Continental investe €50 milhões em nova unidade de pneus em Portugal
A Continental, fornecedora mundial de pneus premium e tecnologias para o transporte de pessoas e mercadoria, vai criar uma nova unidade de produção na sua fábrica de pneus em Lousado, Portugal
Ana Catarina Monteiro
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
A Continental, fornecedora mundial de pneus premium e tecnologias para o transporte de pessoas e mercadoria, vai criar uma nova unidade de produção na sua fábrica de pneus em Lousado, Portugal.
O projeto em território nacional representa um investimento de 49,9 milhões de euros e possibilita a criação de 125 novos postos de trabalho na produção de pneus agrícolas da gama ‘premium’ da marca. O arranque da produção de pneus radiais agrícolas em Lousado está previsto para 2017, sendo que a multinacional presente em 55 países já fabrica pneus diagonais para o setor agrícola em Port Elisabeth, África do Sul, e Petaling Jaya, Malásia.
Além disso, o grupo está também a investir 2,5 milhões de euros em um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Portugal com o objetivo de acelerar o crescimento do portefólio de pneus agrícolas. O centro vai operar em “estreita colaboração” com o centro homólogo situado na Central da Alemanha e vai empregar inicialmente cinco engenheiros, que foram recentemente recrutados. Os postos de trabalho devem chegar aos dez colaboradores.
“A Continental pretende apresentar ao mercado um portefólio completo de pneus para tratores agrícolas e máquinas para as colheitas, trabalhando em conjunto com os principais fabricantes de maquinaria desta área. A gama de produtos irá incluir pneus radiais e diagonais em 150 dimensões distintas”, explica Thorsten Bublitz, responsável pela área de negócios de pneus agrícolas da empresa, por ocasião da assinatura do contrato de investimento na unidade portuguesa. “Considerando o crescimento da população mundial e o aumento da procura de cereais, as operações de grande escala e consequentemente a procura de pneus agrícolas topo de gama também está a aumentar”.
A empresa planeia proceder a novos investimento na produção de pneus para este setor no futuro, o que “irá depender da reação do mercado e da evolução das vendas”.
Recentemente, a empresa recebeu luz verde das autoridades para aquisição da fabricante de pneus agrícolas e industriais Mitas, com a qual detém um acordo de licença de marca desde 2004. Este termina em 2017 com a incorporação da produção de pneus radiais agrícolas da sua própria marca mas a fusão permite ao grupo reaver os direitos daquela marca “antes de 2019” e introduzir o portefólio de pneus agrícolas da Mitos na sua marca ‘premium’.
Fornecedor também de componentes e sistemas para máquinas e infraestruturas agrícolas, o grupo Continental obteve em 2015 um volume de negócios de 39,2 mil milhões de euros no total das suas cinco divisões – Chassis & Segurança, Interior, Powertrain, Pneus e ContiTech.