic, Citizen, CipherLab, ACD Elektronik, Intermec, Casio, Honeywell; de um compromisso forte de cooperação e de participação em eventos internacionais.

O mundo é cada vez mais global e, quer queiramos quer não, às vezes temos de nos sacrificar e de sair da nossa zona de conforto. Houve alturas em que saíamos de um evento na Alemanha para participarmos noutro, noutra geografia completamente distinta, sem passar por casa, sem ir à empresa! Como alguém disse num evento onde fui há muito tempo, “os aviões de hoje são os autocarros de ontem”. E, sejamos pragmáticos, também a Internet veio encurtar distâncias, permitindo ter um contacto com o cliente muito mais rápido e próximo.

Sendo uma empresa com ADN internacional, tornou-se obrigatório o domínio de três idiomas: português, espanhol e inglês. Comunicar bem é fundamental na criação de empatia com o cliente. Este é um ponto fundamental no processo de criação e fidelização de clientes.

O Kalipso: um software único

Hoje, debaixo da marca existem dois produtos: o Kalipso (Mobile Application Generator) e o MSS (Mobile Sales System). O primeiro é uma plataforma empresarial de Desenvolvimento Rápido de Aplicações (RAD) de mobilidade empresarial, que se torna um produto único ao disponibilizar acesso a tecnologias emergentes. Na prática, permite a qualquer pessoa com conhecimentos básicos de informática a criação rápida de aplicações móveis à medida de cada negócio, num esquema simples de “drag & drop”.

Os nossos clientes utilizam a plataforma para desenvolver aplicações para áreas comerciais, controlo de produção, controlo de qualidade, controlo de serviços técnicos, ‘business intelligence’, inventário, separação de encomendas, registo de entregas, leitura de códigos de barras, impressão de etiquetas, entre outros.

A crescente necessidade de soluções de mobilidade empresarial tem sido um desafio colossal para a generalidade das empresas. Defendemos a democratização do desenvolvimento de aplicações móveis multiplataforma e que esta deve estar ao serviço das empresas. As empresas podem desenhar um produto à sua medida de forma simples, rápida, integrada com os seus “backoffices, com um “time to market curto e com custos reduzidos.

O MSS, por sua vez, é um “software” de mobilidade para pré-venda, auto venda, distribuição e serviços técnicos, desenvolvido para terminais móveis (ex. Tablet e PDA), que disponibiliza às equipas de vendas e de técnicas todas as ferramentas necessárias para executarem o trabalho na perfeição, aumentando a produtividade e eficácia. Sendo as vendas uma tarefa cada vez mais sofisticada e exigente, o MSS tornou-se o aliado perfeito na conquista, desenvolvimento e fidelização de clientes.

Mais de 200 parceiros em Lisboa

Em abril deste ano fizemos o nosso primeiro evento internacional Kalipso, em Lisboa. Este evento foi focalizado na nova versão do “software”, fruto de dois anos de trabalho, que inclui um conjunto de novas tecnologias devidamente integradas e de simples utilização pelos nossos parceiros. Web services, push notifications, RFID, Near Field Communications, JSON (javascript), Internet of Things, M2M (machine to machine), são entre outras algumas das tecnologias disponibilizadas. Foi um sucesso. Tivemos de fechar as inscrições por não termos espaço disponível para todos os que se quiseram inscrever. Fazer deslocar parceiros de locais como Arábia Saudita ou Egipto demonstra bem a aceitação deste produto.

Seria, sem dúvida, mais confortável organizar um evento de dimensão nacional. Os convites não precisariam de ser enviados com tanta antecedência, as questões logísticas seriam facilitadas, haveria uma maior facilidade em mudar a data do lançamento. Sucede que não gostamos de desperdiçar oportunidades. Acreditamos que são uma excelente forma de aprendizagem; incluindo aquelas que não correm tão bem. Aliás, a célebre expressão de Nelson Mandela – “Nós nunca perdemos, só ganhamos ou aprendemos” – traduz bem a nossa postura de mercado.

