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Alimentação e Bebidas

As expetativas dos retalhistas para 2016

Perguntámos aos principais distribuidores com operação em Portugal quais os grandes desafios que enfrentam este ano. É unânime entre os profissionais. “Fomentar a experiência de compra nos diversos canais”, acompanhar os hábitos de consumo de uma “pirâmide etária em mutação” e adaptar a oferta a um “consumidor cada vez mais bem informado”, constituem as prioridades dos retalhistas

Ana Catarina Monteiro
Alimentação e Bebidas

As expetativas dos retalhistas para 2016

Perguntámos aos principais distribuidores com operação em Portugal quais os grandes desafios que enfrentam este ano. É unânime entre os profissionais. “Fomentar a experiência de compra nos diversos canais”, acompanhar os hábitos de consumo de uma “pirâmide etária em mutação” e adaptar a oferta a um “consumidor cada vez mais bem informado”, constituem as prioridades dos retalhistas

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Ana Catarina Monteiro
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retalho_3.jpgQual a dinâmica que o retalho segue em 2016? Quais os desafios de consumo que se apresentam? E as oportunidades? Alguns retalhistas aceitaram a proposta do HIPERSUPER e deram a conhecer a sua expectativa face à performance do setor nacional este ano

Fomentar a experiência de compra nos diferentes canais de venda revela-se o principal desafio para o retalho alimentar e não alimentar em 2016. As “promoções” continuam a ser tendência, enquanto emerge a exigência de “qualidade” por parte de um consumidor cada vez mais “bem informado”.

“O grande desafio para os retalhistas do canal alimentar e não alimentar será acompanhar os hábitos e as tendências de consumo de uma pirâmide etária em mutação. Esse acompanhamento deverá ser feito quer a nível de produtos e categorias quer dos próprios formatos de ‘packaging'”, apontam os responsáveis do Grupo Os Mosqueteiros, dono da insígnia Intermarché, da cadeia Bricomarché e dos centros dedicados ao setor automóvel Roady. Contactado pelo HIPERSUPER acerca da sua estratégia para 2016, o grupo que comemora 25 anos em Portugal aceitou participar na análise através dos intermediários Vasco Simões, administrador da cadeia alimentar e Pedro Subtil, administrador da marca especializada em bricolage.

RETALHO ALIMENTAR

promocoesPromoções mantêm intensidade em 2016

“Na nossa perspetiva o mercado está dividido em duas grandes tendências de consumo: uma em que a variável preço está no topo das prioridades do consumidor, e outra em que a qualidade dos produtos é o principal móbil da compra. Em 2016, estas tendências vão continuar a ser decisivas na compra”, acreditam os responsáveis.

“Portugal é o país da Europa com maior intensidade promocional e a tendência é para se manter” em 2016, garante Paulo Veiga, diretor de Marketing da Sonae MC, que afirma que o consumidor “continuará a fazer uma gestão cuidada do seu orçamento familiar e a valorizar a variável preço”. Este “vê atualmente na promoção a melhor forma de poupança e também uma via verde para aquisição de produtos de qualidade superior. Cada vez mais informado sobre os produtos que pretende adquirir”, o cliente será “cada vez mais exigente ao nível da qualidade, variedade e nível de serviço que o retalho lhe proporciona”.

Ao mesmo tempo, “somos também confrontados com uma maior racionalidade no consumo, o que significa uma maior exigência do consumidor em relação às características e garantias oferecidas pelos produtos. Há uma faixa significativa de consumidores que procuram informação sobre os benefícios e especificidades dos produtos que consomem e utilizam”, sublinham os responsáveis do Grupo Os Mosqueteiros. Este ano privilegiam-se “soluções de consumo económicas, seja pela via promocional do desconto, da oferta de produto, pelo formato, ou ainda através de outro tipo de soluções que começam a surgir” com o crescimento do retalho omnicanal.

Conciliar “qualidade de experiência e qualidade de serviços” nos diferentes canais de vendas, é um dos principais desafios para o Continente, segundo o responsável da divisão de retalho alimentar da Sonae. “Promover a complementaridade do mundo físico e do digital, através das mais diversas plataformas comerciais e sociais, vai seguramente marcar os próximos anos. A co-construção e a personalização de produtos e serviços será também um dos grandes desafios do setor do retalho”.

