Prepare a sua marca para ganhar os micro-momentos, por Miguel Tapada (On Spot)
O consumidor não é leal a marcas ou a insígnias de distribuição! O consumidor é leal às suas necessidades e à resolução dos seus problemas

Rita Gonçalves
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Por Miguel Tapada, Managing Partner da On Spot
Os momentos de verdade sempre foram essenciais na construção de qualquer marca. A forma como a marca comunica e interage com o consumidor em cada momento é a base do seu sucesso e o que a distingue das marcas suas concorrentes.
No grande consumo preparamos as nossas marcas para brilhar nesses momentos: quando o consumidor procura uma solução, quando o consumidor nos vê na loja, quando o consumidor faz a sua compra, quando o consumidor nos experimenta, quando o consumidor nos vê numa campanha de publicidade.
Mas estará a sua marca preparada para ganhar os micro-momentos?
Os últimos anos trouxeram uma mudança de paradigma: o seu consumidor já não usa a internet, o seu consumidor vive online e está permanentemente ligado. No terceiro trimestre de 2015 havia em Portugal 5,5 milhões de utilizadores que efetivamente utilizaram internet móvel, um consumidor permanentemente ligado numa cada vez maior co-existência entre a vida real e o mundo digital e isso vem inevitavelmente afetar a forma como o seu consumidor se relaciona com a sua marca.
A este novo paradigma a Google chamou micro-momentos: os momentos “Eu quero ir”, “Eu quero saber”, “Eu quero fazer”, “Eu quero resolver”, “Eu quero comprar – aqui, agora”, obrigando a sua marca a estar lá, nesses momentos, e a estar de forma relevante.
A nódoa difícil, baratas na cozinha, o almoço das crianças para a escola, o escape de carro que está deitar fumo, começar a correr, a marcação das próximas férias… Seja qual for a situação que levanta a pergunta ao nosso consumidor, este vai provavelmente começar a procurar imediatamente a sua resposta numa busca que inclui fontes de informação ‘online’ e ‘offline’ combinadas entre si num processo de decisão de compra que se tornou ainda mais fragmentado e mais exigente para a sua marca.
Imaginemos um consumidor que em análises de rotina descobre que tem colesterol muito elevado, o processo de procura de resposta começa ainda antes de voltar a consultar o seu médico: vai provavelmente ligar a um familiar e comentar os resultados, vai pesquisar online utilizando o seu telemóvel enquanto espera pelo transporte ou no seu computador numa pausa no trabalho, vai ouvir conselhos deste e daquele amigo que fizeram isto e aquilo e que resultou muito bem, vai publicar um ‘post’ no Facebook a pedir conselhos e receber 15 respostas diferentes algumas de pessoas que mal conhece e, em todos estes momentos, vai encontrar respostas (deves comer mais carnes brancas e peixe! Optar por frutos secos! Comer mais Sopa! Há uns iogurtes que te descem isso!) e vai incorporar algumas delas nos seus hábitos e comportamentos alterando o seu processo de compra e possivelmente a relação com a sua marca.
O consumidor não é leal a marcas ou a insígnias de distribuição! O consumidor é leal às suas necessidades e à resolução dos seus problemas.
Reflita sobre os micro-momentos do seu consumidor alvo e prepare respostas relevantes de interação com a sua marca para esses micro-momentos; Integre os seus planos comerciais, promocionais, de ativação, de comunicação e digitais em torno dessas resposta.
As marcas que melhor respondem a estes micro-momentos serão aquelas que mais perto estarão de atingir os seus resultados.