Edição de 2017 do “Sabor do Ano” estende inscrições às marcas da distribuição
“É fundamental estarmos atentos à realidade do consumo em Portugal e entender a importância que os produtos das marcas de distribuição têm nas compras dos portugueses e, nesse sentido, tornou-se inevitável alargar esta certificação aos produtos da Distribuição”, esclarece Márcia Vicente, Country Manager do selo “Sabor do Ano”

Rita Gonçalves
Tetra Pak e Schoeller Allibert desenvolvem embalagens logísticas feitas a partir de embalagens de cartão para bebidas recicladas
Desperdício de plástico no retalho de moda online vai agravar-se até 2030
Conferência da APLOG debate os desafios de uma logística urbana mais eficiente
Chocolate do Dubai chega esta quarta-feira às lojas Galp
Grupo Bacalhôa reforça equipa de Enologia e cria nova Direção de Relações Institucionais
Vitacress e Flama unem-se num passatempo que premeia criatividade dos portugueses
Portugália de Alvalade reabre com nova imagem e conceito
Adega de Borba celebra 70 anos com visitas e provas gratuitas
Receitas da Decathlon atingem 16,2 mil M€ em 2024
Action chega a Ovar, Évora e Sintra em abril

Márcia Vicente, Country Manager do selo “Sabor do Ano”, na apresentação dos vencedores da última edição
O “Sabor do Ano 2017” já deu início ao período de inscrições para produtos alimentares e bebidas e na edição deste ano estende as inscrições às marcas da distribuição. Numa primeira fase, os consumidores vão testar os produtos de marca e só depois têm lugar os testes aos produtos da distribuição.
A certificação de qualidade baseada no sabor nasceu há 20 anos em França e alargou atividade a Portugal, Espanha, Bélgica, Itália, Tunísia e México. França foi o primeiro país a reconhecer a importância dos produtos da distribuição e Portugal passará também este ano a considerar os produtos da Distribuição. “É fundamental estarmos atentos à realidade do consumo em Portugal e entender a importância que os produtos das marcas de distribuição têm nas compras dos portugueses e, nesse sentido, tornou-se inevitável alargar esta certificação aos produtos da Distribuição”, esclarece Márcia Vicente, Country Manager do selo “Sabor do Ano”.
Os testes de análise e avaliação dos produtos de fabricantes e distribuidores decorrem da mesma forma: o consumidor habitual daquele tipo de produto prova e avalia, em ambiente de laboratório num teste cego, o produto em quatro indicadores principais: Sabor, Odor, Textura, Aspeto e Satisfação Global. “Se o produto obtiver seis pontos em dez, ou mais, e a nota mais alta entre produtos da concorrência, poderá usar o selo”.
De acordo com um estudo realizado em 2015 pela Full5en5e ALS, junto de 500 consumidores, para 77% dos consumidores portugueses o selo “Sabor do Ano” é sinónimo de “qualidade” e os produtos que o exibem “são superiores” face aos restantes da mesma categoria.
O Jornal Hipersuper é media partner exclusivo para Portugal da iniciativa “Sabor do Ano”