Com o consumo “cada vez mais automatizado”, onde prevalece a procura por “uma maior velocidade no processo de compra”, o horizonte passa pela “prestação de um melhor serviço, independentemente do local onde o cliente esteja. O desenvolvimento de soluções simples, intuitivas e de fácil utilização são premissas para a criação de valor no futuro. A qualidade dos produtos, aliada à variedade, proximidade e atendimento de excelência, são atributos fulcrais para o sucesso”. Para 2016, a insígnia mostra especial preocupação com a “área dos frescos”. “Continuará a ser alvo de um forte investimento ao longo do ano, assim como o crescente apoio à produção nacional”, dá conta o responsável.

smart_shopperAposta no parque de lojas e oferta nacional

A “funcionalidade” e a “oferta diversificada de artigos alimentares e não alimentares com uma boa relação qualidade-preço” são as principais tendências de mercado apontadas pelo Lidl Portugal. “O desafio é reforçar a proximidade e continuar a proporcionar aos clientes experiências cada vez melhores, com lojas mais espaçosas, com novos equipamentos e serviços e uma imagem mais moderna”, explica fonte do departamento de comunicação da cadeia, que tem vindo a adotar um novo conceito de loja.

Estreado “recentemente em Matosinhos”, o novo modelo “tem como base o conceito internacional que privilegia uma loja maior, mais moderna, agradável e direcionada para o ‘smart shopper’. Com recurso a “corredores mais largos, a um pé direito mais alto e a uma fachada inteiramente em vidro, que conferem uma maior luminosidade à loja”, o novo espaço “distingue-se ainda pelas mensagens e conteúdos emocionais que refletem a portugalidade que a marca pretende reforçar”.

A cadeia está também concentrada na “eficiência energética”, através da utilização “a breve trecho de um sistema fotovoltaico” nas novas lojas, que apresentam “melhorias significativas do ponto de vista de isolamento térmico, sendo também privilegiado o uso exclusivo de iluminação LED”, sublinha a mesma fonte.

A estratégia do Intermarché para 2016 está também voltada para os “metros quadrados”. A cadeia de franquiados pretende aumentar o número de lojas, assim como as gasolineiras. “Temos um plano de expansão que passa por abrir 63 lojas até 2020. Nos postos de combustível, o plano perspetiva a abertura de mais 90 postos até 2020. Por essa altura, queremos que em 80% das nossas lojas o cliente encontre um posto de combustível. Este investimento possibilitará a criação de postos de emprego além de estarmos a fomentar o empreendedorismo, ao recrutar novos aderentes que poderão criar o seu próprio negócio”, revela Vasco Simões, destacando ainda  o “Programa Origens” da insígnia alimentar, através do qual pretende “reforçar o seu apoio à produção nacional”.

NaturaRETALHO NÃO ALIMENTAR

O diretor-geral da Natura, José Lopez, considera que as principais tendências de compra em 2016 estão associadas ao canal online. “Ao longo deste ano, espera-se que o online comece a estar cada vez mais presente no dia-a-dia. O e-commerce terá um papel importante na tomada de decisão de compra e tem de ser cada vez mais tido em conta”, alerta o responsável pela insígnia especializada em vestuário. “Mas no fundo há que continuar a promover o consumo de produtos e serviços, num contexto económico ainda frágil, assim como aproveitar as tendências que têm surgido ao longo dos tempos – como o crescimento da importância do online -, e estar atentos às constantes mudanças dos perfis de consumo”. Neste sentido, “mais do que massificar, os retalhistas têm como desafios conhecer o consumidor e personalizar os produtos consoante o ‘target’ a quem se destina”.

Questionado sobre o novo Governo de Portugal, o responsável da insígnia de origem espanhola diz ser “muito importante” que se aposte nas “políticas de incentivo ao emprego, de forma a permitir às empresas o acesso a mais mão-de-obra” para dar resposta aos desafios do mercado.

Equivalenza_Xyami Shopping Nova Vida (3)Fiscalidade nacional prejudica vendas

“Claramente, Portugal precisa de estabilidade fiscal que permita às empresas e consumidores ajustar as suas estratégias com maior segurança, a fim de se conseguirem construir cenários mais sustentáveis”, defende.

Por sua vez, o CEO do grupo Equivalenza, Francisco Morán, admite que a taxa de IVA em Portugal – a “sexta mais elevada da União Europeia” – representa “obviamente” um entrave às vendas de retalho.

