Retalho hiperconectado. A nova proposta de valor da Fujitsu
A Fujitsu revolucionou a sua proposta de valor para o retalho e apresentou as inovações tecnológicas na primeira edição do Digital Entreprise Show, em Madrid. Conheça as novidades, em primeira mão

Rita Gonçalves
José Serras Pereira: “Biscoff não é apenas uma bolacha, é um sabor”
Planta junta-se a Gordon Ramsay em nova campanha global Skip the Cow
Nacional moderniza a embalagem das suas icónicas Marinheiras
Lidl reforça apoio aos Bombeiros Portugueses com nova campanha através da app Lidl Plus
Recolha de embalagens aumentou mas Portugal mantém risco de incumprimento
CONFAGRI quer grupo de trabalho a monitorizar taxas dos EUA
Edição limitada de Pedras Ananás reforça gama Pedras no verão
ADIPA defende criação de uma Secretaria de Estado do Comércio e Serviços no próximo Governo
Simbiose e Corteva vão lançar nova biosolução agrícola na Europa
Programa da Água Serra da Estrela quer proteger a água e regenerar a serra
A Fujitsu apostou forte da primeira edição do Digital Entreprise Show (DES), que teve lugar no final de maio, na capital espanhola. Além de exibir o maior stand do certame, estrategicamente localizado à entrada da zona de conferências, a multinacional nipónica escolheu Madrid para dar início à sexta edição do Fujitsu World Tour. Este ano dedicado ao tema “Inovação centrada no ser humano em ação”, a mostra vai viajar por 22 países dos cinco continentes. Susana Soares, diretora de marketing da Fujitsu, assim como os responsáveis internacionais da multinacional, conduziram o HIPERSUPER numa visita guiada à área do stand dedicada ao retalho e à transformação digital dos negócios. Conheça as novidades.
PALM SECURE
Neste sistema patenteado a autenticação para pagamento, por exemplo, é feita através da forma com o sangue circula na palma da mão. A solução é única e uma alternativa à impressão digital, cada vez mais copiada. “Se estamos mais nervosos, numa situação de tentativa de assalto, por exemplo, então, a circulação do sangue é feita de maneira diferente e o sistema apercebendo-se não faz a acreditação”, explica a diretora de marketing da Fujitsu.
INTERNET DAS COISAS
Aplicação de realidade aumentada com ecrã acoplável ao capacete
O ecrã acoplável ao capacete nesta solução de realidade aumentada destaca-se pelo seu peso. É leve, pode ser aplicado em ambiente de trabalho intensivo. Pode ser o guia dos passos do trabalho, relativamente à área de intervenção, informa sobre o que já aconteceu nesse ambiente, quais são os próximos passos e tem inclusivamente sensores temperatura, permitindo diagnosticar a temperatura do espaço e dando indicações para corrigir. O comando é feito por voz mas as informações podem ser recebidas em vídeo. Solução utilizada em ambiente industrial e armazéns e fábricas.
Localização e Internet das Coisas
A tecnologia de localização associada à internet das coisas (IoT) no retalho é utilizada para, por exemplo, compreender e analisar o comportamento do consumidor em loja. Através de um georeferenciador, dispositivo com uma precisão de 10cm, o retalhista tem acesso a informação sobre todo o percurso feito em loja, que cruza com a informação do que está na prateleira. A solução chama-se Ubiquitousware.
Com o crescimento das compras online, os retalhistas têm de otimizar a recolhas dos produtos no armazém, esta solução permite ler onde estão os produtos e como está a evoluir o stock, cruzando essa informação com a frente de loja, em tempo real. No caso do ‘picking’, os golocalizadores colocados nos empilhadores permitem otimizar a reposição e as rotas.
Sensores de Orelha
O sensor é colocado na orelha de um condutor de um veículo de transporte de mercadorias, por exemplo, e dá indicações sobre o nível de sonolência. Em caso de alarme, o condutor recebe uma notificação, através da vibração da orelha, para parar e descansar. Esta tecnologia permite detetar a temperatura do corpo e a sua movimentação, ajudando a prevenir acidentes.
SELFCHECKOUT
São equipamentos pequenos que podem ser acoplados a qualquer sítio na loja, uma mesa, uma parede ou uma prateleira. Para compras de pequena dimensão, permite pagamento com cartão ou dinheiro, para aliviar a frente de caixa.
CARRINHA CONECTADA
Dotada de duas antenas de radiofrequência, a soluço permite controlar todo o stock no seu interior. Cada mercadoria tem uma etiqueta 100% eletromagnética e reutilizável. Quando é retirada do veículo, o sistema é automaticamente atualizado.
RFID ROUPA
Todas as peças de roupa têm uma etiqueta maleável na loja, colocada na origem, permitindo saber que peças chegaram da fábrica, que peças estão em armazém e que peças estão na placa de vendas. Uma vez comprado na loja, pode ser feito o scan de várias peças em simultâneo, o sistema dá automaticamente baixa do produto. Processo automático que reduz o erro humano.
DIGITAL ROOM
Numa sala com ecrãs projetados em várias paredes e uma mesa comum ao centro o software cumpre o papel principal: coordena a interação entre os participantes. Permite editar conteúdo na parede, na mesa ou qualquer outra superfície. Possibilita movimentar o conteúdo da parede, por exemplo, para dentro da zona pré-definida como palco principal da edição. Quando está concluído, é enviado para o telemóvel para a partilha.
*A jornalista viajou a convite da Fujitsu Portugal