Portugal Agro e Experience. O pavilhão mais agitado da Alimentaria
O Salão Internacional de Alimentação, Hotelaria e Tecnologia para a Indústria Alimentar (Alimentaria&Horexpo Lisboa 2015) abriu portas este domingo, dia 22 de outubro, na FIL (Feira Internacional de Lisboa). A exposição está reservada a profissionais, mas este ano decorre em simultâneo a Portugal Agro, feira internacional aberta também ao consumidor final
Ana Catarina Monteiro
Missão Continente com Programa de Apoio de Emergência para apoiar bombeiros, proteção civil e população afetada pelos incêndios
Sabe bem neste verão: as sugestões de Hélder Cunha, winemaker da Cascas Wines
Nestlé entra num novo segmento com Nestum Pro
Grupo os Mosqueteiros lança novo website de recrutamento para empresários independentes e empreendedores
Ricardo Louro Ferreira nomeado Country Manager da Esprinet Portugal
Eurowag anuncia o lançamento faseado de plataforma digital pioneira no setor
Vinhos do Alentejo firmam parceria com Associação de Escanções de Portugal
Ciberataques de ransomware diminuíram 66% em Portugal no primeiro semestre de 2024
MO e Zippy promovem evento dedicado ao eco design e eco engenharia
Sabe bem neste verão: as sugestões de Francisca Fernandes, deputy head of offer da makro Portugal
O Salão Internacional de Alimentação, Hotelaria e Tecnologia para a Indústria Alimentar (Alimentaria&Horexpo Lisboa 2015) abriu portas este domingo, dia 22 de outubro, na FIL (Feira Internacional de Lisboa). A exposição está reservada a profissionais, mas este ano decorre em simultâneo a Portugal Agro, feira internacional aberta também ao consumidor final.
A Portugal Agro, Feira Internacional das Regiões, da Agricultura e do Agroalimentar, abriu portas um dia antes (21 de novembro) da Alimentaria&Horexpo (22) para mostrar a agricultura portuguesa ao público que visita os pavilhões da FIL, em Lisboa, onde se realizam as duas feiras.
Enquanto se fazem negócios na Alimentaria e na Tecnoalimentaria, que ocupam os pavilhões 1 e 2 destinados à Alimentaria&Horexpo, no pavilhão 3 decorre a segunda edição da Portugal Agro. Este ano as feiras juntaram-se para promover o setor alimentar desde a indústria ao consumidor final.
O último é o pavilhão mais agitado. Encontram-se ‘stands’ criativos das várias regiões portuguesas, como o Douro e Vouga, Tâmega e Sousa, Trás-os-Montes, Beiras e Serra da Estrela, Alentejo, entre outras. Vinhos, queijos e presuntos não faltam, como manda a tradição portuguesa. Ao percorrer os corredores encontra-se os ‘stands’ Fumeiros de Lamego, Tortas de Azeitão, Sabores da Bairrada, Queijos Serra da Estrela, vários produtores de vinho com as suas próprias bancas, entre outros.
Além de ser o único aberto ao público, que chega para degustar a gastronomia das várias regiões nacionais que participam na feira regional, um quarto do terceiro pavilhão está preenchido pela Alimentaria Experience, iniciativa inserida na feira internacional que está divida entre os primeiros dois pavilhões. Este espaço é a principal novidade da edição de este ano, vindo trazer um local de experimentação a quem visita os dois eventos, sejam profissionais ou consumidores.
Marcada por uma fachada que simula um prédio típico das ruas de Lisboa, nesta zona decorre o 26º concurso Chefe Cozinheiro do Ano. O público aproxima-se para ver os seis finalistas a prepararem os seus pratos. Ao lado há uma bancada dividida em três, onde se servem carnes, concretamente, três das principais carnes típicas portuguesas: Carnes Alentejanas, Mirandesa e Maronesa.
Em frente há mesas semelhantes às de madeira que se encontram nos jardins públicos. Os indivíduos vão-se sentando para saborear os petiscos, podendo assistir aos espetáculos de música tradicional que acontecem à sua frente. No mesmo canto do pavilhão há cadeiras e um ecrã de grandes dimensões pronto para acolher o Concurso de Baristas.
O espaço Experience está reservada para outras atividades que se vão desenvolver durante a Alimentaria&Horexpo, que termina a 24 de novembro, como a 25ª exposição Monográfica do Cão da Serra da Estrela ou o 2º concurso de Vinhos do Crédito Agrícola. A Portugal Agro termina com mais antecedência, no dia 23 de setembro.