A “retoma do consumo”, que retraiu com a crise económica, é “feita agora sob um novo paradigma”: por um lado, o consumidor está “mais informado, ponderado e exigente e, por outro, ávido de novidade e exclusividade”, explica a diretora de marketing e comunicação da marca de tintas Barbot, Sofia Miguel. As dificuldades financeiras aliadas à “proliferação dos canais de informação conduziram a uma alteração no perfil do consumidor”.

“Face à retração do consumo em anos anteriores, as marcas apostaram em estratégias tais como as promoções constantes na loja e não apenas na época de saldos”. O diretor-geral da Natura considera que esta “táctica” dos retalhistas “se deverá manter este ano, permitindo um melhor escoamento dos stocks e atração dos clientes”.

A insígnia de bricolage Bricomarché pretende em 2016 “contribuir para o desenvolvimento da economia, como também dinamizar a relação comercial com os parceiros e fornecedores”, explica Pedro Subtil, administrador do Bricomarché, que até 2020, quer “alcançar um parque mínimo de 50 lojas”.

Informar em vez de influenciarmobile

A responsável da Barbot destaca que este ano o mobile “ganha cada vez mais relevância” enquanto ponto de contacto com o consumidor, num ano em que a “comunicação deve evoluir para uma lógica omnicanal”. “Trata-se mais de dar ao consumidor as ferramentas que ele necessita para se informar e tomar decisões do que influenciar diretamente a decisão. Através dos telemóveis, o consumidor está sempre conectado com o mundo e disponível para interagir com as marcas, se isso lhe trouxer algum benefício. Isto traz consigo um mundo de possibilidades para a comunicação das marcas”, esmiúça.

Agora, o “processo de decisão de compra inicia-se muito antes da experiência em loja. O consumidor mune-se de informação que lhe permita fazer as melhores escolhas. Pesquisa, compara, analisa revisões e comentários de outros consumidores. É importante que o retalho se saiba adaptar a esta tendência, que vai muito a jusante e a montante do ambiente ‘in-store'”.

Consolidação da omnicanalidadeomnicanal

Também o CEO da marca especializada em perfumaria e cosmética aponta para a “omnicanalidade” , assim como para a “experiência na compra e no uso do produto”, enquanto ‘drivers’ de crescimento do retalho luso este ano, que em conjunto impulsionam as vendas. “Em junho de 2015 lançamos a primeira loja de vendas online, na Península Ibérica, para trazer mais clientes às lojas”, ilustra o responsável que vê “as cosméticas aromática e biológica” como “principais tendências de consumo”.

Em 2016, “queremos reforçar o segmento da cosmética, em especial a aromática, com produtos inovadores, e continuar a apostar na experiência de compra do cliente, através do atendimento personalizado, que nos permite vender fragrâncias adaptadas à personalidade, estilo de vida e humor dos clientes”.

José Lopez, por sua vez, entende que “a optimização das ferramentas disponíveis de contacto com os públicos, seja na loja, no site ou nas redes sociais”, faz com que o retalho “assegure uma experiência mais rica e continuada e favorecerá a fidelização” ao longo do ano.

Desta forma, o setor “deverá continuar a apostar na personalização da oferta, através de uma análise atenta dos dados do consumo e do ‘feedback’ do cliente, permitindo ir ao encontro das expectativas dos consumidores”.

 

 

 

 

 

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El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata

A campanha Novembro Azul pretende sensibilizar os clientes para o tema do Cancro da Próstata e angariar fundos para a Liga Portuguesa contra o Cancro.

Depois de terem estado iluminados de cor-de-rosa, no âmbito da campanha Outubro Rosa, as fachadas do El Corte Inglés de Lisboa e Gaia-Porto voltam a iluminar-se, agora de azul.

A campanha Novembro Azul pretende sensibilizar os clientes para o tema do Cancro da Próstata e angariar fundos para a Liga Portuguesa contra o Cancro.
Até 28 de novembro, na venda de qualquer artigo da marca exclusiva El Corte Inglés Emidio Tucci, nas lojas físicas e online, 1€ reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O valor angariado será doado à associação que o aplicará em ações de prevenção e combate ao Cancro.
Sobre o autorHipersuper

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Alimentar

Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico

A quinta, situada no Peso da Régua, assegura a produção de azeites Premium, Olival do Feytor e Olival da Cobiça, inteiramente destinados ao mercado nacional. No futuro, a estratégia passa por entrar no mercado internacional.

