Waitrose exporta pela primeira vez para China através de Tmall da Alibaba
A Waitrose está pela primeira vez a exportar os seus produtos para a China, através de uma loja alocada no portal Tmall da gigante do ecommerce Alibaba. A cadeia britânica quer que este mercado se torne o mais importante além-fronteiras entre três a cinco anos

Ana Catarina Monteiro
Mais de 5,5 milhões de portugueses compram online. Crescimento “reflete uma evolução natural dos hábitos de consumo”
Cegid conclui a aquisição da sevdesk e expande fornecimento de soluções para micro e PME
Renova foi tema de estudo no MBA da Stanford Graduate School of Business
Confagri e Fenapecuária temem exclusão de apoios à doença da língua azul
Jose Luis Ramallo vai liderar a Beiersdorf Portugal
Novo molho Chucrute Vegan Creative disponível em exclusivo no Food Lab das lojas Continente
Jerónimo Martins conquista classificação máxima no combate às alterações climáticas pelo 4º ano consecutivo
Coca-Cola traz para Portugal o chá gelado Fuze Tea
Futuros especialistas internacionais do vinho e da vinha visitaram o Dão
Governo cria comissão consultiva para aumentar as exportações do agroalimentar
A Waitrose está pela primeira vez a exportar os seus produtos para a China, através de uma loja alocada no portal Tmall da gigante do ecommerce Alibaba. A cadeia britânica quer que este mercado se torne o mais importante além-fronteiras entre três a cinco anos.
Além de estar a exportar pela primeira vez para a China, esta é também a primeira vez que a Waitrose inicia um processo de exportação exclusivamente pela via online e não através da abertura de lojas físicas. A cadeia britânica de supermercados começou a exportar há 20 anos, com o Japão como primeiro destino além-fronteiras, e com esta nova entrada passa a marcar presença em 59 países.
A retalhista vai vender os seus produtos na loja online Royal Mail, operada pela chinesa Avenue 51 e que se encontra alojada na plataforma da Alibaba, a Tmall que reúne várias lojas online para o mercado chinês. O portal de venda da Waitrose para a China tem lançamento marcado esta segunda-feira, dia 18 de abril, segundo a publicação Mail Online.
Inicialmente, está prevista a venda de 30 referências de produto da cadeia de distribuição do Reino Unido mas, a parceria será alargada a mais produtos “no final deste ano”. Chás, biscoitos e produtos para bebé e criança estão entre os produtos incluídos nesta primeira fase de exportação para o país asiático, uma vez que são “muito populares” naquele mercado, explica a mesma fonte. A retalhista aposta ainda no encaminhamento de produtos biológicos, incluindo a gama de produtos de marca própria ‘Duchy Organic’ e na sua marca de creme para a pele ‘Baby Bottom Buter’.
O canal Royal Mail, da especialista no canal online Avenue 51, já integra outras marcas britânicas como a Cambridge Satchel Company, a Brompton Bicycles e a Halcyon Days, tendo já ajudado outras cerca de 50 marca do mesmo país a entrarem no mercado chinês. A Waitrose é a “primeira insígnia de retalho alimentar a abrir uma loja neste website”.
Segundo o diretor comercial da cadeia que detém 346 lojas no Reino Unido, Mark Williamson, “o objetivo é que a China se torne no maior mercado internacional entre os próximos três a cinco anos”.