O resultado? Conseguimos motivar 200 profissionais de 12 países a estarem presentes. Com este evento, aprendemos que o nosso sentido de compromisso com os clientes é não só percecionado por estes, como recíproco. A cultura de serviço ganhou ainda mais peso. A vontade de os surpreender subiu de patamar.

Em jeito de balanço, posso dizer que o conhecimento adquirido ao trabalharmos com tantos países e profissionais de diferentes nacionalidades, ao sermos parceiros tecnológicos de gigantes na área onde nos inserimos, leva-me a constatar que em Portugal existe um “know-how” e uma transversalidade de conhecimento brutal, que não é fácil de encontrar. Observo isso nas pessoas que fazem parte da nossa equipa. Identifico também essa postura nas empresas portuguesas que trabalham connosco. Temos um capital humano excelente em Portugal e não devemos ter medo de sair. No fundo, tudo se resume a pessoas a falar com pessoas, é só isso.

 

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

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Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024

A ajuda chegou a 1099 instituições de apoio social e de bem-estar animal, de todo o país, com o equivalente a mais de 30 milhões de euros em doações.

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Na sequência do seu apoio às comunidades e aproximando-se do compromisso assumido pela MC em reduzir o desperdício alimentar em 50% até 2028 (base 2020), antecipando em 2 anos a meta legal imposta pela União Europeia para 2030, o Continente voltou a doar, os excedentes alimentares e não alimentares das suas 393 lojas, ao longo de 2024

Através da Missão Continente, a ajuda chegou a 1099 instituições de apoio social e de bem-estar animal, de todo o país, com o equivalente a mais de 30 milhões de euros em doações.

Só os bens alimentares doados, como frescos, mercearia, artigos de padaria entre muitos outros, que apresentavam perfeitas condições de consumo e que simultaneamente cumpriam os devidos requisitos legais, totalizaram mais de 28 milhões de euros, o equivalente a 8.800 toneladas de alimentos e a mais de 8 milhões de refeições salvas.

“Os resultados alcançados comprovam a eficácia da nossa política de doação de excedentes, que evitou o desperdício de milhares de toneladas de alimentos, mas também contribuiu para a segurança alimentar de várias comunidades vulneráveis. Além de reduzir impactos ambientais, promovendo a economia circular, essa iniciativa da Missão Continente fortalece a solidariedade social e incentiva a um consumo mais sustentável.”, sublinha Nádia Reis, diretora de brand responsibility do Continente.

 

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

Abertas as candidaturas ao PEL – Prémio de Excelência Logística 2025

A APLOG – Associação Portuguesa de Logística volta a promover o Prémio de Excelência Logística, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da logística em Portugal, prestando reconhecimento público aos projetos, profissionais e organizações que contribuem para o seu progresso, distinguindo em cada ano civil projetos na área da logística.

Hipersuper
tagsAplog

As inscrições estão abertas até 2 de maio para três categorias a concurso:

PEL Empresas: Cujo objetivo é premiar empresas na área da logística pela importância e excelência com que contribuem para promover o conhecimento, ajudando a alcançar elevados níveis de desempenho nos processos ou serviços através da implementação de projetos e ou soluções que possam ser utilizados como exemplo e estímulo na procura de novos modelos de competitividade.

PEL Start-Up: Para distinguir projetos com um produto viável, uma componente de inovação elevada aplicada à atividade logística e que demonstrem um significativo potencial de crescimento.

PEL Academia: Com o objetivo de distinguir trabalhos académicos, cursos, mestrados ou escolas que desenvolvam e promovam o conhecimento e inovação em projetos do sector logístico, com aplicabilidade no domínio dos negócios/empresas/sector e com magnitude ou relevância para a Investigação, assim como com um grau de inovação associado.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Fotografia de arquivo

Retalho

Novo Mercadona em Santa Iria de Azóia abre no dia 20 de março

É primeira das 10 aberturas previstas para este ano de 2025, bem como a chegada a um novo concelho, Loures.

Hipersuper

A abertura da nova loja da Mercadona em Santa Iria de Azóia, Loures, tem data marcada para o dia 20 de março, pelas 9 horas, na Rua D. Afonso Albuquerque, 100.

