Empresa de software portuguesa cria sistema personalizado de fidelização
A plataforma omnichannel “Loyty” permite interagir e monitorizar as interações dos clientes em lojas físicas, websites de e-commerce e aplicações móveis, identificando hábitos de consumo e construindo perfis de compra do cliente

Rita Gonçalves
Nestlé Portugal lança série dedicada à literacia alimentar
Casa Relvas aumenta o portfólio com três novos monocastas
CONFAGRI diz ser “incompreensível” a redução do apoio à horticultura
Snacking é uma forma de conexão segundo estudo de tendências da Mondelēz
HAVI implementa em Portugal um projeto-piloto de gestão de armazéns
Jerónimo Martins entre as 100 melhores empresas mundiais em diversidade e inclusão social
Essência do Vinho regressa ao Porto com 4.000 vinhos de 400 produtores
Indústria alimentar e das bebidas exportou 8.190 M€ em 2024
Festival da Comida Continente de volta em julho
Embalagem e logística têm melhorado a eficiência operacional
Saber em segundos quais os produtos favoritos dos seus clientes, o valor médio de compras e o número de visitas à loja é hoje uma tarefa mais fácil.
Alfredo da Costa Neto criou a plataforma omnichannel “Loyty”, software que permite interagir e monitorizar as interações dos clientes em lojas físicas, websites de e-commerce e aplicações móveis, identificando hábitos de consumo e construindo perfis de compra do cliente. Um software que, segundo o seu criador, possibilita a fidelização de clientes e o aumento das vendas, em média, “entre 5 a 35% dependendo do mercado”.
Esta solução resulta de um “spinoff” da empresa EISA – que desenvolve software de gestão de cadeias de lojas – e responde a uma necessidade identificada no mercado: “a evolução dos sistemas de fidelização de clientes por parte das empresas, tanto em B2C (Business to Consumer) e B2B (Business to Business). A equipa foi crescendo e, atualmente, inclui oito jovens quadros qualificados.
A primeira grande marca portuguesa a implementar o “Loyty” foi a retalhista especialista em calçado Seaside. Após três meses do início das operações, em 2014, a marca de calçado conseguiu “fidelizar 110 mil clientes e realizou cerca de 300 mil interações digitais com estes, que levaram a um aumento do valor médio do cabaz de compras de 37%, durante esse período. O número de clientes fidelizados quadruplicou em dois anos”.
Com esta solução as empresas têm capacidade para “conhecer melhor os seus clientes, através das compras que efetuam e das interações com os mesmos. Desta forma, é possível definir uma resposta única para cada cliente. É quase como se cada empresa pudesse falar com cada cliente ‘one-to-one’, em cada comunicação”, sublinha Alfredo da Costa Neto, fundador e CEO da Loyty.
A recolha destes dados permite, ainda, às empresas analisar as taxas de conversão dos clientes a iniciativas de comunicação e retenção, otimizando as campanhas à medida que são desenvolvidas. “Desta forma, é possível definir métricas de negócio mais exatas que permitem mensurar e otimizar resultados de marketing de médias e grandes empresas”.