Epson lança nova gama de robôs industriais. Grupo quer investir €50 milhões na Europa
30 anos depois de lançar o primeiro robô de montagem de precisão, o grupo Epson anuncia o lançamento mundial da nova geração de robôs com o novo sensor de alta precisão S-250 para o setor da robótica industrial

Ana Catarina Monteiro
Vendas das marcas nos centros VIA Outlets crescem 7% em 2024
Missão Continente salva mais de 8 milhões de refeições em 2024
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
30 anos depois de lançar o primeiro robô de montagem de precisão, o grupo Epson anuncia o lançamento mundial da nova geração de robôs com o novo sensor de alta precisão S-250 para o setor da robótica industrial.
A empresa de inovação e desenvolvimento de equipamentos de impressão, comunicação visual e soluções destinadas a mercados profissionais, domésticos e industriais acolheu esta quarta-feita, dia 1 de junho, um evento na sua sede na Alemanha, onde deu a conhecer a nova tecnologia.
“O novo sensor S-250 integrado nos robôs N-series e SCARA vai permitir modular automaticamente a força que as máquinas aplicam sobre os objetos, permitindo automatizar tarefas que até ao momento requeriam intervenção humana”, explica Adrian Clark, vice-presidente de Professional Solutions da Epson Europe. A nova gama de produtos garante uma poupança energética de “80% em relação à gama anterior”.
O grupo pretende concretizar até 2017 um investimento de 50 milhões de euros na Europa, para aumentar as vendas em 25% e alcançar um retorno de 2 000 milhões de euros em 2020, apostando na infraestrutura e nas equipas. “Estamos a realizar uma mudança estratégica na Europa que passa por focarmo-nos no mercado empresarial por isso, para garantir o nosso crescimento, este investimento destina-se principalmente a melhorar as infraestruturas do grupo, sistemas TI, marketing, contemplando um aumento de pessoal a 10%”, revelou o presidente mundial do grupo, Minori Usui, durante evento.
Atualmente, cerca de 55 000 robôs da empresa são utilizados em todo o mundo, principalmente em tarefas relacionadas com a eletrónica e os setores automóvel, alimentação e indústria farmacêutica.
Entre os objetivos para o futuro está também o desenvolvimento de um robô de braço duplo, “tecnologia que será utilizada como base para criar robôs avançados que poderão servir em indústrias de não-fabrico, como os serviços de saúde”. O grupo pretende ainda “reduzir em 90% das emissões geradas durante o ciclo de vida dos seus produtos no ano de 2050”.
A robótica industrial constitui-se como uma das principais áreas de inovação da Epson, juntamente com o desenvolvimento de impressoras de injeção de tinta “amigas do ambiente”, sistemas de projeção e tecnologia ‘wearable’.