A visão de dois expositores que se estrearam na Alimentaria&Horexpo Lisboa
Conheça a visão de dois expositores que pela primeira vez participam na Alimentaria&Horexpo Lisboa 2015, que encerra hoje as portas, na Feira Internacional de Lisboa
Rita Gonçalves
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Angariar novos clientes internacionais, incrementar as exportações, exibir os novos produtos e serviços e promover a sua degustação, no caso dos bens alimentares, estreitar relações com o mercado profissional, contar a história da empresa, criar relações de parceria e encontrar novas oportunidades de negócio, entre outros.
Estas são algumas das motivações que levaram duas empresas, uma 100% portuguesa e ligada à indústria do café (Kaffa) e uma multinacional com sucursal em Portugal (Sika) com soluções para a indústria alimentar, a participarem pela primeira vez na Alimentaria&Horexpo Lisboa 2015, que fecha hoje as portas na Feira Internacional de Lisboa.
KAFFA Cafés
À procura de compradores de mercados emergentes
As primeiras cápsulas de café compatíveis com as máquinas da Nespresso entraram nas prateleiras da Distribuição Moderna em Portugal pela mão da Kaffa. A marca portuguesa está a “apostar fortemente no mercado internacional” e decidiu por isso estrear-se com um stand na Alimentaria&Horexpo Lisboa. Este certame “revela-se um excelente ponto de contacto com compradores internacionais, principalmente de mercados emergentes”, explicou em entrevista ao Hipersuper Mónica Triep, international sales manager da Kaffa. “Angariar novos clientes internacionais que habitualmente não visitam outras feiras europeias” constitui o principal atrativo para participar nesta feira, explica.
A marca vai apostar num stand “impactante” com 18 metros quadrados, “muito colorido e alegre”, onde vai promover a experimentação dos seus produtos. “Vamos dar a provar vários blends de café de diversos tipos de cápsulas compatíveis com vários sistemas, desde a Nespresso até à Nescafé Dolce Gusto. Esperamos desta forma vir a conquistar o interesse de clientes internacionais, mas também nacionais, na comercialização dos nossos produtos”. Atualmente exporta os seus cafés para cinco países: Rússia, Bélgica, Espanha, Brasil e Reino Unido. Neste último, fornece a cadeia de lojas da retalhista Aldi.
Sika
Um mercado com potencial inexplorado
“Estar mais perto de um público específico, exigente e que procura valor em soluções para pavimentos industriais do setor alimentar e de bebidas e para a hotelaria”. Este é o principal motivo que levou a filial portuguesa desta multinacional de origem suíça a participar na Alimentaria&Horexpo Lisboa, explica Luís Duarte, gestor de mercado-alvo pavimentos. “O mercado alimentar tem fortes exigências em relação à higiene. Requer a utilização intensiva e frequente de produtos químicos agressivos para a limpeza. As soluções constituídas à base de poliuretano-cimento (gama Sikafloor PurCem) ou à base de argamassas de epóxi (gamas Deco Quartz e CompactFloor), são as mais indicadas para a indústria alimentar”, garante a responsável. É precisamente na divulgação destas soluções que a empresa vai apostar forte no certame.
A durabilidade do pavimento é um fator chave para o desempenho de uma fábrica, sublinha Luís Duarte. A solução Sikafloor apresenta como principais vantagens a “ausência de juntas (que costumam ser uma fonte de degradação do pavimento ou de riscos de contaminação), além da sua fácil renovação para prolongar a vida útil, mesmo com o espaço em funcionamento”.
Este é um mercado com um “potencial inexplorado que procura soluções sustentáveis”. Por isso, a aposta vai para sistemas de pavimento e revestimentos que “utilizam menos energia e recursos em comparação com outras tecnologias e sistemas, como os cerâmicos, tendo em conta o ciclo de vida do produto”.
A vinda de empresários estrangeiros com capital para investimento em indústrias do setor alimentar e hotelaria em Portugal, poderá ser uma oportunidade para a sucursal portuguesa, remata o gestor.