Portugueses são os europeus com mais hábitos de poupança
91% dos portugueses revela mais atenção aos preços desde a crise económica, contra a média europeia de 83%. Em Portugal, 31% dos consumidores fazem altualmente mais compras inteligentes, como a caça às promoções, as compras de ocasião ou low cost, do que há cinco anos
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Ana Catarina Monteiro
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No próximo dia 31 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Poupança, pelo que, o Observador Cetelem recorda alguns dados recentes sobre o consumo em Portugal.
46% dos portugueses mostram intenções de poupança, sendo os europeus que demonstram mais vontade de economizar em 2015 face a 2014, em que a percentagem situava-se nos 35%.
Os consumidores nacionais destacam-se ainda em parâmetros como a atenção e a negociação de preços, apresentando médias acima da restante Europa.
91% dos portugueses revela mais atenção aos preços desde a crise económica, contra a média europeia de 83%. Em Portugal, 31% dos consumidores fazem atualmente mais compras inteligentes, como a caça às promoções, as compras de ocasião ou low cost, do que há cinco anos. Cerca de 77% dos portugueses afirmam negociar preços, uma percentagem significativamente acima da média europeia (59%).
De uma forma geral, as intenções de poupança estão em queda ou ao mesmo nível pelo segundo ano consecutivo em todos os países europeus. Portugal e o Reino Unido, onde os consumidores tencionam poupar mais, são as únicas exceções à regra.
Para as análises e previsões deste estudo foram inquiridos 8 719 europeus (pelo menos 500 indivíduos por país, com idade superior a 18 anos) através da internet, em 12 países (Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Hungria, Polónia, República Checa, Eslováquia e Roménia). Os inquéritos foram realizados entre 4 de novembro e 2 de dezembro de 2014 pelo Observador Cetelem, em parceria com a sociedade de estudos e consultoria BIPE, com base num inquérito barométrico conduzido pela TNS Sofres.