Este novo supermercado, que vai gerar cerca de 90 novos postos de trabalho, terá uma área de vendas de cerca de 1.900 m2, com corredores amplos, que permitem fazer compras de forma confortável, divididos entre as secções de charcutaria, peixaria, pastelaria e padaria, perfumaria, talho, frutas e legumes e pronto a comer.

A abertura deste novo supermercado, que será o primeiro da Mercadona a abrir em Loures, estando previsto ainda em 2025 um segundo no concelho, em Frielas, reflete a continuidade do plano de expansão da empresa a nível nacional.

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Alimentar

Montiqueijo procura mini mestres queijeiros em novo passatempo

A Montiqueijo pretende tornar o processo de produção de queijo mais prático e interativo, ao mesmo tempo que estimula a criatividade dos mais pequenos, através do passatempo “De Pequenino se Faz o Queijinho”.

Hipersuper

Os vencedores habilitam-se a ganhar, como prémio, o brinquedo “Mini Fábrica de Queijo” e uma experiência dupla para que possam tornar-se mestres queijeiros por um dia. Cada pessoa pode participar de forma ilimitada desde que, em cada participação, tenha adquirido um produto Montiqueijo, informa a empresa.

O passatempo decorrerá entre 24 de fevereiro e 4 de maio e serão sorteados 10 brinquedos por semana, contabilizando 100 prémios no total.

A participação nesta ação implica a compra de um produto fresco Montiqueijo – Queijo Fresco ou Requeijão – sendo que, posteriormente, apenas é necessário anexar a fatura de compra (de utilização única e que que deverá ser feita em território português), escrever uma frase criativa que inclua a palavra “Montiqueijo” e preencher o formulário de participação. Tudo isto deverá ser feito no website da marca.

A frase mais criativa – que será submetida às regras de participação do passatempo e selecionada consoante os critérios de atribuição previstos no regulamento – terá ainda a oportunidade de receber um prémio especial, “ser queijeiro por um dia!”. Esta experiência será para duas pessoas, que poderão visitar a fábrica da empresa e participar na linha de produção dos queijos, seguindo as regras de protocolo de segurança alimentar, e demais regras existentes e em vigor na fábrica, que serão indicadas previamente.

Os vencedores serão anunciados na página do passatempo semanalmente e contactados no prazo máximo de cinco dias úteis desde a data de publicação do resultado na área do passatempo.

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Não Alimentar

Brother lança duas impressoras de etiquetas Linerless TD23D

A Brother apresenta duas novas impressoras de etiquetas de secretária de 2 polegadas linerless: TD-2320DFC203 e TD-2350DFC203.

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Estes modelos juntam-se à gama lançada no final do ano passado, aumentado a oferta da Brother em soluções de impressão de etiquetas sem papel de suporte ou linerless: uma tecnologia em crescente procura pelo seu impacto positivo na eficiência operacional e na sustentabilidade. Com os novos dispositivos, a Brother completa a sua oferta linerlerss com um total de 12 modelos: 4 de secretária (TD) e 8 portáteis (RJ).

“Com estes novos modelos conseguimos consolidar a nossa aposta na etiquetagem linerless, uma tecnologia que melhora a eficiência operacional dos nossos clientes e reduz o impacto ambiental”, afirma José Ramón Sanz, Responsável de Marketing de produto da Brother Iberia.

“Sabemos que a sustentabilidade e a otimização dos custos são prioridades em setores como a logística, retalho e restauração e estas impressoras foram desenhadas, sem dúvida, para responder a essas necessidades. A flexibilidade que oferecem permite às empresas melhorar a sua produtividade e reduzir o desperdício de material, alinhando-se com uma estratégia mais sustentável”, reforça.

As duas novas impressoras de etiquetas de secretária de 2 polegadas são versões com capacidade linerless, dos modelos TD-2320D203 e TD-2350D203, lançados em dezembro. Mantêm o design compacto, a facilidade de utilização e a tecnologia térmica direta das suas antecessoras, mas com a vantagem de funcionarem exclusivamente com rolos de etiquetas sem papel de suporte.