Além da produção dos vinhos e da recente aposta no enoturismo, a Quinta da Vacaria, uma das mais antigas do vale do Douro, datada de 1616, investe, também, na produção de azeite biológico, dispondo no seu portefólio de três tipos de azeites de “alta qualidade”, que expressam toda a pureza do terroir do Douro.

Por todo o olival, de bordadura, isto é, de oliveiras que existem na delimitação das vinhas, predominam as variedades de azeitona Cobrançosa, Madural e Negrinha do Freixo que dão origem aos azeites Premium, Olival do Feytor e Olival da Cobiça. O total das vendas deste produto está, para já, alocado ao mercado nacional, mas a propriedade espera, em breve, poder entrar no mercado internacional.

O processo de colheita da azeitona é realizado de forma artesanal, através do varejamento, um método ancestral de colheita, sem intervenção de maquinaria. Esta técnica atesta o compromisso assumido pela Quinta da Vacaria com a sustentabilidade, refletida, também, em todo o Olival, cultivado em “regime biológico, sem recorrer a produtos fitofármacos ou adubos de síntese”, explica Duarte Nabais, diretor geral.

O terroir, a exposição solar e a idade secular das oliveiras contribuem para a qualidade e diversidade dos azeites produzidos no alto Douro Vinhateiro, extraídos “mecanicamente, a baixas temperaturas, o que preserva as nuances frutadas e a subtileza das azeitonas maduras”. Após um processo “cuidadoso de decantação”, por um período de dois a três meses, alcançam-se resultados de excelência, com azeites que revelam um “final de boca longo, intenso e ligeiramente picante”.
Atualmente, estes azeites estão apenas disponíveis no mercado nacional. Na Quinta da Vacaria, são, maioritariamente, utilizados para realização de provas de azeites e parings com os principais pratos servidos no Hotel, sendo que, num futuro próximo, farão, também, parings com as iguarias servidas no restaurante da Adega, revela a produtora.

Os azeites estão disponíveis no site oficial da Quinta da Vacaria e em parceiros como Vinha.pt, Garrafeira Nacional.

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Logística

Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets

O Grupo Rotom reforçou ainda mais a sua posição no mercado do Reino Unido com a aquisição da Kingsbury Pallets. “É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à equipa altamente qualificada da Kingsbury Pallets. Esta aquisição reforça a nossa presença no importante mercado de paletes de madeira do Reino Unido, com o qual podemos servir melhor os clientes com um âmbito internacional.”, afirma Arjan Kuiper, diretor executivo do Grupo Rotom.

Esta última operação acrescenta ao grupo 76 funcionários qualificados e duas grandes instalações no Reino Unido, totalizando 34.000 m².

Nos últimos dois anos, a Rotom efectuou uma série de aquisições estratégicas em toda a Europa, incluindo a All Pallets Ltd – goplasticpallets.com, Lievaart-Slaghuis (Países Baixos), Englmeier (Alemanha) e, atualmente, a Kingsbury Pallets.

Fundada por Jon Towers em 1995, a Kingsbury Pallets processa 40.000 paletes de madeira e artigos de embalagem semanalmente em duas instalações – a sua sede em Tamworth e uma segunda em Lichfield. A empresa fornece paletes de madeira novas e recondicionadas, ao mesmo tempo que oferece serviços de recuperação e reciclagem de paletes. No total, a Kingsbury Pallets recicla e reutiliza 15 000 toneladas de embalagens de madeira por ano.

O compromisso da Kingsbury Pallets para com as práticas sustentáveis está estreitamente alinhado com os objetivos ambientais da Rotom, sublinha a empresa em comunicado. As instalações de Tamworth incorporam uma sofisticada instalação solar de 100 kW, que alimenta um triturador elétrico Untha XR e uma linha de reciclagem, reduzindo as emissões de carbono em 22,3 toneladas por ano. A empresa também detém várias acreditações, incluindo da Forestry Commission, Environment Agency, e Wood Recyclers Association, sublinhando o seu compromisso com operações responsáveis. A Rotom possui a certificação de prata Ecovadis.

