23% dos portugueses perde poder de compra este ano
São os consumidores mais velhos, entre os 55 e os 65 anos, quem mais se queixa de ter perdido poder de compra, segundo um estudo da Cetelem
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Rita Gonçalves
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Um total de 23% dos portugueses afirma ter perdido poder de compra este ano, mas a grande maioria (71%) considera que este se manteve igual ao de 2014. Uma pequena percentagem de portugueses (2%) diz ter visto o seu poder de compra aumentar. Estas são algumas das conclusões do mais recente estudo do Observador Cetelem que analisou o estado do consumo em Portugal e as intenções de compra para o natal.
Em relação ao futuro, os portugueses mostram-se mais confiantes. No ano passado, apenas 0,8% dos inquiridos acreditavam que o seu poder de compra iria aumentar, percentagem que chega nesta edição do estudo aos 4%.
A percentagem de consumidores pessimistas, por sua vez, tem vindo a diminuir (58% em 2013; 29% em 2014 e 20% atualmente). No entanto, a maioria dos portugueses (67%) acredita que o seu poder de compra manter-se-á em 2016.
Tal como nos anos anteriores, são os consumidores mais velhos, entre os 55 e os 65 anos, quem mais se queixa de ter perdido poder de compra. São também os mais pessimistas em relação ao futuro: 30% perspetiva perder poder de compra em 2016.
Uma análise geográfica revela que é na região norte que os consumidores mais manifestam ter perdido poder de compra.