 

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Retalho

IKEA aposta em Guimarães com novo Estúdio de Planificação e Encomenda

Após a recente inauguração do Estúdio de Planificação e Encomenda em Beja, no início de fevereiro, o novo estúdio em Guimarães será o décimo sexto espaço da marca neste formato.

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tagsIkea

A IKEA continua a expandir a sua presença em Portugal e a cidade de Guimarães vai receber o novo Estúdio de Planificação e Encomenda, que será inaugurado no dia 23 de abril. Localizado no Espaço Guimarães, este novo espaço irá oferecer aos clientes a oportunidade de planificarem diferentes divisões da casa, com especial foco em cozinhas e roupeiros e encomendar todos os produtos da gama IKEA.

“Com este novo espaço, pretendemos oferecer aos Vimaranenses um acesso mais fácil e conveniente aos nossos produtos, permitindo-lhes planificar as suas casas de forma personalizada, funcional e sustentável. Estamos comprometidos em tornar o design acessível a todos, oferecendo sempre com soluções práticas e a preços acessíveis, e esta abertura é mais um passo nesta direção”, sublinha Elisabete Marinho, market manager na IKEA Portugal.

 

 

 

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Retalho

Lidl Portugal promove fan zone na Volta ao Algarve

O Lidl, juntamente com a equipa Lidl-Trek, patrocinada pela insígnia, vai marcar presença na Volta ao Algarve reforçando o seu compromisso com a modalidade e a comunidade.

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tagsLidl

Para Nuno Rodrigues, diretor geral de marketing e estratégia promocional do Lidl Portugal, “o desporto é um pilar fundamental da nossa estratégia de responsabilidade social. Através destas parcerias, queremos não só apoiar atletas e competições de alto nível, mas também inspirar a comunidade a adotar estilos de vida mais saudáveis. Acreditamos que o desporto tem o poder de unir pessoas e transformar hábitos em estilos de vida mais sustentáveis e é nisso que continuaremos a investir.”

O Lidl Portugal vai promover, no dia 21 de fevereiro, uma Fan Zone, na loja de Vila Real de Santo António, onde os visitantes terão oportunidade de acompanhar, em direto, a parte final da etapa da Volta ao Algarve, através de um ecrã gigante, numa zona lounge especialmente preparada para o evento.

As atividades a terem lugar na loja Lidl de Vila Real de Santo António, incluem bicicletas de batidos onde os participantes poderão preparar os seus próprios batidos pedalando em bicicletas adaptadas; um Lidl Quizz com perguntas sobre ciclismo e nutrição, com oferta de prémios aos vencedores, entre outros. Para além da Fan Zone, o Lidl estará presente ao longo de toda a Volta ao Algarve com ativações itinerantes em algumas das localidades por onde passa a competição, permitindo um contacto mais próximo com os fãs da modalidade e, no final de todas as etapas, a distribuição de brindes.

A presença do Lidl na Volta ao Algarve reforça o seu compromisso com o desporto, incentivando a mobilidade e o bem-estar.

Para além desta ação, em Portugal, o Lidl apoia ativamente várias modalidades desportivas, entre as quais: triatlo (Lidl Setúbal Triathlon, Triatlo Longo de Caminha, Triatlo de São Martinho do Porto, entre outras), corridas e maratonas (Lidl São Silvestre de Lisboa, Lidl São Silvestre Cidade do Porto e Lidl Corrida de Santo António, etc). De igual modo, a insígnia apoia os Lidl Stars, um conjunto de jovens promessas do desporto nacional com potencial olímpico.

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Retalho

Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024

A VIA Outlets, detentora em Portugal dos centros Freeport Lisboa Fashion Outlet e Vila do Conde Porto Fashion Outlet, sublinha o aumento de 6,8% nas vendas das marcas em relação a 2023, chegando a um novo máximo recorde de 1,45 mil milhões de euros.

