Um terço dos portugueses espera pelas promoções para comprar bacalhau
Cada família portuguesa prevê gastar, em média, 89 euros em bacalhau neste Natal, mais 11% face a 2014, segundo um estudo realizado pelo IPAM – The Marketing School
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Rita Gonçalves
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Cada família portuguesa prevê gastar, em média, 89 euros em bacalhau neste Natal, mais 11% face a 2014, segundo um estudo realizado pelo IPAM – The Marketing School.
O bacalhau continua a reinar na mesa de Natal: 70% das famílias inquiridas revela que irá comprar o fiel amigo. Por outro lado, 61% dos portugueses vai comprar doces típicos desta época festiva, como o bolo rei.
Metade dos inquiridos efetua a compra de bacalhau durante o mês de dezembro e cerca de um terço – mais oito por cento do que em 2014 – revela que só comprará esta iguaria quando se encontrar em promoção.
No que ao local de compra diz respeito, a preferência de dois terços dos consumidores recai nos hipermercados (mais 11%), seguidos do comércio tradicional (31 por cento). Um total de 61% comprará bacalhau seco inteiro e 26% consumirá bacalhau seco em postas.
O estudo foi realizado entre 30 de novembro e 11 de dezembro de 2015, em Portugal Continental, com uma amostra composta por 242 famílias. A coordenação esteve a cargo de Mafalda Ferreira, docente do IPAM – The Marketing School.