Uma em cada sete famílias portuguesas é monoparental
Entre estas famílias monoparentais, 87% são compostas por mães e um ou mais filhos, revelam dados do INE disponíveis no sistema de geomarketing “Sales Index” da Marktest
Rita Gonçalves
Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Uma em cada sete famílias portuguesas é monoparental, ou seja, constituída por um pai ou uma mãe e o respetivo filho ou filhos, segundo dados do último Censo do INE.
Segundo o INE, no Recenseamento de 2011, residem em Portugal 4 043 726 famílias. Este número é significativamente superior ao observado 30 anos antes, em 1981, quando se contabilizavam no país 2 924 443 famílias, menos 44% do que as agora recenseadas, revela a Marktest.
Os valores dos últimos recenseamentos evidenciam também que, ao mesmo tempo que o número de famílias aumenta no nosso país, também diminuiu a sua dimensão média. Em 1981 cada família era constituída, em média, por 3,4 pessoas e em 2011 por 2,6. Entre as famílias clássicas, 74% têm um núcleo, 23% são compostas por pessoas sozinhas ou pessoas aparentadas/não aparentadas e 3% são compostas por mais do que um núcleo familiar, revela a empresa especialista em estudos de mercado.
Os dados revelam ainda que 51% das famílias mononucleares (com um núcleo apenas) são constituídas por casais com filhos, 35% por casais sem filhos e 14% são famílias monoparentais. Entre estas famílias monoparentais, 87% são compostas por mães e um ou mais filhos.
“Entre os concelhos do País onde estas famílias têm um maior peso, encontramos Porto Moniz, onde 21.2% das famílias mononucleares são famílias monoparentais, assim como Porto, Lisboa, Funchal e Amadora”.
Pelo contrário, nos concelhos Freixo Espada à Cinta, Vila Velha de Ródão, Pampilhosa da Serra, Sousel ou Aguiar da Beira, o peso destas famílias é o mais baixo do País.