Promoção de centros comerciais recupera na Europa. Mais 9 milhões de m2 até 2017
O setor imobiliário comercial estima uma recuperação nos próximos anos, depois do desempenho abaixo da linha de água no ano passado. 2015 foi um dos anos com menos promoção de centros comerciais na última década. Inauguraram 4,6 milhões de metros quadrados, menos 15,8% em relação a 2014

Rita Gonçalves
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Mais 9,1 milhões de metros quadrados em centros comerciais na Europa até 2017. A previsão é da mais recente edição do estudo “European Shopping Centre Development”, publicado semestralmente pela consultora imobiliária Cushman & Wakefield.
O setor imobiliário comercial estima uma recuperação nos próximos anos, depois do desempenho abaixo da minha de água no ano passado. 2015 foi um dos anos com menos promoção de centros comerciais na última década. Inauguraram 4,6 milhões de metros quadrados, menos 15,8% em relação a 2014.
Desta nova área comercial prevista pela consultora, 3,3 milhões metros quadrados (m2) abriram na segunda metade de 2015. Com este valor, a oferta total europeia subiu para os 156 milhões de metros quadrados no fim do ano.
O estudo confirma Londres, a capital britânica, na posição de liderança em promoção de novos centros comerciais, “justificada pela baixa densidade de centros existentes – 231 m2 por 1000 pessoas, comparado com 517 m2 por 1000 pessoas na Grande Lisboa – mas também pelo “forte crescimento” (15,8%) das vendas a retalho esperado até 2020.
O Reino Unido e a Alemanha continuam a ser os mercados mais procurados, tendo totalizado mais de 45% do volume investido no segundo semestre do ano passado.
Em Portugal, existem hoje um total de três milhões de m2 de centros comerciais distribuídos por 117 projetos. “A tendência de crescimento da oferta tem sido equivalente à do resto da Europa, com um claro abrandamento na promoção de novos projetos nos anos de crise. A inauguração de novos centros comerciais recomeçou em 2014 com o Alegro de Setúbal promovido pela Immochan, enquanto, em 2015, inaugurou apenas o Jumbo de Sintra. A partir de 2016 será evidente um aumento da nova oferta, com o Nova Arcada inaugurado em Braga no passado mês de março e o MAR Shopping Algarve com abertura prevista para o verão de 2017”.