“Nos últimos 30 anos, trabalhámos arduamente para transformar a Kingsbury Pallets num dos fornecedores de paletes de madeira mais sustentáveis do Reino Unido. Agora, ao juntarmo-nos à Rotom, temos a oportunidade de expandir ainda mais a nossa missão, apoiados pelos recursos e pela visão de um líder em soluções sustentáveis com a mesma mentalidade.”, sublinha Jon Towers.

“É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à equipa altamente qualificada da Kingsbury Pallets. Esta aquisição reforça a nossa presença no importante mercado de paletes de madeira do Reino Unido, com o qual podemos servir melhor os clientes com um âmbito internacional. Mas também reúne uma valiosa experiência em práticas sustentáveis. Os valores da Kingsbury Pallets alinham-se perfeitamente com os nossos e, juntos, estamos entusiasmados por promover um futuro centrado na inovação, no crescimento e na sustentabilidade. Estamos ansiosos por trabalhar em estreita colaboração com a nova equipa para impulsionar o sucesso partilhado.”, afirma Arjan Kuiper, diretor executivo do Grupo Rotom.

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Bebidas

Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”

A marca Activia continua a inovar para responder ao crescimento do mercado de bebidas funcionais, especialmente no segmento da saúde digestiva. Diogo Costa, diretor de marketing da Danone, sublinha que a Activia mantém a sua relevância com base em três pilares estratégicos: a escuta ativa dos consumidores, a inovação no portefólio e uma comunicação eficaz.

A crescente procura por alimentos funcionais tem impulsionado o dinamismo do segmento de leites fermentados com probióticos. Para Diogo Costa, o sucesso da Activia reside, em grande parte, na capacidade de ouvir o consumidor e adaptar-se às suas necessidades. “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores em Portugal, e é a partir dessa conexão direta que conseguimos adaptar a nossa oferta”, afirma.

Esse foco no consumidor traduziu-se, por exemplo, no lançamento da gama Activia Triplo Zero em 2023, uma resposta direta a dois grandes insights do mercado: a crescente preocupação com a redução do consumo de açúcar e a maior procura por produtos sem lactose. “Esta gama tem trazido excelentes resultados com crescimento a dois dígitos em volume, valor e penetração”, explica Diogo Costa, salientando a importância da inovação no portfólio para acompanhar as mudanças no mercado.

Além da gama Triplo Zero, a Activia tem também apostado na expansão da sua linha de kefir, que já conta com cinco referências e continua a crescer, refletindo as tendências de consumo mais recentes. “Pretendemos continuar a expandi-la, acompanhando as novas tendências de consumo”, refere.

Outro ponto crucial para o sucesso de Activia tem sido a constante validação de insights junto dos consumidores, ajustando as suas campanhas de comunicação para garantir que estas sejam eficazes. “Temos investido fortemente na validação de insights junto dos consumidores, testando constantemente para identificar quais os elementos que geram maior relevância e conversão”, explica Diogo Costa. Esta estratégia permite à marca manter-se presente e relevante na vida dos consumidores, ajustando continuamente as mensagens e campanhas.

O papel dos especialistas em saúde e nutrição

Os especialistas em nutrição e saúde desempenham um papel fundamental na promoção dos benefícios das bebidas probióticas da Activia, reforçando o seu posicionamento como uma marca funcional de referência. Diogo Costa destaca que, para além da investigação e desenvolvimento rigorosos, a colaboração com estes profissionais é essencial para validar a proposta de valor dos produtos. “Chegamos mesmo a sentar-nos com especialistas para encontrar mais insights e reforçar a nossa proposta de valor”, afirma.

Esta colaboração resulta numa promoção orgânica e natural dos produtos da Activia por parte dos especialistas durante as suas consultas, reconhecendo a relevância das bebidas probióticas como parte da alimentação diária dos seus pacientes. “Eles reconhecem o benefício e relevância dos nossos produtos enquanto parte diária da alimentação dos seus pacientes”, salienta Diogo Costa.

A Activia aposta numa oferta diversificada e adaptada a diferentes perfis de consumidores, sempre com uma base científica sólida. A linha de kefir, por exemplo, é uma das inovações que tem sido bem recebida, combinando os tradicionais fermentos da marca com grãos de kefir, que proporcionam uma fermentação com 16 microrganismos específicos distintos. “Este é o tipo de inovação e superioridade que trazemos, sempre assente em evidência científica comprovada”, reforça Diogo Costa.

