Tecnologia no Natal: “selfies” e redes sociais eliminam postais tradicionais
As mensagens de Natal hoje vão muito além dos tradicionais postais de “boas festas”. Desde “selfies”, vídeos, receitas a infografias festivas, a tecnologia representa um número infinito de oportunidades para inovar no Natal

Ana Catarina Monteiro
Face aos desafios estratégicos é urgente renovar os modelos de liderança
Panificadora Costa & Ferreira comemora 35 anos com nova identidade
Delta Espresso abre três novas lojas
Riberalves inicia celebrações dos 40 anos presente nos lares portugueses
Havendo Tempo chega em edição limitada para celebrar a Adega de Borba
Intermarché investe 15 milhões de euros na nova loja de Torres Novas
Belissimo Cafés está na ARCO Lisboa com um coffee lounge imersivo
Leroy Merlin reforça presença no Algarve com um investimento global de 9,3M€
Worten lança nova marca dedicada ao segmento de equipamentos recondicionados
Tecnologia de cacifos inteligentes capta 28M€ para a Bloq.it
As mensagens de Natal hoje vão muito além dos tradicionais postais de “boas festas”. Desde “selfies”, vídeos, receitas a infografias festivas, a tecnologia representa um número infinito de oportunidades para inovar no Natal.
Para perceber como os europeus andam a partilhar as suas mensagens de Natal com amigos e família, a Microsoft encomendou um estudo à Holiday Survey Data que, entre os dias 10 e 19 de novembro, analisou o comportamento dos consumidores através de um inquérito realizado na Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Suécia e Suíça.
Segundo o estudo, Portugal é um dos países onde mais se utiliza a tecnologia durante a quadra natalícia. Mais de 97% dos portugueses admite recorrer às redes sociais para comunicarem os seus votos de “boas festas”, ao contrário dos austríacos (30% utiliza a tecnologia para este efeito) e os suíços (34%), que recorrem cada vez menos à tecnologia durante o Natal.
Além disso, os portugueses estão no topo dos que mais partilham “selfies” no Natal – 85% confessa recorre a tipo de fotografias para enviar mensagens festivas a familiares e amigos e, durante a consoada, 55% adianta que tira fotografias aos seus presentes.
Na Europa, cerca de 76% da população total recorre às “selfies” com a família à mesa ou com os presentes que receberam na noite de Natal. Mais de um terço dos europeus concorda que é “aceitável” verificar ’emails’ ou mensagens de trabalho neste dia.
Antes da consoada, a tecnologia assume um papel importante na pesquisa de vídeos e receitas. Neste aspeto, as redes sociais e as plataformas online são essenciais para 91% dos portugueses.
Além do online, 89% dos portugueses recorre às mensagens escritas SMS por telemóvel para desejar um bom Natal à família e aos amigos. Já as chamadas de vídeo, apesar da maioria considerar que são uma boa solução para pessoas fora do país ou em cidades diferentes, apenas 23% dos europeus confessa recorrer a este método para comunicar.