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A VIA Outlets, detentora em Portugal dos centros Freeport Lisboa Fashion Outlet e Vila do Conde Porto Fashion Outlet,  acaba de divulgar os seus resultados anuais e sublinha o aumento de 6,8% nas vendas das marcas em relação a 2023, chegando a um novo máximo recorde de 1,45 mil milhões de euros. Os grandes projetos de remodelação e remerchandising geraram um crescimento de 5% no número de visitantes nos 11 centros da VIA Outlets em nove países europeus em 2024, com um total de visitas a atingir mais de 32 milhões de pessoas.

“O crescimento relevante da VIA Outlets nas vendas das marcas ao longo do ano passado demonstra a maior maturidade dos nossos centros outlet europeus como destinos de compras, assim como o sucesso da nossa estratégia dos 3-R, Remodelling, Remarketing e Remerchandising.” começa por explicar Otto Ambagtsheer, CEO da VIA Outlets.

“Embora continuemos a investir, como parte da nossa estratégia de crescimento orgânico, em grandes projetos de expansão e remodelação, como os da Suíça e de Portugal, também procuramos ativamente complementar o crescimento inorgânico da VIA Outlets com possíveis aquisições seletivas em mercados onde acreditamos que a nossa experiência pode acrescentar valor aos ativos.”, acrescenta.

“O ano de 2024 foi verdadeiramente excecional para os centros VIA Outlets em Portugal. Conseguimos bater novos recordes de vendas das marcas e convidados, o que reflete não apenas a qualidade da nossa oferta, mas também o impacto positivo das transformações que temos vindo a implementar”, afirma Jorge Pinto Fernandes, Business Director da VIA Outlets em Portugal. “Com a remodelação do Freeport Lisboa Fashion Outlet e a expansão do Vila do Conde Porto Fashion Outlet, estamos confiantes de que continuaremos a crescer e a consolidar a nossa posição como destinos de referência para as marcas e para quem nos visita.” Refira-se que o Vila do Conde Porto Fashion Outlet está a preparar uma expansão para os 10.000 m2, com inauguração prevista para o 4º trimestre de 2025.

 

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Young parents and their small kids talking while having breakfast in dining room.

Alimentar

Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar

A iniciativa ‘Alimentologia’ visa “contribuir para a literacia alimentar, saúde e bem-estar dos portugueses”, desmistificando mitos associados a alimentos e respetivos hábitos alimentares.

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Sob o mote ‘Alimentologia: A ciência por detrás dos mitos’, os conteúdos desta iniciativa da Nestlé Portugal foram desenvolvidos por especialistas em nutrição, que explicam, de forma clara e acessível, os princípios científicos que sustentam ou refutam crenças alimentares comuns.

Segundo a Nestlé Portugal, os conteúdos abordam temas essenciais para uma alimentação equilibrada e sustentável, esclarecendo dúvidas, como o papel do açúcar num padrão alimentar saudável, o impacto do consumo de café na saúde, a inclusão dos hidratos de carbono e outros aspetos fundamentais da nutrição, como a leitura e compreensão dos rótulos dos alimentos, ajudando os portugueses a fazer escolhas informadas.

“Dados recentes do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção Geral da Saúde revelam que os hábitos alimentares inadequados são o segundo fator de risco para a mortalidade precoce em Portugal. Dessa forma, a Nestlé pretende ser um agente promotor de impacto positivo e a nossa missão é tornar a informação baseada na ciência acessível aos consumidores, permitindo-lhes tomar decisões alimentares mais conscientes e saudáveis. Com o projeto Alimentologia, pretendemos aumentar o conhecimento sobre alimentação, contribuir para escolhas mais informadas, identificar mitos e clarificar conceitos, e, assim, promover a saúde das gerações atuais e futuras, e do nosso planeta.”, destaca Ana Leonor Perdigão, responsável de Nutrition, Health & Wellness da Nestlé Portugal

A iniciativa já se encontra disponível na plataforma digital Alimentologia, onde os consumidores podem aceder a conteúdos educativos e esclarecedores sobre nutrição.