 

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

ESG

Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor

A Staples é o primeiro cliente da EDP em Portugal a escolher, em simultâneo, soluções de energia elétrica, comunidades de energia solar e mobilidade sustentável. A retalhista sublinha que esta parceria permite, por exemplo, produzir localmente metade da energia que necessita diariamente e partilhar a energia restante com vizinhos.

Hipersuper

A Staples escolheu a EDP Comercial como fornecedora de uma solução integrada para a descarbonização do consumo elétrico da empresa, combinando fornecimento de energia, produção local de energia solar para consumo próprio e partilha com vizinhos e mobilidade elétrica conectada à rede pública MOBI.E.

Esta parceira inclui a instalação de comunidades de energia em mais de 20 lojas por todo o país: os Bairros Solares EDP terão uma capacidade combinada de cerca de 2,5 MWp e uma produção anual estimada de aproximadamente 3,5 GWh. Esta energia limpa vai permitir evitar a emissão de cerca de 1.800 toneladas de CO2 por ano, que seria emitido para produzir a mesma eletricidade a partir de fontes poluentes.

A instalação destas centrais solares vai permitir à Staples uma independência da rede elétrica de aproximadamente 50%  e partilhar estes benefícios com cerca de dois mil vizinhos. Podem aderir famílias ou empresas que se encontrem num raio de dois quilómetros das lojas Staples aderentes, ao inscreverem-se no site da EDP Comercial (edp.pt/bairro-solar).

Para além de promover o uso de eletricidade renovável nas comunidades em que está inserida, esta parceria permite à Staples alcançar poupanças de mais de 60% no custo mensal com eletricidade e reduzir significativamente a sua pegada ambiental. Já os vizinhos que fizerem parte deste projeto terão uma poupança de até 35% em parte da eletricidade que consomem, para além de contribuírem para a transição energética do seu bairro, pode ler-se no comunicado enviado.

A EDP vai também instalar 60 pontos de carregamento de veículos elétricos em quase 90% das lojas Staples de norte a sul do país, que estarão ligados à rede pública MOBI.E, que podem ser utilizados por qualquer condutor de veículos elétricos, independentemente do seu Comercializador de Energia de Mobilidade Elétrica (CEME).

Além destas soluções de mobilidade elétrica e da implementação das comunidades de energia, a EDP vai ainda fornecer energia elétrica a todas as localizações Staples em Portugal durante sete anos. Ao escolher um contrato de fornecimento de energia a longo prazo, a Staples deverá reduzir em cerca de 30% os seus custos com eletricidade, avança em comunicado.

Com este projeto, a Staples reforça o seu empenho na descarbonização de toda a sua cadeia de valor, um passo importante na redução significativa das emissões de CO2, enquanto envolve as comunidades onde está inserida na transição energética, sublinha ainda.

Sobre o autorHipersuper

Hipersuper

Logística

CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação

Em Portugal, a área de tratamento de encomendas terá capacidade para processar cerca de 500 mil encomendas por dia, sendo o pico da atividade esperado para a semana da Black Friday, que arranca a 25 de novembro.

Hipersuper

Os CTT – Correios de Portugal vão reforçar a operação de tratamento e distribuição de encomendas para fazer face à procura da peak season, período entre a Black Friday e o Dia de Reis. A nível ibérico a expectativa é que sejam feitas mais de um milhão de entregas de encomendas pelos CTT em dias de pico, avança a empresa em comunicado.

Em Portugal, a área de tratamento de encomendas terá capacidade para processar cerca de 500 mil encomendas por dia, sendo o pico da atividade esperado para a semana da Black Friday, que arranca a 25 de novembro.

Já na distribuição em Portugal, existirá um reforço de recursos humanos e de rotas de distribuição, com a contratação de mais de 800 pessoas para esta época, elevando para cerca de 7800 os trabalhadores das operações de correio e expresso dedicados à peak season, com mais veículos para o transporte de encomendas e mais 850 rotas suplementares.

Será ainda implementado o trabalho suplementar aos feriados, sábado e domingos e, sempre que possível, serão antecipadas as recolhas junto dos clientes empresariais, refere ainda os CTT que terão equipas de manutenção em permanência nos centros da CTT Expresso (MARL, em Lisboa, e Perafita, no Porto) e uma equipa de Sistemas de Informação reforçada.

