O que pode ler na edição impressa do Hipersuper
Lançámos um desafio aos principais retalhistas com operação em Portugal no canal alimentar e não alimentar. O que esperam de 2016? Quais as principais oportunidades de negócio? Que dinâmica para o consumo? A edição de fevereiro faz capa com as expetativas dos retalhistas para o seu negócio este ano
Rita Gonçalves
El Corte Inglés ilumina-se de azul para sensibilizar importância da luta contra o Cancro da Próstata
Quinta da Vacaria investe na produção de azeite biológico
Grupo Rotom reforça presença no Reino Unido com aquisição da Kingsbury Pallets
Diogo Costa: “Estamos sempre atentos às necessidades e preferências dos nossos consumidores”
Staples une-se à EDP e dá passo importante na descarbonização de toda a sua cadeia de valor
CTT prepara peak season com reforço da capacidade da operação
Já são conhecidos os três projetos vencedores do Prémio TransforMAR
Campolide recebe a terceira loja My Auchan Saúde e Bem-Estar
Montiqueijo renova Selo da Igualdade Salarial
Sensodyne com novidades nos seus dentífricos mais populares
A edição de fevereiro faz capa com as expetativas dos retalhistas para o seu negócio este ano. Lançámos um desafio aos principais retalhistas com operação em Portugal no canal alimentar e não alimentar. O que esperam de 2016? Quais as principais oportunidades? Como vai evoluir o consumo?
EXPERIÊNCIAS
Estreamos nesta edição uma nova rubrica denominada Experiências. O relato na primeira pessoa de um gestor convidado pela redação a partilhar os prós e os contras de uma determinada experiência profissional. Ricardo Puga, responsável por trazer para Portugal uma marca internacional e centenária de retalho, marca a estreia deste novo conteúdo de gestão, pensado especialmente para os profissionais do setor do grande consumo. Os principais desafios, as dificuldades, as exigências internacionais e muito mais neste testemunho exclusivo que começa na pág. 30.
DISTRIBUIÇÃO
Os vencedores dos ‘Chairman´s Award’
Conheça os dois projetos de retalho distinguidos na última edição dos ‘Chairman´s Award’, iniciativa promovida pelo Forum de Inovação das Empresas Sonae desde 2005
Fidelizar 0 ‘shopper’ oportunista
A consultora Nielsen e a ‘software house’ ResponseTek lançaram uma nova ferramenta que reúne dados analíticos e um software omnicanal em tempo real para ajudar a reter os shoppers nos diferentes pontos de contato
Casa centenária não deixa morrer tradição
A charcutaria dá nome à casa Manuel Tavares mas é o Vinho do Porto o produto estrela daquele espaço da baixa lisboeta. Talvez a loja mais antiga de Lisboa, assinala este ano o 156º. aniversário
ESTUDOS&ESTATÍSTICAS
Fideliza-me que eu gosto
O ComparaJá.pt procurou desvendar as principais vantagens de diferenças dos cartões de fidelização das grandes redes de retalho alimentar em Portugal
ENTREVISTA
“Apostámos num de conveniência negócio low cost”
A Animate instalou 77 lavandarias automáticas em parques de estacionamento de hiper e supermercados, um investimento global de 2,5 milhões de euros. Francisco Távora, country manager, estima que este negócio valeu no ano passado em Portugal cerca de cinco milhões de euros.
“Sistema de fidelização integra canais físicos e digitais”
A plataforma omnicanal Loyty permite saber em segundos quais os produtos favoritos dos seus clientes, o valor médio das compras e o número de visitas à loja. O software é 100% português.
MARCAS
“Grande consumo: online versus loja física”
“Do convencional ao digital: e-commerce no universo FMCG mostra-se cruel para os retardatários”, Desafios e oportunidades no comércio digital de bens de grande consumo, em debate
Como (não) chegar ao consumidor na era digital
Os publicitários assumem que “não estão a ser relevantes para os consumidores” na era digital, que trouxe múltiplos pontos de contato com o público. Mas estar presente em todos nem sempre significa eficácia ou simpatia pela marca
OPINIÃO
Miguel Tapada, partner manager da On Spot, escreve nesta edição sobre estratégias para a sua marca garantir um lugar na lista do consumidor
Miguel Murta Cardoso, consultor senior em retalho, estreia nesta edição uma colaboração mensal com o Hipersuper com um artigo sobre fidelização, talvez um dos maiores desafios que enfrentam os retalhistas este ano
ESPECIAL
Vinhos
Atrair a geração que “não bebe vinho”
Um dos principais desafios para o setor dos vinhos portugueses passa pela penetração do produto entre os seus futuros consumidores – os ‘millenials’. O grupo que representa a faixa etária que vai dos 18 aos 30 anos prefere consumir outro tipo de bebidas como “cerveja e bebidas brancas”
Charcutaria e queijo
Consumidor declara guerra aos enchidos
O consumo de produtos de charcutaria começou a cair no final do último ano, depois da Organização Mundial de Saúde (OMS) ter colocado estes produtos no mesmo patamar de risco para a saúde pública em que coloca o tabaco