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Bebidas

Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas

Casa Relvas – Vinha do Vale Chardonnay 2024, Casa Relvas – Vinha do Ribeiro Syrah Sem Cor 2024 e Casa Relvas – Vinha de São Miguel Trincadeira 2023, são as novidades do produtor.

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Os novos Casa Relvas Chardonnay, Syrah Sem Cor e Trincadeira reforçam a oferta de vinhos monocastas, “destacando a diversidade e qualidade das vinhas da região, assim como a busca e novos terroirs”, apresenta a Casa Relvas. A gama de monovarietais do produtor alentejano passa a contar com 11 referências. Das colheitas de 2023 no vinho tinto, e 2024 nos brancos, estes novos vinhos vieram juntar-se às referências de monocastas apresentadas em 2022. Para além da própria casta, os rótulos destes vinhos têm também a indicação da vinha de onde são provenientes as uvas, bem como a sua localização.

“Nos últimos anos temos vindo a adquirir e plantar novas vinhas em diferentes terroirs que se têm vindo a provar de exceção, e por isso decidimos ir aumentando a nossa gama de monocastas com uvas provenientes de outros lugares, que achamos que têm resultados em vinhos muito interessantes”, explica Alexandre Relvas, CEO da Casa Relvas. “A produção de monovarietais é sempre um grande desafio, porque cada casta tem as suas especificidades, o seu tempo de maturação e diferentes níveis de adaptação aos solos, o que também é um estímulo para a equipa da Casa Relvas”, acrescenta.

O Casa Relvas – Vinha do Vale Chardonnay 2024 é produzido com uvas da Vinha do Vale, na Aldeia da Serra, num vale do sopé Sul da Serra d’Ossa. A Vinha do Vale está plantada em solos argilo-xistosos pouco profundos, que obrigam as plantas a lançarem as raízes na profundidade do xisto, o que origina vinhos com muita mineralidade e grande frescura. O Vinha do Vale Chardonnay 2024, com produção de dez mil garrafas, estagiou quatro meses em barricas de carvalho francês. “É um vinho amarelo citrino, de aroma fresco e vibrante, a maçã verde, melão, pêssego e aromas cítricos, em equilíbrio com notas de baunilha, muito discretas. Apresenta bom volume de boca e acidez muito equilibrada, a terminar num fim de boca longo”, apresenta o produtor.

Com uvas da Vinha do Ribeiro, plantada em 2015 em Orada, na região de Borba, o Casa Relvas – Vinha do Ribeiro Syrah Sem Cor 2024 é um Blanc de Noirs, um vinho branco feito exclusivamente a partir de uvas tintas, neste caso da casta Syrah. “O principal objetivo de se produzir um Blanc de Noirs vai muito para além do aspeto comercial, pois é através desta técnica que se conseguem obter vinhos brancos com mais estrutura e complexidade”, explica o produtor. Depois de um estágio de quatro meses ‘sur lies’ (manter o vinho em contato com as borras finas, ou seja, as leveduras) o resultado é um vinho de cor amarela, com laivos dourados. Com aroma complexo de pêssego, damasco, maçã verde, pera e frutas cítricas, é possível também identificar algumas notas de flores brancas, como jasmim e flor de laranjeira. Foram produzidas 40 mil garrafas deste Vinha do Ribeiro Syrah Sem Cor 2024.

Por último, o Casa Relvas – Vinha de São Miguel Trincadeira 2023 é feito com uvas da Herdade de São Miguel, Redondo, onde começou a a história da Casa e Família Relvas. A Vinha de São Miguel foi plantada em 2003, junto à barragem da Herdade de São Miguel, numa encosta virada a norte. Com uma estágio de 12 meses em tonel, “este é um vinho de cor rubi com reflexos violeta, que apresenta um aroma intrigante e sofisticado com delicadas notas de flores brancas, que lhe conferem um toque de leveza e frescura. “Revela também nuances de floresta molhada e, por fim, os aromas evoluem para subtis notas de tabaco, adicionando profundidade e elegância. Na boca sentem-se taninos sedosos e ligeiros com excelente persistência e mineralidade”, apresenta a Casa Relvas, que produziu 12.500 garrafas deste monovarietal.

 

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