Também no apoio ao cliente existirá um reforço de 25% a 30% da equipa de atendimento, sendo que o chatbot Helena, solução de Inteligência Artificial dos CTT, estará também com uma robustez reforçada para dar resposta aos clientes dos CTT. A nova assistente virtual dos CTT disponibiliza uma assistência em tempo real, conjugando as componentes informativa e transacional, sendo possível, por exemplo, saber o estado de uma encomenda.

Os CTT lembram que é importante estar atento contra eventuais esquemas de phishing, devendo os clientes seguir todos procedimentos para assegurar a segurança dos seus dados pessoais e bancários.

Já em Espanha a CTT Express está preparada para gerir entre 500 a 600 mil envios por dia nos dias de maior movimento e reforçará a contratação para esta época com cerca de 200 pessoas para o tratamento e cerca de 600 fornecedores de distribuição.

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ESG

Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR

Os projetos LIFE SeaBIL, OCEAN4FUEL e MESMERISING, focados na proteção dos oceanos e dos ecossistemas aquáticos, foram os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR, lançado este ano para tornar a iniciativa ainda mais abrangente.  

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Um dos três projetos vencedores, o LIFE SeaBIL, liderado pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, tem o objetivo de reduzir o impacto direto e indireto do lixo marinho nas aves que dependem dos ecossistemas costeiros e marinhos, além de promover a consciencialização e incentivar práticas mais ecológicas. A sua principal prioridade será continuar a recolher dados mensais nas Berlengas, monitorizar as aves arrojadas, reunir cientistas, autoridades e entidades reguladoras em prol da identificação das melhores soluções.

O OCEAN4FUEL, um projeto submetido pela Universidade de Aveiro – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, foi outro dos vencedores. A sua missão consiste em transformar plásticos marinhos, que poluem os oceanos e afetam os ecossistemas, em combustível líquido. Para isso, utiliza um processo denominado pirólise, que permite produzir um combustível compatível com a gasolina e gasóleo, oferecendo uma solução sustentável para enfrentar dois grandes desafios globais: a poluição marinha e a crise energética e ambiental associada aos combustíveis fósseis.

Apresentado pelo Instituto de Telecomunicações, o projeto MESMERISING, o terceiro vencedor, concentra-se no desenvolvimento de tecnologias para a monitorização em tempo-real de microplásticos em meios aquáticos. Isso permitirá identificar e caracterizar os diminutos microplásticos, recorrendo a canais microscópicos para conduzir a água por sensores eletromagnéticos, cujos dados serão recolhidos e processados por sistemas eletrónicos avançados.

As inscrições para o Prémio TransforMAR decorreram durante os meses de junho a setembro deste ano. As 38 candidaturas recebidas foram avaliadas segundo critérios estratégicos: alinhamento com o objetivo de proteção do oceano e dos ecossistemas aquáticos; robustez e/ou capacidade de implementação; inovação e criatividade; e qualidade do pitch. Podiam candidatar-se projetos nas áreas de redução de plástico nos oceanos; limpeza dos mares e orla costeira; transformação e/ou reciclagem de resíduos marinhos; proteção das espécies marinhas e sensibilização e/ou educação ambiental.

A par do Prémio TransforMAR em 2024, o Lidl Portugal levou a sua forte estratégia de sustentabilidade a 10 praias de norte a sul do país, durante o mês de agosto, com a dinamização de atividades de sensibilização para toda a família. Além disso, entre junho e julho, foram realizadas atividades para colónias de férias em 18 praias, aproximando-nos da comunidade escolar, promovendo ações lúdico-pedagógicas para crianças. Em parceria com a ONG Brigada do Mar, o Lidl Portugal promoveu 11 ações de limpeza na costa portuguesa, tanto em praias como nos rios, contribuindo para a descontaminação e proteção destas zonas, bem como dos ecossistemas aquáticos.

O programa TransforMAR surge de uma iniciativa pioneira do Lidl Portugal, juntamente com o Electrão, em parceria com a Marinha Portuguesa e a Brigada do Mar, contando com o apoio da  Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e Quercus. Desde 2018, o TransforMAR recolheu mais de 253 toneladas de resíduos plásticos e metal das praias, mares e rios portugueses, transformando-os em benefício da comunidade.

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Retalho

Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar

Com esta nova abertura, a Auchan Retail Portugal reforça a sua estratégia de expansão no mercado da saúde e bem-estar.

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A Auchan Retail Portugal reforça a aposta no segmento de ultra proximidade com a inauguração da terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar.

Num espaço de 204 metros quadrados, a My Auchan Saúde e Bem-Estar de Campolide, localizado na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, em Campolide, abre  portas esta sexta-feira.

“Sabemos que a Saúde é hoje extremamente relevante na sua componente de prevenção e na lógica de “viver mais e melhor”. A nossa missão é proporcionar o acesso a soluções integradas que vão ao encontro das necessidades do consumidor, numa experiência de compra completa, com uma oferta diversificada de marcas nacionais e internacionais, que alia qualidade e acessibilidade. A nova loja de Campolide reflete esse compromisso”, explica Inês Matos, diretora de nutrição, saúde e bem-estar na Auchan Retail Portugal.

“Temos um plano de expansão forte para os centros urbanos e pretendemos levar estes espaços, adaptados às necessidades específicas de cada bairro, a vários pontos do país nos próximos anos, reforçando a proximidade com os nossos clientes”, acrescenta.

Aberta todos os dias das 9 às 21 horas, a loja oferece ainda vantagens exclusivas para membros do Clube Auchan.

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Alimentar

Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial

“O primeiro passo para o sucesso de uma empresa é valorizar as suas pessoas e a renovação desta distinção é precisamente um reflexo desse facto e das nossas boas práticas. Estamos comprometidos com a mudança para um mundo mais igualitário e justo”, afirma Dina Duarte, diretora geral da Montiqueijo.

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Pelo segundo ano consecutivo, no âmbito do Dia Mundial para a Igualdade Salarial – assinalado a 14 de novembro – a Montiqueijo foi distinguida com o Selo da Igualdade Salarial, atribuído anualmente pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), reforçando, assim, o seu compromisso com a equidade no local de trabalho.

O Selo da Igualdade Salarial procura reconhecer as boas práticas das empresas na promoção da Igualdade Remuneratória entre Mulheres e Homens. Este certificado Salarial sublinha o empenho da Montiqueijo em garantir que todos os seus colaboradores recebem remunerações justas e que vão ao encontro das suas competências e desempenho, independentemente do género.

“O primeiro passo para o sucesso de uma empresa é valorizar as suas pessoas e a renovação desta distinção é precisamente um reflexo desse facto e das nossas boas práticas. Estamos comprometidos com a mudança para um mundo mais igualitário e justo”, afirma Dina Duarte, Diretora Geral da produtora.

Sendo a responsabilidade social um pilar fulcral para a empresa, este selo reafirma a importância da adoção de práticas laborais justas e transparentes, bem como da criação de um ambiente de trabalho equitativo e inclusivo, procurando promover não só igualdade e respeito como também a motivação dos colaboradores, sublinha a Montiqueijo em comunicado.

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Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares

A Sensodyne ouviu os consumidores e apresenta várias novidades nas seis pastas dentífricas da gama base da marca. 

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“Sensodyne tem como missão melhorar a qualidade de vida dos que sofrem de sensibilidade dentária. Ao renovar a sua gama essencial, pretende incentivar mais pessoas a usar um produto adequado à sua condição. Estamos a investir na gama essencial para mostrar aos consumidores que Sensodyne tem todos os atributos de uma pasta regular, com o benefício acrescido de também proteger contra a sensibilidade dentária.” explica Cristina Rosa, Sensodyne Brand Manager – Haleon Portugal.

Depois de ouvir os consumidores, a marca concluiu que 36% dos portugueses que sofrem de sensibilidade dentária não usam dentífrico específico. Segundo a marca, a justificação está relacionada com dois fatores. Por um lado, há quem pense que um dentífrico específico só deve ser usado perante um quadro de dor relacionada com a sensibilidade dentária; por outro lado, há quem acredite que essas mesmas pastas não têm os benefícios de uma pasta regular, como proteção contra as cáries e limpeza profunda.(*IPSOS U&A Study 2018).

Para combater esta condição, Sensodyne introduziu novidades nos seus dentífricos mais populares (Proteção diária, Multicare, Gengivas, Extra Fresh, Branqueadora, Limpeza e Frescura): uma nova fórmula com tripla ação de limpeza, que elimina a placa bacteriana e que contém flúor para proteger contra as cáries, e uma imagem renovada.

 

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